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Número 92 - Ano 13 -  21 de fevereiro de 2005

EM AGOSTO MAIS UMA EXPONI! Detalhes nas próximas edições!

www. omnibus.hpg.com.br

Produção: Osvaldo Teodoro Born

É permitida a reprodução das informações e fotos desde que citada a fonte e respeitados os direitos autorais das fotos.

Correio eletrônico: omnibusdobrasil @ yahoo.com.br 

Telefone: (41) 9621-0711 (celular)  

Colaboram nesta edição:

Assessoria de Imprensa da Interozone do Brasil / Daniel Custódio / Diogo Vieceli 

Empresa Curitiba Cerro Azul / Expresso Princesa dos Campos

Fernado Moretto / Flavio de Assumpção Pereira 

Gazeta Mercantil / Ivonaldo Almeida / João Manoel da Silva / José Augusto de Souza Oliveira

Leandro Machado de Castro / Luciano Vicente

Luis Henrique Gomes  / Marcelo Luis Soares / Osmar Cordeiro

Premier Editora / Rafael H. Ferreira / Rimavel / Rodrigo Almeida

Rodrigo Santiago Lemos / Scania / Secco Consultoria de Comunicação 

Scania / Sergio Augusto Braga Canuto  / Victor Hugo Guedes Pereira

Vitor Rodrigo Dias / Volvo / Wilian Correa

 

  EDITORIAL

Prezados leitores: Chegamos ao ano da EXPONI:a segunda edição já começou a ser preparada para que seja uma marco histórico para os colecionadores e que proporcione a todos os visitantes um evento organizado e interessante. Nesta edição o destaque fica por conta da Seção Nostalgia recheada de imagens antigas e da nova Coluna PASSEIO, confira! Continuamos esperando sua colaboração para as próximas edições: qualquer material sobre ônibus é bem vindo e será divulgado em nosso informativo! No dia 2 de março, por exemplo, teremos a primeira edição EXTRA da A FOLHA DO OMNIBUS desde que estreou sua publicação na internet. Contamos para tal edição EXTRA com a colaboração de Fernando Moretto que nos enviou diversas informações da região metropolitana de Porto Alegre.

Boa leitura e até a próxima edição.

                                                                                                                                   Osvaldo Teodoro Born

NOVIDADES NO SITE - Entre as novidades do site está a nova página de reportagens sobre o transporte de Curitiba. Ainda em fase de testes a página apresenta neste primeiro momento a reportagem sobre o lançamento da linha de ônibus para o Zoológico. Acesse pelo link do Banco de Dados na página principal do site>Transporte de Curitiba>Reportagens. Também em fase de testes a página de reportagens e publicidade sobre ônibus em geral também acessada a partir da página do Banco de Dados que contém nesta primeira "atualização" a reportagem da empresa Penha também, incluída nesta edição do informativo. A idéia é manter constante inclusão de conteúdos ainda que tenhamos como limites o tempo disponível para o hobby e o próprio espaço nos servidores da hospedagem HPG.

Vale a pena também uma passadinha na relação de linhas metropolitanas que existiam na Grande Curitiba (PR) no ano de 1981. O acesso também é pela área do transporte de Curitiba no Banco de Dados.

A área Catálogo do site também tem mais alguns links para fabricantes, entre eles a Engesa, mostrando - em reprodução - foto do protótipo de micro-ônibus elétrico na década de 80.

 PRÓXIMA EDIÇÃO 

A próxima edição da A FOLHA DO OMNIBUS estará disponível na segunda quinzena de março.

EDIÇÃO ESPECIAL PORTO ALEGRE

Com a colaboração de Fernando Moretto no próximo mês de março teremos uma edição extra exclusivamente com informações da região metropolitana de Porto Alegre (RS) sintetizando como foram as aquisições de ônibus em 2004.

GRUPO DE DISCUSSÃO OMNIBUS DO BRASIL

O Omnibus do Brasil mantém um grupo de discussão sobre ônibus na internet do qual podem participar pessoas que residam em Santa Catarina ou no Paraná. Para se associar trocando idéias e fotos digitais com outros interessados em veículos, sistemas e materiais diversos sobre o assunto envie um e-mail para omnibusdobrasil@yahoo.com.br com o título GRUPO para que seu cadastro seja realizado. 

O grupo completou 2 anos de existência no dia 25 de novembro de 2004, conta com 32 associados e em dezembro último bateu o recorde de envio de mensagens, em torno de 1.500/mês, totalizando em janeiro 15.000 mensagens enviadas!

QUADRO DE AQUISIÇÕES

Envie por carta ou e-mail notícias de aquisições de ônibus na sua região informando:

NOME DA EMPRESA (quando possível completo)
CIDADE SEDE (e em qual linha os veículos irão operar quando possível)
NÚMERO TOTAL DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS (quando disponível)
TIPO DOS VEÍCULOS (urbano, intermunicipal ou rodoviário)
CATEGORIA OU SERVIÇO (fretamento, linhas regulares, linhas especiais, serviço leito)
PREFIXOS DOS VEÍCULOS: devem CONTER NO MÍNIMO UM DOS PREFIXOS DO LOTE, sem esta informação nenhum dado será publicado nesta seção
MARCA E MODELO DA CARROCERIA, número de portas 
MARCA E MODELO DO CHASSI (a marca é indispensável, se não for identificado o modelo informar no mínimo se é motorização dianteira, central ou traseira).
OUTRAS OBSERVAÇÕES (ar condicionado, tipo de vidros)

Envie, se possível, uma foto POR CARTA da aquisição. Seu nome constará como colaborador da edição.

EMPRESA SEDE QUANT CARROCERIA MARCA/MODELO CHASSI MARCA/MODELO PREFIXOS VISTOS DETALHES
Auto Viação São José dos Pinhais (São José dos Pinhais PR) 02 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz OF1722 20 A08,   

20 A09

Categoria Alimentador Metropolitano (primeiro na pintura padrão da categoria nesta empresa)

 

Laguna Auto Ônibus (Contagem MG) nd Caio Apache STD 2 portas Mercedes Benz OF 1721 23.003 (HBG 5189), 

23.004 (HBG 5187), 

23.005, 

23.006 (HBG 5190)

Categoria Linha Radial Metropolitana. 4 unidades (23.003 a 23.006) operam a linha 4401 Jardim Laguna - Belo Horizonte e demais variantes. Caixa de itinerário eletrônico vom inscrições na cor laranja.
Empresa N. S. Piedade (Campo Largo PR) 03 Busscar Urbanuss Pluss 3 portas Mercedes Benz OF 1722 165, 166, 167 x

Translitoral Transportes Turismo e Participações (Guarujá SP) 06 Caio Piccollo 2 portas Volkswagen 9.150OD 065 (DAO 7055), 067 (DAO 7050), 069 (DAO 7022), 071 (DAO 7110), 073 (DAO 7013), 075 (DAO 7026) Adquiridos no final de 2004
Viação Tindiquera (Araucária PR) nd Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF1722 112, 113, 114, 115, 116 Sistema TRIAR - Transporte Integrado de Araucária 
Melissatur Turismo (Curitiba PR) nd Busscar El Buss 340 Série 2004 Mercedes Benz OF1722 9022 Fretamento

Viação Mauá (São Gonçalo RJ) nd Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1722 RJ185.158 (LRI-0819), RJ185.168 (LTE-0619) Ar condicionado.
nd Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1722 RJ185.095 (LPF 0845) x
Rio Ita (São Gonçalo RJ) 75 Volare W8 Agrale RJ 152.002,       RJ 152.029, RJ 152.160, RJ 152.183, RJ 152.191, RJ 152.227, RJ 152.228, RJ 152.280, RJ 152.416, RJ 152.417, RJ 152.418, RJ 152.419, RJ 152.420, RJ 152.421, RJ 152.422, RJ 152.423, RJ 152.424, RJ 152.425 (KRG 0445), RJ 152.426, RJ 152.427, RJ 152.428, RJ 152.429, RJ 152.430, RJ 152.431, RJ 152.432, RJ 152.433, RJ 152.434, RJ 152.435, RJ 152.436, RJ 152.437, RJ 152.438, RJ 152.439, RJ 152.440, RJ 152.441, RJ 152.442, RJ 152.443, RJ 152.444, RJ 152.445, RJ 152.446, RJ 152.446, RJ 152.447, RJ 152.448, RJ 152.449 

    

