Você está aqui:Página Principal>A Folha do Omnibus (Índice Geral)> A Folha do Omnibus 88 

Conheça nosso parceiro Canalbus

Número 88 - Ano 13 -  12 de setembro de 2004

   

www. omnibus.hpg.com.br

Produção: Osvaldo Teodoro Born

É permitida a reprodução das informações e fotos desde que citada a fonte.

Endereço para contato: Rua Adolfo Stedile, 353 - Bom Retiro - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP 80520-540 

Endereço eletrônico: omnibusdobrasil @ yahoo.com.br 

Telefone: (41) 9621-0711 (celular)  

Colaboram nesta edição:

André Corrales

Antonio da Rocha Henriques

Auto Viação Marechal 

Auto Viação Mercês

Comil

Comil Repres. Curitiba 

Cristiano Caldonho

Daniel Custódio

Diogo Vieceli

Exp. Princesa dos Campos

Felipe Pacheco

Flavio de Assumpção Pereira

Frota & Cia

Herbert Zils

Isaac Matos Preizner

João Carlos Schneider de Oliveira

 

Leandro Henrique Stein

Lide Multimídia

Marcio Fabian

Marcos Antonio Tozo

Mario Fujimiko

Mecânica de Comunicação

Pablo Dalalíbera Silveira

Rafael Augusto A. Almeida

Rimavel Neobus

Rodrigo Santiago Lemos

Scania

Secco Consultoria de Comunicação

Sergio Augusto Braga Canuto

Servopa Volkswagen

Viação Cidade Ltda

Wilian Correa

 

  EDITORIAL

Prezados leitores: A cada edição temos novos colaboradores mas ainda assim é importante frisar que o espaço da A FOLHA DO OMNIBUS é todo dos colecionadores e leitores do informativo. Temos uma lista de informações e idéias para colocar em prática e publicar mas o pouco tempo de que dispomos para o hobby tem limitado o nosso empenho apenas ao informativo, ainda que novos conteúdos estarão no próximo mês na seção catálogo do site (a partir da página principal). Nesta edição 88 além de diversas novidades, entre as quais destaco os novos chassis Mercedes Benz OF1722 e a chegada de mais um carro teste em Curitiba (PR), agora da Volkswagen; também vemos as vendas de micros Neobus para a região metropolitana desta cidade. Ainda que de forma tímida a encarroçadora vem abrindo brechas num dos mercados mais fechados do Brasil. Além destas vendas a empresa deve entregar até final de outubro mais 5 urbanos para a cidade de Colombo (PR) e mais 2 articulados para uma cidade do interior do estado. Mas se engana quem pensa que é só de Curitiba que vive este informativo, convido para uma visita no quadro de aquisições, onde empresas de diversas regiões estão presentes. Boa leitura e até a próxima edição. 

                                                                                                                                               Osvaldo Teodoro Born

OBS.: Por motivos de ordem técnica alguns dados referentes a aquisições de ônibus desta edição foram perdidos na penúltima revisão. Pedimos desculpas aos colaboradores e estamos tomando providência para evitar que tais inconvenientes se repitam. Portanto, se algum dos dados que foram enviados por e-mail não estão aqui divulgados pedimos novo envio para publicação na edição 89.

 PRÓXIMA EDIÇÃO 

Primeira quinzena de outubro de 2.004

GRUPO DE DISCUSSÃO OMNIBUS DO BRASIL

REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO - Prezados amigos do Omnibus: nos 2 últimos meses recebemos cerca de 10 pedidos de associação ao grupo de discussão OMNIBUS DO BRASIL, inclusive um de fora do Brasil. No entanto não pudemos aceitar a maioria dos pedidos pois somente podem ser associados ao grupo pessoas que residam em Santa Catarina ou no Paraná. Não pretendemos com isto isolar um grupo da convivência com pessoas de outros estados mas sim permitir que as informações que são divulgadas possam ser tratadas de uma forma mais apurada pois se referem a fatos mais próximos dos associados. Lembramos mais uma vez que anteriormente era intenção do grupo expandir-se para o Brasil, mas que chegamos à conclusão de que já existem vários grupos de discussão a nível nacional e que estes estariam cumprindo com sua função de integração de todos os interessados no assunto no Brasil. Inclusive vários associados ao Omnibus também participam de outros grupos e com isso as novidades destes dois estados, Santa Catarina e Paraná, sempre estão sendo transmitidas. Nosso ideal para os colecionadores é, infelizmente, uma utopia, ou seja, manter apenas um grupo a nível nacional e vários outros para cada estado ou região, permitindo tanto a troca entre eles como a discussão mais próxima dos fatos que pretendemos com o grupo Omnibus do Brasil, que tem hoje cerca de 30 associados. Mas é a utopia que sempre nos faz caminhar um passo a mais. Para se associar envie um e-mail para omnibusdobrasil@yahoo.com.br com o título GRUPO.

