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Número 95 - Ano 13 -  20 de junho de 2005

EXPONI 2 - 27 DE AGOSTO EM CURITIBA (PR) - CONVITES JÁ DISPONÍVEIS

CLIQUE NA LOGO ABAIXO E SAIBA COMO RECEBER O SEU!

Empresas que já confirmaram apoio ao evento:

Transpen - Transporte Coletivo Glória - Viação Piraquara 

Empresa Curitiba Cerro Azul - Rimatur - Cotrasa Scania

 

www. omnibus.com.br

Produção: Osvaldo Teodoro Born

É permitida a reprodução das informações/fotos desde que citada a fonte e conservados os créditos.

Correio eletrônico: omnibusdobrasil @ yahoo.com.br 

Telefone: (41) 9621-0711 (celular)  

Colaboradores e fontes das informações e fotos desta edição:

Alberto Sel / Busscarlos / Bruno Martins / Carlos Eduardo da Silva / César Mattos 

Christian Teixeira de Sousa  / Diogo Vieceli / Eduardo Gomes / Erison Castilho 

Fernando Moretto / Flavio de Assumpção Pereira / Guga Campos / José Augusto de Souza Oliveira 

Leandro Henrique Stein / Luciano Vicente / Luciano Xavier / Luis Henrique Gomes / Mauricio Doniak

Pablo Dalalíbera Silveira / Rafael Augusto Arthury de Almeida / Rafael H. Ferreira 

Sergio Augusto Braga Canuto / Victor Hugo Guedes Pereira / Washington Silva Pereira

 

  EDITORIAL

Prezados leitores: Seguimos com os preparativos para o próximo evento do Omnibus, a Exponi 2 - 2.ª Exposição de Ônibus - em Curitiba (PR), que será realizada no dia 27 de agosto. Continuamos fechando parcerias com empresas que irão expor veículos. O local do evento está definido: novamente contamos com a gentileza da empresa Transpen, que cedeu o espaço de sua garagem em Curitiba (PR) para a realização do evento. Entre outras empresas que firmaram apoio à EXPONI 2 estão a Empresa de Ônibus Curitiba - Cerro Azul, Transporte Coletivo Glória, Viação Piraquara e a Rimatur. Além desta a conscessionária Cotrasa também estará presente mostrando as últimas novidades da marca Scania. Definida também a entidade beneficente que receberá a arrecadação de alimentos durante o evento: Fundação Iniciativa. Gradativamente estaremos divulgando novas parcerias na página especial dentro do site, com link a partir da página principal. Os convites começarão a ser distribuídos no final de junho. Boa leitura e até a próxima edição!

                                                                                                                                   Osvaldo Teodoro Born

 PRÓXIMA EDIÇÃO 

A próxima edição (96) deste informativo estará disponível em julho.

PARTICIPE ENVIANDO FOTOS DE MINIATURAS PRODUZIDAS POR VOCÊ!

 NOVIDADES NO SITE 

PÁGINA TRANSPORTAR 2005 - Uma seção especial com informações da Feira Transportar 2005 (TRANSPORTAR - FEIRA INTERNACIONAL DE TRANSPORTE INTERMODAL E LOGÍSTICA), promovida pela Hannover Fairs Sulamerica, e que acontecerá na região de Curitiba de 9 a 12 de agosto de 2005, está disponível com link a partir da página principal. 


ÁLBUM OMNIBUS - A partir de 25 de junho atualização na seção de rodoviários e urbanos com link a partir da página principal do site, você confere outras fotos já publicadas pela A FOLHA DO OMNIBUS além de algumas inéditas.

GRUPO DE DISCUSSÃO OMNIBUS DO BRASIL

O Omnibus do Brasil mantém um grupo de discussão sobre ônibus na internet do qual podem participar pessoas que residam em Santa Catarina ou no Paraná. Para se associar trocando idéias e fotos digitais com outros interessados em veículos, sistemas e materiais diversos sobre o assunto, envie um e-mail para omnibusdobrasil@yahoo.com.br com o título GRUPO para que seu cadastro seja realizado. Será necessário informar endereço e telefone para contato.

QUADRO DE AQUISIÇÕES

Envie por carta ou e-mail informações de aquisições de ônibus na sua região observando os itens abaixo. Seu nome constará como colaborador da edição.

NOME DA EMPRESA (quando possível completo)
CIDADE SEDE (e onde os veículos irão operar quando possível)
NÚMERO TOTAL DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS (quando disponível)
TIPO DOS VEÍCULOS (urbano, intermunicipal ou rodoviário)
CATEGORIA OU SERVIÇO (fretamento, linhas regulares, linhas especiais, serviço leito)
PREFIXOS DOS VEÍCULOS: deve CONTER NO MÍNIMO UM DOS PREFIXOS DO LOTE; sem esta informação nenhum dado será publicado nesta seção
MARCA E MODELO DA CARROCERIA, número de portas 
MARCA E MODELO DO CHASSI (se não for identificado o modelo informar no mínimo se é motorização dianteira, central ou traseira).
OUTRAS OBSERVAÇÕES (ar condicionado, tipo de vidros)

 

EMPRESA - SEDE QUANT CARROCERIA MARCA/MODELO CHASSI MARCA/MODELO PREFIXOS VISTOS DETALHES

Transpen (Itararé SP)

nd Marcopolo Paradiso G6 1550LD Scania K 32.005, 32.015 Ar condicionado. Poltronas em couro. Leito-Cama (3 fileiras). DVD. Pintura diferenciada com imagens aplicadas na carroceria através de adesivos.
Empresa Irmãos Teixeira (Divinópolis MG) 01 Caio Giro 3400 Scania K94 6500 (DBC 2946) Categoria Convencional. 46 lugares. Ar condicionado (bagageiro). Estofamento na cor mostarda no Caio. Ex projeto K94 da Scania. Veículo opera fretamento de Belo Horizonte (MG) à empresa Gerdau Açominas e na linha Belo Horizonte (MG) - Divinópolis (MG) nos finais de semana.
01 Marcopolo Viaggio G6 1050 Scania K94 6000 (DBC 2968)

Viação Normandy do Triângulo Ltda (RJ) 05 Marcopolo Viaggio GV 1.000  Volvo B10M RJ 155.027 (GVI 2672 ex 8706 Util), RJ 155.029 (GVO 8389), RJ 155.036, RJ 155.039 (GVO 8293), RJ 155.040 Ex Util (MG)

Auto Viação Agua Verde (Curitiba PR) 01 Busscar Urbanuss 3 portas Scania L94 JC 157 Categoria Troncal. Como elevador para cadeirantes. 

Companhia Atual de Transportes (Belo Horizonte MG) nd Caio Giro 3600 Mercedes Benz O400RSE 7403 (GVE 9261) Categoria Atualiíssimo (Executivo). 42 lugares. Ar condicionado. Vidros colados fumê. Vigia traseiro. Retrovisores elétricos. Rodas de alumínio. Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Operando linha Belo Horizonte (MG) - Juiz de Fora (MG)
Bel Tour (RJ) 02 Busscar Vissta Buss HI Scania K124IB 4x2 321, 322 x
Viação verdes Mares (São Francisco do Sul SC) 01 Comil Svelto NS Volkswagen 17.260EOT 50.401 (MCY 7316) Opera nas linhas da Enseada.
02 Busscar Urbanuss Pluss Mercedes Benz OF1722M 50.402 (MDH 7217), 50.403 (MDR 1468) x
Expresso Unir (Pedro Leopoldo MG) nd Comil Campione 3.25 Mercedes Benz OF 1722 1080 (GXM 4897) Operam linha entre Belo Horizonte (MG) e o Aeroporto de Confins
Saeñs Peña (Rio de Janeiro RJ) 02 Busscar Vissta Buss HI Mercedes Benz O500 2502 (LVD 0883), 2505 (LTD 0805) Vidros colados. Cortinas na cor pêssego. Operação no fretamento Parque das Rosas (Condomínio da Barra da Tijuca na cidade)
Amigos Unidos (Rio de Janeiro RJ) nd Neobus Spectum Mercedes Benz OF 1418 51.010 x
Paraibuna (Juiz de Fora MG) nd Caio Giro 3600 Mercedes Benz O400RSD 25.006 (GVI 6077) Executivo. Vidros colados. Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Vigia traseiro. Rodas de alumínio.
nd Caio Giro 3600 Volkswagen 18.310EOT 20.000 Executivo. Vidros colados. Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Vigia traseiro. Rodas de alumínio. Operando linha Manhumirim (MG) - Juiz de Fora (MG).
Unida (Juiz de Fora MG) nd Comil Campione 3.25 Mercedes Benz OF1722 421 Operando linha Juiiz de Fora (MG) - Ubá (MG), Belo Horizonte (MG) - Piranga (MG)
Líder (Conselheiro Lafaiete MG) 01 Marcopolo Viaggio GV 1000 Mercedes Benz O400RSD ano 1996 Placa GOU 5115 Convencional. 50 lugares. Sem sanitário. Veículo oriundo da Viação Santos (Bicas MG)
Miramar (Niterói RJ) 02 Mascarello Gran Via nd NIT. 06-106, NIT. 06-110 x
Viação São Cristóvão (Divinópolis MG) 01 Marcopolo Paradiso G6 1200 Scania K94  1600 42 lugares. Operando linha São Paulo (SP) - Divinópolis (MG).
02 Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400RSE 4x2 1500, 1550 Convencional. 42 lugares. Operando linhas São Paulo (SP) - Divinópolis (MG), Rio de Janeiro (RJ) - Divinópolis (MG) e Bom Despacho (MG) - São Paulo (SP).
Transcid - Transporte Coletivo Cidade de Divinópolis Ltda. (Divinópolis MG) 19 Caio Apache STD 2 portas Mercedes Benz OF1418 0801, 0802, 1101, 1102, 1103, 1104, 1105, 1701, 1702, 1703, 1704, 2201, 2202, 2203 Veja na seção Panorama nesta edição informações adicionais sobre a frota desta empresa.
01 Caio Apache STD 3 portas Mercedes Benz OF1418 0202 Veículo equipado com elevador para cadeirantes na porta central.
Viação Morumbi Ltda (Campinas (SP) 20 Marcopolo Torino mod. 99 Tipo Podium (2 portas lado esquerdo, 2 lado direito) Volkswagen 17.210EOD 4500, 4501, 4502, 4503, 4504, 4505, 4506, 4507, 4508, 4509, 4510, 4511, 4512, 4513, 4514, 4515, 4516, 4517, 4518, 4519 x
Gontijo (Belo Horizonte (MG) 51 Busscar Jum Buss 360  Scania K420  12.455 a 12.705 (saltando de 5 em 5) Serviço Premium. Vidros colados. Ar condicionado. Rodas na cor preta. Caixa de itinerário digital. Cafeteira.  

