Você está aqui:Página Principal>A Folha do Omnibus (Índice Geral)> A Folha do Omnibus 86 

Número 86 - Ano 12 -  07 de julho de 2004

   

www. omnibus.hpg.com.br

Produção: Osvaldo Teodoro Born

É permitida a reprodução das informações e fotos desde que citada a fonte.

Endereço para contato: Rua Adolfo Stedile, 353 - Bom Retiro - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP 80520-540 

Endereço eletrônico: omnibusdobrasil @ yahoo.com.br 

Telefone: (41) 9621-0711 (celular)  

Colaboram nesta edição:
André Corrales

Comil - Repres. Paraná

Diogo Vieceli

Divesa Mercedes Benz 

Empresa Curitiba Cerro Azul

Francovig

Herbert Zils

Isaac Matos

 

João Manoel da Silva

Leandro Stein

Luciano Formiga

Rafael Augusto A. de Almeida 
Salvador Costa
Sulbrave
Thiago Sena

Viação Graciosa 

Willian Correa

  

  EDITORIAL

Prezados leitores: O setor de transporte coletivo por ônibus continua sofrendo com o descaso das autoridades. Recente reportagem da revista Abrati (veja destaque na coluna Publicações do Setor nesta edição) explana de uma forma muito clara este problema e sobretudo o tratamento desigual entre os modais, comparando-se neste caso o transporte rodoviário de passageiros com o aéreo. Mesmo transportando a maioria dos viajantes no país o ônibus carece de uma infra-estrutura de rodoviárias modernas ou, no mínimo, adequadas. Se analisarmos as estradas por onde nossos ônibus rodam ficaremos no mínimo estarrecidos com a situação. Algumas empresas simplesmente deixam de operar temporariamente por falta de condições de tráfego em estradas de acesso a pequenos e médios municípios (veja exemplo na seção Panorama nesta edição). E quem pensa que a situação nos trechos entre as capitais é diferente pode se desapontar com uma simples (simples?) viagem entre São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Por outro lado a facilidade de comprar um automóvel juntamente com as novas tecnologias de comunicação  explicam em parte a fuga dos passageiros dos ônibus urbanos. É claro que neste caso um problema a mais piora o cenário: com queda do número de passageiros cai a receita e com isso ônibus são retirados das ruas, piorando-se a freqüência contribuindo, entre outros fatores, para um novo percentual de queda de de passageiros. Um país sem circulação adequada de bens, mercadorias e pessoas não pode ter em seu futuro boas perspectivas. Acreditamos sobretudo no transporte como fator de desenvolvimento do Brasil mas para isto precisa existir compromisso com MUDANÇAS, algo que, por enquanto, não vislumbramos. O que não se explica de forma alguma é porque, mesmo diante deste quadro, a situação tributária é cada vez mais pesada para o bolso dos contribuintes!  Diante do exposto sugerir no editorial uma "boa leitura" desta edição poderia parecer um paradoxo. Até a próxima edição. Osvaldo Teodoro Born

PRÓXIMA EDIÇÃO 

Primeira quinzena de agosto de 2.004

QUADRO DE AQUISIÇÕES

Envie por carta ou e-mail informações de aquisições de ônibus na sua região observando os itens abaixo:

* NOME DA EMPRESA (quando possível completo)
* CIDADE SEDE (e onde os veículos irão operar quando possível)
* NÚMERO TOTAL DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS (quando disponível)
* TIPO DOS VEÍCULOS (urbano, intermunicipal ou rodoviário)
* CATEGORIA OU SERVIÇO (fretamento, linhas regulares, linhas especiais, serviço leito)
* PREFIXOS DOS VEÍCULOS: devem CONTER NO MÍNIMO UM DOS PREFIXOS DO LOTE, sem esta informação nenhum dado será publicado nesta seção
* MARCA E MODELO DA CARROCERIA, número de portas 
* MARCA E MODELO DO CHASSI (se não for identificado o modelo informar no mínimo se é motorização dianteira, central ou traseira).
* OUTRAS OBSERVAÇÕES (ar condicionado, tipo de vidros)

Envie, se possível, uma foto POR CARTA da aquisição. Seu nome constará como colaborador da edição.