Turismo Trans1000 (Mesquita RJ) nd Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1721 RJ148.038 (KPC 9693), RJ148.046 (KPC 9673)
Oriundos da Viação Mauá
nd Neobus Mega 2004 2 portas Mercedes Benz OF1721 RJ148.033 (KMN 3286) e RJ148.025 (KQB 0098)
Ar condicionado
nd Neobus Thunder + Mercedes Benz LO914 RJ148.107 (KYC 0054) x
Transportadora Tinguá (Nova Iguaçu RJ)
02 Caio Apache VIP Mercedes Benz OF1721 RJ 156.031 (LRR 0654), RJ156.092 (LRJ 0655)
Ar condicionado
01 Caio Apache VIP Volkswagen 17.210EOD RJ 156.093 (DBC-3612) Veículo em teste (Volkswagen)
Viação Alto Minho (Nova Iguaçu RJ) (Errata na edição 95: Transporte e Turismo Alto Minho Ltda.)
nd Neobus Thunder + Mercedes Benz LO914 1548 (LSN 0294) x
Viação Santa Terezinha (São João de Meriti - RJ) (Errata na edição 95: Empresa Santa Terezinha Ltda.)
nd Neobus Thunder + 1 porta Mercedes Benz LO914 18 (LSR 0645) Pintura nova
Transportes Master Ltda. (São João de Meriti - RJ)
nd Neobus Thunder + 1 porta Mercedes Benz LO914 RJ159.007 (LTA 0696) Ar condicionado. Cortinas.
Transportes PLANALTO Ltda. (São João de Meriti RJ)
nd Comil Svelto 2 portas Mercedes Benz OF1417 32 (LUA 0227) x
nd Comil Svelto 2 portas Mercedes Benz OF1418 20 (LTX 0230)
x
Transportes Flores Ltda. (São João de Meriri RJ)
20 Mascarello GranVia 2 portas Mercedes Benz OF1722 048 (LQX 0617), 058 (LQD 0595), 252 (LSC 0581)
Embarque pela porta dianteira
nd Ciferal Citmax 2 portas Mercedes Benz OF1722 069 (LQH 0704), 075 (LPE 0687), 076 (LQX 9947), 253 (LVC 0517)
Embarque pela porta dianteira
nd Ciferal Citmax 2 portas Mercedes Benz OF1418 100 (LPG 0725), 126 (LSQ 0749), 168 (LUS 0548) Embarque pela porta dianteira
Viação Redentor (Rio de Janeiro RJ) nd Neobus Mega 2004 2 portas Mercedes Benz OF1722 47.666 (LUL 0605) Ar condicionado
Transportes Futuro Ltda. (Rio de Janeiro RJ) nd Neobus Thunder +  Mercedes Benz LO914 30122 (LQS 0345) Ar condicionado. Nova pintura.
Breda Rio Tranportes Ltda. (Rio de Janeiro RJ)
nd Neobus Thunder +  Mercedes Benz LO914 95136 (LST 0584)
x
nd Marcopolo Torino 99 2 portas Mercedes Benz OF1418 95124 (LQP 0641) Embarque pela porta dianteira
Via Rio (Rio de Janeiro RJ) nd Marcopolo Torino 99 2 portas Mercedes Benz OF1418 60.015 (LSB 0679) Embarque pela porta dianteira. Nova pintura.
Real Auto Ônibus (Rio de Janeiro RJ)
nd Marcopolo Torino 99 2 portas Volkswagen 17.210EOD 41.128 (LQU 0480) x
Transurb S.A. (Rio de Janeiro RJ) nd Neobus Thunder +  Mercedes Benz LO914 72.135 (LCN 5006)
x
nd Ciferal Minimax  Mercedes Benz LO914 72.036 (LPO 0673) x
Braso Lisboa (Rio de Janeiro RJ)
nd Caio Apache Vip 2 portas Mercedes Benz OF1721 29.020 (LVE 0753), 29100 (LCQ 8504) x
Transportes Estrela Azul (Rio de Janeiro RJ)
nd Neobus Thunder +  Mercedes Benz LO914 55.143 (LRD 0512) x
ERIG Transportes (Rio de Janeiro RJ) nd Neobus Thunder +  Mercedes Benz LO914 57.068 (LCK 1199) x
Transportes Vila Isabel (Rio de Janeiro RJ)
nd Caio Apache Vip 2 portas Mercedes Benz OF1721 27.531 (LRD 0599) x
Viação Saens Peña (Rio de Janeiro RJ)
nd Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF 1722 71.593 (LQR 0801)
x
nd Caio Apache Vip 2 portas Mercedes Benz OF1721 71.536 (LCL 9366) x
Auto Viação Vera Cruz (Belford Roxo RJ)
nd Marcopolo Torino 99 2 portas Mercedes Benz OF1721 RJ 112.064 (LPO 0355) Embarque pela porta dianteira
Viação Vera Cruz (Duque de Caxias RJ)
nd Ciferal Citmax 2 portas Mercedes Benz OF1418 RJ 205.061 (LUL 0487) Embarque pela porta dianteira
Transportes Santo Antônio (Duque de Caxias RJ) nd Marcopolo Torino 99 2 portas Mercedes Benz OF1721 RJ 161.049 (LTF 0456), DC 3.150 (KRP 0046) x
nd Caio Apache S´21 2 portas nd DC 3.159 (LRC-0484) x
Expresso Real Rio (Seropédica RJ)
31 Ciferal Citmax 2 portas Mercedes Benz OF1722 RJ 133.028 (LBW 0705) Embarque pela porta dianteira
Viação Transmoreira (Contagem MG) 01 Marcopolo Torino 99 2 portas (traseira larga) Mercedes Benz OF1722 87.308 Categoria Linha Radial Metropolitana. Opera linha 1016 - Itaguara (MG) - Belo Horizonte (MG)
Empresa de Transportes Santa Fé (Belo Horizonte MG) 01 Marcopolo Torino 99 2 portas (largas) Mercedes Benz OF1721 E012 (GVQ 2386) Categoria Linha Radial Metropolitana.Opera linha 0004 - São Sebastião das Águas Claras (MG) x Belo Horizonte (MG) e demais variantes
Viação Cruzeiro (Belo Horizonte MG) nd Marcopolo Senior 2000 1 porta (larga, 2 folhas, entrada e saída) Mercedes Benz 

LO 915

46001 (GYS 9329), 46004 (GSY 9332). Categoria: linha interbairros diametral metropolitana. Operam a linha 1136 - Olaria - Glória via Antônio Teixeira Dias. 
Viação Lux (Belo Horizonte MG) 09 Caio Piccollo 1 porta (larga, 2 folhas, entrada e saída) Mercedes Benz 

LO 915

53.001, 53.002, 53.003, 53.004, 53.005, 53.006, 53.007, 53.008, 53.009 Categoria Linha Radial Metropolitana. 
Brasil Sul Linhas Rodoviárias (Londrina PR) 04 Busscar Jum Buss 380 Mercedes Benz O400RSD 1855, 1860, 1865, 1870 Serviço Executivo. Caixa de itinerário eletrônico. Ar condicionado. Vidros colados fumê. DVD. 3 monitores de TV com tela de cristal líquido. Água e café a bordo.Poltronas leito-turismo. Som ambiente. Recentemente a sede passou de Campo Mourão (PR) para Londrina (PR)
04 Busscar Jum Buss 380 Mercedes Benz O500RSD 1875, 1880, 1885, 1890
Transporte Coletivo Grande Londrina (Londrina PR) nd Ciferal Citmax 2 portas nd 4464 Operam a linha 903 - Anel Central
Viação Pedro Antonio (Vassouras RJ) nd Mascarello Gran Via 2 portas Mercedes Benz OF1418 113 x

Viação Progresso (Três Rios RJ) 04 Ciferal Minimax 2 portas Mercedes Benz 

LO 915

RJ 191.008/ 44.106 (KUH 8761), RJ 191.046/44.107 (KUL 2951), RJ 191.052/44.108 (KUH 8765), RJ 191.054/44.109 (LCL 7456) Adquiridos em novembro de 2004

Viação Santa Luzia ( RJ) 02 Ciferal Minimax 1 porta Volkswagen 9.150EOD 52.507 (LSX 0846), 52.509 (LPG 0829) Adquiridos em novembro de 2004

 

Auto Viação Agua Verde (Curitiba PR) 02 Busscar Urbanuss 3 portas Scania L94 JC 153, JC 154 Categoria Troncal. Novas portas com menor área envidraçada.
Salineira  (Cabo Frio RJ) 06 Ciferal Minimax 1 porta Mercedes Benz 