Viação São Geraldo (Belo Horizonte (MG) 100 Busscar Jum Buss 360  Scania K420  20.000 a 20.495 (saltando de 5 em 5) Serviço Millenium. Vidros colados. Ar condicionado. Rodas na cor preta. Caixa de itinerário digital. Cafeteira. Os novos veículos possuem formatação das incrições similares às utilizadas pela Gontijo (grupo que recentemente adquiriu esta empresa). O padrão de prefixos, antes apenas em números ímpares, segue agora o estilo Gontijo, "5 em 5".
Empresa Nossa Senhora da Piedade (Campo Largo PR) 04 Neobus Mega 2 portas Mercedes Benz OF1418 Série 400 45 lugares, sem posto de cobrador
Viação Transdutra (Arujá SP) 09 Busscar Urbanuss Pluss 2 portas Mercedes Benz OF1722M

511, 512, 513, 514, 515, 516, 517, 518, 519

Poltronas com encosto alto. Veículo recebidos em abril de 2005. Operam linha entre Guarulhos (SP) e Arujá (SP)
Mageli (RJ) 02 Neobus Spectrum nd RJ 167.024, RJ 167.025 x
02 Caio Apache Vip    RJ 167.044 Substituído um Ciferal GLS Bus Intercity ano 1996
Ingá (Niterói RJ) nd Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1722M NIT.01-171, NIT. 01-177, NIT. 01-187, NIT. 01-191, NIT. 01-240 Substitum últimos Ciferal GLS Bus da empresa.
Acari (Rio de Janeiro RJ) nd Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1722M 42579, 42597 e 42616+ x
Expresso Nordeste (Campo Mourão PR) nd Caio Millennium II nd motorização traseira 2020 x
Miramar (Niterói RJ) 01 Mascarello Gran Via Volkswagen 15.180EOD NIT. 06-102 (LPG 1103) x
Viação Garcia (Londrina PR) nd Busscar Urbanuss Pluss 3 portas Volvo B58E (trucado / reeenc.) ano 1995 7951, 7971, 7981, 7991 Placas AFH. Ateendem região de Maringá, Rolândia, Mandaguari, Mandaguaçu, Nova Esperança.
E. O. Guaruhos (Guarulhos SP) nd Neobus Spectrum "Micrão" 2 portas Mercedes Benz OF 1418 053, 058, 157, 159, 161, 113, 118 Caixa de itinerário digital. Veículos recebidos entre abril e maio. Operam linhas entre Guarulhos (SP) e São Paulo (SP)
Viação Transgua- rulhense (Guarulhos SP) 03 Caio Piccolo 1 porta Mercedes Benz Lo 814 0001, 0002, 0003, 0004 Poltronas rodoviárias. Ar condicionado na saia do veículo.  Oriundos da Rápido Luxo Campinas, empresa do mesmo grupo. Operam linhas seltivas entre Guarulhos (SP) e São Paulo (SP).
Empresa Trevo (Porto Alegre RS) 09 Marcopolo Viale 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1101, 1102 (IMI 0377), 1124 (IMI 0376), 1126, 1164, 1171(IMI 0382), 1218, 1220 (IMI 0378), 1222 Operam nas linhas 171 - Ponta Grossa e R5 - Rápida Ponta Grossa. Confira os veículos substituídos abaixo do Quadro de Aquisições.
01 Marcopolo Viale 3 portas  Mercedes Benz OF 1125 (IMI 0384) Com elevador para cadeirantes
04 Marcopolo Torino GV 2 portas (largas) Mercedes Benz mod. nd (tras.) 1048 (IGP 3363 – ex 2420), 1118 (IGY 4614 – ex 2421), 1120 (IGV 6137 – ex 2430), 1123 (IGR 3138 – ex 2431) Caixa de itinerário com inscrições na cor amarela. Veículos oriundos da Tinga.
02 Busscar Urbanuss 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1122 (IIN 3204 – ex 2485), 1179 (IIN 3198 – ex 2486) Caixa de itinerário com inscrições na cor amarela. Veículos oriundos da Tinga.
Fácil (Petrópolis RJ) nd Irizar New Century Scania nd (motorização tras.) RJ 140.022 x
02 Comil Versatile Mercedes Benz OF 1722 RJ 140.003 (LPX 1031), RJ 140.004 (LPV 1004) Ar condicionado. Poltronas reclináveis.
Tinga (Porto Alegre RS) 05 Marcopolo Viale 2 ports (largas) Mercedes Benz OF 2447, 2448 (IMI 0252), 449 (IMI 0278), 2450, 2451 (IMI 0259) Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Operam na linha 211 - Restinga Velha.
01 Marcopolo Viale 3 ports (largas) Mercedes Benz OF 2446 Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Opera na linha 211 - Restinga Velha. Com elevador para cadeirantes.
Viação Navegantes (Porto Alegre RS) 06 Neobus Mega 2004 2 portas (largas) Mercedes Benz mod. nd (tras.) 6113, 6119 (IMH 4060), 6122, 6123 (IMH 4074), 6125, 6156 Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Operação na linha 704 - Humaitá
Unica (Petrópolis RJ) 01 Marcopolo Viaggio G6 1050 Scania K310 RJ 163.017 (DBC 4766) Veículo do projeto K310 Scania, testado durante um perídio na empresa.
01 Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz  O500RSD RJ 163.038 (DBC 5992) Veículo em testes.
13 Comil Versatile  Mercedes Benz OF 1722 RJ 163.002 (LTJ 0790), RJ 163.003 (LSJ 0904), RJ 163.004 Iniciaram operação em 03 de abril

Viação Amigos Unidos (Rio de Janeiro RJ) nd Neobus Spectrum 2 portas Mercedes Benz OF 1418 51.001 x
Viação Braso Lisboa (Rio de Janeiro RJ) nd Neobus Mega mod. 2004 2 portas Mercedes Benz OF 1418 29.148 x
nd Marcopolo Torino mod. 99 2 portas Mercedes Benz OF 1418 29.146 x
nd Marcopolo Torino mod. 99 2 portas Mercedes Benz OF 1722 29.130 x
Elite (Volta Redonda RJ) 03 Neobus Mega 2000 2 portas Mercedes Benz OF 1417 2205 (LNZ 6517), 2206, 2207 Veículos oriundos da Miramar (Niterói RJ)
Expresso São Francisco (RJ) 20 Neobus Spectrum 1 porta Mercedes Benz OF 1418 RJ 130.026, RJ 006.084 x
Auto Viação 1001 (Niterói RJ) nd Busscar Vissta Buss LO Scania K360 RJ 108.562, RJ 108.563, RJ 108. 565 Ar condicionado. Sem cabine. Vidros colados. Sem sanitário.
Viação Top Rio (Rio de Janeiro RJ) 03 Busscar Vissta Buss HI Scania K310 200 Ar condicionado.  Vidros colados. Porta para o motorista. Sem cabine. 02 aparelhos de TV. Geladeira. Poltrona para guia.