QUADRO DE AQUISIÇÕES

Envie por carta ou e-mail informações de aquisições de ônibus na sua região observando os itens abaixo:

* NOME DA EMPRESA (quando possível completo)
* CIDADE SEDE (e onde os veículos irão operar quando possível)
* NÚMERO TOTAL DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS (quando disponível)
* TIPO DOS VEÍCULOS (urbano, intermunicipal ou rodoviário)
* CATEGORIA OU SERVIÇO (fretamento, linhas regulares, linhas especiais, serviço leito)
* PREFIXOS DOS VEÍCULOS: devem CONTER NO MÍNIMO UM DOS PREFIXOS DO LOTE, sem esta informação nenhum dado será publicado nesta seção
* MARCA E MODELO DA CARROCERIA, número de portas 
* MARCA E MODELO DO CHASSI (se não for identificado o modelo informar no mínimo se é motorização dianteira, central ou traseira).
* OUTRAS OBSERVAÇÕES (ar condicionado, tipo de vidros)

Envie, se possível, uma foto POR CARTA da aquisição. Seu nome constará como colaborador da edição.


EMPRESA SEDE QUANT CARROCERIA MARCA/MODELO CHASSI MARCA/MODELO PREFIXOS VISTOS DETALHES
Vinsa (Telêmaco Borba PR) 04 Comil Campione 3.45 Volkswagen 17.210EOD 1390, 1400, 1410, 1420
CB Tur / Viação Castelo Branco -  (Campina Grande do Sul PR) 01 Neobus Thunder+ 1 Porta Volkswagen 9.150EOD 1008 Fretamento
01 Marcopolo Senior 2000 1 Porta nd 1009 Fretamento
Expresso Kaiowa (Foz do Iguaçu PR) nd Busscar Vissta Buss HI Mercedes Benz O500RSD 4005 (ALX 0248) Serviço Leito. 26 poltronas. Ar condicionado. Vidros colados. Retrovisores elétricos. Rodas de alumínio. Operam na linha Rio de Janeiro (RJ) - Foz do Iguaçu (PR).
Viação Colombo (Colombo PR) 01 Neobus Thunder+ 2 Portas Volkswagen 9.150EOD 23.120 (AMA 4926) Categoria Alimentador Inter Cidades, operará linha Colombo-Tamandaré. Sem cobrador. 28 lugares.

 

Empresa Nossa Senhora da Piedade (Campo Largo PR) nd Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF 1722 142, 143, 144 Operam linhas municipais em Campo Largo (PR)

   

Turismo Cruzeiro do Sul (Rio de Janeiro RJ) 01 Caio Giro 3400 Scania K94IB 360 - RJ 512.003 (LPJ 0446) Ar condicionado. Vidros colados. Retrovisores elétricos. Vigia traseiro. Estofamentos na cor amarela. Frigobar. Som ambiente. DVD. Monitores de vídeo.
Auto Viação Tamandaré (Almirante Tamandaré PR) 04 Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF 1722 16A82, 16A83, 16A84, 16A85 Categoria Alimentador Metropolitano. 

   

Viação Antonina (Almirante Tamandaré PR) nd Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF 1722 24.043, 24.044 Categoria Metropolitano Convencional. 24044 com elevador para cadeirantes
nd Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF 1722 24A38 Categoria Metropolitano Alimentador. 24A38 Com elevador para cadeirantes

Empresa de Ônibus Campo Largo (Campo Largo PR) nd Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF 1722 22A34, 22A35, 22A36, 22A37, 22A38, Categoria Alimentador Metropolitano. 22A38 com elevador para cadeirantes
01 Marcopolo Viale 3 portas Scania L94 22C48 Categoria Troncal Metropolitano. Teve prefixo alterado para 22.050 (Categoria Metropolitano Troncal) antes de começar a operar.

 

Transisaak (Curitiba PR) 02 Comil Campione 3.45 Volkswagen 17.210EOD 2472, 2474 Parte de lote de 8 veículos a serem entregues de 2 em 2.
Viação Iapó (Ponta Grossa PR) 06 Comil Svelto NS Volkswagen 17.210EOD 2107, 2108, 2109, 2110, 2111, 2112 Operam linhas metropolitanas a partir da cidade sede
Viação Jandaia (Presidente Prudente SP) 02 Comil Svelto NS 2 Portas Mercedes Benz OH1621 1330 Operam linhas Dracena (SP)- Presidente Prudente (SP) e Adamantina (SP) - Presidente Prudente (SP)
02 Caio Millennium 2004 2 Portas Mercedes Benz OH1621 1300

 

Viação Cidade (Araranguá SC) 02 Marcopolo Senior Rodoviário  Volkswagen 8.140 1999 9915, 9921 (KDS 3729) Ar condicionado. Categoria Executivo.

 

Viação Atibaia (Atibaia SP) nd Comil Svelto NS Mercedes Benz OF1418 2114 (CVP 3957) x
Viação Nobel (Fazenda Rio Grande PR) 12 Caio Apache Vip 3 portas Volkswagen 17.210EOD

 

31A40, 31A41, 31A42, 31A43, 31A44, 31A45, 31A46, 31A47, 31A48, 31A49, 31A50, 31A51

Categoria Alimentador Metropolitano.

