Você está aqui:Página Principal>A Folha do Omnibus (Índice Geral)> A Folha do Omnibus 84 

Conheça nosso parceiro Canalbus

Número 84 - Ano 12 -  03 de abril de 2004

   

www. omnibus.hpg.com.br

Produção: Osvaldo Teodoro Born.

É permitida a reprodução das informações e fotos desde que citada a fonte.

Endereço para contato: Rua Adolfo Stedile, 353 - Bom Retiro - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP 80520-540 

Endereço eletrônico: omnibusdobrasil @ yahoo.com.br 

Telefone: (41) 9621-0711 (celular)  

Colaboram nesta edição:
 ADS Assessoria de Comunicações

Antonio da Rocha Henriques

Cristiano Caldonho

DaimlerChrysler

Flavio de Assumpção Pereira

Herbert Zils

João Manoel da Silva

Leandro Stein

Rafael Augusto Arthury de Almeida

Sergio Augusto Braga Canuto 

Viação Cometa

Volkswagen 

Willian Correa

  

  EDITORIAL

Amigos e Associados do Omnibus do Brasil: A expectativa de mais um ECO - Encontro de Colecionadores do Omnibus já passou; o evento realizado no último dia 20 de março provavelmente fique na história, pelo menos se depender da avaliação da maioria dos participantes. Reunindo diversos ônibus a I EXPONI, exposição de ônibus paralela ao ECO também foi um marco diferenciado e prova mais uma vez que é possível cultivar o hobby do colecionismo e ao mesmo tempo disponibilizar ao público em geral informações sobre o transporte coletivo. Evidentemente que teremos novidades nos próximos eventos e pretendemos que a organização seja bem melhor diante do que aprendemos com esta edição. Abaixo, neste número da A FOLHA DO OMNIBUS, você conhecerá um pouco mais dos ônibus expostos e do clima geral do evento. Boa leitura e até a próxima edição. Osvaldo Teodoro Born - Presidente do Omnibus do Brasil

 PRÓXIMA EDIÇÃO 

Após 03 de maio de 2.004

8.º ENCONTRO DE COLECIONADORES DO OMNIBUS 

 

A oitava edição do evento aconteceu no dia 20 de março em Curitiba (PR) e contou em anexo com a  I EXPONI - Exposição de Ônibus que reuniu diversos veículos na garagem da TRANSPEN, empresa que patrocinou o evento.

Infelizmente nem todos os ônibus prometidos para a I EXPONI puderam estar presentes, porque na data do evento eles foram "convocados" para fretamento como é o caso do Caio Giro da Leblon e o Irizar da Transtupi. Mas, através do amigo Fabiano Ferreira conseguimos trazer mais dois que ainda dependiam de liberação depois que enviamos os ofícios às empresas. Vale ressaltar também a colaboração dos amigos Rafael Augusto e Willian Correa que, nos últimos momentos, conseguiram estabelecer os contatos de formalização de determinados detalhes do evento tal como o lanche dos participantes e o local de saída do veículo Veneza da rodoviária. 

O ECO começou na rodoviária de Curitiba onde cerca de 15 pessoas se reuniram e a bordo do Marcopolo Veneza Expresso (que representa o primeiro expresso da cidade) cedido pela URBS para se deslocar até o evento. Na garagem da Transpen praticamente todos os veículos já estavam a postos (conheça mais detalhes sobre eles abaixo). Durante o evento que perdurou até as 18h30min, várias outras pessoas visitaram o local entre colecionadores, famílias que ficaram sabendo do evento através de jornais, representantes de encarroçadoras no Paraná, simpatizantes do assunto (mas não propriamente colecionadores), motoristas dos veículos, representantes das empresas de transporte de passageiros que cederam os veículos. 

Quem patrocinou o evento? 

O 8.º ECO teve patrocínio da empresa TRANSPEN TRANSPORTE COLETIVO E ENCOMENDAS que cedeu o espaço de sua garagem em Curitiba para a realização do evento. Todos os participantes elogiaram a atenção dos proprietários da empresa que, também presentes no evento, receberam todos com cordialidade e disponibilizaram, quando solicitados, informações sobre as empresas do grupo, Viação Jóia e Transpen.