Cidade do Aço (Barra Mansa RJ) 01 Busscar Urbanuss 2 portas Volkswagen 17.260EOT 770 (DBC 5174) Vidros colados. Ar condicionado. Veículo em testes.
Colitur (Barra Mansa RJ) 02 Mascarello Gran Via 2 portas Mercedes Benz OF 1418 RJ 116.003 (KXV 0054), RJ 116.024 (LCF 5600) x
SOPAL (Porto Alegre RS) 04 Neobus Mega 2004 2 portas (largas) Mercedes Benz mod. nd (tras.) 6678, 6710, 6711 (IME 9394), 6721 Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Operação na linha 821 Sertório / N. Gleba S. Rosa
Expresso Vitória (RS) 01 Comil Campione 3.25 Volkswagen 17.210OD 13.009 (IMF 9295) Empresa atende Porto Alegre (RS), General Câmara (RS) e São Gerônimoa (RS).
VICASA (Canoas RS) 15 Marcopolo Torino mod. 99 2 portas Volkswagen 17.210EOD 3537 (IMH 8161), 3538 (IMH 8142), 3539 (IMH 8276), 3540 (IMH 8318), 3541 (IMH 8282), 3542 (IMH 8134), 3543 (IMH 8273), 3544 (IMH 8314), 3545 (IMH 8155), 3546 (IMH 8323), 3547 (IMH 8311), 3548 (IMH 8265), 3549 (IMH 8268), 3550 (IMH 8145), 3551 (IMH 9371) Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Utilizados na operação da integração Metrô-Ônibus.
Viação Satélite (DF) 02 Comil Svelto NS 1 porta Volkswagen 17.210EOD 1885, 1887 Vistos em Volta Redonda (RJ). Escape superior. Poltronas reclináveis.
Viação Progresso (Três Rios RJ) 02 Comil Campione 3.45 Scania K94IB 12,60m RJ 191.030 - 34.161 (LPO 0963), RJ 191.039 - 34.162 Caixa de itinerário eletrônico. Ar condicionado. Operação na linha Três Rios (RJ) - Petrópolis (RJ).
Expresso União (RJ) 10 Marcopolo Viaggio G6 1050 Scania K310 10.073, 10.074 (NFP 8452), 10.075 Operam no fretamento da Casa da Moeda do RJ

Aline Barros - Cantora Gospel (RJ) 01 Busscar Panorâmico DD Scania K360 6x2 Placa LCH 9662 (cinza) Ar condicionado. Poltronas Executivas no piso superior e leito no primeiro piso. Armários no piso superior.
Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) nd Marcopolo Paradiso G6 1350LD Scania K420 

(Errata na edição 97: o 5555 tem chassi Volvo) (O modelo dos Scania é K310 e tem carroceria Marcopolo G6 1200) (Veja detalhes na edição 97)

5550, 5551, 5555 x

Guarulhos Transportes S.A (Guarulhos SP) 06 Caio Piccolo 2 portas Mercedes Benz LO 915 681, 682, 683, 684, 685, 686, 687 Caixa de itinerário digital. Poltronas com encosto alto. Municipais.
05 Caio Apache Vip "Micrão" 2 portas (2.ª entre-eixos) Mercedes Benz OF1418 688, 689, 690, 691, 692 Metropolitanos.
11 Caio Apache Vip "Micrão" 2 portas (2.ª entre-eixos) Mercedes Benz OF1418 693, 694, 695, 696, 697, 698, 699, 700, 701, 702, 703 Caixa de itinerário digital. Poltronas com encosto alto. Municipais

E.O. Vila Galvão (Guarulhos SP)

01 Caio Apache Vip "Micrão" 2 portas (2.ª entre-eixos) Volkswagen 15.180EOD 701 Caixa de itinerário digital. Veículos para testes da nova configuração de carroceria. Pintura padrão EMTU. Operam linhas entre Guaruhlos (SP) e São Paulo (SP).
01 Caio Apache Vip "Micrão" 2 portas (2.ª entre-eixos) Mercedes Benz OF1418 702

VEÍCULOS RETIRADOS DAS FROTAS

FOZ DO IGUAÇU - Estiveram a venda em Curitiba (PR) pelo menos 3 Caio Alpha 3 portas Mercedes Benz OF1620 da Empresa Cidade de Foz (Foz do Iguaçu PR). Com pintura onde predomina o vermelho de fundo, os veículos tem prefixos 4005, 4018 e 4023. Este último foi visto posteriormente no pátio da Prefeitura Municipal de Morretes (PR).

TREVO (Porto Alegre RS) - Com as novas aquisições informadas nesta edição a empresa retirou da frota: 1101 (IBL 0556), 1102 (IBL 5901), 1124 (IBL 5909), 1125 (IBL 5915), 1126 (IBL 5923), 1164 (IBL 5068), 1171 (IBL 6049), 1218 (IBL 5987), 1220 (IBL 6062), 1222 (IBL 6045), todos Marcopolo Torino LN 2 portas Mercedes Benz OF ano 1994, sendo 1126, 1164 e 1220 com caixa de itinerário digital. A empresa também retirou da frota 6 Marcopolo Torino GV Mercedes Benz OF ano 1997 prefixos 1048 (ICW 1803), 1118 (ICX 8875), 1120 (ICW 1734), 1122 (ICW 6735), 1123 (ICW 6720) , 1179 (ICX 8863). 

TINGA (Porto Alegre RS) - Retirou da frota, transferindo os veículos para a empresa Trevo: 2420 (IGP 3363), 2421 (IGY 4614), 2430 (IGV 6137), 2431 (IGR 3138). Confira detalhes dos veículos no Quadro de Aquisições da empresa Trevo.

VIAÇÃO NAVEGANTES (Porto Alegre RS) - Retirou da frota, com a aquisição de novos veículos divulgados nesta edição, os seguintes ônibus: Comil Svelto 2 portas Mercedes Benz OF ano 1996, prefixos 6113 (IFE 8122), 6119 (IFE 8607), 6122 (IFE 9104), 6123 (IFE 8153), 6125 (IFF 0414), 6156 (IFE 8046).

SOPAL (Porto Alegre RS) - Com a entrada de novos ônibus divulgados nesta edição saíram de circulação: 6678 (IDG 7915), 6710 (IDA 6175), 6711 (IDA 6167), 6721 (IDA 6079) , todos Marcopolo Torino GV 2 portas Mercedes Benz OF ano 1997.

VICASA (Canoas RS) - Com a entrada de novos ônibus divulgados nesta edição saíram de circulação: 401 (IGR 0766), 402 (IIK 0885), 403 (IIB 4346), 404 (IGR 0747), 405 (IGR 0748), 406 (IIC 8733), 407 (IIK 0889), 408 (IDX 0927), 409 (IDX 0807), 410 (IGR 0751), 411 (IDX 0816), 412 (IDX 0922), 415 (IDX 0823), Marcopolo Torino LN 2 portas Mercedes Benz OF ano 1990; 462 (ICN 7456), 463 (ICN 7480), Thamco Scorpion Mercedes Benz OF ano 1992.

ERRATAS EDIÇÃO 94 - Na edição 94 de 30 de abril, divulgamos nova aquisição da Expresso São Bento (Curitiba PR). O prefixo do carro é 140 e não 130 conforme divulgado. Ainda no Quadro de Aquisições os veículos da TCCC - Transporte Coletivo Cidade Canção tem 3 portas e não 2 como informado. Na seção de veículos retirados da frota os veículos da Viação Graciosa (Curitiba PR) informados como Jum Buss 340 são, na verdade, Jum Buss 360. Referente à mesma empresa, na seção cartas, o veículo escolar da foto, que pertencera à Viação Graciosa, tinha o prefixo 105 quando em operação nesta, e não 106 como informou o leitor, atual proprietário do veículo. A foto do Marcopolo Paradiso G6 1200 com chassi Scania K114 é de autoria de Rafael H. Ferreira e não de José Augusto de Souza Oliveira conforme divulgado.

COMPLEMENTANDO EDIÇÃO 94 - O novo veículo da Expresso São Bento (Curitiba PR) divulgado na edição anterior 94 recebeu placa AMR 0919. Confira a errata acima sobre o prefixo de tal ônibus. O veículo JC 157 da Auto Viação Agua Verde (Curitiba PR) divulgado na edição anterior recebeu placa AMT 3731. Omitimos a colaboração de RAFAEL AUGUSTO ARTHURY DE ALMEIDA nesta edição ao qual pedimos descupas.

ERRATAS EDIÇÃO 92 - O nome completo da empresa Alto Minho (RJ) é Turismo e Transportes Alto Minho Ltda. Da empresa Santa Terezinha é Empresa Santa Terezinha Ltda.


NOVO URBANUSS - Já foi visto nas proximidades da fábrica da Busscar em Joinville (SC) um dos primeiros modelos urbanos da encarroçadora destinado ao Projeto Transantiago. O novo modelo se diferencia bastante da atual linha Urbanuss - especialmente na traseira - mas mantém o mesmo nome.


NOVA COR - A empresa São Braz (Curitiba PR) trocou a cor de um dos seus Busscar Urbanuss 3 portas Volkswagen 16.210 Euro II ano 1998. O veículo, integrante de um lote de 12 veículos com a mesma características, opera a categoria Alimentador Metropolitano mas veio de fábrica com a cor amarela da categoria Convencional Metropolitano. O veículo tem prefixo 21A16 (AIH 6531) ganhou a nova cor laranja, padrão do serviço. 