 

Viação Sandra (Conselheiro Lafaiete MG) (+) 01 Marcopolo Viaggio GV 850 Mercedes Benz OF 1620 ano 1997 8550 (placa BUP 2530) Ex Kubatur (São Bernardo do Campo SP). Opera linha de fretamento da CVRD 
Viação Graciosa (Curitiba PR) 01 Busscar Vissta Buss LO Volvo B7R 130 Ar condicionado da marca Climabuss

 

Viação São Luiz (Salvador BA) nd Comil Versatile Volkswagen 17.210EOD 0424 Operarão no estado de Sergipe
Houston Turismo (Belo Horizonte MG) 01 Irizar Century Volkswagen 18.310EOT 300 (GVQ) Padrão luxo de turismo. Ar condicionado, vidros colados, rodas de alumínio, estofamentos e acabamentos na cor azul, painel com acabamento imitação madeira, rodoar, vigia traseiro, porta central, caixa de itinerário digital, televisão, video e geladeira.
Viação Rio Doce (Caratinga MG) 02 Marcopolo Viaggio 1050 Mercedes Benz OF1721 ano 2001 40.101, 40.103 (placa GVI) Ex Bassamar de Juiz de Fora (MG)
Passaro Marron (SP) 16 Busscar Vissta Buss LO Mercedes Benz O400RSE 5503 (CVP 2553) (complementação na edição 90) Ar condicionado. Vidros colados. 52 lugares. Operam linha Guaratinguetá (SP) - São Paulo (SP), Itajuba (MG) - São Paulo (SP) e Aparecida (SP) - São Paulo (SP) entre outras.
Expresso Caxiense (RS) nd Marcopolo Paradiso G6 1200 Scania K124IB 4x2 6063 (placa ILY) Nova pintura. Ar condicionado. Vidros colados. Retrovisores elétricos. Rodas de alumínio. Para-brisa inferior inteiriço.
Nova Esperança  (Barbacena MG) nd Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz OF1721 8700 (GXH 2697), 8800 (GXH 2667), 8900 (GXH 2668) Confira mais informações da empresa abaixo desta tabela de aquisições. Veículos com 49 lugares. Vigia traseiro. Cabinado. Operam turismo e fretamento das faculdades entre Barbacena (MG) e Conselheiro Lafaiete (MG) distante 78km.
Auto Lotação Ingá (Niterói RJ) 05 Marcopolo Viale 2 Portas Mercedes Benz OF1418 NIT 01-179,       NIT 01-220,      NIT. 01-233 Vidros fumê. Poltronas Altas. Rádio.
20 Marcopolo Senior 2000 1 Porta Mercedes Benz LO 915 NIT. 01-271,     NIT. 01-272,     NIT. 01-273,     NIT. 01-274,     NIT. 01-275,     NIT. 01-276,     NIT. 01-277,     NIT. 01-278,     NIT. 01-279,     NIT. 01-281,     NIT. 01-282,     NIT. 01-284,     NIT. 01-285,     NIT. 01-288 Pintura Diferenciada. Poltronas altas. Som ambiente.
Sanjotur (São José dos Pinhais PR) 02 Busscar Urbanuss Pluss 3 Portas Mercedes Benz OF1722 84, 85 Opera municipais em São José dos Pinhais (PR)

  

Araucária Transporte Coletivo (Araucária PR) 02 Marcopolo Torino 99 2 Portas Mercedes Benz OF1418 (curto) 19.028 (ALZ 6731), 19.029 34 lugares. Sem cobrador. Opera linha R71 - Curitiba-Contenda

   

 

OF 1722 EXIGE NOVO DESIGN DE CARROCERIAS - O novo chassi Mercedes Benz OF 1722 eletrônico tem filtro de ar do lado direito da carroceria exigindo o recuo da posição da porta nas carrocerias. Em geral o que tem se visto é a implementação de uma janela adicional entre o para-brisa e a porta ou, quando esta já existe, a colocação de uma maior ou adicional (veja fotos do Urbanuss Pluss da Sanjotur nesta edição no quadro de aquisições).

COMPLEMENTAÇÃO - Na edição anterior publicamos as aquisições da Francovig de Londrina (PR). O prefixo do outro Comil Campione 3.45 adquirido é 5803.

ERRATA - Na edição 81 de dezembro de 2003 publicamos a aquisição da Auto Viação Nossa Senhora da Luz de Curitiba (PR). O prefixo CN013 é da categoria Convencional e não Circular Centro como informado.

MUDANÇA - Nova Esperança é o novo nome da empresa E. Barraca. Além dos novos veículos que ela recebeu e que estão listados acima a empresa repintou o veículo Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz OF1721 ano 2001 de prefixo 7800. Recebeu o novo prefixo 0750.

SÃO GERALDO COM BUSSCAR - A São Geraldo recebeu proveniente da Empresa Gontijo vários Busscar entre eles Jum Buss 360 Scania K124IB ano 2001 que recebeu o mesmo prefixo 11.670 (GXH 5724) da antiga empresa. O veículo possui descansa-pernas, 46 lugares, ar condicionado, geladeira, cafeteira, Externamente tem rodas de alumínio e vidros colados fumê. Foi fotografado na BR 262 em Realeza (MG) operando a linha Guarapari (ES) - Belo Horizonte (MG). Mais informações sobre os veículos repassados na próxima edição.

TRANSISAAK - Na edição anterior publicamos a nova aquisição da Transisaak (Curitiba PR) complementada por novo lote informado na coluna de aquisições desta edição. Os veículos 2470 e 2480 divulgados na edição 87 tem chassi Volkswagen 17.260EOT.

  

EM TESTE - Divulgamos na edição anterior fotos e a informação do início dos testes do Marcopolo Viale Articulado 4 portas sobre Scania L94 na linha Fazenda Direto que liga o terminal do Pinheirinho em Curitiba (PR) ao terminal central de Fazenda Rio Grande (PR). Por motivos de documentação de homologação o veículo ainda não está rodando até o fechamento desta edição.     

