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Número 80 - Ano 12 -  30 de novembro de 2003

www. omnibus.hpg.com.br

Produção: Osvaldo Teodoro Born.

É permitida a reprodução das informações e fotos desde que citada a fonte.

Endereço para contato: Rua Adolfo Stedile, 353 - Bom Retiro - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP 80520-540 

Endereço eletrônico: omnibusdobrasil @ yahoo.com.br 

Telefone: (41) 9621-0711 (celular)  

Colaboram nesta edição: 

Central Press

Diogo Vieceli

Expresso Princesa dos Campos

Herbert Zils

João Carlos Schneider de Oliveira

José Augusto de Souza Oliveira

Leandro Stein

Luiz Santana

Marcus Vinícius Rocha de Assis

Marcelo Luis Soares

Marcio Fabian

 

Pablo Dalalíbera Silveira

Pedro Oliveira

Ricardo Bascke

Rodrigo Lemos

Sergio Augusto Braga Canuto

Secco Consultoria em Comunicação

Thiago V. S. Sena

Transpen

Transtupi

Volvo do Brasil

Willian Correa

  

Amigos e Associados do Omnibus do Brasil: Atendendo ao pedido de um dos leitores do informativo retorna nesta edição a Seção Nostalgia com 3 raridades para relembrarmos um pouco do passado, em dois casos, ainda presente em nossas ruas. Com esta edição também estamos comemorando o primeiro ano do grupo de discussões OMNIBUS-CURITIBA, e então, para expandir o intercâmbio entre os colecionadores da região, o Omnibus lançou um novo projeto: a formalização de um novo grupo OMNIBUS-PARANÁ permitindo a troca de informações e material variado sobre ônibus rodoviários que circulam nos estados do Paraná e Santa Catarina. Veja mais informações no corpo da edição.  Um abraço a todos e boa leitura. Osvaldo Teodoro Born - Presidente do Omnibus do Brasil

ENDEREÇO DE CORREIO ELETRÔNICO OMNIBUS DO BRASIL

omnibusdobrasil @ yahoo.com.br

  PRÓXIMA EDIÇÃO   

Após 20 de dezembro de 2.003

    AQUISIÇÕES   

PARA VOCÊ ENVIAR SUAS INFORMAÇÕES para esta seção deve observar 

AS INFORMAÇÕES PODEM SER ENVIADAS POR CARTA OU E-MAIL DEVENDO CONTER:

* NOME DA EMPRESA (quando possível completo);
* CIDADE SEDE (e onde os veículos irão operar quando possível)
* NÚMERO TOTAL DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS (quando disponível)
* TIPO DOS VEÍCULOS (urbano, intermunicipal ou rodoviário)
* CATEGORIA OU SERVIÇO (fretamento, linhas regulares, linhas especiais, serviço leito)
* PREFIXOS DOS VEÍCULOS: devem CONTER NO MÍNIMO UM DOS PREFIXOS DO LOTE, sem esta informação nenhum dado será publicado nesta seção)
* MARCA E MODELO DA CARROCERIA, número de portas 
* MARCA E MODELO DO CHASSI (se não for identificado o modelo informar no mínimo se é motorização dianteira, central ou traseira).
* OUTRAS OBSERVAÇÕES (ar condicionado, tipo de vidros)

Quando possível envie uma foto POR CARTA para ilustrar a aquisição. 

Seu nome constará como colaborador da edição, no cabeçalho desta.


Empresa / Sede Quantidade Carroceria Marca/Modelo Chassi Marca/Modelo Prefixos Vistos Detalhes
AUTOVIASS - Auto Viação São Sebastião Ltda. (São Sebastião SP) 05 Marcopolo Torino 99  Volkswagen 17.210OD 1140, 1150, 1160, 1170, 1180 Porta traseira larga. Bancos estofados. Vidro fumê.
04 Neobus Thunder Agrale 1190, 1200, 1210, 1220 1190, publicado parcialmente na edição 73.
Transpen (Itararé SP) 01 Marcopolo Paradiso G6 1800DD Scania K124 31.020 Veículo para fretamento de turismo. Ar condicionado, TV 29".

 