Quem apoiou o evento?

Entre outras empresas consultadas as que aceitaram ou puderam participar foram:

Auto Viação Marechal / Auto Viação Santo Antonio / Auto Viação São José dos Pinhais / Auto Viação Tamandaré / Expresso Princesa dos Campos / URBS / Viação Castelo Branco / Viação Piraquara

Frisamos a importância de que algumas empresas não puderam participar por questões de ordem técnica pois não dispunham do veículo solicitado no dia do evento. 

Quais foram os veículos expostos na I EXPONI?

1) THAMCO SCORPION 3 PORTAS MERCEDES BENZ OF - AUTO VIAÇÃO MARECHAL (CURITIBA PR)

Tal veículo já foi retirado de operação das linhas regulares e utilizava o prefixo AC072/2538. Foi solicitado para o evento por tratar-se do único modelo SCORPION que rodou no serviço municipal de transporte de Curitiba. Atualmente o ônibus vem sendo mantido pela empresa para futuramente atender projetos sociais da Auto Viação Marechal. Inclusive no evento a empresa mostrou em papel o primeiro esboço do que será o lay-out da pintura do ônibus-social da empresa.

 

2) MARCOPOLO TORINO 99 3 PORTAS VOLVO B10M - AUTO VIAÇÃO SANTO ANTONIO (COLOMBO PR)

Prefixo 18A75. Apesar da carroceria Torino 99 da Marcopolo dominar boa parte das vendas em Curitiba este é um veículo com configuração padron diferenciada, mais longo e sobre Volvo B10M o que lhe deu direito a ser solicitado para o evento. Atende a categoria alimentador na região de Colombo.

3) MARCOPOLO VIALE 3 PORTAS MERCEDES BENZ OF 1721 - AUTO VIAÇÃO SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR)

Prefixo 10.500. A empresa é uma das maiores operadoras de transporte urbano na região metropolitana de Curitiba (PR) e atende regiões que ganharam há alguns anos o reforço das indústrias montadoras de automóveis. A escolha do veículo se deve ao fato de terem nova identidade visual (novos tipos de linhas no município) e nova codificação nos prefixos e ter sido recém entregue para operação. Aliás, nesta data ainda não tinha atendido passageiros ainda.

4) CAIO ALPHA ARTICULADO MERCEDES BENZ 0400UPA - AUTO VIAÇÃO TAMANDARÉ (ALMIRANTE TAMANDARÉ PR)

A região de Curitiba (PR) é, no Brasil, uma das que mais tem ônibus articulados na frota operada pelas empresas municipais e metropolitanas. No entanto o campeão de vendas é o chassi B10M da Volvo seguido de longe pelo Scania F94. E a única unidade articulada sobre Mercedes Benz é o veículo 16R30 da Auto Viação Tamandaré que esteve presente no ECO. No detalhe da foto o itinerário referente ao Projeto Transmilênio de Bogotá na Colômbia para o qual foi feito este ônibus-protótipo.

 

5) MARCOPOLO PARADISO G6 1550LD VOLVO B12R - EXPRESSO PRINCESA DOS CAMPOS (PONTA GROSSA PR)

Constante do lote recém adquirido pela empresa, o veículo de prefixo 5402 tem a configuração Leito e engloba o que há de mais moderno em um ônibus para linhas regulares. Destaque para as poltronas em couro e fones de ouvido individuais.

6) CAIO APACHE VIP 3 PORTAS VOLKSWAGEN 17.240OT - VIAÇÃO PIRAQUARA (PIRAQUARA PR)

A empresa atende linhas ligando o município de Piraquara a Curitiba e Pinhais e mantém a maior variedade de carroceria Vip sobre diversos chassis: Scania L94, Volvo B7R e este Volkswagen. Foi uma das primeiras a receber o Volks de motorização traseira na região de Curitiba.