BUSSCAR RIMATUR - Conforme divulgado na edição anterior a Rimatur (Curitiba PR) adquiriu novos Busscar Vissta Buss. Abaixo foto de um dos veículos do lote.


REMANEJADOS - A Viação São Geraldo (Belo Horizonte MG) remanejou para a Gontijo (Belo Horizonte MG) alguns monoblocos Mercedes Benz O400RSD. Vistos os prefixos 4067 e 4069. 


REMANEJADO II - A Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR) remanejou 1 Marcopolo Torino GV 3 portas Mercedes Benz O371UL de Metropolitano Troncal para Convencional Metropolitano. O prefixo do novo veículo é 26C10 (ex 26.052 - placa AGO 4375). Juntamente com outros 2 veículos iguais são os únicos da região de Curitiba que possuem a plataforma UL da Mercedes Benz.


NOVOS COMIL - A encarroçadora Comil apresentou recentemente sua nova linha de rodoviários. Mantendo o nome Campione a nova linha foi lançada no Rio Grande do Sul e deverá ser apresentada em Belo Horizonte (MG) e São Paulo até dia 16 de junho. Posteriormente 9 veículos seguirão em apresentação por outras cidades do país. Francovig e Transisaak no Paraná já confirmaram aquisições dos novos modelos.

    


MERCOSUL INCORPORADA PELA GONTIJO - Segundo Resolução 937 (de 28 de abril de 2005) da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres a Transportes Rodoviários Mercosul foi incorporada pela Empresa Gontijo de Transportes Ltda. Desta forma a Gontijo passa a operar diretamente as linhas daquela como a Belo Horizonte (MG) - Foz do iguaçu (PR).


EDIÇÃO 93 - A edição especial 93 com dados de aquisições de veículos em Porto Alegre (RS) e região conteve algumas incorreções já informadas como erratas na própria edição e no Banco de Dados do site. Abaixo estão descritas:

- Dentre os veículos Apache adquiridos pela Carris nenhum dispõe de 3 portas.

- Nas aquisições da empresa Presidente Vargas os prefixos 2005 e 2006 são Neobus Mega e não Spectrum como informado. Os prefixos 2049 e 2051 tem chassi Mercedes Benz OH 1621L.

Complementando as informações da edição em referência informamos as placas dos veículos adquiridos pela empresa Belém: 2316 (IMF 0614), 2329 (IMF 0634). Placas dos veículos da Carris: 0068 (IMF 6052), 0260 (IMF 6050) . Veículo 0158 da empresa, retirado da operação regular, passou para carro de treinamento com o prefixo A10. Os veículos repassados da Estoril para a Sentinela tem prefixos e placas 4127 (ex 4307 - IFN 8971), 4130 (ex 4308 - IFN 8974), 4128 (ex 4319 - IFN 8995).


MUDANÇA NO OF 1722 - A Mercedes Benz alterou a posição do filtro de ar do chassi OF 1722 para próximo ao posto do motorista. Com isso os ônibus encarroçados sobre este chassi recebem a mesma grade lateral típica do antecessor OF1721. As primeiras unidades já estão nas ruas.


CARRO TESTE - O novo veículo teste em Curitiba (PR), Comil Svelto NS 3 portas Volkswagen 17.210EOD, prefixo XY 017 tem placa DBC-4108.


MAIS GARCIA - Nas edições 89, 90 e 92 comentamos as recentes aquisições do Grupo Viação Garcia, englobando, além desta, a Viação Ouro Branco e Empresa Princesa do Ivaí. Agora, mais fotos:

Viação Garcia - Busscar Panorâmico DD Mercedes-Benz O-500 RSD 14 metros - Serviço Leito Cama - 24 lugares

Viação Ouro Branco - Marcopolo Paradiso G6 1200 HD - Mercedes-Benz O-400 RSD 14 metros - Serviço Executivo - 42 lugares

Empresa Princesa do Ivaí  - Busscar Panorâmico DD - Mercedes-Benz O-500 RSD 14 metros - Serviço Double Class - Executivo no andar superior com 36 lugares, Leito no primeiro andar com 6 lugares.

MOBILIDADE

EM BREVE ESTRÉIA NOVA COLUNA AQUI NA A FOLHA DO OMNIBUS!

PASSEIO

A terceira viagem relatada por esta coluna que estreiou na edição 92, será a Quatro Barras - Piraquara, viagem intermunicipal da categoria Intercidades que parte do terminal central de Piraquara (PR) e percorre cerca de 12 qulômetros até Quatro Barras (PR), ambas na região metropolitana de Curitiba (PR). A viagem foi realizada no dia 05 de junho de 2005.

RESUMO

Linha: Quatro Barras (PR) - Piraquara (PR)
Data da viagem: 05 de junho de 2005 (ida e retorno), domingo
Veículo utilizado: 

Ida e Retorno - 25.099 - Neobus Thunder + 2 portas Mercedes Benz LO 914 

Valor da passagem: 

Curitiba (PR) a Piraquara (PR) - R$ 1,80 (no terminal de Piraquara PR houve integração com a linha Quatro Barras - Piraquara) 

Empresa: Viação Castelo Branco (Campina Grande do Sul PR)
Tempo de viagem: 25 minutos na ida e 25 minutos no retorno

Descrição da viagem: Não houve consulta de horários pela internet. Parti da Praça Santos Andrade em Curitiba (PR) com a linha Curitiba (PR) - Piraquara (PR) e cheguei no terminal desta cidade às 11h20min. Consultei o quadro de horários neste terminal e verifiquei que às 11h30min partiria um veículo com destino a Quatro Barras (PR). O terminal de Piraquara (PR) é limpo mas necessita de maior espaço pois mesmo sendo um domingo, o fluxo de passageiros é constante. Saindo do terminal a linha segue o itinerário: Rua Francisco Leal, Avenida Getúlio Vargas, Rua Meireles Sobrinho e Rodovia Antonio Alceu Zielonka em Piraquara; Avenida São Sebastião e Avenida Dom Pedro II em Quatro Barrras. O terminal desta cidade é muito limpo e perfeitamente conservado. O fluxo de passageiros é bem pequeno (registro feito em um domingo). Chegando no terminal o veículo troca de linha na caixa de itinerário atendendo o Circular Britanite. Retorna após alguns minutos trocando novamente "de linha" para a Quatro Barras - Piraquara. A viagem é tranquila, a maior parte feita em rodovia de mão dupla mas em bom estado de conservação e com uma paisagem deslumbrante nos dois lados. Existem algumas residências de alto padrão na estrada que serve de refúgio aos moradores que querem sossego próximo à capital paranaense. O micro-ônibus que operava a linha neste dia atendeu perfeitamente a demanda, é novo e bem conservado além de impecavelmente limpo.

Avaliação: A nota é 9,0, ou seja, as viagens foram bastante tranqüilas. O atendente da empresa portou-se muito bem respondendo a alguns questionamentos quanto a horários e trajeto da linha, o veículo foi muito bem conduzido e cumpriu os horários. 

A coluna "Passeio" relata viagens urbanas e rodoviárias feitas pela editor deste. O objetivo é documentar os trajetos e diversos aspectos das viagens percorridas.

 

RODONOTAS

TRANSPORTAR 2005 É LANÇADA EM CURITIBA

Feira Internacional de Transporte Intermodal e Logística será realizada entre os dias 09 e 12 de agosto no Expo Trade

Lançada em Curitiba (PR), um dos mais significativos pólos automotivos do país, a segunda edição da Feira Internacional de Transporte Intermodal e Logística – TRANSPORTAR 2005.

Promovida e organizada pela Hannover Fairs Sulamérica, a Transportar 2005 será realizada de 9 a 12 de agosto, no Expo Trade, na Grande Curitiba e deve reunir 110 expositores, distribuídos por uma área total de mais de 11 mil m². O público visitante esperado é de 12,5 mil executivos e profissionais de empresas ligadas aos setores de transporte terrestre, marítimo, aéreo, de vias férreas e logística.

A cerimônia de lançamento, que teve lugar no auditório do SETCEPAR – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná contou com a presença do Presidente do SETCEPAR, Aldo Fernando Klein Nunes, e do representante da Hannover Fairs Sulamérica, Mario Bäumle, autoridades, empresários e imprensa do setor, num total de cerca de 100 pessoas.

Falando na oportunidade, Klein Nunes salientou que a TRANSPORTAR é uma feira abrangente, que visa integrar todos os sistemas de transporte num só evento, iniciativa que visa desenvolver, capacitar e informar o setor. Adiantou que a próxima edição do evento será maior e melhor em termos de qualidade.

Por sua vez, Mario Bäumle destacou que a feira começa a se consolidar e é natural que cresça. “Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais a Transportar, que já em sua segunda edição demonstra ser um dos mais importantes eventos dos setores de transportes e logística do Brasil, atraindo expositores e visitantes de diversos pontos do país e do exterior”.