Transtupi (Araucária PR) 03 Irizar Intercentury  Mercedes Benz OH1628 1800, 1900 (AUC 1900), 2000 Vidros colados. Ar condicionado. Turismo.
Viação Montenegro S.A. - VIMSA (RS) 02 Caio Apache Vip Mercedes Benz OF1721 18.004, 18005 Serviço intermunicipal com pintura Metroplan. Operam linhas entre Novo Hamburgo (RS) e Estância Velha (RS). Primeiros Vip com motorização dianteira no estado do Rio grande do Sul. Desde 1988 a empresa não adquiria veículos da Caio.
Empresa Azul (RS) 01 Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400 SER 216 Categoria Executivo. Opera lia Porto Alegre (RS) - Lajeado (RS)
Viação Feitoria (São Leopoldo PR) 01 Marcopolo Viale Mercedes Benz OF1417 130 Opera linhas municipais neste município. Possui vidro traseiro.
Viação Cometa (São Paulo SP) nd Marcopolo Paradiso G6 1200HD Scania K124IB 4x2 14 metros 3560 (DJB 3560) Configuração leito. Vidros colados. Itinerário eletrônico com inscrições na cor laranja. Rodas de alumínio. Operando linha Belo Horizonte (MG) - Rio de Janeiro (RJ)
Expresso do Sul (Rio de Janeiro RJ) nd Marcopolo Paradiso G6 1200HD Scania K124IB 4x2 14 metros 2304, 2306 Veja mais informações na coluna RODONOTAS abaixo. Categoria Executivo. Emplacamento em Santa Catarina.
nd Marcopolo Paradiso G6 1200HD Scania K124IB 4x2 14 metros   Categoria Leito. Emplacamento em Santa Catarina.
Auto Viação 1001 (Niterói RJ) nd Marcopolo Paradiso G6 1200HD Scania K124IB 6x2 14 metros 2310 (DJC 2310) Categoria Executivo. Vidros colados. Itinerário de lona na cor azul (integral). Rodas de alumínio. Operando São Paulo (SP) - Niterói (RJ). Emplacamento em São Paulo.
nd Marcopolo Paradiso G6 1800DD Scania K124IB 8x2 2302 (LOT 8555), 2304 (DJC 2304) 2302 - Emplacamento no Rio de Janeiro/linha São Paulo (SP) - Niterói (RJ). 2304 - Emplacamento em São Paulo/linha São Paulo (SP) - Rio de Janeiro (RJ).
Viação Resendense (Resende RJ) 02 Comil Campione 3.65 Visione Mercedes Benz O400RSD 3190, 3200 Executivos.
02 Comil Campione 3.65 Visione Mercedes Benz O400RSE 780, 790 Convencional
Viação Marumbi (Curitiba PR) 02 Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF1721 28.029 (ALI 3954), 28.030 (ALI 3960) Categoria Metropolitano Convencional

    

Viação Pavunense (Rio de Janeiro RJ) 02 Neobus Mega 2004 Mercedes Benz OF1721 32.600, 32603 x
Viação Santana (Teresina PI) 03 Ciferal Citmax 2 portas Mercedes Benz OF1721 02085, 02086 e 02087 x
Transcol (Teresina PI) nd Ciferal Citmax 2 portas Volkswagen 17.210OD 09287, 09288, 09289, 09290, 09291, 09292, 09293, 09294, 09295, 09296, 09297 x

                                              INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DE EDIÇÕES ANTERIORES                                 

* Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR) - Placas dos novos veículos adquiridos e divulgados na edição anterior:  BC181 (ALH 4195), BC182 (ALH 4197), BC183 (ALH 4019), BC184 (ALH 5154), BC185 (ALH 4196)

 

* Rimatur Turismo (Curitiba PR) - Os veículos divulgados na última edição no Quadro de Aquisições contam com novo lay-out da pintura sendo que as alterações ficam por conta de novo grafismo a partir da região central em sentido a traseira do veículo.

* Edição 68 de 02 de novembro de 2002 - Nesta edição publicamos aquisições da AUTOVIASS - Auto Viação São Sebastião Ltda. (São Sebastião SP) e faltou informar o prefixo do veículo com ar condicionado que é 1060.

                    OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE TERMINAIS, LINHAS, FROTAS E REMANEJAMENTOS                   

* Auto Viação Cidade Sorriso (Curitiba PR) - A empresa repassou recentemente 3 de seus veículos da categoria Interbairros para Alimentador. Prefixos GB 042 passou a ser GA 963, GB 043 passou a ser GA964 e GB 044 passou a ser GA 965.

* Joaçabense (Luzerna SC) - Esta empresa de transporte que opera ligando os municípios de Luzerna (SC) e Joaçaba (SC) recentemente acrescentou no lay-out de pintura (padronizada dos municípios da região) duas faixas na cor vermelha um pouco acima da saia dos veículos diferenciado-os dos veículos da outra operadora Estrelatur. Ao lado foto de um dos veículos que já receberam a alteração.

* Rápido D´oeste (SP) - No dia 26 de novembro foi visto o novo veículo da empresa, prefixo 4359, Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1417 vindo da fábrica da Marcopolo em Caxias do Sul (RS) em sentido à sede da empresa no interior do estado de São Paulo.