LO 915

760 (LPU 0909), 762 (LRQ 0862), 764 (LTX 0635), 766 (LQA 0862), 768 (LSR 0918), 770 (LSO 0873) Veículos para operação de linhas municipais. Adquiridos em dezembro de 2004.
02 Marcopolo Senior 2000 1 portas Mercedes Benz LO 914 750 (LQX 0292), 752 (LUG 0221), 754 (LSA 0257), 756 (LPB 0288), 758 (LPP 0222) Veículos para operação de linhas municipais. Adquiridos em maio de 2004.
02 Marcopolo Torino 99 2 portas "micrão" Mercedes Benz OF 1418 001 (LTE 0653), 002 (LPS 0884) Veículos para operação de linhas municipais. Adquiridos em dezembro de 2004.
15 Caio Apache S´21 Mercedes Benz OF 1721 RJ 111.019 (LAM 2573), RJ 111.020 (KZD 0041), RJ 111.021 (LCP 5556), RJ 111.022 (LQX 0422), RJ 111.023 (KMW 0106), RJ 111.027 (KOS 0942), RJ 111.028 (LCP 5560), RJ 111.029 (LRQ 0416), RJ 111.030 (LBB 8723), RJ 111.032 (LBB 8724), RJ 111.040 (LUG 0310), RJ 111.041 (LSN 0451), RJ 111.042 (LSY 0422), RJ 111.043 (LSN 0450), RJ 111.044 (LPJ 0045) Adquiridos em maio de 2004.
Italbus (Rio de Janeiro RJ) 01 Neobus Thunder Plus Volkswagen 9.150EOD 1200 x
Auto Viação 1001 (Niterói RJ) nd Marcopolo Paradiso G6 1200 Scania K124IB 2416 (DBC 3424), 2430, 2431, 2432, 2433 Adquiridos em dezembro de 2004.
Útil (Belo Horizonte MG) nd Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400 RSE 2401, 2402, 2403, 2404, 2405, 2406, 2407, 2408 x
Viação Itapemirim (Cachoeiro do Itapemirim ES) nd Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz (tras) 8101, 8103, 8105 x
Expresso Guanabara (Fortaleza CE) nd Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400 RSE 457, 458, 459, 460, 461, 462, 463 x
Montes Brancos (Cabo Frio RJ) 04 Ciferal Minimax 1 porta Mercedes Benz Lo 915 RJ 196.075 (LRK 0838), rj 196.076 (LQK 0837), rj 196.077 (LPI 0862), RJ 196.078 (LTC 0638) Adquiridos em dezembro de 2004.
08 Marcopolo Torino 99 2 portas "micrão" Mercedes Benz OF 1418 RJ 196.067 (LSX 0960), RJ 196.068 (lue 0688), RJ 196.069 (LPG 0852), RJ 196.070 (LUF 0644), RJ 196.071 (LUO 0658), RJ 196.072 (LUN 0711), RJ 196.073 (LUH 0651), RJ 196.074 (LRL 0832) Adquiridos em dezembro de 2004.
Gran Eufrásia (Barra do Piraí RJ) 03 Neobus Spectrum 1 portas Volkswagen 17.210EOD 700, 800, 1600 Televisão. DVD. Poltronas Reclináveis. Som ambiente.
Viação Agulhas Negras (RJ) 08 Caio Piccollino 2 portas Volkswagen  8120OD 4005 (DBM 5532), 4007 (DBM 5541), 4011 (DBM 5534), 4018 (DBM 5538), 4031 (DBM 5531), 4040, 4028 (DBM 5540), 4038 x
Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR) 01 Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF 1722 26.077 Categoria Metropolitano Convencional.
Expresso Nordeste (Campo Mourão PR) nd Busscar Vissta Buss HI Volkswagen 18.310EOT 4.100, 4.130 x
nd Comil Campione 3.45 (Errata na edição 94: são Campione 3.65) Volkswagen 18.310EOT 4.050 x
Viação Santa Cruz (SP) nd Busscar Vissta Buss nd (tras) 7800, 7810, 7820, 7830, 7840 Veículos vistos em Joinville (SC)
Viação Cristália (Itapira SP) nd Busscar Vissta Buss  nd 7001, 7002, 7003, 7004, 7005, 7006, 7008, 7009, 7010, 7011, 7012 Veículos vistos em Joinville (SC)
13 Busscar Vissta Buss LO Scania K360 (K124IB) 3891 (BXF 0691), 3911 Ar condicionado. Caixa de itinerário eltrônica (dígitos em laranja). Vidros lacrados   (não é colado)
Viação Nasser (SP) nd Busscar Vissta Buss nd (tras) 3425, 3435, 3445, 3455, 3465, 3475, 3485 Veículos vistos em Joinville (SC)
Passaro Marron (SP) nd Busscar Vissta Buss nd (tras) 7601, 7602, 7603 (CVP 2213), 7604, 7605, 7606, 7607, 7608, 7609, 7610, 7611, 7612, 7613, 7614, 7615, 7616, 7617, 7618, 7619, 7620, 7621, 7622, 7623, 7624 Convencional. Sem sanitário. Veículos vistos em Joinville (SC)
Viação Sandra (Conselheiro Lafaiete MG) 02 Comil Campione 3.45 Mercedes Benz O400RSE 8600 (GXA 6508), 8650 (GXA 6507) Convencional. 46 lugares. Operação na linha Lafaiete (MG) - Belo Horizonte (MG)
01 Comil Campione 3.45 Mercedes Benz O500 8700 (GXA 6509) Convencional. 46 lugares. Operação na linha Lafaiete (MG) - Belo Horizonte (MG)
Rota Real (Conselheiro Lafaiete MG) 01 Busscar El Buss 320 Mercedes benz OF1721 ano 2.000 (BSG 8652) Ex Viação Santa Cruz (SP).Opera única linha da empresa Lafiete (MG) - Ouro branco (MG).
Viação Rio Doce (Caratinga MG) nd Comil Campione 3.45 Mercedes Benz O400RSE 60.503 (GWI  7408) Executivo. 42 lugares. Ar condicionado. Adquiridos em dezembro de 2.004. Operam linha Juiz de Fora (MG) - Vitória (ES)
nd Comil Campione 3.25 Mercedes Benz OF1418 20.507 Operam na linha Governador Valadares (MG) - S. J. Oriente (MG)
Atual (Belo Horizonte MG) 07 Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400RSE 3400 (GVE 9239), 3401 Convencional. 46 lugares. Rodas na cor preta. Vistos respectivamente nas linhas Cons. Lafaiete (MG) - Ouro Preto (MG), Juiz de Fora (MG) - Belo Horizonte (MG).
Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400RSE 7402 (GVE 9237) Ar condicionado. Vidros colados fumê. Rodas  na cor preta. retrovisores elétricos.  Operando linha Juiz  de Fora (MG) - Belo Horizonte (MG).
Salutaris (Paraíba do Sul RJ) nd Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400RSD ano 2001/2002 13828 Heka (MQN 1748), 13829 , 13832 Musca (MTJ  8980) Remanejados da Viação Aguia Branca. Ar condicionado.  Vidros colados fumê. Operam linha São Paulo (SP) - Vitória da Conquista (BA), Vassouras (RJ) - São Paulo (SP). 
nd Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz O400RSE ano 2001/2002 13405 (MRF 0461), 13406 (MRD 3201), 13409 (MRI 0461) Remanejados da Viação Aguia Branca. Ar condicionado.  Vidros colados. 42 lugares. Operam linha São Paulo (SP) - Ponte Nova (MG)
Real Expresso (Brasília DF) nd Comil Campione 3.45 Mercedes Benz O500 2571 (JFQ 4006) Convencional. 46 lugares. Caixa de itinerário eletrônico. Retrovisores elétricos (novo modelo).
nd Comil Campione 3.45 Mercedes Benz O500 2511 Executivo Princess. 42 lugares. Ar condicionado. Vidros lacrados (não colado). Caixa de itinerário eletrônico. Retrovisores elétricos (novo modelo).
Real Norte (Porto Velho RO) 02 Marcopolo Paradiso G6 1800DD Mercedes Benz O400RSD 2511 Executivo (piso superior) e Leito (inferior). Empresa do grupo Real Expresso.
Camurujipe (Salvador BA) nd Comil Versatile  Mercedes Benz OF1722 130 (JOT 0777) e 140 Operam Vitória da Conquista (BA) - Vila do Café (BA)
nd Busscar El Buss 340 Scania K94IB 3020 (JOT 0738) Convencional. Operam Salvador (BA) - Vitória da Conquista (BA)

ERRATA - Na edição 91 divulgamos as fotos dos novos veículos da Teixeira (no quadro de aquisições) como sendo de Sergio Augusto Braga Canuto quando na verdade a autoria é de Vitor Rodrigo Dias.

ERRATA 2 - Na edição 89 divulgamos novas aquisições da Brasil Sul de Campo Mourão (PR). No entanto o prefixo 1805 divulgado não existe. Faltou informar na edição o prefixo 1850 da categoria Executivo. A sede da empresa recentemente passou de Campo Mourão (PR) Para Londrina (PR).

ALTERAÇÕES - A Auto Viação São José dos Pinhais (São José dos Pinhais PR) conforme divulgado na edição 91 recebeu Marcopolo Viale Mercedes Benz OF 1722. No entanto os prefixos 20A08 e 20A09 trocaram para 20.145 e 20.146 (este recebeu a placa AMH 6826) da categoria Metropolitano Troncal, adequando-se à pintura. Nesta edição divulgamos os novos 20A08 e 20A09 que vieram com pintura Alimentador Metropolitano, os primeiros da empresa na cor padrão laranja.

COMPLEMENTANDO - No quadro de aquisições da edição 91 divulgamos novas aquisições da Auto Viação Santo Antonio (Colombo PR). Agora divulgamos as placas dos novos veículos: 18A35 - AMH 9801, 18A36 - AMH 9815, 18A37 - AMH 9812, 18A41 - AMH 1223, 18A42 - AMH 1224, 18A97 - AMH 1347, 18A98 - AMH 1219. No quadro de aquisições da edição 89 divulgamos novas aquisições da Leblon Transporte Coletivo (Fazenda Rio Grande PR), agora informamos as placas dos veículos adquiridos: 15R40 - AME 5251, 15R41 - AME 5253. Na edição 88 divulgamos novas aquisições da Nobel Transporte Coletivo (Fazenda Rio Grande PR), agora informamos as placas: 31A40 - AMA 1665, 31A41 - AMA 1668, 31A42 - AMA 1664, 31A43 - AMA 1670, 31A44 - AMA 1683, 31A45 - AMA 1659, 31A46 - AMA 1669, 31A47 - AMA 2341, 31A48 - AMA 1663, 31A49 - AMA 1682, 31A50 - AMA 2346, 31A51 - AMA 2338.