EM TESTE II - No fechamento desta edição chegou à Curitiba (PR) um novo ônibus para testes. O Marcopolo Viale Ligeirinho Prefixo XY015 (prefixo de carro teste, placa DBC 3640) tem chassi Volkswagen 17.260EOT e deve rodar durante 1 ano na cidade e inicia os testes no dia 13 de setembro pela Auto Viação Mercês. A empresa já tem diversos Volkswagen incluindo alguns dos primeiros com motorização traseira (17.240OT) da região.

 

 

REMANEJAMENTO - A Auto Viação Curitiba (Curitiba PR) continua repassando seus veículos convencionais para a categoria alimentador. Agora foi a vez do monobloco Mercedes Benz O371UP ano 1992 ex LC 997 que passou para LA 980 com a nova pintura da categoria.

REMANEJAMENTO II -  A empresa São Miguel remanejou do seu setor de Ilheus (BA) para Conselheiro Lafaiete (MG) 1 Neobus Mega Mercedes Benz OH1417 (Automático), ano 2002 , prefixo 024 (JMX 2461).

PERDIDO EM CURITIBA? - Há poucos dias foi flagrado em Curitiba (PR) pelo amigo Isaac Matos Preizner no Hipermercado BIG Xaxim um Comil Bello 1 porta Volkswagen 8.150OD.

      

LINHA EXTENDIDA - Em Curitiba (PR) a Linha Direta recém criada 024 - Campina do Siqueira/Portão passa a se chamar 024 - Capão Raso/Campina do Siqueira. O trecho é parte da linha Inter II do ligeirinho e atende o trecho Sul-Oeste da mesma.

REGISTRO - O nosso amigo Wilian Correa registrou a passagem deste modelo Caio Millennium sobre chassi Volvo B traseiro (errata na edição 89: o motor, evidentemente, é central e não traseiro) por Curitiba (PR). A única informação disponível na data da foto é de que o veículo é destinado a país de língua espanhola.

 

NOVIDADES NA PINTURA E FROTA MUNICIPAL DA CASTELO - A Viação Castelo Branco  de Campina Grande do Sul (PR) iniciou operação recentemente de 4 veículos nas linhas municipais com nova pintura. Um dos veículos, de prefixo 25.001, Marcopolo Torino OF anteriormente era o 25.041 que atendia linhas metropolitanas. Outros 3 vieram de São Paulo (SP) e receberam prefixos 25.002, 25.003 e 25.004, sendo o 2 e o 4 Caio Apache Vip Volkswagen 17.210OD ano 2002. Sobre o 25.003 não temos informações definitivas neste momento.

 

OPINIÃO

Coletivo na contra mão

Por ANTONIO FERRO - Editor do informativo DEONIBUS (www.deonibus.com)

O leitor deste espaço talvez possa entender que este artigo seja mais uma crítica quanto ao tratamento dado ao transporte coletivo realizado sobre pneus em nosso país. O ônibus é mau quisto, tem fama de vilão no cenário das cidades, mas é responsável pela maior fatia do transporte coletivo nos municípios nacionais. É certo alegar que não houve investimento significativo em um outro meio com maior capacidade de transporte, com tecnologia limpa e conseqüentemente mais caro. É essa a nossa realidade. O pouco que temos em transporte de massa com grau de conforto e rapidez tem participação ínfima, isolada em toda a cadeia.

O ônibus faz parte da paisagem urbanística em todo país. É o meio mais democrático em coletivo. Transporta seus milhões de passageiros diariamente, mas em se tratando com o poder público não tem lá sua atenção devida. Seus sistemas são os mais simplistas, geralmente ligando o centro aos bairros, não privilegiam em nada os espaços públicos, são todos arcaicos, não prevalecendo de modo algum o moderno em suas gestões. Bons exemplos, são raros, mas temos. Alguns servem até de inspiração para cidades estrangeiras, capazes de promover uma revolução em matéria de transporte urbano. Enquanto aqui o que falta mesmo é boa vontade.

Equipamentos necessários para essa revolução temos, e de sobra. Seja em materiais rodantes ou capacidade técnica pessoal. Nossa indústria tem know-how (experiência adquirida) de primeira, capaz de satisfazer todos os anseios de nossa população. E porque não temos transporte digno em ônibus?

Comportamento político insatisfatório, falta de visão futura, conhecimento nulo quanto as expectativas dos usuários, inexistência de tratamento com eqüidade perante outros modos de transporte (enquanto que o transporte aéreo tem um ótimo relacionamento com governos – isenção de tributos, perdão de dívidas, subsídio de combustível – o ônibus sequer tem isso, exceção em IPI) são alguns itens que podem ser melhores avaliados. Combater o transporte pirata, baratear passagens e acatar propostas defendidas pelo recém criado MDT (Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos) representam a essencialidade no futuro do transporte coletivo.

Temos que encarar nossa posição. Não há recursos vultuosos para investimento na rede de transporte. O metrô (o mais correto meio de transporte) é muito caro para nossa realidade. Sistemas de ônibus (vias segregadas, veículos, tecnologia) em comparação com o metroviário oneram muito menos os cofres públicos e são mais flexíveis. A participação do poder privado é de fundamental importância nessa reversão de medidas, pois o transporte em ônibus é 100% realizado por empresas sem a participação estatal.