Produto diferenciado
A Ceccato, fabricante de equipamentos para lavagem de veículos, investiu na contratação de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para criar um sistema de reciclagem da água por meio de tratamento físico e biológico. A idéia foi desenvolver uma bactéria capaz de tornar a água novamente própria para o uso, explica Priscila Tomás, bioquímica integrante da equipe. E este produto diferenciado vai ser mostrado pela Ceccato, multinacional italiana, na Transportar 2005. A Ceccato também oferece ao mercado um equipamento que faz a reciclagem física da água, o WSQC 100/500.

Tradição na Transportar
A Ceccato é hoje um dos líderes na fabricação de equipamentos de lavagem de veículos, com uma direta ou indireta presença em mais de 60 países no mundo. A empresa, que conta com uma bem estruturada rede de distribuidores e agentes, está cobrindo com organizações próprias de serviço cada área geográfica do mundo.

Empresas internacionais
A Transportar conta com vasta rede de divulgação tanto no Brasil quanto no exterior. É uma feira voltada aos interesses dos empresários do setor e reúne algumas das principais empresas dos setores de transporte e logística do Brasil e do mundo. Este ano, já confirmou presença um grupo de dez representantes da Alemanha, que participarão num estande coletivo com o objetivo de fazer negócios com empresas instaladas nos portos brasileiros.

Garantindo presença
A Transportar 2005 deve reunir aproximadamente 110 expositores. Dentre as empresas que já confirmaram participação no evento, destacam-se: Mercosoft Consultores SRL (Uruguai), Chubb do Brasil Cia de Seguros (RJ), Gefco Logística do Brasil Ltda (RJ), Ensimec Engenharia de Sistemas Mecânicos Ltda (SC) e Jungheinrich Lift Truck Com. de Empilhadeiras Ltda (SP).

Balanço Transportar 2004
Os contatos entre os cerca de 100 expositores e os 11 mil visitantes nacionais e do Mercosul que passaram entre os dias 24 e 27 de agosto pela Transportar 2004 resultaram no fechamento de negócios na ordem de R$ 1,5 milhão. A Feira Internacional de Transporte Intermodal e Logística, que aconteceu no Expo Trade, na Grande Curitiba, ainda gerou muitas novas negociações no decorrer dos períodos.

Perfil Hannover Fairs Sulamérica
Empresa de planejamento e organização de eventos internacionais do grupo alemão Deutsche Messe AG, criada em 1999 em São Paulo, com o objetivo de atender empresas internacionais em feiras brasileiras e implantar/organizar projetos de promoção comercial no Brasil e na América do Sul. A Hannover Fairs Sulamérica trabalha com fortes parceiros nacionais, buscando melhorar, ampliar e internacionalizar feiras já existentes ou mesmo criar novos conceitos e desenvolver eventos direcionados, sempre voltados a um público profissional.

A Hannover Fairs do Brasil, promove junto a empresários brasileiros a Feira Industrial de Hannover, maior e mais importante feira em tecnologia, inovação e automação do mundo, a qual abriga empresas de todos os portes, que objetivam fazer negócios.

Maiores informações:

(41) 3661-4015    Jeane l. da Silva

 

Serviço : Transportar 2005: Feira Internacional de Transporte Intermodal e Logística - Data : 09 a 12 de agosto  - Local: Expo Trade – Pinhais – Região Metropolitana de Curitiba - Informações : Hannover Fairs Sulamérica: Fone /Fax (41) 3027-6707  


VOLARE PARTICIPA DO AUTO SHOPPING SUL - A Volare, fabricante nacional de miniônibus, participou do 1º Auto Shopping Sul, feira de veículos 0km, que aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, no Parque Condor, em Porto Alegre (RS). A fabricante expôs sua nova linha de miniônibus e apresentou aos clientes as vantagens do Consórcio Nacional Volare. Promovido pelo Sincodiv e Fenabrave, o evento reuniu várias montadoras, ocupando espaço de 4.800 m2 .


GRUPO JCA ADQUIRE MAIS SCANIA - O Grupo JCA que controla as empresas Viação 1001, Rápido Ribeirão Preto, Macaense, Cometa e Catarinense, entre outras, adquiriu 155 ônibus rodoviários com chassi Scania dos modelos K360 e K420 para estas empresas. A marca tem agora 88% de participação na frota das empresas do grupo. Os novos chassis terão variedade de tração 4x2, 6x2, 8x2. A entrega dos veículos está prevista em lotes até o mês de agosto.


AGRALE REALIZA TEST-DRIVE COM LINHA MIDIBUS - Para demonstrar as vantagens e o conceito inédito da família Midibus, primeira do mercado brasileiro a oferecer as opções de motor traseiro, piso baixo, suspensão pneumática e transmissão automática, no segmento até 12 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), a Agrale está realizando um programa de test drive com os frotistas do País. O programa teve início em abril e se estenderá até julho nas principais cidades brasileiras.

Já foram realizadas ações em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e interior do estado de São Paulo e Caxias do Sul (RS), com a apresentação dos modelos MA 12.0, MT 12.0 SB e MT 12.0 LE . O programa de test drive Midibus terá seqüência nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) de Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Recife (PE) e São Luís (MA).

Os modelos atendem à demanda existente no mercado por veículos mais econômicos e compactos. Indicado para operações urbanas, em linhas centrais, e interurbanas ou intermunicipais de curta distância, o veículo é o primeiro desenvolvido para um segmento até então não atendido pelos fabricantes brasileiros de chassis.

A nova família Agrale Midibus também apresenta características técnicas que a tornam extremamente robusta e confortável. Entre os principais atributos destacam-se os eixos dianteiro e traseiro Meritor, motor eletrônico Cummins ISBe de 170 cv de potência e torque de 600 Nm e direção hidráulica ZF. Outros destaques dos veículos estão nas opções de câmbio manual ou automático e na suspensão pneumática.


MASCARELLO LANÇA ÔNIBUS INTERMEDIÁRIO - A encarroçadora Mascarello lançou recentemente sua nova carroceria GranMidi. Mais conhecido como categoria micrão no mercado de ônibus, o GranMidi serve como opção entre os micros e os urbanos comuns. Pode medir de 9 a 12 metros de comprimento e, segundo a encarroçadora, pode ser montada sobre qualquer amrca de chassi.

 

SEÇÃO NOSTALGIA

NEM TÃO VELHINHOS - Nesta edição voltamos a um passado não tão distante em algumas das fotos. Afinal, nostálgico pode ser um fato acontecido ainda ontem diantes das mudanças cada vez mais apressadas que acontecem em nossa conteporaneidade. Os veículos apresentados ainda rodam em linhas regulares ou serviços do Governo, ou ainda, transportado encomendas, e a opção por eles muitas vezes é por serem mais robustos do que muitos ônibus modernos. Na primeira foto à esquerda Marcopolo III SE Volvo da Lapeana (Curitiba PR). Na foto seguinte Marcopolo Viaggio GIV Scania S112 da Pluma Conforto e Turismo (Curitiba PR). Na linha seguinte Nielson Diplomata Mercedes Benz LPO da EMBRAPA. Na coluna da direita Nielson Diplomata da Reunidas (Caçador SC). Logo abaixo Nielson Diplomata "cargueiro" da Viação Graciosa (Curitiba PR). E em seguida Nimbus Haragano Mercedes Benz LPO do Comboio Cultural do Teatro Guaíra (PR).

REVISTA - Acima dois recortes de antigas revistas (sem fonte) mostrando modelo equipado com motorização perkins e à direita propaganda do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem incentivando o uso do ônibus.

EXPRESSO - Acima vista de uma das canaletas do expresso em Curitiba (PR) na década de 70. Foto publicado na Revista do IPPUC (Instituto de Planejamento Urbano) Especial 20 anos.

 

CURITIBA 1981 - Na foto abaixo visual aéreo da Praça Rui Barbosa em Curitiba (PR). Fonte: folder de divulgação da URBS - Urbanização de Curitiba S.A.

GAZETA DO POVO DESTACA EXPRESSOS - Na edição de 27 de abril de 2003 o jornal Gazeta do Povo publicou uma histórica foto dos expressos de Curitiba (PR).

 

PANORAMA

PANORAMA DE RECIFE (PE) - PARTE II

Por Luciano Xavier

Apresentamos abaixo uma visão geral do transporte na região metropolitana do Recife (PE), indicando as empresas operadoras e principais características dos veículos que compões suas frotas.

ZONA NORTE:

ITAMARACÁ - Município de Abreu e Lima 

Modelos de Carrocerias Utilizados: Ciferal GLS Bus, Caio Apache VIP, Busscar Urbanuss e Busscar Urbanuss Plus.

Chassis: Mercedes Benz e Volkswagem

Configuração: convencionais, 3 eixos e articulados  

 

Um dos veículos da Itamaracá: Caio Apache Vip 3 portas Volkswagen 17.210OD ano 2002. Prefixo 422 (KLW 5694)

CIDADE ALTA  - Município de Olinda

Modelos de Carrocerias Utilizados: Comil Svelto, Busscar Urbanuss, Caio Apache S21, Engerauto Transport II, Marcopolo Viale e Marcopolo Torino.

Chassis: Ford, Mercedes Benz, Scania e Volkswagem

Configuração: Convencionais, alongados e 3 eixos (alguns veículos com ar condicionado).  