COMPLEMENTANDO II - Na edição 91 divulgamos a aquisição do Caio Giro 3400 Mercedes Benz O500RSD prefixo 6753 pela Companhia São Geraldo. A placa do veículo é GXH 6485.

COMPLEMENTANDO III - O Comil Campione 3.45 Volkswagen 18.310EOT Prefixo 770 da Viação Cidade do Aço divulgado na edição 91 já foi devolvido à Volkswagen após testes nesta empresa.

COMPLEMENTANDO IV - Na edição 89 divulgamos novas aquisições da Expresso Azul (Pinhais PR). Agora as placas: 17C36 (AMD 9251), 17C38 (AMD 9255), 17C41 (AME 3102).

COMPLEMENTANDO V - Na edição 90 divulgamos novas aquisições da Viação Castelo branco (Campina Grande do Sul PR). Agora as placas: 25095 (AMG-0662), 25096 (AMG 0657).

COMPLEMENTANDO VI - Na edição 88 divulgamos novas aquisições da Viação Antonina (Almirante Tamandaré PR). Agora as placas: 24A38 (AMA 6548), 24044 (ALZ 2795). Na edição 89 já divulgamos do 24.043 (ALZ 2793).

COMPLEMENTANDO VII - Na edição 90 do informativo divulgamos a chegada dos primeiros veículos do grupo Viação Garcia no lote adquirido no final de 2004. Agora divulgamos a totalidade dos veículos, excetuando alguns prefixos:

VIAÇÃO GARCIA

Quantidade Carroceria Chassi Características
04  Busscar Panorâmico DD Mercedes Benz O500RSD 14m Leito-Cama, 24 lugares, poltronas com reclinação a 180º, caixa de itinerário eletrônico, ar condicionado, vidros colados, ponto para recarregamento de celulares, geladeira elétrica, cabides junto às poltronas. Prefixos 7.000, 7.010, 7.020, 7.030.
01  Caio Giro 3400 Volkswagen 18.310EOT 12,7m Convencional Top Bus, 42 lugares, caixa de itinerário eletrônico, ar condicionado, vidros colados, ponto para recarregamento de celulares. Prefixo 7.300.
09  Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400RSD 14m Executivo, 42 lugares, poltronas leito turismo, ar condicionado, vidros colados, ponto para recarregamento de celulares
36  Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O500RSD 14m Executivo, 42 lugares, poltronas leito turismo, ar condicionado, vidros colados, ponto para recarregamento de celulares
01 Marcopolo Paradiso G6 1200 Scania K124 Executivo, 42 lugares, poltronas leito turismo, ar condicionado, vidros colados, ponto para recarregamento de celulares

VIAÇÃO OURO BRANCO

Quantidade Carroceria Chassi Características
07 Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400RSD 14m Executivo, 42 lugares, poltronas leito turismo, ar condicionado, vidros colados, ponto para recarregamento de celulares.
01 Busscar Urbanuss Volvo Para linhas metropolitanas
01 Comil Svelto Volvo Para linhas metropolitanas

EMPRESA PRINCESA DO IVAÍ

Quantidade Carroceria Chassi Características
02 Busscar Panorâmico DD Mercedes Benz O500RSD 14m Double-Class, 38 lugares, poltronas com reclinação a 180º, caixa de itinerário eletrônico, ar condicionado, vidros colados, ponto para recarregamento de celulares, geladeira elétrica, cabides junto às poltronas. Prefixos 20.420, 20.430
02 Marcopolo Paradiso G6 1350 Mercedes Benz O400RSD 14m Executivo, 42 lugares, poltronas leito turismo, ar condicionado, vidros colados, ponto para recarregamento de celulares
06 Caio Giro 3400 Volkswagen 18.310EOT 12,7m Convencional, 42 lugares

NOVAS LINHAS METROPOLITANAS - A Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) iniciou operação em dezembro passado das novas linhas metropolitanas operadas com ônibus urbano no interior do Paraná: Medianeira (PR) - Serranópolis do Iguaçu (PR), Medianeira (PR) - Santa Helena (PR), Santa Helena (PR) - Marechal Cândido Rondon (PR), Marechal Cândido Rondon (PR) - Palotina (PR) e Missal (PR) - Sâo Miguel do Oeste (PR) via Itaipulândia. 

REVENDA - Em Curitiba (PR) foi visto a venda o micro-ônibus Ciferal Agilis placas LCM 2043 ex prefixo 53.067 da operadora Santa Sofia do Rio de Janeiro (RJ).

AUTO VIAÇÃO CURITIBA - A empresa que opera linhas municipais em Curitiba (PR) retirou da frota alguns veículos que há algum tempo não operavam linhas,  entre outros Mafersa M240T (o primeiro da região), prefixo LC038, Mafersa M210T, prefixo LA986, Caio Amélia 3 portas Mercedes Benz OF prefixos LA999 (ACU 7220) e LA998 (ACC 2809), Busscar Urbanus II 3 portas Mercedes Benz OF, prefixo LC022 (AAM 6498).

VIAÇÃO CIDADE SORRISO -  A empresa que opera linhas municipais em Curitiba (PR) retirou da frota alguns veículos, entre outros Busscar Urbanus II 3 portas Mercedes Benz OF 1993, prefixos GA712 (AEA 4345) e GA700 (AEA 4346).

NOVA OPERADORA - A Expresso Caxiense recentemente vendeu seu direito de exploração das linhas Caxias do Sul (RS) - Flores da Cunha (RS), Caxias do Sul (RS) - Otávio Rocha (RS) e Caxias do Sul (RS) - Nova Pádua (RS) para um grupo empresarial de Flores da Cunha (RS)> Com isto surgiu uma nova operadora de linhas regulares denominada Ditrento cujos ônibus eram anteriormente da Caxiense, em geral Marcopolo Viaggio GIV Mercedes Benz OF como o da foto abaixo.

RODONOTAS

TARIFA DOMINGUEIRA EM CURITIBA - A Prefeitura Municipal de Curitiba (PR) implementou a redução da tarifa do transporte coletivo de R$ 1,90 para R$ 1,00 aos domingos. "A mudança da tarifa aos domingos é o primeiro passo para a redução da passagem de ônibus e traz benefício direto para o trabalhador, já que mais de 40% das passagens nos dias úteis são pagas pelo vale-transporte, custo arcado pela empresa, enquanto a passagem no domingo sai direto do bolso do usuário", disse o prefeito Beto Richa no anúncio da mudança. Até que o sistema seja adaptado e o cartão-transporte possa diferenciar a data de viagem do usuário - o que deve demorar cerca de seis meses - a passagem aos domingos terá de ser paga em dinheiro. O prefeito anunciou também a criação da Comissão de Estudos Tarifários da RIT, que tem prazo de 90 dias para dissecar a planilha, item por item, e apresentar proposta de revisão tarifária. Integram a Comissão de Estudos Tarifários da RIT o presidente da Urbs, Paulo Schmidt, que preside a comissão, o diretor de Transportes, Luís Eduardo Sebastiani, e representantes indicados pela UFPR, PUC-PR, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, OAB, PGM, SMF, Sindicato dos Motoristas e Cobradores (SINDIMOC), Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (SETRANSP), Câmara de Vereadores e COMEC.

NÚMEROS - A Rede Integrada de Transporte tem hoje 1,1 milhão de passageiros pagantes em dias úteis. Se contados todos os municípios da Grande Curitiba, o número de usuários pagantes chega a 1,25 milhão. A frota total do sistema integrado (urbano e metropolitano) é de 2.160 ônibus (2.530 na Grande Curitiba). São 351 Estações-tubo, 72 km de canaletas exclusivas e 5 mil pontos de parada. O sistema conta com 21 terminais urbanos de integração e 7 metropolitanos. Das 469 linhas que funcionam na Grande Curitiba, 388 são integradas. Só a RIT faz 21 mil viagens por dia em Curitiba e 23 mil na Grande Curitiba. Fazem parte da Rede Integrada de Transporte os seguintes municípios: São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo, Piraquara, Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Campo Magro, Araucária, Contenda, Itaperuçu e Bocaiúva do Sul.


NOVOS TERMINAIS - A região metropolitana de Curitiba (PR) terá dois novos terminais de transporte em 2005. Os terminais de Guaraituba e Roça Grande serão construídos pelo Governo do Estado na cidade de Colombo (PR), ao norte da capital paranaense. As obras, orçada em R$5 milhões fazem parte do Programa Integrado de Transportes (PIT), que prevê a construção de pontos, abrigos de ônibus, trincheiras, duplicação de vias, rotatórias e pavimentação de ruas para os ônibus do Sistema Integrado da Região Metropolitana de Curitiba. Os novos terminais devem facilitar a interligação entre Curitiba (PR) e Colombo (PR) permitindo acesso facilitado ao transporte integrado; além disso o terminal de Guaraituba deve desafogar o fluxo de linhas e passageiros do terminal Maracanã, saturado e com estrutura deficitária há vários anos.