7) CAIO GABRIELA I MERCEDES BENZ LPO - VIAÇÃO CASTELO BRANCO (QUATRO BARRAS PR)

O Gabriela da Viação Castelo Branco é a representação de um tempo que deixou saudades. As janelas inclinadas dão o tom da relíquia preservada nas cores da antiga pintura personalizada para carros urbanos da região metropolitana de Curitiba. O carro ainda em operação em linhas especiais da empresa foi um dos xodós do evento tanto para os colecionadores mais veteranos tanto quanto para os iniciantes.

8) NIELSON DIPLOMATA 1969 MERCEDES BENZ - TRANSPEN (ITARARÉ SP)

Não poderia faltar ao evento um representante da anfitriã TRANSPEN. Mantido com todo zelo pela empresa, o Diplomata é outra preciosidade que esteve no ECO. Totalmente original por fora em detalhes como chapeamento e os frisos, por dentro o veículo está coma configuração leito e possui entre outros itens televisão e vídeo e sala de jogos.

9) MARCOPOLO PARADISO G6 1800DD SCANIA K124 - TRANSPEN (ITARARÉ SP)

O veículo foi o último adquirido pela empresa para atendimento a fretamento de turismo a partir de Curitiba. Possui todo o conforto de um 5 estrelas.

10) MARCOPOLO VENEZA EXPRESSO MERCEDES BENZ (CUMMINS) - URBS (CURITIBA PR)

Curitiba não teria a fama de ótimo transporte urbano se não fosse a implementação em 1974 das primeiras linhas do expresso atendidas pela carroceria Veneza Expresso especialmente desenhada para a operação do estilo de transporte diferenciado que se propunha oferecer à população. Curitiba mantém, através da gerenciadora do transporte na capital - URBS, um exemplar devidamente preservado nas cores e estilo tradicional da época da implantação. Não poderia, de forma alguma, faltar a uma exposição de ônibus em Curitiba. Não é necessariamente o primeiro expresso mesmo porque na sua recuperação outros 3 veículos cederam peças para que ele estivesse com sua originalidade preservada. Para a sorte dos participantes neste momento o veículo não possui adesivação de eventos periódicos (Natal por exemplo) e pode ser fotografado conforme o lay-out original em que atendeu as canaletas na década de 70.

Avaliação do evento

Foi distribuída aos participantes do evento uma ficha para avaliação do mesmo. As questões eram "Quais os pontos positivos do evento", "O que poderia ter sido melhor", "Qual ônibus da exposição foi mais apreciado", "Qual ônibus faltou na exposição" e "Nota geral para o evento". Infelizmente poucos responderam, veja abaixo:

COMENTE PONTOS POSITIVOS DO EVENTO

- Exposição dos veículos;

- Acho positivo pois há muitas pessoas interessadas em ônibus e falta um evento como este;

- A exposição dos ônibus;

- Fotos, confraternização, exposição de veículos;

- Ter trazido ônibus ao evento, passeio no Veneza Expresso;

- É ainda o primeiro encontro e gostei de ter visto os ônibus e conhecer o pessoal;

- Muito ótimo você poder rever coisas antigas ou muito antigas, quando tiver outro não vou faltar;

- Gostei de ver os apreciadores de veículos ônibus como eu, posso dizer que estava entre amigos;

- Conhecer vários busólogos;

- A exposição dos ônibus e o conhecimento de vários busólogos;

- Reunir amigos para o diálogo sobre ônibus e rever alguns modelos antigos;

O QUE PODERIA TER SIDO MELHOR NO EVENTO

- Faltou mais ônibus (empresas);

- Mais ônibus antigos expostos, mais amplitude;

- Mais ônibus.

- Uma maior colaboração das empresas, ceder mais ônibus para o evento;

- Mais veículos expostos;

- Acho que poderia ter mais veículos em exposição;

- Faltou ônibus antigos;

- Avisar com certa antecedência o evento para nos prepararmos melhor;

QUAL ÔNIBUS DA EXPOSIÇÃO VOCÊ MAIS APRECIOU?

- 16R30 - Auto Viação Tamandaré (3 votos);

- Diplomata 1969 da Transpen (8 votos);

- 31.020, DD da Transpen (4 votos);

- Caio Vip Piraquara (2 votos);

- Viale 10550 da São José;

QUAL ÔNIBUS FALTOU NA EXPOSIÇÃO?