* Araçatuba renova identidade visual dos veículos - A Araçatuba de Niterói (RJ) recentemente incorporou novo lay-out à pintura dos seus ônibus. O desenho segue o estilo da pintura criada há 14 anos mas com as devidas alterações para "modernização" de diversos aspectos dos elementos gráficos. O lay-out sugere o ambiente praiano em que os ônibus circulam, mantendo o guarda-sol multicolorido como símbolo e as cores branca (fundo) e azul simbolizando o mar. A cor prata já vinha substituindo o vermelho-coral há quatro anos e foi mantida. A área azul pode ser identificada como a estilização do MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói, um dos símbolos da cidade projetado por Oscar Niemeyer. O logotipo teve a fonte alterada e as letras "A" sugerem o "gomo" do guarda-sol. Foi alterada também a fonte do número do prefixo aplicado nos veículos.

Nas fotos abaixo o segundo carro que recebeu a nova pintura, Senior prefixo 03-125. Ao todo 16 micros (todos Marcopolo Senior sendo 12 Mercedes Benz LO 814 e 4 LO 914) já estão sendo pintados. A elaboração do novo projeto de identidade visual foi elaborado por nosso amigo Alvaro Gonzalez.

     

* Alterações em Teresina (PI) - A empresa Emtracol (prefixo 05) teve sua divisão societária reorganizada recentemente. Além da empresa TRANSPORTES SÃO CRISTÓVÃO LTDA (veja edição anterior, 79) foi criada mais uma empresa, a TRANSPORTES THEREZINA LTDA cujo número de identificação é 12 e nome fantasia THEREZINA. O proprietário dessa empresa adquiriu a linha 506-São Paulo/São Cristóvão (a terceira linha mais importante da zona Sudeste de Teresina) e todos os ônibus que estavam operando no bimestre julho/agosto de 2003. Abaixo na tabela estão os ônibus que foram remanejados da Emtracol para a TRANSPORTES THEREZINA LTDA.

Prefixo antigo EMTRACOL Carroceria Marca/modelo Chassi Marca/Modelo Ano de fabricação Novo prefixo        TRANSP.THEREZINA
05133 Comil Svelto I Volkswagen 16.180CO 1995 12.120
05134 Comil Svelto I Volkswagen 16.180CO 1995 12.130
05138 Busscar Urbanus II Volkswagen 16.180CO 1995 12.140
05139 Busscar Urbanus II Volkswagen 16.180CO 1995 nd
05188 Marcopolo Torino 99 Volkswagen 16.210 2001 12.160
05189 Marcopolo Torino 99 Volkswagen 16.210 2001 12.170
05195 Caio Apache S´21 Volkswagen 17.210OD 2002 12.180

Complementando as informações da edição anterior: Veículos repassados da ENTRACOL para a São Cristóvão. Prefixo anterior 05.168 passou para 13.017, 05.169 passou para 13.019, 05.187 passou para 13.027, 05.190 passou para 13.029

* Expresso do Sul (Rio de Janeiro RJ) - A empresa recentemente recebeu novos veículos para a linha São Paulo (SP) - Rio de Janeiro (RJ). Para divulgar o fato lançou um folder contendo as informações sobre o serviço Super Expresso. Com 34 poltronas chamadas Leito Master (leito turismo), os veículos cumprem o trajeto No Stop e dispõem de ar condicionado, mantas e travesseiros além de monitores para exibição de filmes.

* Curitiba disponibiliza ônibus com acesso à internet à população - A população de Curitiba ganhou mais uma forma de acesso à internet. No último dia 22 o prefeito Cassio Taniguchi inaugurou o Inter Clique - ônibus itinerante que leva a internet aos bairros e pontos turísticos da cidade. O projeto é resultado da parceria entre o ICI (Instituto Curitiba de Informática), Volkswagen, Brasil Telecom e ConectBus para atender às necessidades da Prefeitura na proposta de inclusão digital à população. "Com o Inter Clique, atenderemos mais 4 a 5 mil pessoas a cada mês", calculou. Acompanhado pela presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marina Taniguchi, o prefeito visitou o ônibus e fez a entrega de um DVD a Paulo Henrique dos Santos, vencedor do concurso que definiu o nome do projeto - Inter Clique. O ônibus foi adaptado com modernos recursos tecnológicos para conexão à Internet e desenvolvimento de trabalhos e pesquisas feitas pelos usuários. São nove estações conectadas em rede, sendo oito para os usuários e uma para o técnico responsável pelo auxílio e orientação destes usuários. Há dois pontos adicionais de conexão à Rede para uso avulso de notebooks, além de impressoras jato-de-tinta para padrão fotográfico; scanner; leitor/gravador de CD-ROM; câmeras ligadas à rede; painel eletrônico de mensagens para visualização externa; conexão à Internet via satélite; equipamentos de áudio e multimídia para som ambiente e equipamentos de projeção de vídeo e apresentações. O ônibus vai circular em 17 pontos da cidade. Nos finais de semana, o Inter Clique ficará estacionado em parques e praças e durante a semana nos bairros e ruas da cidadania. Em dezembro, o veículo poderá ser encontrado também nos pontos turísticos definidos pelo Calendário de Natal de Curitiba. No Inter Clique também será possível consultar o saldo do cartão transporte. O presidente do ICI informou ainda que a população terá amplo acesso aos serviços da Prefeitura, como IPTU, Consultas Comerciais, Guia Amarela, entre outros, através do site www.curitiba.pr.gov.br. O Inter Clique estará à disposição da população das 9h às 17h, de domingo a sexta-feira, e os locais de atendimento serão divulgados com antecedência pela imprensa local. Para o acesso, basta se cadastrar junto ao projeto ou apresentar o Cartão Smart Card utilizado em outros serviços da Prefeitura como, por exemplo, Transporte Público, Educação, Saúde e outras Ações Sociais. O ônibus que atenderá o projeto é um Busscar El Buss 340 com chassi Volkswagen 17.240OT (placa CYN 8400).