EXPORTAÇÃO MERCEDES - A DaimlerChrysler do Brasil fechou recentemente contrato para exportação de 514 chassis do modelo O500 para o Catar, no Oriente Médio, num valor de US$ 33 milhões. As entregas serão em dois lotes, em junho e agosto. As carrocerias serão fornecidas pela Comil.


600 MERCEDES PARA BELO HORIZONTE (MG) - A DaimlerChrysler do Brasil fechou contrato para fornecimento de 600 chassis para a região de Belo Horizonte (MG). 450 unidades foram negociadas com SetraBH - Sindicato das Empresas de Transporte de Belo Horizonte para operar em linhas municipais
e outros 150 novos veículos foram negociados com Sintram - Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano para circular em linhas metropolitanas da Grande Belo Horizonte (MG). Os ônibus terão carroceria Marcopolo e Caio.
Para linhas municipais 270 unidades do chassi OF 1722 e 180 unidades do chassi OF 1418, que serão entregues nos meses de março e abril.


VOLVO FAZ VENDA RECORDE - 1.667 ônibus para o projeto Transantiago no Chile. Esse é o número impressionante de ônibus Volvo que devem estar sendo entregues durante no período de junho de 2005 a fevereiro de 2006 a 3 operadoras do novo sistema de transporte na cidade de Santiago. Encarroçados por três marcas brasileiras - Marcopolo - Caio e Busscar - os ônibus serão do modelo B9 SALF e B7R (510 unidades). As operadoras que receberão os novos ônibus são a Subus Chile S.A., Express de Santiago Uno S.A., e Inversiones Alsacia S.A. Os articulados serão produzidos na fábrica da Volvo de Curitiba, e os convencionais na planta localizada em Borås, cidade nas proximidades de Gotemburgo (Suécia), sede mundial do grupo. Os articulados - com motor de 9 litros, capacidade para 160 pessoas e 18,5 metros de comprimento - circularão em três dos cinco corredores do Transantiago, chamados de troncais, que passam pelos principais eixos urbanos de Santiago. Veículos com maior capacidade de transporte significam menos ônibus nas ruas e menos emissão de poluentes. Os ônibus convencionais - com motor de 7 litros, capacidade para 80 pessoas e 12 metros de comprimento - também rodarão nos troncais. Ambos os modelos atenderão as normas Euro III de emissão de poluentes. Os veículos para os outros dois corredores serão objeto de aquisição futura. Os articulados B9 SALF dispõem de quatro portas do lado direito e motor de 340 cv, têm piso baixo em toda a sua extensão, facilitando o acesso, o embarque e o desembarque de passageiros. SALF é a abreviação para a sigla em inglês Side Low Articulated. Tanto o articulado como o convencional, têm um computador de bordo para monitoramento de dezenas de funções do veículos e um custo operacional baixo. 

O Transantiago é o projeto de modernização do transporte público de Santiago. É similar a sistemas organizados de transporte já consagrados na América Latina, como o de Curitiba, no Paraná/Brasil, e o de Bogotá, na Colômbia, conhecido como Transmilenio. Ambos revolucionaram o transporte coletivo público nestas cidades: aumentaram o número de pessoas atendidas, diminuíram o número de veículos nas regiões centrais, contribuíram para amenizar a poluição veicular, e reduziram os tempos de espera dos passageiros e de viagem usando ônibus com maior capacidade de transporte que circulam em vias segregadas. O Transantiago está sendo implantado pelo governo chileno para solucionar gradativamente estes problemas. O plano é, a partir de agosto, iniciar a substituição dos 3,5 mil operadores de transporte que hoje atuam no sistema de Santiago por 15 consórcios empresariais. Os gestores trabalham para garantir um serviço de qualidade internacional e tarifas similares às praticadas atualmente. O sistema terá 25 quilômetros de corredores segregados e 61 quilômetros de vias não segregadas.


MARCOPOLO VENDE 1.116 ÔNIBUS PARA TRANSANTIAGO - A Marcopolo é uma das empresas que fornecerão as carrocerias para os chassis Volvo vendidos para o projeto Transantiago no Chile. Ao todo foram negociados 1116 ônibus, sendo já recorde de vendas na história da empresa, além de outro recorde em termos de unidades articuladas: 496. Os ônibus, dos modelos Gran Viale Articulado e Gran Viale 12 metros, serão montados sobre chassis Volvo B9 SLA e B7R LE (1.006 veículos) e Daewoo (110 unidades). Os veículos começarão a ser entregues a partir de junho próximo até fevereiro de 2006, para as empresas Subus Chile S.A., Express de Santiago Uno S.A., e Inversiones Alsacia S.A..


MARCOPOLO APRESENTA ÔNIBUS "FORA-DE-ESTRADA" - A encarroçadora Marcopolo desenvolveu um ônibus rodoviário, modelo Allegro, especialmente para ser utilizado em estradas sob condições precárias. O veículo, fabricado a pedido do cliente Eucatur e batizado de Allegro Fora-de-Estrada, rodará pelo interior dos estados do Amazonas e de Rondônia. O Allegro Fora-de-Estrada possui equipamentos diferenciados para enfrentar as condições severas das estradas da região. Nesse veículo, a distância em relação ao solo é maior. A altura chega a 850 mm, enquanto em outros modelos é de 470 mm. Mais curto que os veículos similares, com 10.870 mm de comprimento, foi desenvolvido com estrutura super reforçada e saia (bagageiro) com 700 mm. O deslizador para balsa, instalado na linha do pára-choque, facilita o acesso a embarcações que fazem a travessia nos rios da região amazônica. O Allegro foi equipado ainda com degrau retrátil para maior conforto e segurança dos passageiros. Montado sobre chassi Mercedes-Benz, o Allegro Fora-de-Estrada tem capacidade para transportar 41 passageiros. Foi desenvolvido para atender às necessidades particulares de transporte da região, com maior robustez e resistência.


SCANIA APRESENTA NOVO CHASSI E MOTOR ELETRÔNICO A Scania introduz em sua linha de ônibus rodoviários um novo motor de 9 litros, com potência de 310 cavalos e injeção de combustível totalmente eletrônica, que já atende aos índices de emissões da norma Conama P5 (Euro III), obrigatórios a partir de 2006. O novo motor equipará o chassi de ônibus K 310, indicado para o transporte de passageiros em curtas e médias distâncias, fretamento, turismo e receptivo de eventos. “A Scania decidiu entrar definitivamente nesse nicho de mercado no início de 2004, quando (...) ofereceu um produto altamente competitivo, que foi o K 94. Ao final do ano, celebramos a liderança desse nicho e, agora, estamos substituindo o K 94 pelo K 310, acrescido do novíssimo motor eletrônico da Scania”, comenta Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

Para a divulgação do novo produto, que tem preço sugerido de R$ 158.800,00, a Scania visitará mais de 500 clientes no decorrer do primeiro semestre. Sete ônibus, com carrocerias Marcopolo, Busscar, Irizar e Comil, foram personalizados e deverão rodar cerca de 50 mil quilômetros cada um, passando pelas principais cidades brasileiras. Em diversas localidades, os veículos permanecerão em demonstração dinâmica junto a clientes.

Confira também artigo de Antonio Ferro sobre o novo Scania K 310 na seção ARTIGOS do site com link na página principal.


VOCAL TEM NOVO SITE - A Vocal, concessionária de caminhões e ônibus da Volvo, colocou no ar uma versão totalmente reformulada do seu site. Navegando no site é possível conhecer toda a linha de caminhões pesados e semipesados, os ônibus rodoviários e urbanos Volvo e, ainda, saber detalhes dos pneus Michelin, comercializados pela concessionária. Há também informações sobre todas as unidades da Vocal e os serviços e produtos que cada uma oferece. Acesse pelo endereço www.vocal.com.br.


BRASIL SUL PREMIADA - O Paraná esteve representado no "Maiores e Melhores do Transporte & Logística 2004", realizado em São Paulo (SP), no último mês. A Brasil Sul Linhas Rodoviárias ficou em primeiro lugar no 36º Congresso Comunicação Visual Pintura de Frota/2004. O ônibus recebeu design inspirado na bandeira do Brasil. "Foi uma forma de identificarmos o nome da nossa empresa e também de homenagearmos nossa bandeira nacional", comentou José Boiko, diretor presidente. Com sede em Londrina e no mercado desde janeiro de 2004, sua frota de 40 ônibus é considerada uma das mais novas do país - tem menos de 01 ano. Todos os veículos são equipados com ar condicionado, televisão, vídeo e DVD. Possuem 42 lugares com poltrona reclinável e apoio para os pés. Para maior conforto na viagem é disponibilizado aos passageiros água mineral e café. Os trechos abrangidos são as cidades do Paraná e os estados Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. A empresa tem ainda a opção de ônibus Leito Sleep para as viagens interestaduais. Ele é equipado com 18 poltronas individuais, dispostas em três fileiras de seis lugares, com inclinação de até 180º o que as transforma em camas. Em São Paulo a empresa dispõe uma Sala Vip; localizada próxima à Estação da Luz, é um espaço onde os clientes podem descansar. Possui banheiros, sala de estar com televisão, lanchonete e guarda-volumes. O serviço é uma opção para quem não quer ficar em hotéis durante viagens rápidas. 


