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Número 89 - Ano 13 -  22 de outubro de 2004

www. omnibus.hpg.com.br

Produção: Osvaldo Teodoro Born

É permitida a reprodução das informações e fotos desde que citada a fonte.

Endereço para contato: Rua Adolfo Stedile, 353 - Bom Retiro - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP 80520-540 

Correio eletrônico: omnibusdobrasil @ yahoo.com.br 

Telefone: (41) 9621-0711 (celular)  

Colaboram nesta edição:

André Corrales / Antonio Ferro / Auto Viação Marechal / Bernardo Reisdorfer Leite / Bruno Martins / CNT 

Cristiano Caldonho / Domingos Pinheiro de Oliveira Junior / Diogo Vieceli / Exp. Princesa dos Campos

Fernando Nishimura de Aragão / Flavio de Assumpção Pereira / Francovig / Frota & Cia

Isaac Matos Preizner / João Manoel da Silva / Junior Space / Leblon Transporte Coletivo 

Leandro Machado de Castro / Lide Comunicação / Lineu Carneiro Saraiva / Luciano Vicente

Luis Henrique Gomes / Marcelo Borges Alves / Pablo Dalalíbera Silveira / Rafael Augusto A. Almeida

Rafael Stewarth / Scania / Secco Consultoria de Comunicação 

Sergio Augusto Braga Canuto / Wilian Correa

 

  EDITORIAL

Prezados leitores: Adotamos a partir desta edição uma nova postura para a publicação das inevitáveis ERRATAS em nosso informativo. Aqueles que acompanham a A FOLHA DO OMNIBUS no formato digital sempre perceberam que sua principal característica é a similaridade com o antigo formato impresso, ou seja, a publicação em link único, com periodicidade mensal. Assim, não alteramos o informativo após 12 horas da publicação no site e se houverem erros acrescentamos errata na edição posterior. No entanto diante dos equívocos que acabamos cometendo verificamos que é possível remediá-los com a publicação junto à informação - tão logo seja notada a ocorrência - de um aviso em destaque no texto comentando o dado correto e informando que será feita correção na edição posterior. Em breve estaremos verificando nas edições antigas onde houveram erratas e acrescentando o aviso também. Nesta edição publicamos uma ERRATA de informação da edição 88 e nela estamos também fazendo uma referência, confira. Esperamos, assim, melhorar nossa comunicação sendo que o leitor nunca irá se deparar com um equívoco ou erro sem saber que já foi corrigido. Continuamos querendo saber de você leitor o que podemos melhorar neste informativo, escreva-nos! Boa leitura e até a próxima edição. 

                                                                                                                                              Osvaldo Teodoro Born

 PRÓXIMA EDIÇÃO 

Primeira quinzena de novembro de 2.004

A FOLHA DO OMNIBUS, 13 ANOS COBRINDO O BRASIL...COM BOM PORTUGUÊS!

ECO 9 - ENCONTRO DE COLECIONADORES DO OMNIBUS

O evento inicialmente previsto para novembro próximo foi adiado e não tem data definida para acontecer.

GRUPO DE DISCUSSÃO OMNIBUS DO BRASIL

REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO - Prezados amigos: O Omnibus do Brasil mantém um grupo de discussão sobre ônibus na internet do qual podem participar pessoas que residam em Santa Catarina ou no Paraná. Para se associar trocando idéias e fotos digitais com outros interessados em veículos, sistemas e materiais diversos sobre o assunto envie um e-mail para omnibusdobrasil@yahoo.com.br com o título GRUPO para que seu cadastro seja realizado. 

QUADRO DE AQUISIÇÕES

Envie por carta ou e-mail informações de aquisições de ônibus na sua região observando os itens abaixo:

* NOME DA EMPRESA (quando possível completo)
* CIDADE SEDE (e onde os veículos irão operar quando possível)
* NÚMERO TOTAL DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS (quando disponível)
* TIPO DOS VEÍCULOS (urbano, intermunicipal ou rodoviário)
* CATEGORIA OU SERVIÇO (fretamento, linhas regulares, linhas especiais, serviço leito)
* PREFIXOS DOS VEÍCULOS: devem CONTER NO MÍNIMO UM DOS PREFIXOS DO LOTE, sem esta informação nenhum dado será publicado nesta seção
* MARCA E MODELO DA CARROCERIA, número de portas 
* MARCA E MODELO DO CHASSI (se não for identificado o modelo informar no mínimo se é motorização dianteira, central ou traseira).
* OUTRAS OBSERVAÇÕES (ar condicionado, tipo de vidros)

Envie, se possível, uma foto POR CARTA da aquisição. Seu nome constará como colaborador da edição.

EMPRESA SEDE QUANT CARROCERIA MARCA/MODELO CHASSI MARCA/MODELO PREFIXOS VISTOS DETALHES
Araucária  (Araucária PR) 03 Marcopolo Senior 2000 2 portas Mercedes Benz LO915 180, 190, 200 Fretamento e Turismo

 

Viação Cidade Sorriso  (Curitiba PR) 07 Caio Apache Vip 3 portas Mercedes Benz OF 1722 GA121, GA122, GA 123, GA124, GA125 Categoria Alimentador. GA121 - prefixo já existente deve ser alterado.
Auto Viação Curitiba  (Curitiba PR) (+) 01 Comil Doppio 4 portas Scania F94 (aut) LR103 Categoria Interbairros.