Este artigo não tem posição crítica e nem citação ingênua, mas sim um alerta aos responsáveis pelo desenvolvimento urbano, para que nossas urbes e seus moradores não paguem um preço maior por erros constantes e pelo descaso com o coletivo.

RODONOTAS

CIFERAL INAUGURA NOVA LINHA DE PRODUÇÃO PARA O MINIMAX - A Ciferal, empresa controlada pela Marcopolo S.A., inaugurou dia 25 de agosto em sua fábrica em Xerém, Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, uma nova linha de montagem destinada exclusivamente à produção do microônibus Minimax, lançado em julho. A nova linha representa investimentos de R$ 2 milhões em novos equipamentos e modernização das instalações e faz parte de um programa de R$ 7 milhões aplicados na unidade ao longo de 2004.

NEOBUS TEM NOVOS MODELOS Apoiada na necessidade de um novo produto para atender às exigências de mercado e para plena utilização técnica dos chassis disponíveis, a Neobus desenvolveu o Thunder Way. Com dimensões que o posicionam das versões mini até a micro, o modelo tem um design diferenciado em relação ao restante das linha com faróis na posição vertical. O modelo também pode vir com 2 portas para uso urbano, visando atender cidade como São Paulo que permite modelos menores com essa configuração.

MARCOPOLO VENDE 146 ÔNIBUS PARA A ARGENTINA - A Marcopolo S.A. acaba de fechar contrato de venda de 146 ônibus com o governo da cidade de Mendoza, na Argentina. A empresa fornecerá 126 unidades do urbano Citmax da Ciferal, provavelmente sobre chassi Volkswagen 17.210OD com 11,5 metros de comprimento, capacidade para 25 passageiros sentados além de espaço para cadeirantes; outros 20 veículos serão microônibus Senior produzido pela Marcopolo sobre chassi Volkswagen 9.150OD . Conforme a direção da empresa, as datas para entrega dos ônibus ainda estão em negociação. Os modelos, produzidos no Brasil, serão utilizados no transporte público da cidade de Mendoza e as empresas fornecedoras foram definidas por meio de licitação pública nacional e internacional.

CUMMINS FORNECERÁ PARA VOLKSWAGEN DO MÉXICO - A Cummins Latin America acaba de fechar um acordo para fornecer, com exclusividade, motores para a fábrica de caminhões e ônibus que a Volkswagen inaugura em outubro, no México. Na primeira etapa, serão exportados os motores Interact 4, de 150 hp e Interact 6, de 185 e 250 hp, que equiparão os quatro modelos que a fábrica mexicana da Volks Caminhões produzirá inicialmente: um caminhão com capacidade para oito toneladas, um micro-ônibus, um caminhão de 15 toneladas e outro com capacidade para 23 toneladas.

VOLARE CLUB FIDELIZA PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS DA MARCA -  Com o objetivo de criar novos diferenciais para o consumidor além dos oferecidos pelos veículos e elevar ainda mais o grau de fidelização dos proprietários da marca, a Volare lança em setembro o Volare Club. A partir deste mês, todos os proprietários de miniônibus passam a integrar o clube que proporcionará vantagens para os seus associados. A meta é que, ainda no primeiro trimestre de 2005, todos os proprietários de veículos Volare estejam cadastrados e associados ao clube para poder usufruir das facilidades e vantagens oferecidas. Para integrar e melhor informar todos os membros do Volare Club, foi criada uma revista com o mesmo nome e distribuição exclusiva para os associados do clube. A publicação trimestral terá em seu conteúdo informações de interesse dos proprietários e usuários de veículos da marca, incluindo cuidados com a qualidade de vida e dicas para ampliar a vida útil dos miniônibus. Para se associar ao Volare Club o proprietário de veículos da marca pode acessar o site www.volare.com.br, enviar um email para volareclub@volare.com.br ou remeter sua carta para a Caixa Postal 321 - 95086-200, Caxias do Sul (RS).

 

TRANSPORTAR 2004 - A Feira Internacional de Transporte Intermodal e Logística aconteceu no Expo Trade, na Grande Curitiba (PR). Os contatos entre os 150 expositores e os 11 mil visitantes nacionais e do Mercosul que passaram entre os dias 24 e 27 de agosto pela Transportar 2004 resultaram no fechamento de negócios na ordem de R$ 1,5 milhão.  Exemplo disso aconteceu com a paulista Fix Implementos. “Com os contatos que fizemos na Transportar, geramos uma expectativa de vendas até o final do ano de R$ 300 mil para companhias brasileiras e de R$ 100 mil para empresas do Mercosul”, revela Valter Souza Baldaia, proprietário. Já a Mascarello, única paranaense na produção de ônibus, vendeu três carrocerias durante a feira.  

 

Esses resultados deixam ainda mais otimistas os organizadores para a Transportar do ano que vem. “Acreditamos num crescimento de, pelo menos, 15 por cento”, afirma Bäumle. Com data marcada para nove a doze de agosto de 2005, a Transportar 2005 já tem 1,2 mil m2 reservados, dentre os quais o espaço da Volvo, que será novamente patrocinadora. Prevê-se também uma inserção do setor de transporte agrícola e a internacionalização ainda maior do evento.

Um dos grandes destaques da Transportar foi o Congresso Sulamericano de Logística e Transporte, que contou com a participação de 200 pessoas.