* Princesa dos Campos  com nova empresa no grupo - A Expresso Princesa dos Campos de Ponta Grossa (PR) adquiriu recentemente a empresa Cantelletur e iniciou operação da linha que a mesma operava, ligando Cruz Alta (RS) a Barreira (BA). Com 3 horários semanais sendo segundas, quartas e sextas saindo 08h30min de Cruz Alta e Terça, Quinta e Domingos saindo 21h00 de Barreiras a expectativa é que até o final de 2004 tal ligação possa ser diária. A duração da viagem nestas linha é de 46 horas em aproximadamente 3.100 quilômetros. A operação será feita com carros Semi-Leito Low Driver de 40 poltronas.

* Marcopolo embarca mais 150 unidades para a Arábia Saudita - A encarroçadora Marcopolo embarcou neste mês 150 ônibus para a Tamimi and Saihiti Transport Corporation (Taseco), da Arábia Saudita e um de seus tradicionais clientes. Com o envio desses veículos, a empresa atinge a marca inédita de 1.000 unidades para um único cliente no exterior. Esta é a maior venda conjunta da história da Marcopolo e uma das maiores feitas por encarroçadoras de ônibus do país para um mesmo comprador. Trata-se do quinto lote embarcado à Taseco e faz parte de uma operação que envolve 1.500 ônibus, a ser concluída em 2004. A primeira entrega para a empresa árabe ocorreu no final de 2001, com 200 veículos. As outras 650 unidades foram embarcadas no ano passado.  Do total embarcado este mês, 15 unidades são do modelo Andare Sunny, veículo com teto removível e encarroçado em chassi Volkswagen 17.240OT. A encomenda inclui ainda 135 unidades do modelo Andare Class, 75 com chassi da Volkswagen e 60 com chassi Mercedes-Benz 0500M.

* Programa TRANSITANDO da Volvo forma primeiras turmas no Brasil - Foi realizada no último dia 25 de novembro, em Curitiba (PR), a entrega dos primeiros certificados de um grupo de mais de 2,5 mil alunos que participaram do Transitando, o maior e mais completo projeto de educação e segurança no trânsito dirigido para o ensino médio. Desenvolvido pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito especialmente para escolas de ensino médio, o Transitando é o único do gênero com esta amplitute no Brasil. O projeto atende aos parâmetros do Ministério da Educação e está em linha com o cumprimento da obrigatoriedade do ensino de trânsito nas escolas, estabelecido pelo artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro. Os estudantes que começam a receber os certificados fazem parte das 39 escolas do Paraná e de Minas Gerais que integram esta etapa piloto. Atualmente já são mais de 35 mil jovens de 400 escolas de seis diferentes estados recebendo este tipo de conteúdo. "É um programa que nos orgulha muito, pois contribui para desenvolver comportamento seguro no trânsito e motiva os jovens para o exercício da cidadania no uso do espaço público", afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa da Volvo do Brasil. A Volvo, que promove o maior programa de segurança no trânsito do Brasil - o PVST (Programa Volvo de Segurança no Trânsito), do qual o Transitando faz parte, fabrica caminhões e ônibus em sua fábrica de Curitiba (PR) e equipamentos de construção em sua unidade fabril de Pederneiras, interior do estado de São Paulo. Empresa do grupo sueco AB Volvo, a Volvo do Brasil tem 1,9 mil funcionários e sua base de operações na América do Sul está situada em Curitiba (PR).

* DaimlerChrysler  embarca veículos Urbanus Pluss sobre chassi O500M para o Kuwait - Em novembro, a DaimlerChrysler do Brasil está embarcando 43 ônibus para o Kuwait, fornecidos para a empresa pública de transportes KPTC - Kuwait Public Transport Company. Os veículos - chassis Mercedes-Benz O 500 M com carroçaria Busscar Urbanus Plus - serão utilizados para o transporte urbano naquela cidade.  A venda das 43 unidades para o Kuwait, no valor total de US$ 3,5 milhões, foi efetuada por meio da GV-Albisher, representante da marca naquele País. No ano passado, a KPTC já havia adquirido 28 unidades do chassi brasileiro OH 1421.
De 2002 para 2003, as exportações da DaimlerChrysler para o Oriente Médio aumentaram em 67%. Considerando também Egito e Jordânia, foram comercializadas 865 unidades no ano passado. Este ano, a previsão é atingir 1.283 unidades, o que representa cerca de 13% do total exportado pela empresa. 