Empresa / Sede Quantidade Carroceria Marca/Modelo Chassi Marca/Modelo Prefixos Vistos Detalhes
Expresso Nordeste (PR) nd Marcopolo Paradiso G61350 Mercedes Benz O400 4000 Pintura diferenciada
01 Comil Campione 3.65 Volkswagen 17.260EOT 4040 Primeiro Volkswagen eletrônico rodoviário do Paraná.
Transtupi (Araucária PR) 03 Caio Apache Vip 3 portas Volkswagen 17.210EOD 222, 223, 224 Caixa de Itinerário digital.Operam municipal do TRIAR - Transporte Integrado de Araucária. 
Irmãos Rafagnin (Foz do Iguaçu PR)  02 Ciferal Citmax 2 portas Mercedes Benz OF1721 nd Os veículos receberão prefixos na própria empresa
Norsul (Pato Branco PR) 01 Marcopolo Torino 99 2 Portas Mercedes Benz OF1721 19 Opera urbanos em Dois Vizinhos (PR)
Auto Viação Curitiba (Curitiba PR) 01 Comil Svelto NS Volkswagen 17.210EOD LS 001 Categoria Escolar SITES. Primeiro Volkswagen eletrônico adquirido em Curitiba (PR).

 

Francovig (Londrina PR) 06 Marcopolo Viaggio 1050 Volkswagen 17.210EOD 5803 Fretamento em Curitiba (PR)
10 Caio Picollo 2 Portas Volkswagen 17.210EOD nd Operação em Londrina (PR)

 

Expresso Guarios (Guarapuava PR) 01 Comil Campione 3.65 Mercedes Benz O500 nd Veículo prefixado na matriz.
Viação Cidade de Castro (Castro PR) 01 Comil Svelto NS Mercedes Benz OF1721 210 x
Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral (Ponta Grossa PR) 01 Comil Piá Mercedes Benz LO 915 Não dispõe x
Empresa Curitiba Cerro Azul (Cerro Azul PR) 01 Buscar El Buss 340T 2004 Mercedes Benz OF1721 70 (AZU 1070) Poltronas de tecido.

Veja foto na seção PANORAMA abaixo.

Sanjotur (São José dos Pinhais PR) 02 Busscar Urbanuss Pluss 3 Portas Mercedes Benz OF 82, 83 Opera municipais em São José dos Pinhais (PR)
Viação Rocio (Paranaguá PR) nd Busscar Urbanuss 3 Portas Mercedes Benz OF  603 Nova série de prefixos.

 

Viação Nossa Senhora da Piedade (Campo Largo PR) nd Busscar Urbanuss Pluss 3 Portas Mercedes Benz OF1721 160 Nova cor de fundo creme na pintura. Caixa de itinerário digital.

 

Viação Piracicabana (São Vicente SP) 73 Ciferal Citmax 2 Portas Mercedes Benz OF1417 6000 a 6019 (Placas DAO), 7214 a 7243 (Placas DAO), 8226 a 8248 (Placas DBI) x
Viação Colombo (Colombo PR) 01 Comil Piá 1 Porta Volkswagen 8.140OD 2109 (KRE 8061) Linhas municipais em Colombo (PR)
Emtracol (Teresina PI) 06 Ciferal Citmax 2 Portas Volkswagen 17.210OD 05.198, 05.199, 05.200, 05.201, 05.202, 05.203 Adquiridos em abril.
Emvipi (Teresina PI) 02 Comil Svelto NS 2 Portas Volkswagen 17.210OD 06.040, 06.041 Adquiridos em março.
Teresinense (Teresina PI) 02 Ciferal Citmax 2 Portas Volkswagen 17.210OD 081.040, 081.050 Adquiridos em março.
Viação Piauiense (Teresina PI) 03 Ciferal Citmax 2 Portas Volkswagen 17.210OD 10.318. 10.321, 10.324 Adquiridos em maio.

                                                             RODONOTAS                                                                

CAIXA DIGITAL - O Marcopolo Biarticulado 2003 Volvo B10M prefixo BD 129 da Transporte Coletivo Glória de Curitiba (PR) vem rodando com nova caixa de itinerário eletrônica. O veículo rodou um dia com a inscrição "Veículo em teste" e depois passou a operar com nome e sentido da linha, este uma novidade na cidade pois nenhuma linha informa isto. 