A Transportar conta com parcerias do Setcepar (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná), Aslog (Associação Brasileira de Logística), Secretaria de Transportes do Estado do Paraná, Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML) e Sindicato das Empresas de Gerenciamento de Riscos do Estado de SP (Sindirisco).

  

Na Transportar 2004 a Mascarello expôs o modelo urbano Gran Via além de sua linha de micros

MERCEDES MOSTRA ELETRÔNICO PARA FROTISTAS - A Mercedes-Benz participou do Seminário Nacional "Construindo Redes de Transporte Público com Qualidade" realizado pela NTU- Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, que aconteceu de 25 a 26 de agosto em Brasília, Distrito Federal. No evento, que reuniu empresários do transporte urbano de todo o País, a marca esteve expondo o novo ônibus urbano OF 1722, lançado em julho passado. A Associação NTU conta com cerca de 600 empresas de ônibus urbanos associadas, 73 confederações, sindicatos e associações filiadas. O evento, considerado o mais importante da categoria, que tem como objetivo discutir questões recentes e tendências do transporte público brasileiro, esteve na sua quinta edição e é realizado anualmente pela NTU.

SCANIA É UMA DAS EMPRESAS MAIS ADMIRADAS DO BRASIL - A Scania conquista pela segunda vez o primeiro lugar no ranking Montadora e Importadora de Caminhões das “Empresas mais admiradas no Brasil”, estudo desenvolvido pela revista Carta Capital em parceria com a consultoria InterScience Informações e Tecnologia Aplicada.  O estudo tem por objetivo identificar quais as empresas que se destacam no Brasil em diferentes segmentos de atuação. Neste sétimo ano consecutivo, foram pesquisadas 573 empresas de 40 setores, com mais de mil entrevistas com os principais executivos dessas companhias. Os destaques políticos e sociais apoiados na ética e na identificação com os interesses nacionais foram os fatores que determinaram os primeiros lugares do ranking geral. Na classificação por setores de atuação, as respostas emitidas somente por profissionais da área foram mais técnicas e refletiram além da ética, a preocupação com o respeito pelo consumidor e a qualidade dos produtos, serviços e da gestão.  O resultado completo do estudo “Empresas mais admiradas no Brasil” foi publicado em edição especial de Carta Capital, lançada no dia 30 de agosto durante a festa de comemoração dos dez anos da revista.

 

NOVA RESOLUÇÃO DA ANTT -  As empresas que operam linhas interestaduais, tem até 24 de dezembro de 2004 para por em prática a Resolução 643 da ANTT. Tal Resolução determina que as empresas no início da viagem, através de um preposto, que não precisará necessariamente ser o motorista, faça uma exposição oral ou audiovisual aos passageiros, informando os procedimentos referentes a:

- utilização dos cintos de segurança;

- localização das saídas de emergência e procedimentos para sua utilização;

- proibição do uso de fumígeros.

Além disto, as cortinas localizadas nas saídas de emergência, deverão ser vermelhas, com a inscrição "SAÍDA DE EMERGÊNCIA" na cor branca. Para as empresas que tem como padrão, cortinas vermelhas, as cortinas das saídas de emergência deverão então ser brancas com a inscrição em vermelho.

Esta Resolução foi publicada no DOU de 24/8/2004 e o prazo máximo para a adequação é de 120 dias. No caso dos cintos, vale lembrar que apenas os veículos licenciados a partir de janeiro de 1999 são obrigados a possui-los. (Informação enviada ao grupo Omnibus do Brasil por João Carlos Schneider de Oliveira)

 

PANORAMA

Se você conhece situações de abandono em ESTRADAS ou RODOVIÁRIAS por onde trafegam seus ônibus (urbanos ou rodoviários), seja você empresário ou passageiro, envie-nos fotos para publicação. Nosso endereço de correio eletrônico é omnibusdobrasil@yahho.com.br. A coluna PANORAMA está a sua disposição. Veja nas edições anteriores 86 e 87 exemplo de casos de abandono de estradas paranaenses.

PUBLICAÇÕES DO SETOR

INFORMAR - A edição de aniversário dos 5 anos do Informar - Informativo da Auto Viação Marechal (PR) trouxe novidades no design gráfico além de informações diversas como o slogan escolhido para a empresa pelo qual ela pretende ser identificada pelo público interno e externo: "Marechal: confiança e respeito; cliente satisfeito". Informações sobre a formatura de 119 colaboradores da empresa pelo Projeto Escolaridade. Notícias também sobre a inauguração da unidade David Gulin do SEST/SENAT em Curitiba (PR).

 

JORNAL DA PRINCESA - A edição 172 de setembro do informativo do Expresso Princesa dos Campos (PR) destacou os 181 anos da "Princesa dos Campos", no caso a cidade de Ponta Grossa (PR) .

 
FROTA & CIA - A edição 74 de junho destacou as mudanças no transporte coletivo de Belo Horizonte (MG) e o novo Neobus Thunder Way. A edição 75 de julho destacou o micro Citmax da Ciferal, tem reportagem sobre a questão da concessão de gratuidades aos idosos no transporte interestadual e a chegada da Comil no Oriente através do fornecimento de 273 ônibus (200 Campione Volkswagen 17.260EOT e 73 Svelto neste mesmo chassi) para a Arábia Saudita. Mais informações no site www.frotacia.com.br.