- Busscar;

- Volvo B7R;

- Cometa Dinossauros;

- Rodoviários antigos;

- Ônibus antigos;

- Talvez o mais antigo;

- Scania motor dianteiro;

- MB O371UP;

- Volkswagen 18.310OT;

NOTA GERAL PARA O EVENTO

- 10 (2)/ 9,9 (2)/ 9,0 (5)/ 8,0/ 7,0/ 5,0;

 

QUADRO DE AQUISIÇÕES

Envie por carta ou e-mail informações de aquisições de ônibus na sua região observando os itens abaixo:

* NOME DA EMPRESA (quando possível completo)
* CIDADE SEDE (e onde os veículos irão operar quando possível)
* NÚMERO TOTAL DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS (quando disponível)
* TIPO DOS VEÍCULOS (urbano, intermunicipal ou rodoviário)
* CATEGORIA OU SERVIÇO (fretamento, linhas regulares, linhas especiais, serviço leito)
* PREFIXOS DOS VEÍCULOS: devem CONTER NO MÍNIMO UM DOS PREFIXOS DO LOTE, sem esta informação nenhum dado será publicado nesta seção
* MARCA E MODELO DA CARROCERIA, número de portas 
* MARCA E MODELO DO CHASSI (se não for identificado o modelo informar no mínimo se é motorização dianteira, central ou traseira).
* OUTRAS OBSERVAÇÕES (ar condicionado, tipo de vidros)

Envie, se possível, uma foto POR CARTA da aquisição. Seu nome constará como colaborador da edição.


Empresa / Sede Quantidade Carroceria Marca/Modelo Chassi Marca/Modelo Prefixos Vistos Detalhes
Trasnporte Coletivo Glória (Curitiba PR) 01 Comil Svelto NS Volkswagen 17.240OT BT 003 Nova porta central. Caixa de itinerário digital.

 

Empresa Cristo Rei (Curitiba PR) 04 Marcopolo Torino 99 Articulado 4 portas  Volvo B10M DR113 (ALP 7206 com elevador para cadeirantes), DR 114 (ALP 7203) Interbairros
DR405 (ALP 7214), DR 406 (com elevador para cadeirantes) Alimentador

 

Novo Horizonte (Vitória da Conquista BA) nd Marcopolo Andare Class Mercedes Benz OH 1628 900.111, 900.311 Categoria Executivo. Ar condicionado, vidros colados.
Viação Saens Peña (Rio de Janeiro RJ) 14 Caio Apache Vip 2 portas Mercedes Benz OF1721 71.555 x
Expressul (Balneário Camboriú SC) 02 Mascarello Gran Mini Volkswagen 8.150OD 23, 24 x
Viação Progresso (Recife PE) nd Marcopolo Andare Class Volkswagen 17.240OT 4104 Ar condicionado, vidros colados, rodas de alumínio. Nova identidade visual.
Empresa Local (Canoas RS) 03 Marcopolo Senior 2000 1 porta nd
5800, 5900, 6000

 

Ar condicionado.
Montes Brancos(RJ) nd Marcopolo Senior 2000  Mercedes Benz LO 914

RJ 196.063 (LUO 0196), RJ 196.064 (LSC 0279), RJ 196.065 (LSY 0303), RJ 196.066 (LUR 0201)

 

