Você está aqui:Página Principal>A Folha do Omnibus (Índice Geral)> A Folha do Omnibus 96 

Conheça nosso parceiro Canalbus

Número 96 - Ano 13 - 30 de julho de 2005

EXPONI 2 - AGOSTO EM CURITIBA (PR)

Clique na logo acima e tenha mais informações sobre a 2.ª Exposição de Ônibus

27 de agosto - 14h00 às 18h00 - Curitiba - Paraná

www. omnibus.com.br

Produção: Osvaldo Teodoro Born

É permitida a reprodução das informações/fotos desde que citada a fonte e conservados os créditos.

Correio eletrônico: omnibusdobrasil @ yahoo.com.br 

Telefone: (41) 9621-0711 (celular)  

Colaboradores e fontes das informações e fotos desta edição:

Cleister Fernando Ribeiro / Flavio de Assumpção Pereira / Leandro Henrique Stein 

Rodrigo Alves Ribeiro / Vilmar Ramos

 

  EDITORIAL

Prezados leitores: Esta edição evidencia quão rico é o mundo das miniaturas de ônibus. Os miniaturistas também se especializam cada vez mais oferecendo maquetes que reproduzem impecavelmente os veículos reais. Escalas também não faltam ao gosto de cada um, tanto quanto materiais empregados na construção dos mini-ônibus, que vão de resinas plásticas a caixas de papelão. O Omnibus continuará divulgando fotos de miniaturas nas próximas edições, basta para isso enviar-nos. Mas, aproveitamos o editorial desta edição para um alerta: caso utilize-se da construção de miniaturas para fins comerciais, sugerimos um contato com as fabricantes dos veículos, pois após uma consulta a uma delas, esta ressaltou que o direito de imagem sobre os modelos e marcas a elas pertence podendo representar crime a cópia desautorizada para comercialização. Boa leitura e até a próxima edição!

                                                                                                                                   Osvaldo Teodoro Born

 PRÓXIMA EDIÇÃO 

A próxima edição 97 deste informativo estará disponível em agosto iniciando o ano 14 da publicação.

GRUPO DE DISCUSSÃO OMNIBUS DO BRASIL

O Omnibus do Brasil mantém um grupo de discussão sobre ônibus na internet do qual podem participar pessoas que residam em Santa Catarina ou no Paraná. Para se associar trocando idéias e fotos digitais com outros interessados em veículos, sistemas e materiais diversos sobre o assunto, envie um e-mail para omnibusdobrasil@yahoo.com.br com o título GRUPO para que seu cadastro seja realizado. Será necessário informar endereço e telefone para contato.

ESPECIAL - MINIATURAS E MINIATURISTAS

No mundo mágico das miniaturas acredito que praticamente todos os colecionadores já tentaram produzir seus próprios ônibus. Alguns continuam, alguns descobrem que não lhes é uma habilidade assim tão desenvolvida a ponto de tornar corrente a produção. A maioria faz por hobby mas alguns miniaturistas estão vislumbrando também uma importante fonte de renda possibilitando unir o útil ao agradável: curtir os veículos e ao mesmo tempo construir mini-ônibus para outros interessados.

As empresas também se valem do recurso para agradar os clientes e admiradores de suas marcas e frota. Até mesmo a Prefeitura Municipal de Curitiba (PR) conseguiu uma maneira de chamar a atenção para a Linha Turismo, ônibus Jardineiras Comil/Volkswagen que percorrem roteiro pelos principais pontos turísticos da cidade: disponibiliza nos pontos de informações turísticas uma maquete para montar do ônibus que atende a Linha Turismo. Na parte interna da planificação existe o roteiro percorrido pela linha e na parte externa informações adicionais sobre os projeto de turismo na capital paranaense.


3ª EXPOSIÇÃO DE MINIATURAS AUTOMOTIVAS - No dia 3 de abril aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) a 3ª Exposição de Miniaturas Automotivas. O miniaturista RICARDO AVELAR foi convidado a participar e esteve expondo as miniaturas que produz. O evento foi promovido pelo VW Clube do Rio de Janeiro (conhecido como “Clube do Fusca”). Abaixo vemos alguns dos trabalhos que Ricardo apresentou na Exposição. Todos os trabalhos de Ricardo são feitos sob encomenda.

    

 

 


CLEISTER  - Valorizando o trabalho de mais um artista divulgamos fotos das miniaturas construídas por CLEISTER FERNANDO RIBEIRO, residente em Curitiba e que, além da produção "normal" de miniaturas artesanais, atende encomendas também. 