 

LEBLON RECEBE SEGUNDO GIRO - A Leblon Turismo de Fazenda Rio Grande (PR) recebeu recentemente o segundo Caio Giro 3400 (veja edição 83). O veículo que recebeu o prefixo 260 tem chassi Volkswagen 17.210OD e placas  DMT 5974.

NEOBUS NOS MUNICIPAIS DE CURITIBA (PR) - O modelo Spectrum será o primeiro ônibus da marca Neobus a rodar nas empresas municipais. Inaugurando um novo tipo de ônibus denominado Micro Especial o modelo terá chassi Mercedes Benz OF1418 e 2 portas. A Empresa Cristo Rei adquiriu o veículo que será entregue em agosto.

MARTÃO EM CURITIBA ( PR) - O Caio Top Bus Biarticulado Volvo B12M esteve em Curitiba (PR) afim de participar de seção fotográfica para a Volvo. Aproveitando a oportunidade o nosso amigo Francisco Becker o eternizou na foto ao lado.

 

LIGEIRINHO COM NOVA COR - Depois da Auto Viação Nossa Senhora do Carmo agora é a vez da Viação Cidade Sorriso testar uma nova cor para a categoria Linha Direta de Curitiba (PR). Ao contrário da Carmo em que os veículos receberam tonalidades próximas do cinza em carros novos (Marcopolo Viale), a Sorriso repintou o GL054 na cor azul com tonalidade tendendo ao cinza. A cor atual dos ligeirinhos é a prata.

AUTO VIAÇÃO CURITIBA (CURITIBA PR) - Ao lado foto de um dos veículos recentemente remanejados pela empresa conforme divulgado na última edição. O ônibus é Comil Svelto NS 3 Portas Scania F94, ex LC048. Esquecemos de informar na edição 85 que o veículo ex LC043 era o único Alpha Scania F113 de Curitiba (PR) CONVENCIONAL. Além dele existem outros dois na categoria Alimentador da mesma empresa.

OF 1722 - Já foram comercializados os primeiros chassis com motor eletrônico OF 1722M da Mercedes Benz para a região de Curitiba (PR). As empresas do grupo Melissatur receberão 12 unidades, a Viação Cidade Sorriso mais 7 e 1 ficará na Viação Castelo Branco. A previsão de chegada é ainda para julho.

MICROS - Diversas linhas passam a contar com veículo de menor capacidade nos finais de semana e feriados em Curitiba (PR). O motivo é a evidente queda do número de passageiros transportados. As linhas Augusta e Via Marqueto da categoria Alimentador passaram a ter operando veículos convencionais visto que inexistem micros na cor da categoria Alimentados. Entre as outras linhas estão a Bom Retiro-PUC que operará com micros e Cabral-Portão operada com padrons no lugar dos articulados. Veja na Seção Nostalgia que o micro-ônibus sempre representou uma solução para problemas de transporte na cidade.
CAIO NA NET - Já está no ar o novo site da Induscar Caio. Visite e confira o lançamento do modelo Giro 3600. O endereço é www.caio.com.br.

EUCATUR 40 ANOS - O site www.deonibus.com na última atualização disponibilizou matéria sobre os 40 anos desta tradicional empresa de transporte coletivo rodoviário de passageiros.

CATEGORIA F EXTINTA - Os veículos que operavam a categoria Deficientes Físicos em Curitiba (PR), identificação F no prefixo dos veículos, passaram a categoria Convencional, identificação C. Os carros que operam algumas linhas específicas da categoria com elevador para cadeirantes tem a cora amarela e seus prefixos foram reordenados na série 900. A Empresa Cristo Rei trocou o DF004 para DC983

INTER 2 TERÁ ARTICULADOS - A Linha Direta Inter 2 que possui duas opções de deslocamento em roteiro circular por Curitiba (PR) - horário e anti-horário - terá ônibus articulados em substituição aos atuais padrons até 2005. O plano da Prefeitura de modernização e ampliação da capacidade da linha prevê também alteração das estações-tubo e terminais por onde passa a linha. Serão os primeiros ligeirinhos articulados a operar o sistema de linhas diretas.

CITMAX EM BRASÍLIA E BH -  O modelo urbano da Ciferal, empresa controlada pela Marcopolo, está vendendo muito bem no mercado interno. Recentemente a empresa recebeu a encomenda de 70 unidades das empresas Cidade Brasília e Pioneira, pertencente ao Grupo Áurea. Os modelos serão utilizados no transporte urbano de Brasília (DF). Já para o Setra BH (Sindicato das Empresas de Belo Horizonte - MG) a empresa vendeu 300 unidades que deverão ser distribuídas entre as empresas da capital mineira. 