x
Viação Piracicabana (Filial São Vicente SP) 10 Ciferal Citmax 2 portas Mercedes Benz OF 1417/52  6 marchas 7214 (DAO  9473), 7215, 7216 (DAO 9479), 7217, 7218 (DAO 9481), 7219 (DAO 9483), 7220 (DAO 9484), 7221 (DAO 9476), 7222 (DAO 9482), 7223 (DAO 9477).  Entregues em 15 de março. Categoria Intermunicipal. Primeiros Citmax da Baixada Santista.
Rimatur Turismo (Curitiba PR) 02 Marcopolo Viaggio 1050 Volkswagen nd OT 4700, 4800 Fretamento.
Presidente Vargas (Porto Alegre RS) 02 Neobus Mega 2004 2 portas Mercedes Benz OH1417 2005 (ILR 2281), 2006 Ônibus com duas portas, traseira larga e dianteira estreita.Operam linhas do Consórcio UNIBUS.
Viação Alto Petrópolis - VAP (Porto Alegre RS) 03 Neobus Mega 2004 2 portas (2 pee) Mercedes Benz OH1621LE 4411(ILR 1553), 4475 (ILR 1556), 4476 (ILR 1555) Configuração de duas portas largas, sendo que a traseira fica no meio do veiculo. Estão rodando na linha 433 -Vila Jardim.
Nortran (Porto Alegre RS) 04 Marcopolo Torino 99 2 portas Mercedes Benz OH1621LE 6563 (ILR 0094), 6564, 6565 (ILR 0095), 6566 (ILR 0074) Fazem linhas urbanas de POA, no consórcio Conorte. Ônibus com duas portas largas. Estão rodando na linha 620 - Iguatemi/Vila Jardim.
Sopal (Porto Alegre RS) 03 Neobus Mega 2004 2 portas Mercedes Benz OH1621LE 6669 (ILR 5873), 6726 (ILR 5876), 6727 Fazem linhas urbanas do consórcio Conorte
SB (Encruzilhada do Sul/RS) 01 Comil Campione 3.45 Volkswagen  17-210OD 148 Ar condicionado. Operam linha Porto Alegre (RS) - Encruzilhada do Sul (RS). Primeiro ônibus Volks da empresa.
Sogal (Canoas/RS) 07 Marcopolo Torino 99 2 portas Mercedes Benz OF1417 053, 054, 055, 056, 057 (ILR 2993), 058, 059 Possuem 2 portas estreitas e itinerário eletrônico. Fazem linhas urbanas de Canoas (RS).

       INFORMAÇÕES SOBRE TERMINAIS, LINHAS, FROTAS E REMANEJAMENTOS         

PORTO ALEGRE (RS) - Após a aquisição dos veículos listados no quadro acima os seguintes saíram de circulação: 

2005: Marcopolo Torino LN 1994 Mercedes Benz OF1618

2006: Marcopolo Torino LN 1994 Mercedes Benz OF1618

4411: Thamco Scorpion 1992 Mercedes Benz OF1318 (já estava fora de circulação)

4475: Comil Svelto 1994 Mercedes Benz OF1618

4476: Marcopolo Torino LN 1993 Mercedes Benz OF1318

6669: Marcopolo Torino GV 1995 Mercedes Benz  OF1620

6726: Marcopolo Torino LN 1993 Mercedes Benz OF1318 (já estava fora de circulação)

6727: Marcopolo Torino GV 1995 Mercedes Benz OF1620

PORTO ALEGRE (RS) II - A partir de março as linhas 430 - Bela Vista e 349 - São Caetano mudaram de consórcio. A linha 430 que pertencia ao consórcio Unibus passou para o consórcio Conorte e está sendo operada por veiculos da Nortran (Marcopolo Torino GV 1999 Mercedes Benz OF1721). Já a 349 que também era do consórcio Unibus passou para o consórcio STS e está sendo operada por veiculos da Belém (Torino GV 1997 Mercedes Benz OF1620). As linha não sofreram alterações no seus trajetos.

RIO DOCE MUDA PINTURA E ADQUIRE LINHAS - Após negociações com empresas do setor de transporte de passageiros a empresa entrou em 2004 com várias novidades. A primeira delas, mais visível na própria frota é a nova pintura. Dentre as negociações uma delas foi com a Expresso Brasileiro (Eunápolis BA) com a qual deixou praticamente seu setor inteiro de Nanuque (MG) e algumas linhas em Vitória da Conquista (BA) e também alguns veículos. Já com a Auto Viação 1001 a empresa negociou algumas linhas como Rio de Janeiro (RJ) - Governador Valadares (MG) e Rio de Janeiro (RJ) - Timóteo (MG) entre 12 no total. A negociação com a 1001 incluiu também alguns ônibus tais como Marcopolo Paradiso GV 1150 (das séries 94, 95, 96, 97 e 98), Busscar Jum Buss 360 (série 98) e Busscar Vissta Buss (série 2000). Com isso após muitos anos a RIO DOCE voltou a operar ônibus da marca Scania. Além disso em dezembro de 2003 adquiriu 10 novos Comil Campione 3.45 Scania K124IB 4x2 que possuem ar condicionado, 42 lugares em poltronas com apoios para os pés e geladeira. Os 10 novos Comil foram nomeados DOCENAVE e possuem numeração de 5 dígitos como 70401, 70403 (GWI 7090), 70409, 70413 (GWI 7030).