 

Viação Colombo (Colombo PR) 03 Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF1722 23.117, 23.118, 23.119 Categoria Metropolitano Convencional
Empresa Reunidas Paulista (Araçatuba SP) 15 Marcopolo Paradiso G6 1800 DD Scania K124IB 8x2 150.602 Categoria Big Star. Poltronas Leito Turismo Super Soft. Sistema de som e vídeo com CD e DVD com pontos individuais para fone de ouvido e cinco monitores. Maior compra única de ônibus Scania 4 eixos do mundo.

Expresso Mangaratiba (RJ) nd Mascarello Gran Via 2 Portas (correção na edição 91: o veículo só dispõe de 1 porta) Volkswagen 17.210EOD (correção na edição 91: o chassi é Volkswagen 16.210CO reencarroçado) RJ 137.096 -

 

Auto Viação Agua Verde  (Curitiba PR) (+) 01 Busscar Urbanuss Articulado 4 portas Scania F94 (aut) JR 604 Categoria Troncal. Primeiro troncal articulado de motorização dianteira. Com elevador pra cadeirantes.

 

Rápido Brasil S.A. (SP) 05 Caio Giro 3400 Mercedes Benz O400RSE 969 (DJF 0969), 970, 971 (DJF 0971), 972 (DJF 5992), 973 2 televisores. Ar condicionado. Linha São Paulo (SP) - Santos (SP). Iniciaram operação em agosto de 2004.
Expresso Azul (Pinhais PR) 06 Marcopolo Torino 99 3 portas Merrcedes Benz OF1722 17C36, 17C37, 17C38, 17C39 17C40, 17C41 Categoria Convencional Metropolitano. Substituem Marcopolo Torino LN 3 portas Volvo B58E prefixos 17C03, 17C04 e 17C05 (ano 1994)

 

Araçatuba (Niterói RJ) 02 Neobus Spectrum  Merrcedes Benz OH 1418 NIT 03-120, NIT 03-122 Substituem últimos Marcopolo Torino GV da empresa 
Polícia Militar do Paraná (PR) nd Volare W8 - 6082
Sanjotur (São José dos Pinhais PR) nd Busscar Urbanuss 3 portas Mercedes Benz OF1722 85 (ALY 0686) Opera linhas municipais em São José dos Pinhais (PR)
Bel Tour (RJ) 03 Busscar Vissta Buss Scania K124 ano 2002 (complementação na edição 90: chassi Okm) 308, 309, 310
Cooperativa Nova Aliança (São Paulo SP) nd Caio Apache Vip Volkswagen 17.210EOD 4 4358 (DJB 7629)
Brasil Sul (Campo Mourão PR) 10 Busscar Jum Buss 380 Mercedes Benz O400RSD 1800 (Leito Sleep - AMA 1462), 1805, 1810 (Leito Sleep - AMA 1463), 1815 (Executivo - AMA 1397), 1820 (Executivo - AMA 1391), 1825, 1830, 1835, 1840, 1845 (Executivo - AMA 1398)

Correção na edição 92: o prefixo 1805 não existe, o correto é 1850 mas que póssui configuração Executivo.

Emplacados em Londrina (PR)

 

Transcel (Mogi das Cruzes SP) nd Caio Apache Vip Volkswagen 17.240EOT (a sigla correta é OT e não EOT - correção efetuada na edição 91) 8693 (DAH 7131 - curto), 8685 (DAH 7157 - curto), 8721 (DAH 7061 - longo)
nd Comil Svelto NS Volkswagen 16.210 Euro II 8147 (DAH 5840) Ex Júlio Simões (Mogi das CruzesSP)
Mito Turismo (Mogi das Cruzes SP) nd Caio Apache Vip Volkswagen 17.210 1158 (DAH 7246)
nd Busscar Urbanus s´95  Mercedes Benz OF1620 501, 503 (GRK 6708) EMTU. Ex Princesa do Sul (Pouiso Alegre MG)
nd Busscar Urbanus s´95  Mercedes Benz OF1620 502 (GRK 3471), 506 (GRR 5411), 508 (BSF 2803) Intermunicipal comum verde.
nd Busscar Urbanus s´95  Mercedes Benz OF1620 514 (BUD 3275) Intermunicipal azul.
VBTU (Campinas SP) nd Caio Apache Vip Volkswagen 17.210EOD ???
Rápido Serrano (Serra Negra SP) nd Neobus Mega 2004 Volkswagen (diant) 1455 (BWO 9816)
Viação Morumbi  (Campinas SP) nd Ciferal Citmax Volkswagen 17.210EOD 4447 (CQH 4641)
Pluma Conforto e Turismo (Curitiba PR) nd Comil Campione 3.65 Volkswagen 18.310EOT 5100 (AMB 6450)
Expresso Nordeste (Campo Mourão PR) nd Busscar Vissta Buss HI Volkswagen 18.310EOT 4155, 4160, 4165
ABC Transportes Coletivo (Taubaté SP) 16 Marcopolo Torino (mod. nd) Mercedes Benz OF1721 631, 632, 633, 634, 635, 636, 637, 638, 639, 640, 641, 642, 643, 644, 645, 1001 Veículos oriundos da TransERP (Ribeirão preto SP). Estão sendo adaptados com a colocação de almofadas nos banco de fibra. Plcas anotadas BWP 6407, BWP 6418 entre outras.
11 Marcopolo Viale Mercedes Benz OF1418 301, 302, 303, 304, 305, 306, 307, 308, 309, 310, 311 Placas CPG 2720 a CPG 2730 sequencial (correções e complementações da aquisição na edição 90)
Empresa de Ônibus Passaro Marron (Guaratinguetá SP) 11 Busscar Urbanuss 2 portas Mercedes Benz OF1721 1501, 1502 (CVP 2562), 1503, 1504, 1505, 1506, 1507, 1508, 1509, 1510, 1511