* Volvo testa novo motor eletrônico - está em testes pelas ruas de Curitiba (PR) há cerca de 2 meses um Comil Svelto NS 3 portas com motorização Volvo traseira. Segundo informações ele estaria rodando com um novo motor que em breve deve ser a opção para a linha de eletrônicos da empresa. O veículo roda no itinerário da linha Interbairros II, uma das mais longas da cidade e transporta galões.

* Eixo Metropolitano de Transportes de Curitiba (PR) - A prefeitura de Curitiba lançou recentemente o edital de concorrência pública internacional para contratação de empreiteiras para a execução do setor sul do Eixo Metropolitano de Transporte, que deve estar concluído até dezembro do próximo ano. Essa é a primeira etapa do eixo, que modificará a BR-476 (antigo trecho urbano da BR-116) e prevê obras em 8,4 quilômetros da rodovia, entre o Pinheirinho e a Avenida Marechal Floriano Peixoto. Os envelopes com as propostas serão abertos dia 13 de janeiro e a previsão do início das obras é em março. O projeto integral custará US$ 133 milhões e prevê a construção de uma avenida na antiga BR-116, entre o Pinheirinho e o Atuba, com 22 quilômetros, canaleta para passagem de ônibus com 13 paradas, além de seis pistas para veículos. Boa parte das obras deverá ser conduzida pelo próximo prefeito, já que a gestão de Cássio Taniguchi termina no final de dezembro, prazo para a conclusão da primeira etapa. A previsão para conclusão de todo o eixo é de quatro anos. O edital lançado ontem é o terceiro e último do setor sul. Já foram lançados os editais para contratação de empresas gerenciadora e fiscalizadora das obras. Sete consórcios, um incluindo uma empresa japonesa, e mais uma empresa isolada estão concorrendo para o trabalho de gerenciamento de todo o Programa de Transporte Urbano de Curitiba. Outras 12 empresas se inscreveram para fiscalizar as obras, trabalho orçado em R$ 2,4 milhões. O resultado da qualificação sai em dezembro. O edital de ontem é dividido em três lotes e indica trabalhos de terraplanagem, pavimentação, obras de arte correntes, drenagem, sinalização nos 8,4 quilômetros e que devem ficar prontos em nove meses depois do início das obras. A concorrência é do tipo menor preço, regida por normas do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que emprestará US$ 80 milhões dos US$ 133 milhões previstos para todo o programa. Metade dos recursos será usada na implantação do Eixo Metropolitano de Transporte. A outra metade vai para melhorias viárias em diversos pontos do município e para ampliação da capacidade da Rede Integrada de Transporte. Além dos recursos do BID, a prefeitura pretende investir US$ 35 milhões e passará para a iniciativa privada o custo da compra de ônibus, orçado em US$ 18 milhões. A primeira etapa está orçada em US$ 28 milhões. No eixo devem circular ônibus biarticulados de maior porte que os atuais, ou seja maiores que 25 metros e com diferenciais de conforto.

* SBV comemora 45 anos na área de transporte de passageiros - O Grupo SBV composto pelas empresas Sulbrave, Araucária Transporte Coletivo e Rodo Service, está comemorando 45 anos de atuação. Com foco voltado ao transporte de passageiros, o grupo tem um faturamento anual em torno de R$ 25 milhões.A primeira empresa do grupo, a Sulbrave, nasceu na década de 60 quando a Marcopolo ainda chamava-se Carrocerias Nicola. A Sulbrave sempre foi uma das principais revendas de ônibus da marca. Em 1977 o grupo absorveu as atividades da Araucária Transporte Coletivo. A empresa possui atualmente uma frota de 93 ônibus e 330 funcionários.

Só no último ano a Araucária transportou 10 milhões de passageiros nas 9 linhas em que opera na região metropolitana de Curitiba (PR). Há 8 anos o grupo fundou a Rodo Service, empresa voltada à terceirização dos serviços através da locação de veículos e equipamentos, também com foco no transporte de pessoas. A Rodo Service é também revendedor e prestador de serviço autorizado dos mini-ônibus da marca Volare. Neste ano a Sulbrave está novamente concorrendo ao título de melhor representante Marcopolo do Brasil. A empresa está se adequando agora às normas internacionais do BVQI para a conquista da ISO 900 versão 2000. Na foto um dos veículos biarticulados da Araucária Transporte Coletivo.