CASTELO BRANCO -  Na última edição divulgamos as últimas aquisições da Viação Castelo branco (PR) e informamos agora as placas dos novos veículos: 25092 - ALO-8814 (operando linha N73-CTBA/TIMBU no lugar do 25070 e 25093 - ALO-8813 (linha N71-CTBA/Campina Grande do Sul no lugar do 25079).

MUDANÇA NO NOME DA LINHA NA REGIÃO DE CURITIBA (PR) - A linha O12 - CIRCULAR QUATRO BARRAS mudou de nome para O12 - CIRC.QUATRO BARRAS/BRITANITE. 

NOVA LINHA EM CURITIBA (PR) - Nova linha direta entrou em operação em horários de pico: 024 - Portão - Campina do Siqueira. Auto Viação Nossa Senhora do Carmo e Auto Viação Agua Verde operam a linha.

RODONOTAS

VIAÇÃO COMETA AUMENTA VOLUME DE ENCOMENDAS - De olho na diversificação dos serviços e no melhor aproveitamento da estrutura, setores de encomendas e fretamento passam a ser prioridades da empresa. A Viação Cometa praticamente dobrou o número de encomendas transportadas mensalmente nos últimos dois anos. O dado deixa transparecer uma tendência na nova administração da empresa, que desde o início de 2002 faz parte do Grupo JCA: um aproveitamento mais racional da frota e a procura pela diversificação dos serviços. Outro bom resultado foi registrado no setor de fretamento: o aumento no número de viagens realizadas pela empresa passou de 293, em 2002, para 893, em 2003 e pretende neste ano somar aos seus clientes empresas de grande porte. A Cometa opera 46 linhas em quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná), atendendo 54 cidades e percorrendo em média cerca de 234 mil quilômetros por dia. Em 2002, a receita líquida da empresa foi de R$ 112,5 milhões, tendo gastado R$ 21,0 milhões em salários e recolhido R$ 37,5 milhões em impostos. 

BELO HORIZONTE (MG) RECEBE 500 ÔNIBUS E VOLTA AO MOTOR DIANTEIRO - A capital mineira volta a comprar grandes lotes de ônibus com motores dianteiros após longo período em que os pesados reinaram e eram a única opção dos frotistas. São 500 novos ônibus Mercedes-Benz, 400 unidades já entregues para as empresas e que já estão operando na cidade. Outros 100 veículos, recém-negociados, deverão entrar todos em operação no início de abril. A SetraBH, Sindicato das Empresas de Transporte de Belo Horizonte, que representa as 50 empresas do transporte coletivo de passageiros da cidade, adquiriu os chassis urbanos Mercedes-Benz OF 1721, OF 1417 e OF 1418. Os veículos receberam carroçarias Marcopolo e tem capacidade para transportar até 43 passageiros sentados. De acordo com Iraci de Assis Cunha, presidente do SetraBH, os novos veículos já se integraram às frotas das empresas de transporte público que operam nas linhas urbanas, sob a coordenação do órgão gestor BHTrans. "A nova resolução do poder público que liberou a compra de ônibus com motorização frontal, alterando o perfil do transporte público mineiro, foi um dos itens que incentivou a renovação da frota", afirmou ele.