   

     

 

  

   

  

Os cuidados de Cleister não são somente com a produção mas se extendem às caixas preparadas para acondicionamento dos mini-ônibus.

        


VILMAR - Outro miniaturista que iniciou seus trabalhos com belas reproduções de veículos é VILMAR RAMOS, do Paraná. Vilmar deixou seu e-mail para contato e troca de idéias sobre suas maquetes: vilmarramos@tudoparana.com.

 


DESENHOS - Mas nem só de miniaturas vivem o adeptos do colecionismo sobre ônibus. Os desenhos (etapa pela qual praticamente todo miniaturista deve passar) também são verdadeiras obras de arte e, mais recentemente com os recursos dos programas computadorizados as reproduções chegam mais próximas da realidade. Confira abaixo alguns exemplos destas produções, desenhos que foram apresentados durante o 9.º ECO - Encontro de Colecionadores do Omnibus. 

Os primeiros desenhos são de autoria de Rodrigo Alves Ribeiro e mostram uma proposta para a padronização de pinturas do sistema de transporte de Florianópolis (SC), identificando cada categoria com uma cor. A carroceria é Caio Millennium III.

Outro participante com desenhos durante o 9.º ECO foi Leandro Henrique Stein, que apresentou a proposta para a empresa rodoviária São Braz. O ônibus é um Comil Campione 3.85. Desenho base (c) de Sérgio Carvalho.

O espaço da A FOLHA DO OMNIBUS sempre esteve a disposição de divulgar desenhos dos leitores. Confira outras produções nas edições anteriores.

INTERCÂMBIO

CORRESPONDÊNCIAS

Republicamos algumas recentes mensagens que recebemos sobre miniaturas e miniaturistas

VISITA OBRIGATÓRIA 1) “Infelizmente não tenho fotos para colaborar com a edição 95, mas tenho um site com três miniaturas (todas Marcopolo Viale, com diferentes chassis) em formato PDF, é só imprimir e montar. As miniaturas são de minha autoria, e apesar do ônibus estar meio quadrado, já estou desenvolvendo uma nova versão, mais fiel ao Viale original. Colocarei outros modelos também, como Caio Apache VIP e até mesmo um Leyland Titan, clássico ônibus inglês de dois andares. Procuro detalhar ao máximo os modelos, como pode ser visto nos adesivos colados pelas empresas e até mesmo no ar condicionado. Essa técnica de montar miniaturas no papel é chamada de papercraft, e é muito difundida principalmente no Japão. Críticas, sugestões, reclamações, são muito bem-vindas. O endereço é www.geocities.com/dmrio. Muito obrigado e parabéns pela Folha do Omnibus, publicação de referência na área!!!” - Diego H. G. M. do Rio - dmrio@gmx.net

VISITA OBRIGATÓRIA 2) “OLÁ AMIGO OSVALDO! TUDO BEM? SOU COLECIONADOR DE MINIATURAS E MAQUETES DE ÔNIBUS EM ESCALAS QUE VARIAM DE 1/40 ; 1/43 E 1/50 OU ENTRE 19 E 60 CENTÍMETROS.VOCÊ SABERIA ME DIZER ONDE POSSO ENCONTRAR MODELOS PARA COMPRA? OBRIGADO E GRANDE ABRAÇO!!!´- GUILHERME RÖEMER - roemer@terra.com.br

ARTISTA 3)“Bom eu só tenho apenas 16 anos e desde de pequeno venho fazendo miniaturas que é o meu hobbie e aos poucos vim me aperfeiçoando sobre isso. Sempre fui fã de onibus tenho muitas fotos tenho bastante coisa sobre ônibus. Bom estou aqui para mostrar um pouco do meu trabalho q eu acho muito interessante já fiz miniatura para o cantor Daniel q hoje está no escritório dele em SP. Já fiz bastante miniaturas tenho algumas aqui em casa a gente podia fazer uma parceria se vocês se interessarem para divulgar meu trabalho. Bom ai vai algumas fotos (...). Muito Obrigado pela atenção.” – Cleister Fernando Ribeiro

EXPOSIÇÃO DE MINIATURAS 4) O amigo Flavio de Assumpção Pereira enviou foto oficial da 3.ª Exposição de Miniaturas Automotivas, evento do qual participou o miniaturista Ricardo Avelar, destacado nesta edição.