PRÊMIO VOLVO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO APRESENTA MUDANÇAS NO REGULAMENTO - A partir deste ano, o prazo para inscrever os trabalhos e participar do XVI Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito se encerra no dia 30 de novembro e não mais no final de abril como vinha ocorrendo. Os trabalhos serão divididos em seis categorias: “Cidade”, “Empresa”, “Estudante Universitário”, “Motorista Profissional”, “Imprensa” e “Geral” (demais áreas). As escolas de ensino médio, que antes concorriam na categoria “Escola” passam a competir em “Geral”, juntamente com outros estabelecimentos educacionais. Outra inovação importante no regulamento diz respeito à premiação. Os inscritos passam a concorrer a Prêmios Regionais, uma oportunidade a mais para reconhecer e destacar trabalhos de quem luta em prol da segurança no trânsito, em diferentes localidades brasileiras. Os vencedores regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), de cada uma das seis categorias, serão premiados com o Troféu Volvo de Segurança no Trânsito e concorrerão automaticamente ao prêmio nacional. No evento nacional, os vencedores nas categorias “Cidade” e “Empresa” receberão o Troféu Volvo de Segurança no Trânsito e uma viagem à Suécia. Já os ganhadores nas categorias “Estudante Universitário”, “Geral”, “Imprensa” e “Motorista Profissional” serão premiados com o Troféu Volvo de Segurança no Trânsito, uma viagem à Suécia e R$ 3 mil em dinheiro.Os trabalhos poderão ser entregues em formatos variados - texto, vídeo, áudio, CDs, DVDs, fotografias, etc - e precisam conter um resumo da ação desenvolvida. Cada participante deverá enviar seis cópias de seu trabalho mais a ficha de inscrição devidamente preenchida para “Programa Volvo de Segurança no Trânsito”: Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 2.600 - Cidade Industrial - CEP 81260-900 - Curitiba - Paraná. O prazo final para inscrição é 30 de novembro de 2005, sendo que valerá a data de postagem do material. O anúncio dos vencedores regionais e nacionais está programado para abril de 2006. No site www.volvo.com.br/pvst é possível encontrar o regulamento completo do XVI Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, bem como a ficha de inscrição.

Criado em 1987, quando a Volvo comemorava 10 anos no País, o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito incentiva a sociedade brasileira a buscar ações efetivas que possam reduzir o número e a severidade dos acidentes. Em 2004, foram inscritos 324 trabalhos, vindos de 122 municípios e 17 Estados brasileiros.


INTEROZONE COMERCIALIZA EQUIPAMENTO OTB-10 - O maior grupo de empresas de ônibus do país acaba de fechar contrato com a Interozone do Brasil, para a instalação do equipamento OTB-10 nos seus carros novos, que utilizam sistema de ar condicionado. Nos próximos meses, nova negociação deverá ser feita, agora para os veículos já em circulação. O OTB-10 é um aparelho de purificação de ar criado e desenvolvido pela Interozone, que elimina odores e proporciona a sanitização do interior dos ônibus, promovendo a eliminação de fungos e bactérias que proliferam nos sistemas de ar condicionado. Atualmente, mais de 15 empresas já possuem essa tecnologia permitindo aos passageiros viajar num ambiente com excelente qualidade do ar, sem riscos de proliferação ou transmissão de doenças.

O grupo de empresas é formado pela Viação Cruz de Araraquara (São Paulp), Viação Piracicabana, Breda Turismo, Viação São Paulo/São Pedro, Princesa do Norte (Paraná) e Expresso União (Rio de Janeiro). Segundo o responsável pela área comercial da Interozone, Laércio Atuati, mais nove empresas de ônibus deverão receber o equipamento nos próximos meses. “Hoje, são mais de mil aparelhos comercializados, o que dá uma média de 100 aparelhos por mês, ou de três a quatro por dia”, disse Laércio. “Esperamos dobrar esse número até o final de 2005”.

O OTB-10 foi lançado no Brasil em marco de 2004, após três anos de testes. O equipamento trabalha com 24 volts e é acoplado ao duto do ar condicionado do ônibus, ocupando pouquíssimo espaço. O aparelho utiliza a tecnologia da ionização, ou seja, gera  íons negativos, produzidos pela dissociação das moléculas de oxigênio do próprio ambiente. Esses íons rompem a membrana celular dos microorganismos, que pelo processo de oxido redução, são eliminados. O mais importante deste processo é que não exige a aplicação de produtos químicos e não deixa  resíduos tóxicos.

A concentração de pessoas em ambientes fechados reduz a qualidade do ar, favorecendo o surgimento e a propagação de fungos e bactérias e odores desagradáveis. Nos ônibus que utilizam sistema de ar condicionado normalmente as janelas ficam fechadas, para manutenção da temperatura interna, e isso acaba impossibilitando a troca de ar, o que facilita até a proliferação de doenças entre os passageiros. Com a purificação ambiente proposta pelo OTB-10, isso não acontece. A Interozone do Brasil é uma empresa com possui experiência em centenas de aplicações do oxigênio ativo, tem sede em Jundiaí (São Paulo) e filiais em outros estados (www.interozone.com.br).

 

PANORAMA

Se você conhece situações de abandono em ESTRADAS ou RODOVIÁRIAS por onde trafegam seus ônibus (urbanos ou rodoviários), seja você empresário ou passageiro, envie-nos fotos para publicação. Nosso endereço de correio eletrônico é omnibusdobrasil@yahho.com.br. A coluna PANORAMA está a sua disposição. Veja nas edições anteriores 86 e 87 exemplo de casos de abandono de estradas paranaenses.

PASSEIO

Apresentamos aos leitores da A FOLHA DO OMNIBUS a nova coluna "Passeio" que relatará viagens urbanas e rodoviárias feitas pela editor deste. O objetivo é documentar os trajetos e diversos aspectos das viagens percorridas.

A primeira viagem relatada será a Curitiba-Mandirituba, viagem intermunicipal da categoria Metropolitano Convencional. Ela liga o centro de Curitiba (PR) a Mandirituba (PR), distantes 40 quilômetros (entre as sedes dos municípios).

Preparativos: antes da viagem consultei os horários na internet através do site www.curitiba.pr.gov.br onde encontrei as seguintes opções saindo de Curitiba:

06:35 - 09:45 - 11:40 - 15:30

Optei pela viagem que partia às 11h40min

Veículo utilizado: Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF1721 ano 2003. Prefixo 30.012. Operadora: Reunidas SA Transporte Coletivo (Caçador SC). 

Tempo de viagem: 55 minutos nesta viagem.

Descrição:

Após a consulta dos horários disponíveis na internet iniciei a viagem chegando ao ponto inicial da linha, Rua Doutor Muricy esquina com Avenida Visconde de Guarapuava no centro de Curitiba (PR). As coberturas do ponto foram trocadas há alguns meses e não há qualquer indicação de onde é a parada da linha sendo necessário a quem não tem como rotina utilizá-la perguntar a outros usuários onde fica a parada visto que diversas linhas tem ponto inicial nesta quadra. O veículo chegou com atraso de 10 minutos em relação ao horário encontrado na internet mas pode ser considerável normal diante do trecho da BR 116 que utiliza. O veículo tem mororização dianteira, apresentava incômodos barulhos na suspensão, detalhe normal nos ônibus "leves". As cortinas e bancos semi-acolchoados em duas fileiras são diferenciais importantes que a empresa utiliza (é difícil encontrar em outras empresas especialmente cortinas e bancos em duas fileiras) pois a maioria dos passageiros que utiliza a linha faz todo o percurso, cerca de 40 quilômetros. A condução sempre foi adequada na ida e no retorno. O trajeto é feito na maior parte em linha reta não trazendo problemas aos passageiros. Infelizmente a estrutura viária do trecho utilizado da BR 116 é deficiente, especialmente por ser em pista simples. Uma aprte do tr4eecho é também feita em trecho não urbano podendo o veículo desenvolver velocidade compatível com a rodovia dentro dos limites legais. No entanto na entrada de Curitiba (PR) um incoveniente semáforo proporciona uma fila bem longa de veículos. Outra mostra da deficiência da estrutura utilizada pelo veículo e responsabilidade do poder público é a estação rodoviária de Mandirituba, ponto final da linha. Um lugar que beira um filme de terror. Os banheiros utilizados pelo editor deste foram um dos piores lugares já visitados. Falta de pintura é um dos itens que menos choca os usuários. Falta limpeza e outros tipos de equipamentos urbanos para uma rodoviária. 