 

Transtupi (Araucária PR) 02 Caio Apache Vip 3 portas Mercedes Benz OF1722 224, 225 Operam linhas municipais no sistema TRIAR em Araucária (PR)
Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) nd Marcopolo Paradiso G6 1550LD

(correção na edição 90: 5481 é G61200)

Volvo B12R 5480, 5481 5480 - Leito

5481 - Personale

Expresso São Luiz (Goiânia GO) 08 Marcopolo Paradiso G6 1550LD Scania K124IB 6x2 7010 (NFJ 2456), 7020 (NFJ 2466), 7030 (NFJ 2476), 7040 (NFJ 2486), 7070 (NFJ 2516) Categoria Executivo. Retrovisores elétricos. Vidros colados. Caixa de itinerário digital. Rodas de alumínio. 44 lugares, televisão e vídeo. Ar condicionado. Operam linha Brasilia (DF) - Cuiabá (MT). Empresa não adquiria Scania há 10 anos.
Viação Jacareí (São José dos Campos SP) 02 Comil Svelto NS 2 portas (largas) Volkswagen 17.210EOD 1557 (CPI 4429), 1567 (CPI 4430) Vidros fumê. Piso taraflex. Caixa de itinerário manual com inscrições na cor amarela. Bancos estofados na cor azul.
Transtusa -Transportes e Turismo Santo Antonio Ltda (Joinville SC) 06 Busscar El Buss 340 Mercedes Benz OF 41, 42, 43, 44, 45, 46 Ar condicionado Climabuss. Nova pintura.
06 Busscar Urbanuss Mercedes Benz mod. nd (fr) 0312, 041, 042, 043, 044, 0418 -
13 Busscar Urbanuss Mercedes Benz mod. nd (tras) 045, 046, 047, 048, 049, 0410, 0411, 0412, 0413, 0414, 0415, 0416, 0417 -
Viação Praiana (Balneário Camboriú SC) nd Mascarello Gran Via 2 portas Volkswagen 17.210EOD 2401, 2402 -
nd Busscar Urbanuss Pluss 2 portas Volkswagen 17.210EOD 2403 -

 

EMBRAPA (PR) 01 Mascarello Gran Via Volkswagen 17.210EOD nd Substitui Nielson Diplomata LPO 113. fretamento de funcionários.
Viação Iapó (Ponta Grossa PR) 02 Comil Svelto NS Volkswagen 17.210EOD 2113, 2114 Operam linhas metropolitanas a partir da cidade sede
Venetur Turismo (São José dos Campos SP) 02 Comil Campione 3.45 Volkswagen 17.240EOT (a sigla correta é OT e não EOT - correção efetuada na edição 91) 010, 460 (CPI 4407) -
Tursan - Turismo Santo André (Taubaté SP) nd Caio Giro 3400 Volkswagen 17.240EOT (a sigla correta é OT e não EOT - correção efetuada na edição 91) 99.291 Ar condicionado
Viação Oito Irmãos Ltda - Monteiro Lobato (São José dos Campos SP) 03 Caio Vitória 2 portas Mercedes Benz OF1315 (curto) 4.000, 4.090 (GKL 5840), 4.100 Ex Costamar Transportes Ltda. (Ubatuba SP)
Viação Sandra (Conselheiro Lafaiete MG) 01 Marcopolo Andare Class Mercedes Benz OF1722 8.500 Opera linha Belo Horizonte (MG) - Desterro (nd) e Entre Rios (MG) - Belo Horizonte (MG)
Líder (Conselheiro Lafaiete MG) 01 Marcopolo Viaggio GV 1000 Mercedes Benz OF1721 ano 1999 930 (GSH 2799) Ex Viação Santos (Juiz de Fora MG). utilizado para fretamento para faculdades de Conselheiro Lafaiete para cidades próximas.
01 Marcopolo Viaggio GV 850  Mercedes Benz OF1721 ano 1999 nd (placa KPX 11??) Ex Paraibuna
Caprichosa Auto Ônibus (Rio de Janeiro RJ) nd Ciferal Citmax 2 portas Mercedes Benz mod. nd (fr) 27.063, 27.071
Três Amigos (Rio de Janeiro RJ) nd Ciferal Citmax 2 portas Mercedes Benz mod. nd (fr) 44.596, 44.608, 44.626
Transurb (Rio de Janeiro RJ) nd Ciferal Minimax Mercedes Benz LO 915 72.066 Veículo substitui Marcopolo Senior 2000 Mercedes Benz LO 914 ano 2001.
Empresa de Ônibus Vila Galvão (Guarulhos SP) 20 Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1418 227, 228, 232, 239 Som ambiente. Bancos com encosto alto. 41 lugares. Nova identidade visual para operação em linhas municipais de Guraulhos (SP)
Guarulhos Transportes S.A. (Guarulhos SP) 02 Caio Apache S´21 2 portas  Mercedes Benz OF1418 9 metros 676, 677 Bancos com encosto alto. 33 lugares. Caixa de itinerário digital. Veículo com pintura metropolitana para operação de linhas entre Guarulhos (SP) e São Paulo (SP)
Viação Atual Ltda (Guarulhos SP) nd Busscar El Buss 320 1 porta Mercedes Benz OF1721 2405, 2408, 2410 Sem sanitário e sem ar condicionado. Operação em fretamento para empresas.
Soyama Turismo (Guarulhos SP) nd Busscar Micruss 1 porta Volkswagen 9.150EOD 780 Ar condicionado Climabuss disponível em alguns veículos do lote.
Viação Santa Isabel (Unaí MG) nd Caio Giro 3400 Volkswagen 18.310EOT 1850 (JJB 2428) Veículo emplacado em Brasília (DF). Vidros colados. 46 lugares. Ar condicionado. Vigia traseiro. Caixa de itinerário digital. Rodas de alumínio. Linha Brasília (DF) - Unaí (MG). 