NOVOS GRACIOSA - Divulgamos na última edição as novas aquisições da Viação Graciosa para Curitiba (PR) e litoral paranaense. Agora informamos as placas dos novos veículos e prefixos, todos são Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF1721. Veículos para o litoral : 87 (ALT 8437), 88 (ALT 9355), 89 (ALT 8513), 90 ( ALT 9186); veículos para linhas metropolitanas: 27033 (ALT 8439), 27034, (ALU 1195), 27035 (ALU 1193), 27036 (ALT 7536).

PANORAMA

ESTRADA RUIM, FROTA BOA - Não é de hoje que excelentes veículos tem que conviver com péssimas estradas. Mas em alguns casos esta convivência, em nada harmoniosa, chega ao extremo. A Empresa Curitiba Cerro Azul sabe bem destas dificuldades: mantém linhas na Estrada da Ribeira, trecho da BR 476 que liga Adrianópolis (PR) a Curitiba (PR) e que possui 94 quilômetros de extensão. A empresa deixou de rodar por 10 dias no mês de maio por completa falta de condições de tráfego na rodovia que já devia estar asfaltada na década passada mas que, ano após ano, administrações federais passam e o drama de alguns municípios paranaenses como Cerro Azul permanece. O distanciamento e isolamento em certos períodos afugenta investimentos na região. 

Segundo reportagem do jornal Gazeta do Povo do dia 16 de abril (caderno Paraná) recursos no valor de R$12,8 mil para o asfaltamento de um trecho de mais 20 quilômetros da rodovia teriam sido liberados pelo Governo Federal mas até o mês de julho nada mudou no trecho que, com a época de chuvas, fica cada vez menos trafegável. Parte da obra como serviços de terraplanagem já foram concluídos nestes 20 quilômetros mas o serviço acaba sendo perdido se a obra não puder ser completada com brevidade. Vale frisar que ainda faltarão mais 11 quilômetros para completar o trecho entre Tunas do Paraná (PR) e Adrianópolis (PR).

Mas, na contramão do que podem pensar os desavisados a empresa Cerro Azul mantém uma boa frota no trecho e acaba de receber mais um veículo, aliás o primeiro Busscar El Buss 340 da nova linha 2004 no Paraná. O veículo que difere das versões anteriores pelo novo design de para-choques e lateral na parte da porta de embarque, é o primeiro veículo com 3,40m de altura da empresa que aposta também em novidades no interior: bancos de tecido, vislumbrando que os passageiros, rodando sobre um asfalto novo em folha, pudessem desfrutar de um conforto maior. Mas, pelo menos por enquanto a situação da estrada não encorajou os proprietários da Cerro Azul a colocar o novo ônibus em operação. É penoso saber que um veículo que está saindo da reforma ou que recém chegou da fábrica pode voltar sem as ponteiras dos para-choques, riscado, amassado ou mesmo ficar encalhado nas crateras da estrada, comenta um dos diretores da empresa à A FOLHA DO OMNIBUS.

Novo Busscar da Cerro Azul: parado na garagem por falta de condições de rodar na Estrada da Ribeira

 

 

Trechos da estrada e desvios que mais parecem picadas no meio da selva são rotinas nos destinos da Cerro Azul na Estrada da Ribeira: trecho que poderia ser feito em aproximadamente 1 hora consome 4 horas da paciência de passageiros e funcionários da operadora.