Interessante: foram verificados anúncios da empresa proibindo transporte de eletro-eletrônicos e "para sua segurança evite permanecer nos degraus", avisos que não tinha observado em outros veículos da frota.

Retorno:  Linha Areia Branca - Curitiba com Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF1721 ano 2003. Prefixo 30.015. Operadora: Reunidas SA Transporte Coletivo (Caçador SC), lotação completa mais 1/2 veículo em pé. 

Avaliação: apesar de percorrida em um veículo de motorização dianteira, a viagem pode ser considerada confortável, o trajeto percorrido é em sua maior parte em linha reta. Os veículos dispunham de duas fileiras de poltronas semi-acolchoadas e cortinas, itens que não constam na maioria da frota da região de Curitiba. A condução foi adequada na ida e no retorno. A lotação foi pequena na ida e média no retorno, neste caso com todos os bancos ocupados e mais 1/2 veículo com pessoas em pé.

A nota é 7,0, ou seja, a viagem não tem nada de excepcional mas também nenhum ponto negativo além da estrutura da BR 116. Poderia haver mais informações no ponto inicial de embarque indicando onde é a parada.

PUBLICAÇÕES DO SETOR

  

 

PLATAFORMA - A primeira edição do informativo da Viação Garcia de 2005 destacou a recente aquisição de 70 novos ônibus para as empresas do grupo. Os novos ônibus foram divididos em dois grupos e seguiram em carreta por cidade dos interior do Paraná, totalizando 20.119 quilômetros. Mais detalhes das aquisições na coluna Circulando nesta edição.  

 

JORNAL DA PRINCESA - A edição 176 de janeiro de 2005 destacou a operação de novas linha da Expresso Princesa dos Campos na costa oeste paranaense. Desde meados de dezembro a empresa assumiu linhas intermunicipais na região e as transformou em metropolitanas, oferecendo maior número de horários e tarifa diferenciada. 
  NEGÓCIOS EM TRANSPORTE - A edição 21 destacou os 70 anos da Viação Garcia e o novo design da linha Volare além de informações - produtos e serviços - sobre transporte rodoviário de cargas.

FROTA & CIA - Na edição 79 de novembro/ dezembro 2004 o destaque no segmento de ônibus ficou por conta de reportagens sobre o novo "multifuncional" chassi midibus da Agrale. Mais informações em www.frotaecia.com.br

LANÇADO LIVRO QUE CONTA A HISTÓRIA DO TRANSPORTE EM CURITIBA - No final de 2004 foi lançado o livro "A História do Sistema de transporte Coletivo de Curitiba", de autoria do jornalista Raul Guilherme Urban. Com 250 páginas, ilustrado, o livro foi patrocinado pela Volvo do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e editado pela Travessa dos Editores. O lançamento foi na Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, e reuniu secretários municipais e diretores da Volvo. A linguagem do livro é didática, tem estilo jornalístico, contendo não só a história do sistema como também informações técnicas e econômicas, como o desenvolvimento de tecnologias para novos chassis e carrocerias, bem como a evolução ds tabelas tarifárias praticadas em Curitiba ao longo das últimas décadas. Ao longo das páginas o leitor encontra ainda a história da evolução dos meios de transporte públicos, desde as carruagens no século 17 aos ônibus biarticulados da atualidade, bem como curiosidades sobre o transporte em Curitiba. A reconstrução da versão original do primeiro ônibus expresso, que circulou em setembro de 1974, é uma dessas histórias. 


LIVRO MOSTRA ORIGENS DO TRANSPORTE EM FLORIANÓPOLIS - No livro “Transporte Coletivo em Florianópolis - Origens e Destinos de uma cidade à Beira-mar –”, a arquiteta e pesquisadora Eliane Veiga disseca os meios de transportes que ajudaram a movimentar a vida e a história da capital de Santa Catarina, num “passeio” que vai de 1726, quando Desterro foi elevada a categoria de vila, até os dias atuais, com o novo modelo de transporte implantado em Florianópolis (SC). O livro é fruto de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2000 e 2003, que resultou numa obra de 519 páginas, contendo perto de 1000 imagens, entre mapas, fotos aéreas, antigas e atuais. Cerca de 50 pessoas concederam entrevistas e depoimentos e muitos arquivos foram consultados. A história do transporte de passageiros na capital começa, na verdade, em 1880, quando surgem os bondes puxados por burros. Veículos lentos que deslizavam sobre trilhos para levar os moradores da então Nossa Senhora do Desterro apenas pelas ruas centrais da cidade. Até o século XX os bondes eram a única opção de transporte da Ilha, que teve sua primeira empresa de ônibus começando a operar em 1920. Mas, somente sete anos depois, em 1927, surge a primeira concessão pública para o serviço de transportes de passageiros. Vale registrar que a cidade passava por uma grande transformação urbana com a inauguração da primeira ligação Ilha-Continente em 1926, que foi a Ponte Hercílio Luz. Transitando desde a década de 20 do século passado até o início do novo milênio, o livro mostra o processo de formação das empresas que atuaram e ainda operam em Florianópolis, a evolução do transporte de massa e as etapas de urbanização da cidade. Mas, além das questões técnicas e documentais, a pesquisa de Eliane Veiga ressalta o grande motivo do transporte urbano: as pessoas. O livro traz várias entrevistas e depoimentos de quem viveu as mudanças da cidade e suas formas de transportes. E nessa viagem pelo transporte que ajudou a forjar a capital catarinense, a obra traça em suas derradeiras páginas uma “linha do tempo” situando o leitor nos principais fatos, não só da evolução do transporte, mas da cidade, de 1726 até 2003, quando entrou em operação o novo sistema.

SEÇÃO NOSTALGIA 

LEITO 6501 - A Seção Nostalgia retorna mostrando o Nielson Diplomata com motorização Scania (!), da Viação itapemirim, onde levava o prefixo 6501 na configuração Leito-Tribus. A foto originalmente foi publicada na revista Motor 3 de abril de 1985 cuja reportagem ostentava o título: "Tribus: o Landau do povo". Para os desavisados e mais novos que não conheceram os antigos carros de luxo deste Brasil, Landau era um dos modelos da Ford, um transatlântico sobre rodas, comparado aos outros veículos do mercado e marcou não somente pelo luxo e espaço interno, mas por representar um último suspiro de uma época em que os carrões, extra-espaçosos e beberrões dominavam parte do mercado.


ARAUTUR - A Arautur Turismo já foi a maior empresa de fretamento e turismo da região de Curitiba (PR) e dispunha de mais de 100 veículos na frota. No entanto desapareceu no início deste século após perder mercado e diminuir a frota de maneira inacreditável. Ainda hoje a pintura adotada na maior parte da trajetória da empresa, dominada pela cor verde em diversos tons mais o amarelo, fazem lembrar em qualquer ônibus esta tradicional empresa paranaense que permanece apenas na memória. Abaixo reproduzimos uma das propagandas da empresa, divulgada no "HTL Guia Nacional de Hotéis e Turismo" de 1988. Em destaque os ônibus 200, Nielson Diplomata Scania, 300 e 400, Marcopolo Viaggio GIV Volvo B10M.


VISÕES DAS CIDADES - Na publicação "A Humanização dos Transporte no Brasil" editada pelo Ministérios dos Transportes em 1980 diversas imagens nos permitem matar saudades de tempos que já não voltam mais. Vistas de cidades destacando seus sistemas de transporte nos permitem observar a mescla de antigos modelos de ônibus e pinturas, além da própria paisagem que em alguns casos teve mudança substancial nestes 25 anos que nos separam de 1980.

A primeira foto mostra um dos Expressos da Auto Viação Redentor de Curitiba (PR) na linha Praça Rui Barbosa - Pinheirinho no ponto de parada da Praça do Japão. O modelo é um Nimbus Haragano com chassi Mercedes Benz.

A segunda foto mostra uma rua em São Paulo (SP) onde se encontram parados junto a um ponto um Monobloco O362 da CMTC - Companhia Municipal de Transportes Coletivos e um Caio Bela Vista de provável prefixo 67.036 (?) nas cores verde e bege.

Outra foto retrata a Praça Rui Barbosa onde vemos diversos ônibus municipais de Curitiba (PR), excetuando o Expresso, todos ainda na pintura "verde e amarela" das linhas convencionais. A vista é tomada de frente para a Rua André de Barros estando o calçadão da praça a direita. Não é possível, pela distância em que a foto foi tirada, distinguir com clareza os ônibus mas é provável que a maioria seja da Auto Viação Redentor, destacando-se em primeiro plano um Condor, logo acima um Nimbus Haragano Expresso e outro Nimbus Haragano comum, logo á esquerda deste um monobloco O362. Estacionados nos pontos de parada é provável que esteja um monobloco )321 e logo atrás saindo um Nimbus Haragano comum. à direita outro monobloco O362 e ao fundo outro Nimbus Haragano Expresso.

Outra imagem retrata a cidade de Goiânia (GO) com o modleo de ônibus que introduziu o sistema expresso na cidade. Posteriormente tal modelo de carroceria da Ciferal foi destinada aos ônibus tipo Jardineira e fabricada até a década de 90.