 

Empresa de Ônibus Santo Anjo da Guarda (Tubarão SC) 08 Marcopolo Paradiso G6 1550LD Scania K124IB 15.248 Categoria Executivo. Vidros colados. Monitores de TV. Videocassete. Poltronas leito-turismo. Ar condicionado.
04 Marcopolo Viaggio G61050 Mercedes Benz O400RSE 15.135 Vidros colados. Monitores de TV. Videocassete. Ar condicionado.
Viação Cidade do Aço (Barra Mansa RJ) nd Marcopolo Viaggio G61050 Scania K94 RJ 174.014 (placa LUW) Vigia traseiro. Rodas de alumínio. Ar condicionado. Vidros colados. Operando Barra do Piraí (RJ) - Nova Iguaçu (RJ).
Viação Castelo Branco -  (Campina Grande do Sul PR) 01 Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF1722 25.094 Categoria  Metropolitano Troncal.

Leblon Transporte (Fazenda Rio Grande PR) 01 Caio Apache Vip 2 portas Volkswagen 17.210OD ano 2002 15.016 Categoria  Metropolitano Convencional. Bancos estofados. Entrada pela porta traseira.
02 Caio Apache Vip Articulado 4 portas Volkswagen 17.210EOD 17R40, 17R41 (correção na edição 90: prefixos corretos 15R40, 15R41) Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital.

 

ERRATA - Na edição anterior 88 registramos a passagem de um Caio Millennium sobre chassi Volvo B por Curitiba (PR). Infelizmente erramos ao informar que tal veículo tinha motorização traseira. Evidentemente pelas próprias fotos é possível constatar que o chassi tem motor central. A informação de erro foi referenciada junto à edição também.

ROSAS PRATEADAS - Os ônibus de Curitiba (PR) e região metropolitana voltaram a ter suas rodas opcionalmente pintadas de prata ao invés do preto. A nova cor já é padrão nos novos veículos que tem chegado à frota e também está sendo adotada por algumas empresas na manutenção dos outros veículos da frota como é o caso da Auto Viação Curitiba e Viação Cidade Sorriso.

EDIÇÃO 88 - Publicamos na edição 88 as novas aquisições da CB Tur de Campina Grande do Sul (PR) e agora trazemos a foto de um dos veículos adquiridos, no caso Neobus Thunder+ sobre chassi Volkswagen 9.150EOD, prefixo 1009.

  

BRAGANÇA - A Auto Viação Bragança (Bragança Paulista SP) possui em sua frota um Marcopolo Viaggio GV Scania F94 cujo prefixo é 2700 (correções na edição 90: o chassi é K124 mesmo e o prefixo 9700). Pela placa - BUP 1096 - identificamos este carro como sendo o apresentado na revista Rei da Estrada de setembro/outubro de 1998 onde fazia testes pela Auto Viação 1001 mas, segundo a  reportagem, seria um K124.

GIDION DE JOINVILLE APRESENTARÁ NOVOS ÔNIBUS - Ainda em outubro a empresa Gidion de Joinville (SC) deverá apresentar à população 16 novos veículos que estão sendo incorporados à frota: 12 com chassi Mercedes Benz OF1722, 3 Volkswagen 17.210EOD e 1 Agrale MT 12SB. Até o fechamento desta edição não tínhamos informações complementares das carrocerias e numeração.

REMANEJAMENTO - A Auto Viação Marechal de Curitiba (PR) remanejou mais um Marcopolo Torino GV 3 poretas Mercedes Benz OF1721 prefixo AC131 da categoria convencional para alimentador, tendo recebido o novo prefixo AA994.

ANTONINA - Na última edição publicamos as novas aquisições da empresa Antonina de Almirante Tamandaré (PR). A placa do ônibus prefixo 24.043 é ALZ 2793.

FRANCOVIG - A empresa que tem sede em Londrina (PR) adquiriu em setembro mais 7 ônibus sendo 6 unidades Comil Campione 3.45 Volkswagen 17.210EOD e 1 Comil Piá Volkswagen 9.150OD com ar condicionado. Todos os veículos serão usados para fretamento na região de Curitiba (PR).

SANTO ANJO VENDE ÔNIBUS -  A Empresa de Ônibus Santo Anjo da Guarda (Tubarão SC) colocou a venda os veículos Marcopolo paradiso GIV Scania K112 ano 1990 (terceiro eixo adaptado) prefixo 4911, Marcopolo Paradiso GIV Scania K112 ano 1987 prefixo 4748, Marcopolo Paradiso GIV Scania K112 ano 1991 (Executivo) prefixo 5929, Marcopolo Viaggio Scania S112 trucado ano 1990, prefixos 4790 e 4797. 

RODONOTAS

GRUPO VIAÇÃO GARCIA ADQUIRE 60 CHASSIS MERCEDES BENZ - O grupo que controla a Viação Garcia, Viação Ouro Branco e Princesa do Ivaí, todas empresas paranaenses adquiriu recentemente um lote de 60 ônibus com chassis Mercedes Benz sendo 49 do novo modelo O500R e 11 do modelo O400RSD. os veículos estão sendo encarroçados, sendo 6 unidades na Busscar e 54 na Marcopolo.