PUBLICAÇÕES DO SETOR

ABRATI 37 - A edição de junho trouxe muitas novidades do setor e duas reportagens muito interessantes. A Viação Araguarina de Goiânia (GO) e o Grupo Guanabara que inclui a Viação Normady e Util apresentaram a nova roupagem dos seus ônibus. Na empresa goiana nada de inovador mas uma escolha de cores bastante satisfatória proporcionou um visual bem limpo e equilibrado. Já a proposta da Normandy e Util rompe com os tradicionais projetos de identidade visual pois apesar de manter a mesma disposição de elementos e inscrições tais como o nome da empresa, tipo de serviço e prefixos, cada serviço possui cor de fundo diferenciada e entre as cores escolhidas estão algumas que pouco se vê nos ônibus como o lilás e o verde-limão. Além disso as duas empresas seguem a mesma linha. Interessante foi o novo nome escolhido para o serviço convencional: Clássico. Além das novas pinturas a revista destaca também a concorrência predatória do serviço aéreo contra o rodoviário. Aeroportos moderníssimos, financiamentos de dívidas e isenção de impostos são algumas das vantagens que o setor aéreo tem e que o serviço rodoviário de passageiros, transportando 95% das pessoas que viajam no Brasil, não dispõe. Outra reportagem interessante mostra os resultados de uma pesquisa com usuários das rodoviárias brasileiras tentando desmontar o estigma de que elas são desconfortáveis. Veja abaixo a relação das 8 rodoviárias mais bem "cotadas" entre os usuários:
Classificação                              Nota (critérios da ABRATI)
1º Londrina (PR) 8,25
2º Joinville (SC) 8,00
3º Itajaí (SC) 7,86
4º Salvador (BA) 7,81
5º Foz do Iguaçu (PR) 7,80
6º Baln. Camboriú (SC) 7,71
7º Curitiba (PR) 7,71
8º Tietê São Paulo (SP) 7,68

NOSTALGIA

REVISTA TOURING I - A edição 370 de dezembro de 1971 destacava a Rodoviária Expresso Brusquense que oferecia ligações de Brusque (SC) com Gaspar (SC), Itajaí (SC), Blumenau (SC), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Camboriú (SC), Nova Trento (SC) e Tijuca (SC) entre outras. Na foto dois monoblocos Mercedes Benz.

 

REVISTA TOURING II - A edição 372 já em 1972 destacava a situação e perspectivas do turismo em São Paulo (SP). Dentre as fotos escolhidas para  a ilustração das reportagem está abaixo a que retrata a rodoviária central da capital paulista.

 

REVISTA PARANÁ EM PÁGINAS  - A edição 138 de agosto de 1976 destacava os novos seletivos da cidade de Curitiba (PR). Pelo texto da reportagem não saberíamos dizer o ano da revista porque vivemos a mesma preocupação atualmente e novamente temos a idealização dos micros como solução para alguns problemas de transporte. A questão é que agora, pelo menos em Curitiba, ele tem vindo por pura necessidade diante da queda do número de passageiros transportados.

INTERCÂMBIO

CORRESPONDÊNCIAS

NAS RUAS DO RIO 1) "Escrevo para informar que o Rio de Janeiro está passando por mudanças. Agora, é a região metropolitana que está fazendo a inversão de entrada dentro dos coletivos. Não gosto da idéia, mas infelizmente acabamos nos acostumando. O problema é que determinadas empresas não nos deixam sentar lá frente, mas já estamos lutando para reverter essa situação. Quero lhe informar, que fui convidado para comandar um novo canal no site Revista do Ônibus (www.revistadoonibus.com), cujo Webmaster é Ricardo Gomes. O novo canal com cara de site é "Nas Ruas do Rio", nome escolhido com muita dificuldade porém já está dando frutos. O canal foi lançado dia 1º de Julho e já teve muitos acessos. O estilo do informativo é bem funcional, com informações úteis para passageiros, admiradores e empresários. A atualização será constante e de acordo com a necessidade do momento. Para isso, já estou providenciando uma máquina digital, pois não haverá nem tempo nem dinheiro suficiente para as fotos estarem lá na hora certa. Nossa principal filosofia de trabalho é Credibilidade e nossos colaboradores não são exclusivos da Revista do Ônibus, ele divulga a informação onde ele achar melhor. Visite nosso site, que aliás, ele não foi feito pra mim nem pro Ricardo, foi feito para todos nós, admiradores do sistema ônibus, empresários e usuários do sistema. Visitem www.revistadoonibus.com - http://www.revistadoonibus.com/especial/rio/rio-capa.asp. Conto com sua visita! Abraços” - Cristiano S. A. Mendonça

Prezado CRISTIANO: Sucesso no novo empreendimento junto ao site. Como sabe nosso espaço também estará sempre aberto para notícias de qualquer região. Um abraço. 