TAMARÁ - Município de Olinda

Modelos de Carrocerias Utilizados: Caio Vitória, Caio Alpha, Caio Apache S´21, Marcopolo Viale, Marcopolo Torino e Busscar Urbanuss

Chassis: Mercedes Benz, Ford e Volkswagem

Configuração: Convencionais (alguns veículos com ar condicionado).  

 

CAXANGÁ - Município de Olinda

Modelos de Carrocerias Utilizados: Ciferal Turquesa, Comil Svelto, Marcopolo Torino, Caio Alpha e Busscar Urbanuss

Chassis: Mercedes Benz

Configuração: Convencionais (alguns veículos com ar condicionado).  

Um dos veículos da Caxangá: Busscar Urbanuss 2 portas Mercedes Benz OF1417 ano 2002. Prefixo 222 (KGX 8797)

 

SÃO PAULO - Municipio de Olinda

Modelos de Carrocerias Utilizados: Ciferal Turquesa, Ciferal Citmax, Busscar Urbanuss, Marcopolo Torino e Comil Svelto

Chassis: Mercedes Benz e Volkswagem

Configuração: Convencional   

 

Um dos veículos da empresa São Paulo: Ciferal Citmax Volkswagen 17.210OD ano 2004. Prefixo 373 (KKZ 1213).

 

OLINDENSE - Município de Olinda

Modelos de Carrocerias Utilizados: Busscar Urbanuss

Chassis: Mercedes Benz

Configuração: Convencional  

GLOBO - Município de Recife

Modelos de Carrocerias Utilizados: Comil Svelto, Caio Vitória, Caio Alpha, Caio Apache S´21, Marcopolo Viale, Volare e Busscar Urbanuss

Chassis: Scania, Volkswagem, Ford e Mercedes Benz

Configuração: Convencionais, alongados (alguns veículos com ar condicionado)   

PEDROSA - Município de Recife

Modelos de Carrocerias Utilizados: Caio Vitória, Caio Alpha, Caio Apache S´21, Comil Svelto, Ciferal Turquesa, Marcopolo Viale e Busscar Urbanuss

Chassis: Ford, Scania, Volkswagem e Mercedes Benz

Configuração: Convencionais, alongados (alguns veículos com ar condicionado)   

RODOTUR - Município de Olinda

Modelos de Carrocerias Utilizados: Ciferal GLS Bus, Caio Alpha, Caio Apache S´21, Busscar Urbanuss, Comil Svelto e Marcopolo Torino

Chassis: Volkswagem, Ford e Mercedes Benz

Configuração: Convencionais e alongados   

ZONA OESTE:

METROPOLITANA (ÁREA 9)  - Município de  São Lourenço da Mata

Modelos de Carrocerias Utilizados: Marcopolo Torino, Ciferal GLS Bus, Ciferal Turquesa, Ciferal Citmax, Maxibus e Busscar Urbanuss

Chassis: Mercedes Benz e Volkswagem

Configuração: Convencionais, alongados, articulados (alguns veículos com ar condicionado)  

TRANSCOL - Município de Recife

Modelos de Carrocerias Utilizados:Comil Svelto, Marcopolo Viale, Marcopolo Senior, Marcopolo Torino, Caio Apache S21, Busscar Urbanuss e Busscar Urbanuss Plus

Chassis: Volkswagem e Mercedes Benz

Configuração: Convencionais (alguns veículos com ar condicionado)  

1002 (Intermunicipal) - Município de Carpina

Modelos de Carrocerias Utilizados:Caio Vitória, Busscar Urbanuss e Marcopolo Torino

Chassis: Mercedes Benz e Volkswagem

Configuração: Convencionais (alguns veículos com ar condicionado) 

CRT ( Cidade do Recife Transportes) – Município de Recife

Modelos de Carrocerias Utilizados: Ciferal Citmax, Marcopolo Torino e Busscar Urbanuss

Chassis: Volkswagem e Mercedes Benz

Configuração: Convencionais (alguns veículos com ar condicionado)

 

ZONA SUL:

VERA CRUZ - Município de Jaboatão dos Guararapes

Modelos de Carrocerias Utilizados: Comil Svelto, Maxibus, Caio Apache S21, Caio Apache VIP, Ciferal Citmax, Marcopolo Torino e Busscar Urbanuss

Chassis: Volkswagem

Configuração: Convencionais e alongados  

SANTA CRUZ - Municípo de Jaboatão dos Guararapes

Modelos de Carrocerias Utilizados: Comil Svelto, Ciferal GLS Bus, Engerauto e Busscar Urbanuss

Chassis: Ford e Mercedes Benz

Configuração: Convencionais  

METROPOLITANA (ÁREA 4) - Município de Jaboatão dos Guararapes

Modelos de Carrocerias Utilizados: Comil Svelto, Caio Apache S´21, Marcopolo Torino, Ciferal Citmax e Busscar Urbanuss

Chassis: Volkswagem, Scania e Mercedes Benz

Configuração: Convencionais, alongados, articulados (alguns veículos com ar condicionado)  

BORBOREMA - Municipio de Jaboatão dos Guararapes

Modelos de Carrocerias Utilizados: Caio Vitória, Caio Alpha, Caio Apache S´21, Marcopolo Torino, Marcopolo Senior, Ciferal Citmax, Ciferal GLS Bus, Thanco Dinamus e Engerauto Transport II

Chassis: Mercedes Benz, Ford, Scania e Volkswagem

Configuração: Convencionais, Articulados (alguns veículos com ar condicionado)  

SÃO JUDAS TADEU - Município do Cabo de Santo Agostinho

Modelos de Carrocerias Utilizados: Thanco Scorpion, Caio Vitória, Caio Alpha, Caio Apache STD) e Marcopolo Torino

Chassis: Mercedes Benz e Volkswagem

Configuração: Convencionais e alongados  

CRUZEIRO (Intermunicipal) - Município de Jaboatão dos Guararapes

Modelos de Carrocerias Utilizados: Comil Svelto, Caio Vitória e Busscar Urbanuss

Chassis: Mercedes Benz, Scania e Volkswagem

Configuração: Convencionais e alongados  

NORTE SUL (Intermunicipal) - Município de Escada

Modelos de Carrocerias Utilizados: Comil Svelto, Ciferal GLS Bus, Marcopolo Torino e Marcopolo Viale

Chassis: Volkswagem e Mercedes Benz

Configuração: Convencionais (alguns veículos com ar condicionado) 

Todas essas empresas fazem o transporte entre as cidades da Região Metropolitana do Recife (Abreu e Lima, Igarassu, Itamaracá, Paulista, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Cabo de Santo Agostinho) e também para as praias do litoral Sul (Porto de Galinhas, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Gaibú, Xareú, Itapoama, Serrambi entre outras), e cidades do interior (Escada, Carpina, Paudalho, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Moreno, Feira Nova, Surubim, Goiana, Palmares entre outras).


PANORAMA DE DIVINÓPOLIS (MG)

Por Christian Teixeira de Sousa

 

Transcid - Transporte Coletivo Cidade de Divinópolis Ltda. - Com as compras divulgadas no Quadro de Aquisições desta edição a frota da empresa 

Remanejados - Houve remanejamento de prefixos, criando novos carros/prefixos, aumentando a frota operacional, sendo os novos prefixos: 0106, 0210, 0211, 0212, 0213, 0407, 1004, 1904, 1905, 2104, 2105, 2503

Houve aumento da frota reserva, para: RE03, RE12, RE14

A frota atual é composta pelos prefixos:

RESERVA: RE01, RE02, RE03, RE04, RE05, RE06, RE07, RE08, RE09, RE10, RE11, RE12, RE13, RE14, RE15, RE16, RE17, RE18 (18 unidades reservas)

OPERACIONAL: 0101, 0102, 0103, 0104, 0105, 0106, 0201, 0202, 0203, 0204, 0205, 0206, 0207, 0208, 0209, 0210, 0211, 0212, 0213, 0301, 0302, 0303, 0304, 0305, 0401, 0402, 0403, 0404, 0405, 0406, 0407, 0501, 0502, 0503, 0504, 0505, 0506, 0601, 0602, 0701, 0702, 0703, 0801, 0802, 0901, 1001, 1002, 1003, 1004, 1101, 1102, 1103, 1104, 1105, 1201, 1202, 1203, 1301, 1302, 1303, 1304, 1401, 1402, 1403, 1404, 1405, 1406, 1501, 1502, 1503, 1504, 1601, 1602, 1603, 1604,1701, 1702, 1703, 1704, 1801, 1901, 1902, 1903, 1904, 1905, 2001, 2002, 2003, 2004, 2101, 2102, 2103, 2104, 2105, 2201, 2202, 2203, 2301, 2302, 2401, 2402, 2501, 2502, 2503, 2601, 2601, 2701, 2702, 2801 ( 110 unidades operacionais ), 01 unidade social denominada "Trancid & Comunidade, Realizando um Bom Passeio", totalizando 129 unidades.

