Você está aqui:Página Principal>A Folha do Omnibus (Índice Geral)> A Folha do Omnibus 73

Conheça nosso parceiro Canalbus

Número 73 - Ano 11 -  03 de abril de 2003

A FOLHA DO OMNIBUS - www. omnibus.hpg.com.br - Produção: Osvaldo Teodoro Born. Colaboram nesta edição: Itapemirim, Foco Editorial, Sulbrave, Antonio Ferro, José Augusto de Souza Oliveira, Willian Correa, Diogo Lima da Silva, Sérgio Augusto Braga Canuto, João Manoel da Silva, Rafael Augusto Arthury de Almeida, Auto Viação São José dos Pinhais, Leandro Machado de Castro, Secco Consultoria de Comunicação, Alessandro Alves da Costa, José Luiz Soares Neto, Mecânica de Comunicação, Daniel Custódio, Fetranspor. É permitida a reprodução das informações e fotos desde que citada a fonte. Endereço para correspondência - Rua Adolfo Stedile, 353 - Bom Retiro - Curitiba - Paraná - Brasil - 80520-540 - omnibusdobrasil @ yahoo.com.br - Fone (41) 9621-0711

Amigos e Associados do Omnibus do Brasil: Os dias vão passando e junto com eles surgem mudanças no panorama do transporte coletivo, foco de nossas atenções. Nem todas essas mudanças conseguimos sistematizar para publicação visto que são inúmeras e o tempo a ser dedicado praticamente inviabilizaria o restante de nossas atividades rotineiras. No entanto nosso esforço pode ser visto nesta atualização do endereço eletrônico com a publicação no Banco de Dados do esquema completo de serviços e empresas do transporte coletivo de Curitiba, agora atualizado. Rompemos com a nova esquematização, por exemplo, a classificação com divisão de empresas metropolitanas e municipais visto que a operação atualmente é praticamente comum na rede integrada. A cidade de Curitiba é considerada referência no setor de transporte coletivo e na qual fica a sede do nosso clube, portanto nada mais justo que um destaque deste tipo e que representa o início de uma sistematização que deve se estender a outros municípios. É evidente que como colecionadores não dispomos do acesso a todas as informações mas com certeza temos algumas que nem os técnicos diretamente ligados à operação mantém em seus arquivos especialmente aqueles que contam a história das tais mudanças. O que observamos ao sistematizar da forma mais apropriada como fizemos agora é que a divisão de serviços e prefixos da região da Grande Curitiba é extremamente técnica e que atende mais à fiscalização que ao usuário propriamente dito. Este fica perdido em meio a números e letras, cores e tipos de veículos. Em breve o Omnibus do Brasil apresentará uma proposta para mudanças no sistema que darão atenção aquele que mais precisa do transporte coletivo: o cidadão comum. Outro comentário que merece destaque nesta edição é o aumento espantoso de nossos contatos via correio eletrônico de novos amigos aqui mesmo de Curitiba e também a inauguração do uso da internet e do serviço de mensagens de correio por dois amigos mais antigos do clube, Pablo e José Augusto, o que evidencia que a internet não pára de expandir suas fronteiras. Boa leitura e até a próxima edição. 

ENDEREÇO DE CORREIO ELETRÔNICO OMNIBUS DO BRASIL

omnibusdobrasil @ yahoo.com.br

PRÓXIMA EDIÇÃO - A partir de 10 de maio de 2.003

  

O Omnibus do Brasil lançou uma enquete diferente e personalizada: pediu que os leitores enviassem por e-mail (omnibusdobrasil@yahoo.com.br) sua opinião sobre a idéia da Busscar de colocar veículos antigos nas fotos do seu calendário 2003. Isso é válido? Comentando pontos positivos ou negativos da proposta as respostas enviadas estão abaixo e todos os autores terão direito a receber pelo Correio 1 calendário Busscar 2003 pelo Correio bastando mandar o endereço para recebimento. Agradeço aos participantes que demonstraram, como já era de se esperar, maturidade na avaliação da proposta. 