Nimbus Haragano com chassi Mercedes Benz OH da empresa Auto Viação Nossa Senhora do Carmo de Curitiba (PR). operava com prefixo 6215 na categoria Expresso. No final da década de 80 este foi um dos 3 veículos que rodaram no sistema de Curitiba como carros testes utilizando motor Turbo Cummins. Na foto o veículo estava ainda recebendo as mudanças necessárias para a nova motorização. Nas ruas os veículos rodaram com adesivos VEÍCULO EM TESTE-MOTOR TURBO.
Ao lado direito Incasel Jumbo sobre Mercedes Benz LPO ano 1982. Este veículo pertencia até pouco tempo ao Clube Atlético Paranaense (Curitiba PR) e foi vendido para a aquisição de outro veículo mais novo. Tem-se a informação de que anteriormente teria pertencido à Eroles Turismo do estado de São Paulo. Tal ônibus está impecável, a venda na Rimavel de Curitiba (PR).
Ao lado esquerdo Marcopolo Veneza II sobre chassi Mercedes Benz LPO 1113 ano 1979 da Empresa Gralha Azul. A empresa fica em Nova Petrópolis, estado do Rio Grande do Sul, a aproximadamente 35 quilômetros de Caxias do Sul (RS). A Gralha Azul opera linhas urbanas no município de Nova Petrópolis ligando a rodoviária a diversos bairros, em geral, através de estradas de chão.

      ANIVERSARIANTES DO PERÍODO      

Osvaldo Teodoro Born - 09/12

Cristiano da Silva Mendonça - 16/12
No último dia 27/11 tivemos o aniversário do amigo Rafael Augusto Arthury de Almeida  ao qual parabenizamos.

Se você faz aniversário neste período e não teve seu nome relacionado atualize seus dados junto ao clube. 

FELICIDADES AOS ANIVERSARIANTES!!!

      INTERCÂMBIO      

O amigo Pablo solicitou a divulgação aos amigos do clube de seu novo telefone: (42) 239-2160. O Pablo é um dos associados que está há mais tempo no Omnibus Clube do Brasil.

      GRUPOS      

No dia 25/11 o grupo OMNIBUS-CURITIBA completou um ano de atividades. Alguns dias antes foi enviada a mensagem de número 5.000!. Caracterizado pela serenidade com que as questões são tratadas o grupo pretendeu neste primeiro ano sempre socializar as novidades, fotos e informações do passado e pensar também alternativas para um futuro melhor no que se refere ao transporte coletivo urbano de Curitiba (PR). Diante do sucesso do grupo e atendendo solicitações de alguns integrantes o Omnibus decidiu recentemente ofertar também um grupo para troca de informações sobre ônibus rodoviários da região. Assim, nasceu o OMNIBUS-PARANÁ que na primeira semana congregou 4 integrantes e iniciou as trocas de fotos. Diferente da designação normalmente adotada de "lista" o grupo OMNIBUS-PARANÁ pretende ser, realmente, um grupo sendo que tal designação já sugere de antemão a devida integração entre todos os colaboradores que participarem e não apenas uma relação de nomes que expõem idéias.

Para poder participar do OMNIBUS-PARANÁ é necessário que o internauta resida nos estados do Paraná ou Santa Catarina. O objetivo principal é trocar informações, fotos e outros materiais sobre o transporte rodoviário (predominantemente, ainda que esteja também aberto para o segmento urbano).

Para se associar ao novo grupo escreva para omnibusdobrasil @ yahoo.com.br.

Conheça abaixo um pouco mais sobre o OMNIBUS-PARANÁ:

O objetivo deste novo grupo será a troca de informações, fotos e outros materiais digitalizados entre os participantes e diálogo sobre questões do transporte coletivo, prioritariamente do modal RODOVIÁRIO do estado do Paraná e Santa Catarina. Poderão participar dele apenas pessoas que comprovadamente residam nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Para que o grupo possa desenvolver suas atividades de forma tranqüila estará seguindo algumas regras bastante rígidas. Tais regras também permitirão ao moderador um acompanhamento melhor das atividades e evitará sobrecarregar as caixas postais eletrônicas até que todos do grupo estejam devidamente familiarizados quando, aí sim, possivelmente, tais regras possam ser flexibilizadas. O moderador do grupo contará, a princípio, apenas com o bom senso informando àqueles que eventualmente não cumprirem as regras, mas agirá de forma séria em relação a possíveis discussões entre os integrantes evitando o uso do grupo para resolução ou manutenção de conflitos pessoais. Isso porque a democracia também tem limites.

As regras a serem seguidas:

1)  É recomendado a cada um dos integrantes enviar apenas uma mensagem com anexo por dia, independente se seja foto ou outro tipo de arquivo. Ou seja, você pode mandar quantas mensagens quiser mas apenas uma delas poderá conter um anexo. Este anexo não poderá exceder 500kb.

2)  Cada mensagem que vier com anexo só poderá ter UM ANEXO independente do tamanho ou tipo do arquivo.