FLORES COM NOVOS VEÍCULOS - A Transportes Flores (RJ) adquiriu novo lote de ônibus dos modelos Mascarello Gran Via e Ciferal Citmax com motorização dianteira e 2 portas. Os veículos estão operando, respectivamente, nas linhas 715L - Jardim Redentor - Cascadura e 736L - Jardim Botânico - Cascadura. Informações detalhadas nas próximas edições.

SASCAR NO CHILE - A Sascar, empresa paranaense que oferece serviço de segurança automotiva com tecnologia de celular, prepara-se para chegar no Chile. Depois de firmar contrato com a argentina Mercury Communication para a distribuição exclusiva do Sascar GSM (sistema de segurança  que gerencia frotas e bloqueia, rastreia e  localiza veículos) na Argentina, os diretores da companhia embarcam na próxima semana para Santiago com a missão de dar andamento nas negociações com a Prefeitura de Santiago para a implantação de dispositivos de segurança para monitoramento da frota de ônibus urbano da capital chilena. A operação, que está prevista para iniciar no Chile em janeiro de 2005, deve movimentar cerca de US$ 2,4 milhão já no primeiro ano.

SCANIA 15 METROS HOMOLOGADO - O Contran, Conselho Nacional de Trânsito, acaba de aprovar a circulação de ônibus urbanos de 15 metros de comprimento nas vias terrestres brasileiras, conforme a resolução nº 163, publicada no Diário Oficial.  Com a homologação, a Scania, que disponibiliza esse tipo de veículo desde 2001, passa a oferecer, sem necessidade de autorização especial, mais uma opção de ônibus para aplicações urbanas.

FEIRA INTERNACIONAL - A encarroçadora Marcopolo participou da Feira Internacional del Autobús y del AutoCar, FIAA 2004, que aconteceu de 13 a 16 de outubro, em Madri, na Espanha. A empresa expôs os modelos rodoviários Andare Class e Viaggio II, o ônibus urbano Viale e o miniônibus Senior, todos produzidos na unidade de Coimbra, em Portugal. O Viale começou a ser produzido pela unidade de Coimbra no início de maio. O veículo que esteve exposto na FIAA 2004 possui chassi MAN 18.310 HOCL-NL e tem 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e capacidade para transportar 35 passageiros sentados e 50 em pé. Incorpora ainda ar-condicionado, itinerário eletrônico, iluminação interna integrada, janelas panorâmicas com vidros colados coloridos e sistema de áudio. O Andare Class apresentado na Feira tem 13 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,46 metros de altura. Encarroçado sobre chassi MAN A51 18.360 HOCL, tem capacidade para transportar 59 passageiros e guia. Possui pré-aquecedor, sistema de calefação, ar-condicionado com saídas individuais, monitores de plasma de 15 e 14 polegadas, vidros colados duplos e painel com acabamento em aço escovado. O Andare é equipado com geladeira e microfone embutidos no painel, sistema de áudio e vídeo acoplados junto ao motorista, aros de roda basculantes e bagageiro com tampas laterais pantográficas. O Viaggio II 370 exposto possui chassi Volvo B12B, tem 13 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e capacidade para 54 lugares. Esse modelo apresenta ar-condicionado, sistema de DVD e som, geladeira no painel, vidros colados duplos, tampas de bagageiro eletro-pneumáticas e toalete central. O Senior é equipado com chassi Iveco 65C15, tem 7,69 metros de comprimento, 2,38 metros de largura e 3 metros de altura, com capacidade para transportar 25 pessoas. Possui sistema de aquecimento lateral do compartimento de passageiros por meio de convectores, renovador de ar de teto com saída de emergência acoplada, ar-condicionado e porta-pacotes com iluminação individual e bancos reclináveis.

 

VOLARE NA ÁFRICA -  A Volare apresentará sua linha de miniônibus durante a Auto África 2004, que será realizada de 25 a 31 de outubro, em Johanesburgo, na África do Sul. A família Volare será comercializada inicialmente com os modelos A8 e W8. O A8 que será exportado para a África possui entre 6.470 mm e 7.320 mm de comprimento e 2.040 mm de largura; já o Volare W8 é o maior veículo da família. O modelo para o mercado africano possui 8.180 mm de comprimento, 2.990 mm de altura total e 2.200 mm de largura. Com capacidade entre 21 e 28 passageiros, os dois modelos contam, entre os itens opcionais, com ar-condicionado, poltronas reclináveis e sistema de videomonitor e som. Para atender as características do mercado sul africano, o sistema de direção foi instalado no lado direito. Com essa ação a Volare amplia a presença no mercado internacional: em 2002 foram enviadas 500 unidades para a República Dominicana. Em 2003 foram cmercializadas unidades no Chile, Argentina e outros países da América Latina. 

IAA 2004 EM PARCERIA COM SITE DEONIBUS.COM - A Scania levou a Hanover sua bem sucedida parceria com a encarroçadora espanhola Irizar, colocando seus chassis para uso rodoviário e de turismo nos modelos PB e Century, além de sua linha Omni – operações urbanas e suburbanas. O destaque no stand da montadora sueca foi a première do modelo Century, agora com novo design frontal e traseiro, proporcionando maior aerodinâmica e apresentando visual mais atraente. O novo conjunto de faróis dianteiro, com desenho curvado, novo pára-choques e tampa com formato semi-elíptico, bem como o grande pára-brisa, dão o tom modernístico na área frontal da nova carroçaria. Sua traseira incorpora novos traços, com o desenho de um semicírculo em alto relevo, novas lanternas, agora em formas circulares e o vigia com menor área envidraçada. Suas laterais mantêm as superfícies lisas que proporcionam fácil limpeza e atratividade desejável.