SITE REVISTA DO ÔNIBUS LANÇA NOVIDADES - O tradicional site Revista do ônibus - www.revistadoonibus.com mudou, a começar pela nova marca. A galeria também mudou e ficou maior, apesar de não ser o foco principal do site. São três galerias de fotos, Rodoviária, Urbana e Nostálgicas, que serão acumulativas e devem ser atualizadas pelo menos duas vezes no mês, nos dias 15 e 30. Outras novidades: O Canal estradas, agora fica sob responsabilidade do Estradas.com.br parceiro do site. Foi incluído um link para o Clima Tempo, a pedido dos leitores. Os canais terminais e passagens, estão sendo reformulados e ganharão um novo layout até Novembro, assim como os games, enquete, e outros que estão com link cinza. O São Paulo no Terminal, agora fica sob responsabilidade do Luis Constantino com o terminalon.com, acesso pelo link próprio. O Canal de Turismo deve ganhar novas matérias após setembro, assim como novos parceiros.  Econbus ficará disponível até o final do ano, mostrando o trabalho de realização deste evento. Encontros.net, assim batizado, ganha novo espaço, agora com uma agenda nacional, notícias e um espaço para quem estiver interessado divulgar seu encontro. Uma forma de incentivar eventos como o econbus. Aparecida do Norte. Como já é de praxe o site dá ênfase aos grandes feriados nacionais. Fim de Ano. Este canal vai ao ar em Novembro, provavelmente após o feriado de 15 de novembro abordando o movimento de viagens durante o período de final de ano. Blog-se Um canal diferente, que irá indicar todo mês dos blogs, fotologs e afins.  Vídeo Bus, ele volta ao ar e deve ganhar novo layout no final do ano. Top10 Bus Web - Este, servirá de base para o Site do mês, onde serão indicados os melhores sites do mês já publicados. Internacional trará as notícias de diversos países, assim como fotos. 
Carnaval 2005 - Parece estar longe, mais esse canal promete trazer notícias de vários cantos do país, uma vez que durante a festa, muito se viaja, seja para a praia ou interior. Para maiores informações contate o editor do site Ricardo Gomes -
ricardogomes@revistadoonibus.com

 

CAOPINIÃO COMEMORA SEUS 10 ANOS - Com uma edição especial o Clube de Admiradores de Ônibus dirigido pelo amigo Mario Fujimiko comemorou os 10 anos da instituição. Como detalhe foi a primeira edição digital.

 

 

COMIL INAUGURA PLANTA NO MÉXICO - Na revista mexicana Transportes Y Turimos do mês de agosto de 2004 a Comil publicou uma reportagem com os modleos disponíveis para aquele mercado.

 

 

CURITIBANO NÃO TEM LIGEIRINHO - Reportagem do jornal Gazeta do Povo de 08 de agosto evidenciou que Curitiba (PR) está longe de conseguir oferecer um transporte rápido a sua população. Evidentemente - a reportagem não tende a essa constatação - que o sistema viário da cidade anda problemático impedindo a circulação ágil dos veículos de transporte coletivo. A inexistência das canaletas em diversas regiões da cidade também prejudica o trânsito dos coletivos que se misturam aos demais veículos.

Para ler a reportagem na íntegra clique com o botão direito do mouse sobre ela, salve-a em seu computador e abra o arquivo através de um gerenciador de arquivos como o Windows Explorer.

 

NOSTALGIA

REUNIDAS DE SANTA CATARINA - O amigo Marcio Fabian é um dos maiores fãs da empresa Reunidas SC. No entanto com as fotos que mantém em seu acervo, fruto de inúmeras viagens por esta empresa na qual desfruta cada detalhe, faz com que outras empresas também passem a apreciar a empresa. Reservamos este espaço para a divulgação de 3 veículos raros da empresa, fotografados em rodoviárias do interior de Santa Catarina. Da esquerda para a direita carro 4066 e 6086. O primeiro está na rodoviária de São Bento do Sul (SC) e atendendo a linha São Bento do Sul (SC) - Bateias (SC). O segundo está na linha Canoinhas (SC) - São Mateus do Sul PR) e a foto foi feita na rodoviária de Três Barras (SC).      

 

SÃO BRAZ OPERANDO CURITIBA-CASTRO - O amigo Marcio Fabian tem em seu acervo um bilhete de de passagem rodoviária da empresa São Braz que atende atualmente a cidade de Campo Magro na região metropolitana de Curitiba (PR). O bilhete é da linha Curitiba (PR) - Castro (PR) via Cerne/Bateias.

VOLVO EUROPEU - Na revistaPa Vag publicada pela Volvo sueca, edição 2 de 1988 foto de um Van Hool sobre chasi Volvo B10M.

 

 

PROPAGANDA COMETA NOS GIBIS - Antigamente era muito comum a veiculação de propagandas da Viação Cometa nas revistas em quadrinhos infantis. Ao lado o exemplo de uma delas publicada na revista Pato Donald de 04 de maio de 1979 destacando o Dinossauro como "uma forma inteligente de viajar!".