3)  Deve ser dada prioridade a fotos e arquivos que retratem aspectos ou informações sobre TRANSPORTE RODOVIÁRIO de passageiros. No entanto não é proibido mandar fotos, informações ou outros materiais digitais sobre urbanos.

4)  A prioridade, também, é o destaque para ônibus do PARANÁ E SANTA CATARINA (empresas sediadas ou que tenham linhas nestes estados). Não serão proibidas fotos de outros estados mas isto deve ser evitado.

5)  Não é recomendável mandar mensagens APENAS com questões de ordem pessoal. Sempre deverão ter algum comentário, mínimo que seja, sobre o assunto ônibus.

6)  Em nenhum momento poderão ser utilizadas palavras de baixo calão ou similares para denegrir imagens de pessoas ou empresas (transportadoras e/ou fabricantes), independente do assunto. Críticas negativas sobre o assunto ônibus poderão (e inclusive deverão existir quando necessário) ser feitas mas é recomendável aos integrantes utilizar palavras e forma de expressão que as tornem mais consistentes.

7)  Não é recomendável o envio de fotos ou outro material digital sobre acidentes de trânsito, com vítimas ou não, envolvendo ônibus.

8)  Quando um dos integrantes não atender por mais de uma vez estas regras será enviado um e-mail contendo, justamente, a relação das regras acima sem qualquer outro comentário, permitindo que ele reflita onde possa estar errando.

9)  Será de caráter obrigatório para participação no grupo, o envio de e-mail de apresentação pessoal (logo na inscrição) comentando o porque de seu interesse pelo hobby e outros aspectos de identificação pessoal que julgar conveniente. Essa apresentação pessoal de todos os participantes será divulgada para cada novo integrante que vier a fazer parte do grupo funcionando como um cartão de visitas do grupo OMNIBUS-PARANÁ.

Sugerimos que você crie um endereço de correio eletrônico no YAHOO para melhor administração do seu uso do grupo.

Você não utiliza grupos ou não sabe como eles funcionam? É muito prático. Você pode trocar informações com os vários integrantes apenas utilizando um endereço de correio eletrônico, o e-mail do grupo. Assim, todos recebem a sua mensagem (inclusive você) e podem responde-la também utilizando apenas o grupo como destinatário. Além disso existe uma página do grupo onde você poderá consultar mensagens antigas e armazenar arquivos de qualquer tipo para o grupo.

      INTERCÂMBIO      

1)"(...) Estamos com um novo projeto, o RS Bus, onde queremos ser o mais completo site de informações sobre o RS. A lista de discussão já está funcionando e em breve o site estará no ar." - Herbert Zils - www.rsbus.kit.net

Prezado Amigo Herbert: Sucesso ao site e ao novo grupo de discussões. Um abraço.

2) "Olá amigos amantes do ônibus. Conheci o seu site e gostei muito, pois também me interesso pelo assunto. Notei que tenho um colega daqui (Teresina PI), seu nome é Thiago Sena, gostaria de entrar em contato com ele, pois não localizei seu nome na lista de associados". - James Almeida 

Prezado Amigo: Já enviei para seu e-mail o endereço eletrônico apra contato com o Thiago. lembro a todos que só aparecem na lista de associados as pessoas que mantém troca de fotos ou materiais da forma tradicional, ou seja, pelo correio ou pessoalmente. Portanto aos amigos do clube que mantém apenas contato via e-mail não estarão listados. Um abraço.

3) "Prezado webmaster: Procurando por informações sobre o glorioso O-364, encontrei o Omnibus.hpg.com.br, e resolvi entrar em contato por não ter encontrado o que eu queria em outro site da internet. Eu preciso saber quais são as dimensões do O-364/365, principalmente a altura. Você teria como me informar?". - Fabricio Rocha - fabriciorocha@brturbo.com

Prezado Fabricio: já estamos providenciando o envio das informações solicitadas. Obrigado por consultar o site e esperamos que futuramente possa tornar-se mais um de nossos colaboradores enviando notícias de sua região.

4) "Osvaldo, meu nome é Marcio Fabian e sou também aqui de Curitiba, Busologo desde que me conheço por gente, muito atuante em listas de discussões do Brasil, e no envolvimento com o transporte de Curitiba, quero deixar meus parabéns por este site com inumeras informações úteis para todos, tenho muita coisa e material do transporte de Curitiba. Tudo que foi publicado na edição anterior [o leitor está se referindo à edição 78] sobre o nosso transporte com certeza já sabia, e sempre quiz comunicar a todos disto, tarefa que senhor desempenhou com muita presteza através do site, fiquei sabendo que o site tem uma lista de discussão, gostaria de saber o endereço e entrar para poder discutir o nosso transporte, para poder trocar opiniões e informações com todos, gostaria de aos poucos por falta de tempo disponível dar a minha opinião sobre alguns assuntos daquela matéria sobre o transporte de nossa cidade sendo que não tenho dados estatisticos; mas pela prática". Marcio Fabian - reunidasbus2000@yahoo.com.br

Prezado Marcio: já o integrei ao grupo OMNIBUS-CURITIBA, seja bem vindo. Publico na íntegra, seus comentários na seção OPINIÃO. Um abraço.