 

EVENTO

Além da EXPONI 2 provida pelo Omnibus do Brasil, outro evento deve chamar a atenção das pessoas ligadas ao setor de ônibus em 2005: a Bus Brasil Fest - Antigos. Organizado pela Equipe Portal do Ônibus (William Moreira, Juverci de Melo, Wilson Micolli, Mario Andrade e Kaio La Fontaine), o evento pretende repetir o sucesso de maio de 2.004 quando aconteceu a primeira edição do evento trazendo a mostra ônibus raros de diversas empresas de transporte coletivo do país. 

A data da próxima Bus Brasil Fest - Antigos será dia 12 de novembro, na garagem da Expresso Redenção em São Paulo (SP). Simultaneamente haverá exposição de álbuns e concursos de réplicas artesanais, de pinturas em tela, a óleo, aquarela, ou acrílico e de desenhos, manuais ou digitais dentro da seguinte classificação: Antigos (1900/1941), Clássicos (1942/1962) e Modernos (1963/1983). O ingresso, como nos anos anteriores, será a doação de um quilo de alimento, não perecível, à CRECHE FREI FREDERICO, entidade de São Paulo (SP), entidade com a qual a organização do evento colabora. O evednto conta, ainda, com o apoio da Transfretur. Para maiores informações sobre o evento contate os organizadores através dos e-mail´s kaiolafontaine@hotmail.com / william.moreira@portaldoonibus.com.br ou visite o site www.portaldoonibus.com.

OPINIÃO

Caminhos da Qualidade

Por Áurea Rangel (*)

É muito antiga a preocupação com a sinalização em vias por onde passam pessoas e meios de transporte. No Império Romano, o ímpeto de construir estradas fez com que se criasse a célebre frase "todos os caminhos levam a Roma". Já naquela época, pedras de cor diferente eram colocadas nas estradas abertas pelos romanos para orientar o tráfego de veículos de tração animal.

No início do século passado, nos Estados Unidos, o aumento exponencial de automóveis nas ruas fez com que fossem feitas as primeiras demarcações com tinta no pavimento. Atualmente, esta prática tornou-se fundamental para orientar motoristas e pedestres nas ruas, avenidas e estradas, além de lhes garantir segurança.

No Brasil, entretanto, há sérios problemas nesse campo. A chamada sinalização viária horizontal é muito precária, principalmente nas rodovias. Sem contar que a existente, em geral, possui qualidade duvidosa. Aspecto, inclusive, estranho nos dias de hoje, já que há, no mercado brasileiro, materiais de alto desempenho, com mais resistência e durabilidade, e de custo compatível em relação aos produtos tradicionalmente utilizados — o que não justificaria o uso ainda tão acentuado de produtos defasados tecnologicamente e de baixo resultado.

Obviamente, como em qualquer ramo de atividade, existem exceções. Algumas administradoras de rodovias — principalmente as concessionárias — têm descoberto aos poucos a boa relação custo-benefício destes materiais. Eles, por exemplo, são mais visíveis para os motoristas tanto de dia quanto à noite, tornando, portanto, as estradas mais seguras. Além disso, são materiais mais fáceis de se aplicar do que os produtos convencionalmente implementados.

No entanto, faz-se necessário que um número cada vez maior de administradoras de rodovias deste País comece a fazer de maneira sistemática projetos de longo prazo de sinalização viária — devidamente comprovados e fundamentados de sua eficácia — nas estradas que gerenciam. O fato é que não há mais conceber hoje, a partir da tecnologia alcançada nesta área, que profissionais se debrucem em projetos de reconstrução de vias em períodos muito curtos porque aplicaram materiais de baixa qualidade, que não tiveram a vida útil esperada. Isto gera desgaste não só com as estruturas — pública ou de origem privada — as quais pertence, mas, fundamentalmente, com o (cada vez mais exigente) usuário. Dessa forma, o melhor tem sido apostar em materiais comprovadamente duradouros e eficientes para se depararem o menos possível com as demandas — e contestações — que a reconstrução exige.

Assim, conclui-se que, hoje, há diversos caminhos para se chegar à qualidade nas estradas. Basta ter vontade e interesse em buscá-la. Exemplos já começam a pipocar pelo País. A realidade é que custo versus benefício é atualmente uma conta imprescindível quando o negócio é realizar investimento em rodovias.

Áurea Rangel é química, mestre em engenharia de materiais e diretora executiva da Hot Line. As opiniões dos artigos publicados pela A FOLHA DO OMNIBUS não refletem, necessariamente, as mesmas do Omnibus do Brasil.

PUBLICAÇÕES DO SETOR

REVISTA ÔNIBUS -  Na edição 31, de abril/maio de 2005, mostra um novo visual fruto de arrojado projeto de design. No conteúdo a edição traz mais fotos de ônibus. Na coluna Inovação Tecnológica o destaque para o projeto do primeiro ônibus a hidrogênio da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na Série Histórica é a vez da Nilopolitana (Empresa Cavalcante & Cia) contar sua história no atendimento da cidade de Nilópolis. A nova pintura da Petro Ita também aparece na edição. A publicação é feita pelo FETRANSPOR - Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro.

 

JORNAL DA PRINCESA - A edição 181 destacou a nova linha metropolitana Ponta Grossa (PR) - Amparo/Tibagi (PR). A nova opção - uso de ônibus urbanos nesta ligação - permitiu uma redução significativa na pasagem, de R$ 8,90 para R$ 2,95. 

NEGÓCIOS EM TRANSPORTE - A edição 24 de abril destacou o lançamento da nova linha Irizar para o Brasil mostrando fotos do veículo adquirido pela Zutur (BA). Na Seção Notas a revista mostrou um ônibus urbano encarroçado sobre o chassi Iveco CC 170E22 Tector destinado para a Argentina e montados em Córdoba. A revista pergunta "Lançamento Secreto?" sobre a divulgação antecipada da novidade ao mercado.

 

REI DA ESTRADA - Na edição 115 de abril/maio a revista da Scania destacou os novos ônibus do cantor Daniel. Encarroçados com Marcopolo G6 os veículos tem chassi Scania K360. A aquisição de 155 chassis pelo Grupo Gontijo também tem espaço na publicação bem como a maratona dos veículos de demosntração da recém lançada linha Scania K310. Na seção destinada à América Latina destaque para aquisições de empresas no peru.

 

INTERCÂMBIO

COLECIONISMO

QUAL É SEU TIPO? - Apesar de não utilizarmos o termo "busólogo" em nossa instituição, dentro do grupo que mantemos na internet surgiu uma interessante lista de "tipos de busólogos", publicada a seguir, como curiosidade:

* Busólogo religioso: adora a empresa Nossa Senhora da Penha e só toma ônibus da linha Cristo Rei em Curitiba;

* Busólogo Astronauta: só vive de Cometa (Viação Cometa);

* Busólogo Estrela: Mercedes independente de qualquer coisa.

* busólogo aAqueologo : É aquele que só fala de Dinossauro;

* busólogo Italiano : É aquele que só fala de Veneza, Sanremo, Torino...;

* busólogo Demônios da Garoa : Só fala de Amélia;

* busólogo de Embaixada : Só fala de Diplomata;

* busólogo Mulherengo: só fala em Amélia, Gabriela e Vitória;

* busólogo Mike Jackson: só fala no micro Piá;

* busólogo Indígena: só curte os modelos Tapajós, Aritana


VITÓRIA DOS COLECIONADORES - Mensagem recebida do amigo Flavio de Assumpção Pereira evidencia vitória para o colecionismo, especialmente no Rio de Janeiro:

"Após alguns contatos estabelecidos com a NITER – Niterói Terminais Rodoviários (inicialmente via carta e, posteriormente, via telefone), conseguimos consolidar uma vitória para o Grupo RJ Ônibus: temos garantida AUTORIZAÇÃO para fotografar os ônibus nas baias do Terminal Rodoviário João Goulart. Esta autorização foi-nos dada via telefone pela sra. JANE DUARTE, assessora da Presidência do Terminal no último dia 28 de abril. ENTRETANTO, como em qualquer situação desta natureza algumas regras ficaram estabelecidas para que esta parceria seja mantida em caráter permanente, dentro do possível. Tudo vai depender do bom comportamento de todos e do bom cumprimento das regras estabelecidas:

1 – somente poderão fotografar no Terminal, os colecionadores busófilos/busólogos cujos nomes constarem da Relação de Colecionadores e Colaboradores Associados ao RJ Ônibus. Uma cópia desta relação de associados está em poder da NITER e estará sempre atualizada, a cada vez que algum novo associado entrar no grupo, ou algum associado sair do grupo.

2 – a pedido da própria NITER ficou decidido que, para fotografar, basta que o colecionador interessado em fotografar apresente-se à recepção do Terminal e procure um dos seguintes responsáveis pela administração do Terminal:

a) sr. PAULO CÉSAR “PAULÃO”, na parte da manhã (até às 14:00);

b) sr. “TONINHO”, na parte da tarde (após às 14:00);

c) sr. EDGAR LUIZ, chefe imediato do Paulão e do Toninho;

d) ou, na falta de um destes, a srta. ELIANE, secretária da sra. Jane Duarte, que poderá ser contactada também pelo telefone (21) 2719-1673.