INTERCÂMBIO

CORRESPONDÊNCIAS

DÚVIDA 1) "Olá pessoal do omnibus , gostaria de parabeniza-los pelo site , E aproveitar para saber sobre o linhadireta volvo da busscar da empresa agua verde que até algum tempo atrás se encontravam já desativado e sem numeração no pátio da empresa e agora nesse mês passado pode perceber que eles voltaram a circular novamente e estão fazendo a linha capão raso /campina do siqueira e estão novamente com a numeração que possuiam o JL012e JL-013. e tambem gostaria de avisar que na sessão catalogo não estou conseguindo visualizar as fotos da encarroçadora Busscar ônibus urbanus" - Mauricio - mauriciodoniak@ibest.com.b

Prezado Maurício: Pedimos desculpas pois constatamos que realmente a seção Catálogo (não somente a página do Urbanus) sofreu com alguns problemas técnicos a perda de alguns arquivos referentes a botões e fotos. O problema está sendo corrigido até dia 20. Com relação aos veículos que voltaram à circulação acredito que seja devido a necessidade pela extensão da linha, inclusive divulgada nesta edição. Vale frisar que as empresas que estão aguardando a definição do novo projeto da Linha Direta Inter 2 para atualizar sua frota com ligeirinhos articulados.

CONTRIBUIÇÕES 2) "Gostaria de saber se na proxima edição do omnibus será públicado a nova aquisição da viação Nobel da Fazenda Rio Grande. Prefixos vistos: 31A40, 31A42, 31A43 e 31A51 (ainda sem emplacamento). Quanto ao veiculo Marcopolo Viale Articulado divulgado na ultima edição que estaria em teste na Faz. Rio Grande não foi visto, provavelmente o teste foi cancelado. Sugestão: Quando publicar aquisições, sugiro informar quais veiculos serão substituidos." - Marcos Antonio Tozo - marcostozo@brturbo.com 

Prezado Marcos: primeiramente reitero a satisfação de encontrá-lo na web. As aquisições que enviou foram complementadas no quadro de aquisições desta edição. Abaixo no quadro na mesma seção existe a explicação para o fato do articulado não ter iniciado os testes conforme previsto. Por último sempre que informados pelos colaboradores temos divulgado quais veículos serão substituídos mas é uma tarefa mais difícil pois exige informações diretamente das empresas.

CARAVELE 3) "A quem possa me ajudar. Gostaria de saber se a Empresa de Ônibus  Caravele tem algum Site ou E-mail para que eu posso entrar em contato. Desde já agradeço" - Marcos Chaves Coimbra - raiosss@yahoo.com.br 

Prezado Marcos: fizemos buscas na web e também em nossos arquivos e não encontramos as informações solicitadas. Remetemos sua mensagem para um de nossos amigos que residem no Riuo de Janeiro que talvez possa lhe ajudar.

ESTRADA RUIM 4) "A respeito das estradas precárias (Nota do Editor: o leitor refere-se às reportagens da coluna PANORAMA das edições 86 e 87), quero informar que o trecho Além Paraíba(MG)-Leopoldina (MG) da BR-116-Norte está uma calamidade. Em viagem recente à Caratinga-MG, pude perceber o quanto aquele trecho é péssimo. Vc precisa ir para o acostamento da pista oposta para trafegar melhor e vice-versa. A estrada parece até a lua, devido às suas crateras. Não fotografei o trecho pois estava de ônibus, mas naquela região da BR116 tem colecionadores. Neste mesmo trecho, porém, vi que o DNIT está asfaltando aos poucos a estrada.  Um abraço." -  Cristiano S. A. Mendonça  

GRUPO 5) "Meu nome é Carlos Rogério, Sou deficiente visual, porem, sempre fui aficionado por ônibus,. Moro em Curitiba, e como uso a internet, já faço parte da UBB. Penso que infelizmente, temos bons frutos de empresas e ônibus nos estados de Paraná e Santa Catarina, aí começou minha procura por um grupo que fosse mais direcionado para meu estado, e minha região. Encontrei o onnibusdobrasil, e gostaria muito de fazer parte de mais esse grupo!” - Rogério - studiocuritiba@pop.com.br

Prezado Rogério: Providenciei a sua inscrição no grupo. Bem vindo!

IRIZAR EXPORTAÇÃO 6) “Recentemente, ao ir pra itararé, eu cruzei com varias carretas carregando vários irizar century,sem chassi, nas cores azul, amarela e vermelha, de uma empresa chamada " wall maseru" que eu penso, deve ser da africa,asia para exportação. Espero ter colaborado.” – André Corrales

PASSARO VERDE SEM DD 7) "Sempre após cada atualização do Omnibus do Brasil, acesso e leio todas as colunas. Bom, na última parte da Folha do Omnibus (edição 87), na Sessão Desenho, foi enviado pelo amigo Carlos Henrique dos Reis, de Ponte Nova (MG), o desenho de um DD da Pássaro Verde, porém pelo texto colocado abaixo do desenho, tem-se a impressão que a empresa possui o veículo. Comunico que a Viação Pássaro Verde, “não” possui nenhum modelo DD, sendo os maiores veículos dela, os Paradisos GV 1150 e Paradisos G6 1200." -  Christian Teixeira Gontijo de Sousa - christianteixeiragontijo@yahoo.com.br

DESENHO

Omnibus A Passaro Verde pode não ter DD mas o Omnibus do Brasil já, graças à criatividade de Leandro Henrique Stein que promoveu a identidade visual da instituição no Dois Andares G6 da Marcopolo. Desenho original de Sergio Carvalho (c)

INSTITUIÇÃO

RS Bus Parabenizamos o grupo de discussão RS Bus que em JULHO passado completou seu primeiro ano!