 

Internamente o salão de passageiros continua com os mesmos padrões de segurança e conforto oferecidos aos passageiros em outros modelos da marca espanhola. A área destinada ao motorista está maior e apresenta novo sistema de ventilação. O novo Century estava com o conhecido chassi K124 EB 4x2 possuindo motor de 12 litros, seis cilindros, Euro III, 420 hp e suspensão dianteira independente. A Transmissão tem a caixa da marca Scania, modelo GR 801de oito velocidades e com o sistema Opticruiser. A carroçaria tem 12 metros de comprimento e 48 poltronas.

Outro modelo em exposição foi o chassi K124 EB 6x2*4 (terceiro eixo direcional) com as mesmas características em motor e câmbio do K124 com o novo Century. A carroçaria que estava equipando o modelo era o PB, luxuosa versão eleita o “Ônibus do Ano de 2004” no salão belga em 2003. Com 12,92 metros possuía 46 poltronas e todos os equipamentos para uma viagem cheia de comodidade e segurança. 

Para operações urbanas ou suburbanas foi exposta no evento a linha Omni, veículos de construção integral com comprimentos que variam entre 12 e 18 metros (versão articulada). Destaque para a versão com 14,60 metros, de três eixos (o terceiro é direcional) piso baixo e capacidade para transportar 57 passageiros sentados e para o modelo com 12 metros movido a gás natural.A linha Omni, formada pelo OmniCity, OmniLink e OmniLine, é equipada com o motor diesel de 9 litros em opção de três potências: 230, 260 e 300 hp, mais a caixa automática da marca ZF com quatro ou cinco velocidades. 

O motor alimentado a gás tem 260 hp e possui catalisador oxidante que cumpre as normas Euro V de emissões, como informa a montadora. O mercado australiano já absorveu mais de 500 unidades de chassis da marca com essa alternativa em combustível. A Scania também revela que desenvolverá no módulo OmniCity a versão dois andares com piso baixo para a Gran Bretanha. Será a primeira vez que a companhia sueca produzirá uma carroçaria com dois andares. Sua apresentação está marcada para o primeiro trimestre de 2005

 

 

NOVOS CHASSIS MERCEDES BENZ - A Mercedes-Benz está lançando dois novos chassis de ônibus para atender as operações rodoviárias nas médias e longas distâncias: 0 500 RS e 0 500 RSD. Os veículos desenvolvidos pela DaimlerChrysler do Brasil em parceria com os encarroçadores apresentam um motor com melhor desempenho e reduzido consumo de combustível, assegurando uma excelente relação custo-benefício para os frotistas. Os novos modelos são equipados com o motor eletrônico Mercedes-Benz, OM 457 LA de seis cilindros e desempenho elevado. Eles possuem potência de 360 cv a 1.750 rpm e torque de 168 mkgf a 1.050 rpm.

CNT DIVULGA RESULTADOS DA PESQUISA RODOVIÁRIA 2004 - Em sua nona edição a PESQUISA RODOVIÁRIA CNT 2004 avaliou 100% da malha rodoviária federal pavimentada, e também os principais trechos sob gestão estadual e sob administração terceirizada. Com a ampliação da pesquisa e a inclusão do estado do Amapá, todos os estados da federação passaram a ser avaliados. 

Durante 29 dias, 14 equipes de pesquisadores da CNT rodaram 74.681 km de rodovias em todo País para diagnosticar o seu estado geral de conservação, levando em conta a qualidade do pavimento, a sinalização e a geometria das vias. O estudo também verifica a infra-estrutura de apoio ao transporte rodoviário nas imediações das vias, observando a existência de praças de pedágio, controladores de velocidade (radares) e balanças, entre outros. Foram pesquisados 8.638 km na região Norte, 21.582 km no Nordeste, 11.052 km no Centro-Oeste, 20.612 km na região Sudeste e 12.797 km no Sul.

A PESQUISA RODOVIÁRIA CNT 2004 mostra que 56,1% da extensão encontra-se com pavimento em estado Deficiente, Ruim ou Péssimo (41.911 Km); 65,4% da extensão apresentam sinalização em estado inadequado (48.788 Km); 39,8% da extensão avaliada não possuem acostamento (29.708 Km), além da grande extensão com placas cobertas pelo mato (24,6% ou   18.355 Km). Trechos com afundamentos, ondulações ou buracos acumulam 8.280 Km (11,1%) e em 40,3% da extensão avaliada (30.072 km) não havia a presença da Sinalização de Velocidade Permitida.
Em relação à avaliação do estado geral das rodovias, 74,7% da extensão total pesquisada apresentaram algum grau de imperfeição (36,4% Deficientes, 23,7% Ruins, 14,6% Péssimos).

RANKING

A Pesquisa Rodoviária 2004 aponta - como já fez em anos anteriores - os vinte melhores e piores corredores rodoviários brasileiros.