IMPASSE CONTINUA - Continua a troca de farpas entre a COMEC e a URBS na região de Curitiba (PR) pelo controle da frota e determinação do valor da tarifa da rede integrada da região. Enquanto a URBS defende a continuidade de toda a integração que existe na região metropolitana mas aumentando para aproximadamente R$1,90 a tarifa a COMEC argumenta que tal valor é muito alto. No entanto, recentemente a URBS passou para a COMEC, orgão do Governo Estadual responsável pelas ações de planejamento da região metropolitana de Curitiba (PR), a operação e determinação da tarifa das linhas dos municípios que compõem a Grande Curitiba. A COMEC argumentou que se fosse desfeita a integração existente preferia, então, que o controle continuasse nas mãos da URBS; esta, por sua vez chegou a propor também a criação de um anel tarifário que implicaria no aumento das tarifas nas cidades mais distantes. A tarifa deve aumentar e continuar única para toda a rede (existem linhas em que a tarifa é maior) até o dia 10 de abril mas a COMEC promete continuar acompanhando a planilha e, conseqüentemente, interferindo no processo outras vezes.

VOLKSWAGEN APRESENTA NOVA LINHA - Chegam ao mercado o minibus VW 8.150 EOD e o microônibus VW 9.150 EOD, ambos com opções de motores MWM e Cummins; os ônibus médios VW 15.180 EOD, VW 17.210 EOD e VW 17.260 EOT; e o chassi rodoviário VW 18.310 OT. Na nomenclatura Volkswagen, "E" significa eletrônico; "OD" identifica os ônibus com motorização dianteira; e "OT" designa veículos com motor traseiro. O chassi VW 17.210 EOD chega com outra novidade: um sistema flexível de rotas. As relações de eixo traseiro 6,21:1 e 4,56:1 podem ser alteradas de acordo com as características da linha.

ESPECIAL

VOLVO PREPARA B12M PARA O MERCADO DE URBANOS - Nas ruas de Curitiba (PR), sede da Volvo do Brasil, estão rodando 4 protótipos ao todo mas nenhum deles transprota passageiros. Dois tem motorização traseira (Comil Svelto NS e Torino 99) e dois possuem articulações. Neste caso são veículos encarroçados sobr4e o novo chassi urbano pesado B12M ainda não lançado mas que já possui encomendas de 30 unidades para o sistema de São Paulo. Tanto o articulado (X1) como o biarticulado (X2) estão com pintura verde da categoria interbairros e o primeiro faz o roteiro da linha 2 do interbairros e o biarticulado tem rodado apenas pela madrugada em rotas especiais. A mudança na carroceria sobre este chassi é visível: maior distância entre o segundo e terceiro eixos com o conseqüente deslocamento deste mais para a extremidade traseira impede a colocação de uma janela após a última porta pois esta tem que ser posicionada também na extremidade.

 

 

NOSTALGIA

SULAMERICANA - Ícone de empresa de transporte coletivo no Paraná e uma das mais antigas, logo tomará outros rumos. Ficará, além da saudade normal após uma brusca mudança, lembranças de tempos áureos quando lançava moda para o transporte de passageiros no Brasil: ônibus leito e linhas internacionais, entre outras façanhas. Nos primórdios também operava linhas entre o litoral do Paraná e a capital Curitiba. A frota sempre composta praticamente só de pesados nunca deixou de ostentar o brilho de uma empresa legitimamente paranaense. Esperamos que os novos rumos não ofusquem este passado glorioso.

CLUBUS
O hobby de um dos amigos do OMNIBUS CLUBE foi tema da reportagem do jornal O IMPARCIAL da cidade de Presidente Prudente, no último dia 3 de março. Antonio da Rocha Henriques, 23 anos, contou que seu interesse por ônibus começou na infância e, como muitos outros colecionadores, não tem uma explicação para tal fato. Mas a partir de 1998 é que começou a ter contato com outras pessoas interessadas no assunto a partir de uma reportagem publicada na revista Veja na qual estava justamente 3 outros colecionadores em destaque. Desde então vem aumentando sua coleção que hoje tem 6.000 fotos entre outros itens colecionáveis. Antonio está fazendo curso técnico de turismo para se especializar na área. No clube Antonio já foi um dos colaboradores mais assíduos e participou do IV ECO (na época ENAB) visitando a Pluma e a Volvo em Curitiba. Na época gostou também do passeio no Veneza Expresso disponibilizado para o evento.

Para quem quiser a reportagem completa pode solicitar via correio tradicional o envio das fotocópias.