VISÕES DE CURITIBA (PR) - Na revista "IPPUC: 20 anos planejando Curitiba com você" de 1985 diversas fotos mostram interessantes momentos do transporte coletivo nesta cidade. Na primeira foto abaixo pode ser visto em primeiro plano um Marcopolo Veneza II com chassi Mercedes Benz, prefixo 204 da Auto Viação Nossa Senhora do Carmo da categoria Interbairros; ao lado do Nimbus Haragano chassi Mercedes prefixo 0-32 da Transporte Coletivo Glória na linha Boa Vista.

Nas fotos seguintes vemos um dos primeiros Caio Amélia na configuração Expresso para Curitiba, carro 0-50 da Transporte Coletivo Glória, um dos primeiros articulados de Curitiba, Caio Gabriela Volvo da Transporte Coletivo Glória e um micro Circular Centro, modelo Caio Carolina I.

  


PENHA - Nosso colaborador Ivonaldo Almeida nos enviou uma interessante e rara peça publicitária da Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha de Curitiba (PR). O ano é 1959!


FOCINHUDO GAÚCHO - Raramente encontramos um exemplar deste nas grandes cidades. Aliás, ultimamente, até nas médias e pequenas está difícil, o passado infelizmente não resiste às mudanças. Mas felizmente encontramos este belo exemplar que, pela idade, pode ser considerado super conservado, de passagem por Curitiba (PR) a caminho do Mato Grosso. O ônibus na sua estada na cidade esteve na Rimavel, tradicional revenda de ônibus na capital paranaense. Tem carroceria marca Alto Taquari (Spohr, Schneider & Companhia Limitada) e foi fabricado em 1957 no município de Estrela (RS). O chassi é Mercedes Benz.

INTERCÂMBIO

CORRESPONDÊNCIAS

NOVO SITE 1) Ano Novo, Site Novo! A partir de janeiro, nasce o Clube do Trecho <Ônibus nas Estradas>. O objetivo deste site, nesta primeira fase, é mostrar os ônibus que rodam nos trechos BR116S (Dutra), BR116N, BR040, BR101S (Rio-Santos), BR393 e nas cidades localizadas ao longo destas rodovias.  Por enquanto, quatro colegas de hobby estão comigo nesta jornada, neste sonho que acabo de realizar, porém, a estimativa é juntar outros colegas de regiões diferentes. Por enquanto, nesta primeira fase, o mesmo ficará hospedado no Fotopages, mas como não podemos ficar parados, a estimativa é crescer, implicando em ter um domínio próprio. As atualizações ocorrerão principalmente nos fins de semana, com fotos de qualquer época, porque, aliás, foto é foto, mas serão fotos devidamente selecionadas, traduzindo, fotos de qualidade. Será criado um e-mail para sanar dúvidas, enviar sugestões e no futuro, fotos. Espero que gostem." http://clubedotrecho.fotopages.com" - Cristiano S. A. Mendonça

Prezado Cristiano: Sucesso em seu novo empreeendimento. E não esqueça de, apesar de seus novos projetos demandarem bastante tempo, continuar colaborando com A FOLHA DO OMNIBUS pois sempre existe espaço para informações de qualquer região. Um abraço!

BLOG ATUALIZADO 2) "Prezados Amigos, informo a atualização no blog RJ Ônibus, com cinco novas matérias." - http://www.rjonibus.weblogger.com.br - Pedro Lobo - RJ Ônibus

FALTOU E-MAIL PARA CONTATO 3) O amigo Ricardo Aquino do qual divulgamos desenho na edição anterior pediu que seu e-mail fosse publicado. Então, aí está: macrosur_2003@yahoo.es.

ORQUESTRA 4) "Eu sou o Alexandre de Botucatu/SP e eu sou apaixonado por ônibus, quando eu escuto um motor de um ônibus é como se fosse uma orquestra a tocar ou quando vejo um bus é como se fosse um colírio para meus olhos. Bom eu adoro bus comentar sobre eles então nem se fale, eu entrei no site que por sinal é muito legal tem um acervo de fotos muito rico e eu como ñ perdi tempo já puxei uma fotos para mim eu tenho já centenas de fotos de ônibus é muito dez. Quem sabe se a gente puder tc mais sobre ônibus ver aí novidades, afinal aqui em Botucatu tem duas fábricas de ônibus a Caio e a Irizar, quem sabe a gente pode dialogar mais sobre esse assunto que me enteressa tanto que são os BUS!!! Um abraço!" - Alexandre - tissoito18@bol.com.br

Prezado Alexandre: estou publicando seu e-mail para que outros interessados no assunto possam entrar em contato. Fique sempre em contato! Um abraço.

NOSTALGIA 5) "Desde criança estive envolvido com ônibus e é sem dúvida uma das grandes paixões de minha vida. (...). Outro dia, relembrando o passado com meu pai, estávamos tentando lembrar o nome da carroceria, produzida pela Caio nos anos 70, cuja frente era igual ao do Caio Gabriela, porém possuía janelas com vidros em 45º e a traseira também era diferente. Este ônibus, possuía aplicação urbana e era montado sobe chassi LPO-1113. Também lembramos dos Nimbus, dos Haraganos, dos Veneza I e outras raridades da época. Se por ventura, vocês tiverem algumas fotos destes modelos citados, por gentileza queiram me enviar, pois ficarei muito satisfeito mesmo. Quero aproveitar a ocasião para parabenizá-los pelo excelente material de qualidade indiscutível. A todos os meus votos de um Feliz Natal e um Novo Ano cheio de realizações. Abraços a todos e desde já o meu muito obrigado." - Anderson Poli Baldon - apbaldon@pop.com.br

Prezado Anderson: Conforme nossa troca de mensagens o modelo a que se referiu neste primeiro e-mail era o Caio Bela Vista. É bom frisar que o primeiro modelo do Gabriela trazia muita semelhança com o Bela Vista excetuando a frente. Um dos Bela Vista mais famosos que exitiu em Curitiba foi o 241 da Carmo, ônibus que fazia a linha do Zoológico até o terminal do Boqueirão. Depois tal veículo foi transferido para a Banda Lyra onde também já deixou a operação. Um dos outros Bela Vista famosos em Curitiba foi da Agua Verde, prefixo 999. Além do prefixo que chama a atenção este foi um dos primeiros Interbairros de Curitiba quando do lançamento de tal categoria na década de 70. Você pode conferir imagem de traseira e em preto e branco do Bela Vista da Carmo na nova seção de Reportagens do Transporte de Curitiba (PR) no Banco de Dados do site com link a partir da página principal.

NOVO COLABORADOR 6) "Amigo,meu nome é Osmar e moro em Maringá,gosto muito de ônibus e tento ficar atento em tudo,principalmente na minha cidade e região e acompanho as edições de www.omnibus.hpg.com.br e gostaria de parabeniza-lós pelo belíssimo trabalho de vocês e tentarei sempre mandar novidades para que algo possa ser útil no site e no trabalho de vocês. Na edição 89 apareceu algumas aquisições da BRASIL SUL de novos Jum Buss 380 O400, no entanto percebi um erro no prefixo 1805 que dizia ser um Leito Sleep,mas na verdade não existe esse prefixo,somente 1800 e 1810 na versão Leito Sleep,existe o 1850 um carro executivo com as mesmas especificações não divulgada." - Osmar Cordeiro

Prezado Osmar: agradeço a correção e as informaçõs enviadas e já publicadas nesta edição. Um abraço!

MINIATURAS 7) “Olá amigos! Sou colecionador de maquetes e miniaturas de ônibus e resido na cidade de São Vicente / SP. Estive visitando sua home page e pude ver que vocês tem uma seção direcionada a miniaturas. Gostaria de saber se elas estão a venda e, se estiverem, como faço apra localizá-las e ver os valores para uma possível aquisição. Fico no aguardo de retorno. Um grande abraço e muito obrigado!” - Gustavo Roemer - roemer@terra.com.br

Prezado Gustavo: as miniaturas mostradas na seção ACERVO do site tem apenas função informativa, mostrando do que é composto o acervo da instituição. Não dispomos, portanto, de unidades para venda. Deixamos seu e-mail para que pessoas que disponham de miniaturas apra intercâmbio entrem em contato! 

NOVA LINHA 8) Foi apresentada ontem ao público a nova linha de integração Trem-Ônibus, que começará a operar na próxima segunda-feira, dia 17/01/2005, das 06:30 às 19:30. Essa nova linha segue os moldes das antigas C-3 e C-6 em termos de itinerário, e será operada pela Transurb, T. Amigos Unidos (usando um novo logotipo) e São Silvestre, usando A PRINCÍPIO dois carros de cada uma delas, com pintura diferenciada - semelhante ao estilo METRÔ, adotado na Tijuca, Fundão e Zona Sul, por exemplo. Fiz a primeira viagem dele ontem - uma espécie de "demonstração" que contou com a presença de várias autoridades do setor de transporte.” - Flavio de Assumpção Pereira- rjonibus.weblogger.terra.com.br

Prezado Flavio: agradeço pelo constante envio de informações do Rio de Janeiro.