Os melhores:

1º - São Paulo (SP)/ Limeira (SP)
2º - Limeira (SP)/ São José do Rio Preto (SP)
3º - São Paulo (SP)/ Taubaté (SP)
4º - São Paulo (SP)/ Uberaba (MG)
5º - Engenheiro Miller (SP)/ Jupiá (SP)
6º - São Paulo (SP)/ Itaí (SP)/ Espírito Santo do Turvo (SP)
7º - Barretos (SP)/ Bueno de Andrade (SP)
8º - Araraquara (SP)/ São Carlos (SP)/Franca (SP)/ Itapuã (SP)
9º - Campinas (SP)/ Jacareí (SP)
10º - Rio de Janeiro (RJ)/ São Paulo (SP)
11º - Sorocaba (SP)/ Cascata (SP)/ Mococa (SP)
12 º - Bauru (SP)/ Itirapina (SP)
13 º - Ribeirão Preto (SP)/ Borborema (SP)
14º - São Paulo (SP)/ São Vicente (SP)
15º - Belo Horizonte (MG)/ São Paulo (SP)
16º - Curitiba (PR)/ Porto Alegre (RS)
17º - Piracicaba (SP)/ Moji-Mirim (SP)
18º - Catanduva (SP)/ Taquaritinga (SP)/ Ribeirão Preto (SP)
19º - Cotia (SP)/ Itararé (SP)
20º - Campo do Coxo (SP)/ Eleutério (SP)

Os piores:

1º - Poços de Caldas (MG)/ Lorena (SP)
2º - Fortaleza (CE)/ Picos (PI)
3º - Curvelo (MG)/ Ibotirama (BA)
4º - Teresina (PI)/ Barreiras (BA)
5º - Manaus (AM)/ Boa Vista (RR)/ Pacaraíma (RR)
6º - Posse (GO)/ Ilhéus (BA)
7º - Araguaína (TO)/ Picos (PI)
8º - Jataí (GO)/ Piranhas (GO)
9º - Belém (PA)/ Guaraí (TO)
10º - Quipapá (PE)/ Campina Grande (PB)
11º - Alta Floresta (MT)/ Cuiabá (MT)
12º - Carazinho (RS)/ BR 282 SC
13º - Maceió (AL)/ Salgueiro (PE)
14º - Leopoldina (MG)/ BR 262 MG
15º - Rio Verde (GO)/ Iporá (GO)
16º - Rio Brilhante (MS)/ Porto Murtinho (MS)
17º - Douradados (MS)/ Cascavel (PR)
18º - Maceió (AL)/ Paulo Afonso (PA)
19 º - Barracão (PR)/ Cascavel (PR)
20 º - Açailândia (MA)/ Miranda do Norte (MA)

O relatório completo da PESQUISA RODOVIÁRIA CNT 2004 está disponível no site da CNT: www.cnt.org.br. Mais informações: 0800-782891.   

 

PANORAMA

Se você conhece situações de abandono em ESTRADAS ou RODOVIÁRIAS por onde trafegam seus ônibus (urbanos ou rodoviários), seja você empresário ou passageiro, envie-nos fotos para publicação. Nosso endereço de correio eletrônico é omnibusdobrasil@yahho.com.br. A coluna PANORAMA está a sua disposição. Veja nas edições anteriores 86 e 87 exemplo de casos de abandono de estradas paranaenses.

PUBLICAÇÕES DO SETOR

   
FROTA & CIA - A edição 76 destacou o micro Atenas da mais nova encarroçadora brasileira Uni Buss - Indústria de Carrocerias do Nordeste cuja produção inicial de 20 unidades está comercializada apra Peru e Paraguai. Mais informações no site www.frotacia.com.br.

 

INFORMAR - Na edição de agosto do informativo da Auto Viação Marechal (Curitiba PR) o destaque ficou por conta do fato da empresa não ter registrado acidentes com culpa no mês de agosto. 

JORNAL DA PRINCESA - Destacou na edição de outubro o desfile na cidade de Ponta Grossa (PR) comemorativo aos 181 anos da cidade. Participaram de tal evento diversos veículos da Expresso princesa dos Campos, entre eles o mascote Fordinho e o novíssimo 5480, aquisição divulgada nesta edição e que tem pintua diferenciada para comemoração dos 70 anos da empresa.

ACAV  - A revista VIA ACAV destacou os novos ônibus com chassi Volkswagen do grupo ABC de São Gonçalo (RJ). As empresas do grupo com a última aquisição de veículos 9.150OD contam com 51 ônibus Volks na frota.

REVISTA ÔNIBUS - A publicação da Fetranspor (RJ) em sua edição de setembro destacou vários artigos interessantes, entre eles a questão do barateamento da tarifa e o transporte coletivo como fator de qualidade de vida para as cidades. Na Série Histórica o Grupo Ponte Coberta (empresas Ponte Coberta, Glória e Gardel) teve seu espaço para contar sua trajetória.

        

 

INTERCÂMBIO

EVENTOS

BUS BRASIL FEST

No próximo dia 6 de novembro de 2004 acontecerá a 3.ª edição da BusBrasil Fest em São Paulo. O evento acontecerá na garagem da Expresso Redenção (rua Eugênio de Freitas,525 - Vila Guilherme - São Paulo - SP) e contará com exposição de ônibus, exposição de fotos de ônibus e concurso de miniaturas. O ingresso para o evento é um quilo de alimento não perecível que será doado a Creche Frei Frederico. A BusBrasil Fest é promovida pela equipe do Portal do Ônibus e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.portaodoonibus.com

ECONBUS II

Foto dos participantes do evento ECONBUS II que aconteceu no Rio de Janeiro em 14 de agosto de 2004.