5) "Estimados amigos : Mi nombre es Juan Carlos Troncoso Fuentes, estudio en la Universidad del Bío Bío en la ciudad de Concepción en Chile, estoy actualmente trabajando en mi proyecto de título y requiero cierta información (que no he podido encontrar en internet) que creo que ustedes me pueden ayudar a conseguir, necesito conocer cual es la producción anual de omnibuses (carrocerias, ej: marcopolo, busscar, neobus,etc) y cuanto de esta producción se exporta y a que mercados. además, necesito saber si la industria de carrocerias en brasil fue desarrollada gracias a incentivos del gobierno u otros instrumentos de fomento o se ha desarrollado junto con el mercado. Esperando que me puedan ayudar, saluda atentamente a usted." - Juan Carlos Troncoso Fuentes - Concepción-Chile.

Prezado Juan: Yo ya envié a tu e-mail las informaciones. Un abrazo desde Brasil!

6) "Caro amigo Osvaldo, em anexo envio texto informativo sobre a mais nova agremiação com o objetivo de congregar busólogos da região, a PLABUS. Para comemorar estaremos promovendo um mega encontro de busólogos a se realizar na cidade de Goiânia no dia 23/11/2003 e os integrantes da Omnibus do Brasil estão convidados. Gostaríamos também de estar interagindo na troca de informações pelo bem da categoria, por isso tentaremos manter contato na medida do possível para mantê-los informados sobre novidades. Um Abraço." - Clébio Júnior - plabus @ pop.com.br

Prezado Clébio: sucesso é o que podemos desejar a nova associação e continuaremos, tenho certeza, sempre trocando informações sobre nossas regiões. Coloco a disposição o espaço da A FOLHA DO OMNIBUS para divulgar outras informações futuras sobre a PLABUS. Um abraço.Para mais informações sobre a PLABUS acesse a página exclusiva no botão a seguir.

Recebemos e reproduzimos opiniões sobre o artigo AS VERDADES SOBRE CURITIBA publicado na edição 78. Tenha acesso ao artigo na seção OPINIÃO pelo botão a seguir

Opinião de Marcio Fabian:

1) A nossa passagem está muito alta e tem linhas que não precisam de ônibus padrão e podem ter micros para redução do custo como: Cassiopéia, Circular Quatro Barras, Piraquara-Quatro Barras"alguns horarios", Circular Piraquara, Planta Deodoro, Ilha do Sapo, São Cristovão "com mais horários", Vila Tarumã-Pinhais, Tingui, Araguaia, Paraiso, Jardim do Arroio, Erico Verissimo, Pantanal, Santa Joana, Wenceslau Braz, Quartel General, Ganchinho, Vila Machado, Pinheirinho-Cic"a maioria dos horarios", Pfaff, Kamir, Trindade, Autodromo, Mercurio, Agricola, Passauna, Jose Culpi, Ouro Verde-Badia, Butiatuvinha, Veneza, Jardim Pioneiro, Vila Marqueto, Rebouças, Timbotuva-Velha, Santa Amélia, Porto Belo, Frigorifico, São Jorge-Tamandare, Tangua-Tamandaré, Colombo-Tamandaré, São Francisco-Tamandare.

2) Criação de linhas vizinhanças com micros em todas as regiões da cidade e região metropolitana, levando o pessoal dos bairros, para os centros regionais; ex:Umbara-Pinheirinho, todos sem integração e com a tarifa de R$1,00.

3) Criação de novas linhas e terminais como: LIGEIRINHO"CAMPO LARGO-PIRAQUARA" remodelando toda a região de Piraquara, com um novo terminal, e integração do terminal de Campo Largo com o ligeirinhos e os da Viação Antonina que saem de lá e os troncais para Curitiba e terminal Campo Comprido. Novo terminal em Piraquara na altura da prefeitura, com alimentadores locais e que que irão até o final da cidade.

A linha CAMPO LARGO - PIRAQUARA teria as seguintes paradas: as três de Campo Largo, Campina do Siqueira, Cohab, Santos Andrade, Alto da XV "perto do polloshop", Colégio militar, Detran, Pinhais centro, Carrefour e terminal de Piraquara "desde que perto da prefeitura".

Nos próximos e-mails comentarei sobre a arrumação no eixo extremo norte de Curitiba, com um terminal atuba, sem tri-articulado ou metro, e comentarei o meu ponto de vista sobre os municipios de Quatro barras, Campina Grande do Sul, Colombo, Bocaiuva do Sul.

Envie seus comentários sobre as propostas de Marcio para omnibusdobrasil @ yahoo.com.br.