O colecionador, neste ato, deverá estar portando DOCUMENTO DE IDENTIDADE e mencionar ser participante do Grupo RJ Ônibus, para que então seu nome seja conferido na relação de associados. Estando tudo certo, o mesmo terá sua identidade anotada e poderá fotografar nas baias do Terminal.

3 – a partir deste momento, se algum dos fiscais da NITER (devidamente identificados através de coletes na cor PRETA) abordar o associado enquanto fotografa, basta ao mesmo informar ao fiscal que foi devidamente autorizado a fotografar, por um dos responsáveis pelo Terminal que foram mencionados no item anterior.

4 – entretanto, se o associado for abordado por algum motorista/cobrador/despachante ou fiscal/inspetor de empresas de ônibus, VALEM OS MESMOS PROCEDIMENTOS-PADRÃO adotados para abordagens na rua e descritos no Código de Ética do RJ Ônibus. É que neste caso, a autorização dada pelo Terminal pode não representar absolutamente nada para a empresa, até porque o Terminal não se responsabiliza em situações como esta.

5 – as sessões fotográficas só poderão ser realizadas, NO MÁXIMO, com a presença de DOIS associados do RJ Ônibus por vez. Não serão concedidas autorizações para grupos de três ou mais associados por vez, de modo que o bom funcionamento das atividades normais do Terminal não seja tumultuado em hipótese alguma. PREFERENCIALMENTE, um dos moderadores do RJ Ônibus ou outro associado devidamente autorizado a substituí-los deverá estar presente em cada uma destas sessões.

6 – o não-cumprimento de cada uma das normas acima descritas poderá acarretar punições ao associado infrator e, numa escala mais ampla, ao Grupo todo, uma vez que passaríamos a correr um grande risco de simplesmente PERDERMOS a autorização concedida.

7 – por fim, ficou acordado com a NITER que em breve, estaremos encaminhando à mesma uma nova relação atualizada dos associados, onde constará o nº do documento de identidade de cada um dos associados ao Grupo. Assim, peço a todos aqueles que estão pendentes junto ao RJ ÔNIBUS, que regularizem sua situação junto a nós, através de e-mail particular a qualquer um de seus moderadores ou através do rjonibus@ig.com.br"

CORRESPONDÊNCIAS

SITE E E-MAIL 1) "Gostaria que você divulga-se meu site e e-mail para que as pessoas possam contactar. - Washington Silva Pereira - Rede TonBus - www.redetonbus.fotopic.net - wsp_sp@ig.com.br

Prezado Washington: Obrigado pelo contato e envio de fotos para esta edição. Um abraço!

FOTOLOG 2) "No último dia 10 de Junho, o Fotolog Transporte de Curitiba completou 1 ano. Esse Fotolog contém fotos de vários busólogos e mostra vários modelos de ônibus utilizados em Curitiba e Região Metropolitana. Visitem: www.transporte-curitiba.superflog.com.br - Rodrigo Almeida

CAMISETAS 3) “Prezado Osvaldo Born, parabéns pelo site, as matérias estão maneiríssimas (...). Osvaldo vc tem idéia de onde venda camisetas para busologos com fotos de ônibus e tudo mais por
que pelo menos aqui em Botucatu eu ñ encontro?” - tissoito18@bol.com.br

SITE DESATUALIZADO 4) “Gostaria de saber porque a relação de de empresas da grande Belo Horizonte continua desatualizada.” - Waldir Mendes do Porto - waldirporto@uol.com.br

VISITA OBRIGATÓRIA 5) “Infelizmente não tenho fotos para colaborar com a edição 95, mas tenho um site com três miniaturas (todas Marcopolo Viale, com diferentes chassis) em formato PDF, é só imprimir e montar. As miniaturas são de minha autoria, e apesar do ônibus estar meio quadrado, já estou desenvolvendo uma nova versão, mais fiel ao Viale original. Colocarei outros modelos também, como Caio Apache VIP e até mesmo um Leyland Titan, clássico ônibus inglês de dois andares. Procuro detalhar ao máximo os modelos, como pode ser visto nos adesivos colados pelas empresas e até mesmo no ar condicionado. Essa técnica de montar miniaturas no papel é chamada de papercraft, e é muito difundida principalmente no Japão. Críticas, sugestões, reclamações, são muito bem-vindas. O endereço é www.geocities.com/dmrio. Muito obrigado e parabéns pela Folha do Omnibus, publicação de referência na área!!!” - Diego H. G. M. do Rio - dmrio@gmx.net

FOTOS ANTIGAS 6) “Sou um fã incondicional e colecionador de fotos antigas de ônibus. Peço –lhe  humildemente e, se possível  for que envie-me fotos de seus acervos para o meu e-mail, agradeço antecipadamente, do seu amigo de Fortaleza Ceará” - Francisco José de Souza do Nascimento - franjsouza@gmail.com

MINIMAS COM AR 7) “Prezados amigos do site Omnibus do Brasil: Gostaria de saber se vocês tem foto do Minimax com ar condicionado, que já li na semana passada no próprio site de vocês, se não me engano o chassi dele é da Agrale e a empresa que pertencia o veículo era do sul do país" Vinícius - vsb1529@ig.com.br

MINIATURAS 8) “Sou colecionador de miniaturas e maquetes de ônibus em escalas que variam de 1/40, 1/43, 1/50 o uentre 16 e 19 centímetros. Você saberia me dizer onde posso encontrar modelos a venda? Obrigado e grande abraço." - Guilherme Röemer - roemer@terra.com.br

MAIS UM COLABORADOD DO SUL 9) “Primeiramente gostaria de me apresentar, sou César Mattos, sou de Porto Alegre e gosto de ônibus, tiro bastante fotos e tenho um bom conhecimento sobre os mesmos. Tive olhando o site www.omnibus.hpg.ig.com.br e notei que tem um ótimo banco de dados, ótimo acervo de fotos também, que mais tarde gostaria de ajudar mandando fotos. Qualquer coisa que eu puder ajudar, faço questão, podem me encontrar nesse e-mail salutaris@terra.com.br , MSN oceano_artico@hotmail.com , no meu fotolog www.fotolog.net/busao ou fotopic www.onibus.cjb.net .” - César Mattos

Prezado César: Obrigado pelas informações que enviou para esta edição. Um abraço.

O RETORNO 10) “É com muita satisfação que volto a escrever pra vc e dizendo que senti muito a falta denosso intercambio. Por conta de meu trabalho fiquei um pouco afastado do hobby, mas estou voltando aos poucos a fotografar e desenhar . Agora to fazendo miniaturas e quero voltar a trocar fotos com vc e com outrros colegas que porventura vc conheça. (...) Caso outros colegas queiram falar comigo pode passar meu e-mail e endereço: Rua Bela Vista 462 Santos Dumont Aracaju/SE CEP 49087-200 e-mail : mrobertolima@yahoo.com.br. Um abraço” - Marcio Roberto Passos de Lima - mrobertolima@yahoo.com.br

REFORMULAÇÃO 11) “Dediquei todo meu final de semana para refazer o meu site não oficial sobre a Reunidas Paulista (www.empresasreunidas.com <http://www.empresasreunidas.com>) (...). Ainda estou fazendo alguns ajustes e se alguém detectar qualquer falha peço a gentileza de me avisar. Agradeço também, antecipadamente, pelo envio de qualquer material que possa ser aproveitado no site.” – Lineu Carneiro Saraiva - Lineu Carneiro Saraiva - Email: aerohobby@superig.com.br 

REFORMULAÇÃO II 12) “É com muito prazer que finalmente conseguimos terminar as negociações para colocar a nossa página em um provedor descente, que oferecesse a rapidez no downloads das fotos e com isso gerasse mais motivação para todos o visitarem. Estamos ainda em fase de experiência e muitas coisas ainda serão modificadas para melhor, mas por enquanto só o fato de termos o nosso site em um provedor que possibilite mais respeito aos visitantes e também a reserva de domínio torna nosso site mais profissional.No entanto se detectarem alguma coisa errada por favor nos avisem.” – Sydney Junior - ciadeonibus@ciadetalentosproducoes.com.br - www.ciadeonibus.com

COMPRA DE ÔNIBUS

ATENÇÃO: PRECISAMOS INFORMAR A UMA EMPRESA PARCEIRA DO OMNIBUS VEÍCULOS DISPONÍVEIS PARA AQUISIÇÃO NA REGIÃO SUL OU SUDESTE DO BRASIL. CASO VOCÊ TENHA INFORMAÇÕES SOBRE MICRO-ÔNIBUS A VENDA, NO MÍNIMO ANO 2003, MERCEDES BENZ OU VOLSWAGEN E CMA ANO PRÓXIMO A 1995 ENTRE EM CONTATO pelo omnibusdobrasil@yahoo.com.br.

ÔNIBUS ANTIGO DE CAMPINAS

ATENÇÃO: Precisamos de fotos de ônibus da CCTC de Campinas (SP), urbanos das décadas de 70 e 80, preferencialmente com chassi Scania, para atender uma comunidade do Orkut.