CORRESPONDÊNCIAS

ERRAMOS 1) "Prezado Osvaldo T. Born. Não compreendi a nota publicada na edição n.º 88 de sua A Folha do Omnibus - o que se quis expressar com "chassi Volvo B traseiro"? Pelo meu parco conhecimento, o ônibus apresentado nas fotos é um B12M, pelas tomadas de ar na lateral inferior esquerda, visíveis na primeira foto, típicas dos chassis Volvo com motor horizontal entre-eixos. Na segunda foto, a posição das últimas portas também sugere que o modelo não possui motor no balanço traseiro. Já a faixa diagonal na frente do ônibus, característica da Volvo, mas com a logomarca ao centro, como nos caminhões, é uma pista de que o ônibus não se destina mesmo ao mercado brasileiro, como sugere a nota de seu informativo. Para o mercado interno, a Volvo comumente aplica apenas a faixa diagonal em seus produtos da divisão de ônibus. Pela cor da pintura, tenho o palpite de que este ônibus tem como destino o projeto TranSantiago, no Chile (é apenas um palpite). De qualquer modo, parabéns pela "A folha do Omnibus"." - ALLAN HENDERSON - "Allan" <allanhendersonbr@yahoo.com.br>  

Prezado Allan: Pedimos desculpas pois constatamos que realmente a informação saiu publicada com erros devidamente já corrigido junto à edição. Além disto adotamos uma nova postura nestes casos, confira no Editorial desta edição. Obrigado pela contribuição.

CONTRIBUIÇÃO DO SUL 2) "Ola sou Luciano Vicente de Joinville SC e estou enviando esse e-mail para parabenizar seu trabalho como divulgador e entusiasta de assuntos relacionados a onibus no Brasil , pois sou facinado desde criança por onibus e tenho a sorte de morar muito próximo a encarroçadora Busscar (...)" - 

Prezado Luciano:agradeço em nome dos leitores o envio das informações de sua região devidamente publicadas no quadro de aquisições. Um abraço e escreva sempre.

PROJETO 3) "Olá! Estou desenvolvendo um projeto destinado a usuários de ônibus aqui no Brasil e tenho uma dúvida: Fiquei sabendo que já existe na Europa um sistema que identifica o ônibus que se aproxima da parada. Vocês já realizaram alguma reportagem a respeito e/ou conhecem este sistema? Gostaria de maiores informações sobre o mesmo. Pode ser um site, pessoa/contato, folder, etc. Aguardo resposta. Obrigado"Marcos Augusto Schneider" mas-nh@bol.com.br

Prezado Marcos: não abordamos tal assunto ainda em nosso informativo. Solicito aos leitores que tiverem informações a respeito do assunto que entrem em contato. Obrigado pelo contato.

MATERIAIS SOBRE ÔNIBUS 4)“Prezados representantes da Omnibus da Brasil, venho através deste elogiar o site que tem muitas variedades e noticias de ônibus.Sou um busólogo de 12 anos e tenho interesse em receber materiais relacionados a ônibus.” -  Andrews Klemilyn Cavalaro Janolio -  Apucarana (PR) -  andrewsklemilync@yahoo.com.br

Prezado Andrews: não pude divulgar seu endereço mas peço aos interessados em lhe enviar ou trocar material que entrem em contato pelo seu endereço de correio eletrônico. Um abraço.

SOBRE ÔNIBUS DE GUARULHOS 5) “Gostaria que publicasse meu interesse por fotos de ônibus da cidade de Guarulhos/SP, de todas as épocas, e disponibilizasse o meu email (busscarlos@uol.com.br) para contato. Obrigado!” - Busscarlos

PONTO POSITIVO 6) Parabéns pelo excelente trabalho!!!!! Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-los e ao mesmo tempo agradecê-los por disponibilizar algo que é de imensa ajuda para nos ligados ao transporte de passageiros." - Anderson Luis das Virgens - alvmail@terra.com.br

PONTO POSITIVO II 7) Parabéns pelo trabalho! Obrigado pelo espaço para a PlaBus." - Delvanor Paz  - delvanor@ig.com.br  

SEMPRE ATENTO 8) "Não há possibilidade de ler o recorte de jornal "Curitiba..." de seu site. Qdo salvo a qualidade não é boa, (...) O carro Millenium articulado Volvo não deve ser com motor traseiro (...) - Antonio ferro - info@deonibus.com

Prezado Antonio: Realmente confere o dado sobre o articulado. Quanto ao jornal re-publiquei a reportagem com qualidade adequada para download.Obrigado pela ajuda, é importante que muitos leitores vasculham cada pedaço do site! Um abraço!

COMPLEMENTANDO 9) "A São Geraldo não recebeu só 1 Busscar da SAO GERALDO. No total a Gontijo remanejou cerca de 60 carros, entre o LEITO (15965) já falado na edição anterior, JB 360-K124 (ano 1999) convencional e 1 Leito (15965), e JB 360-K124 (ano 2001), ex-Premium na Gontijo. Alguns ja foram vistos; JB 360 (1999):11100, 11110, 11120, 11125, 11135, entre outros; JB 360 (2001): 11670, 11675, 11700, 11715, 11745, 11755, 11860, 11875, entre outros." - Sergio Augusto Braga Canuto

FOTOS

PRIMEIRA CONTRIBUIÇÃO Recebemos do amigo Domingos Pinheiro de Oliveira Junior (RJ) o pedido para inserção de uma de suas fotos aqui na A FOLHA DO OMNIBUS. Promessa cumprida! O Marcopolo Viale Mercedes Benz é da Viação Acari do Rio de Janeiro (RJ).

NOVOS NA EUROPA Apesar de as feiras internacionais não serem nosso foco, publicamos fotos do mais novo lançamento europeu da Neoplan: o Starliner com novo design em fotos enviadas por nosso amigo Benoit Gruhier.

DESENHO

G6 INVOCADO Recebemos desenho de um Marcopolo Paradiso G6 1550LD na pintura da Empresa Sulamericana (PR); O autor é Bernardo Reisdorfer Leite.