COLECIONADOR 2) "Gostaria muito que você publicasse meu endereço eletrônico na próxima edição do informativo ómnibus, e também gostaria de manter contato com outros colegas busólogos. Tenho fotos repetidas das seguintes empresas: Pluma varios prefixos, Princesa dos Campos Chassi volvo B 10R, Carro 5114, Eucatur Carro 3701, Danubio Azul Carro 9908, Catarinense Carro 2318, Foto do Modelo Andare, Foto do Carro 9901 da 1001 Carroceria Busscar Jum Buss 360 Leito sobre chassi Scania K 124 IB 6x2 de 360 CV, Foto do Carro 9904 Carroceria D.D. Panorâmico sobre chassi Scania K 124 IB 8x2 04 eixos, 04 Fotos da Sulamericana." - Gilmar Diaz Góis Jr / Busólogo - E-mail: gilmar.gois@bol.com.br

Prezado  GILMAR: Espero que tenha sucesso na troca de informações e materiais com outros colecionadores.

COLECIONADOR II 3) " Olá pessoal, gostei da página, eu e meu filho de 02 anos somos aficcionados por ônibus. Se tiverem fotos de ônibus de artistas, bandas, grupos musicais, etc.,me mandem, estarei enviando à vcs.às que eu tenho." - Álvaro - Chapecó-SC alvaro.san@ibest.com.br

Prezado ALVARO: Espero que outros amigos entrem em contato afim de lhe mostrar fotos do tema pedido. Abaixo publico uma constante do acervo do Omnibus. Marcopolo Paradiso GV 1800DD "Garotão" do Grupo Garotos de Ouro.

EVENTO 4) "AGRADECIMENTO DA EQUIPE PORTAL DO ÔNIBUS À COLABORAÇÃO RECEBIDA PARA A REALIZAÇÃO DO BUSBRASIL FEST ANTIGO EM SÃO PAULO NA DATA DE 29.05.04. Amigos: A primeira exposição de ônibus antigos da qual se tem conhecimento só obteve sucesso graças ao carinho das empresas CATI ROSE,  TURISMO BONINI,  BRASAL TURISMO,  TURISMO SANTA RITA,  METRA TRANSPORTES,  VIAÇÃO SANTA CRUZ,  VIAÇÃO CAPRIOLI, REDENÇÃO TURISMO. Também ao apoio recebido de nosso sindicato TRANSFRETUR, DO SETPESP, da CONCESSIONÁRIA TIETÊ  CAMINHÕES E ÔNIBUS, DA COMIL ÔNIBUS, EDITORA IBTOM, do próprio EXPRESSO REDENÇÃO cedendo suas instalações e, dos colaboradores que no dia se desdobraram, anonimamente, pelo bom andamento do evento. Nós, integrantes da “EQUIPE PORTAL DO ÔNIBUS”, não temos palavras para agradecer o sorriso do público presente, de todas as idades, os cumprimentos dos empresários presentes e os elogios registrados em nosso caderno de sugestões, e isso tudo graças a essa colaboração e por terem acreditado em nós, apoiando-nos.  Valeu o esforço. Esperamos  assim  termos  homenageados  os  empresários  que  preservaram  e  ainda preservam a memória dos transportes em ônibus, mantendo vivo esse passado, pois temos certeza  que  o  segundo  objetivo,  o  de  proporcionar  a  um  público,  incrivelmente enorme,  apaixonado  por  ônibus,  um  dia  de encontro,  confraternização  e  troca  de conhecimentos  e  lembranças,  foi,  plenamente,  conquistado. O ingresso, doação de um quilo de alimento, não perecível, encaminhado à Creche Frei Frederico, entidade à qual a organização do evento procurou assistir, tambÉm foi muito bem recebido e nos parece, outro objetivo alcançado. Só nos resta levarmos agora adiante a implantação do MUSEU DO ÔNIBUS, conforme o MANIFESTO divulgado, para o que, certamente, contaremos com a mesma simpatia e apoio de todos. Pedimos desculpas por alguma falha possivelmente havida e, de coração, nosso muito obrigado." - EQUIPE PORTAL DO ÔNIBUS - WILLIAN, JUVERCI, MARIO, KAIO LA FONTAINE - www.portaldoonibus.com - E-mail: kaiolafontaine@hotmail.com

Prezado Kaio: Parabéns pelo sucesso do evento. Lembramos ao amigo que anteriormente já realizamos um evento com ônibus antigos chamado I EXPONI em Curitiba (PR).