 ANIVERSARIANTES DO PERÍODO  - ABRIL 

Pedro Oliveira - 23/04

Não divulgamos o aniversário do amigo Isaac na última edição. parabéns pelo dia 16/03. As comemorações aconteceram durante o ECO.

Se você faz aniversário neste período e não teve seu nome relacionado atualize seus dados junto ao clube. 

FELICIDADES AOS ANIVERSARIANTES!!!

CONTAGEM DE CORRESPONDÊNCIAS:

CORRESPONDÊNCIAS

1) "Sou um colecionador de informações sobre ônibus, ou seja, mais um busólogo. Inclusive tenho uma pasta onde arquivo todo o material que eu encontro em jornais e revistas do Brasil inteiro... Estou escrevendo este email, para pedir edições anteriores, informativos, fotos, sobre a empresa TRANSPORTE COLETIVO CIDADE CANCAO. Muito Obrigado."  - Victor Hugo - victor_busologo@hotmail.com

Prezado HUGO, com satisfação recebi sua mensagem. Tenho disponível algum material desta grande empresa no norte paranaense para troca. Permaneça em contato! Um abraço.

2) "Osvaldo, quero parabenizá-lo pela realização de mais um evento que ficará para a história." - Willian Correa - transportecoletivo@yahoo.com.br

Prezado WILLIAN: Amigos como você que ajudaram a construir o evento, é que merecem os parabéns. Aliás, todos do grupo Omnibus-Curitiba merecem parabéns pois estamos a cada dia, novos ou veteranos, aprendendo mais e dialogando de uma forma sensata, sobre as questões que envolvem o transporte coletivo de nossa cidade. Um abraço e obrigado!

3) "Osvaldo,Embora tivessemos confirmado a presença de nosso ônibus, informamos que não será mais possível, pedimos desculpas mas infelizmente, não será mesmo possível estarmos presentes. Um abraço." - Pereira - Trastupi

Prezado PEREIRA: Sem problemas, evidentemente que foi uma pena a falta do Irizar e da própria empresa pois é uma das que mais tem se destaca do na região metropolitana de Curitiba (PR).

4) "ola., eu tava vendo o site de voces e vi, que vai ter o encontro dos colecionadores de onibus..e como, gosto de bus..tambem quero participar." - Alberto - selinke@ig.com.br

5) "Dae pessoal do Omnibus. Bem, tenho uma reclamação, toda vez que vou acessar o site de vocês...ele só dá erros ou não encontra a página do site. Gostaria que vocês vissem o que está acontecendo. Sem mais para o momento, subsbcrevo-me." - Alberto - bertosel@ig.com.br

Prezado ALBERTO: o problema do site tem a ver com a hospedagem. Sempre que verificamos um erro procuramos resolver de imediato mas nem sempre isto é possível pois dependemos de terceiros. Obrigado pela mensagem. Um abraço.

6) "Olá Osvaldo, como está, tudo bem contigo? (...) Recebi por encaminhamento um convite para a exposição no sábado, pretendo me programar e prestigiar o evento. Te parabenizo pelo idealismo e empenho na difusão do clube. Um grande abraço e sucesso nos seus projetos." - Josiel Martins - josielmartins@onda.com.br

Prezado JOSIEL: Foi uma pena que não pode estar presente no evento; sua presença seria de grande valia para troca de idéias sobre o hobby como já fizemos anteriormente na Viação Colombo. Precisamos marcar um dia para elaborarmos uma matéria sobre seu projeto Social Expresso da Alegria pois iniciativas como esta devem sempre ser prestigiadas. Um abraço e obrigado pelo contato!

7) "Caro Amigo!  Fiquei sabendo que foi realizando um encontro em Curitiba. Nos colocamos a disposição para ajudar a divulgar em nosso canal de encontro. Se puder enviar notícias e fotos, agradecemos. Fico a disposição para maiores informações!" - Ricardo Gomes / Editor Web / Revista do Ônibus / www.revistadoonibus.com - ricardogomes@revistadoonibus.com  

Prezado RICARDO: Agradeço os contatos que tem feito; considero esta parceria entre os sites imprescindível para o sucesso de todos. Estaremos enviando informações para sua publicação em breve. Um abraço a todos da equipe!