1) "Sobre o novo calendário da Busscar, a idéia é muito boa, principalmente para nós colecionadores de material de ônibus. Contudo, para os empresários, imagino que nem tanto, uma vez que conheço muitos que sempre dão uma olhadinha no seu calendário antes de fazer uma nova compra. E comprar carro antigo está fora de cogitação, né?" LEANDRO MACHADO DE CASTRO

2) "Acho que essa idéia da Busscar de lançar estes calendários com os carros antigos é uma excelente idéia. Temos de resgatar a belíssima época do nosso transporte rodoviário. Nada que as inovações atuais fiquem para trás, pelo contrário, essa época revolucionou o que temos hoje". ALEXANDRE BERNARDES

3) "Para nós colecionadores e saudosistas de plantão, não há nada melhor do que uma encarroçadora mostrar seus modelos antigos (com cores de época de empresas que conhecemos) num calendário. Muitos desses modelos fizeram parte de nossa infância ou até chegamos a viajar neles. Já imaginou se a Marcopolo, Comil, Caio, etc... fizessem a mesma coisa? ... Iríamos adorar! Apesar de que particularmente achar que não existe nada melhor do que fotografia, o calendário foi válido. Mas sob o ponto de vista comercial ou de marketing é questionável. (...)" ALESSANDRO ALVES DA COSTA

4) "Acho válida a iniciativa de elaborar o calendário a partir de fotos de modelos antigos pois gosto da idéia de preservar a história e de mostrar a evolução dos ônibus de acordo com o tempo, a tendência e a moda. Além disso acho importante ressaltar que utilizando estas fotos antigas propiciará a pessoas como eu, que não tiveram oportunidade de presenciar ao vivo a maioria destes modelos, um conhecimento de esplendor que são quase impossíveis de obter nos dias atuais em determinadas localidades. E ainda podemos apreciar o design evolutivo na pintura de determinadas empresas bem conhecidas, que outrora se apresentavam bem diferentes de hoje em dia. FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA.

5) Acho a idéia interessante, pois atualmente existem muitas pessoas que já se utilizaram deste veículos e que hoje estariam através de um calendário, revivendo as viagens e percebendo como a evolução e a tecnologia vem somente contribuir para o maior conforto e segurança dos passageiros. Acho que ficaria bom se houvesse um contraste do veículo antigo com o novo e um breve histórico de cada um como início e término de operação, etc. MARCIEL - AUTO VIAÇÃO SÃO JOSÉ DOS PINHAIS.

6) Acho válido sim, principalmente para os mais jovens, como eu. É uma chance que temos de, olhando o passado com admiração e, para alguns, até com certo saudosismo, ver como a evolução é magnífica (na maioria das vezes) e de ter esperança num futuro sempre promissor. Ainda que no caso da Busscar, não esteja sendo exatamente assim, mas creio que tende a melhorar de alguma maneira. FLAVIO ASSUMPÇÃO.

7) É válido colocar fotos antigas no calendário como forma de mostrar a tradição que a Busscar tem em fabricar carrocerias porém o mais conveniente seria esperar algum ano comemorativo para fazê-lo. Resumindo, é bom e nostálgico este calendário porém não se pode esquecer de colocar modelos atuais como forma de propaganda. CLEBIO JUNIOR.

8) Na minha opinião, acho interessante a Busscar divulgar um calendário com fotos dos seus ônibus mais antigos, pois além da empresa mostrar que no passado já fabricava produtos voltados à qualidade e boa aceitação no mercado, também mostra às gerações atuais como eram o estilo das carrocerias daquela época, e também remonta a nostalgia das atuais gigantes do transporte rodoviário de passageiros, que no passado usavam tais carrocerias e tinham programações de pinturas diferenciadas. WILSON DEGRESSI MICCOLÍ

9) Não poderia faltar a opinião do editor desta A FOLHA DO OMNIBUS. Na verdade ao lançar esta enquete o objetivo era justamente questionar se a presença de veículos de certa forma "históricos"  trazem benefícios em termos de marketing ao mercado ao fabricante. Oferecendo neste calendário (alguns leitores não sabiam) de um lado veículos antigos e de outro modelos da linha atual a empresa fortalece uma de suas características mais importantes junto ao mercado: a tradição. A Busscar vem passando há pelo menos um ano por dificuldades que, no entanto, não abalaram a parceria que mantém com importantes transportadoras de passageiros mostrando a confiança que sem a referenciada TRADIÇÃO não seria possível. E agora que a empresa vem vencendo em definitivo as dificuldades creio que os clientes que não puderam esperar por soluções mais demoradas como a que foi necessária no caso Busscar retornarão a adquirir carrocerias. Um calendário é a maior expressão de um tempo! E a Busscar mostrou dominar bem essa questão! OSVALDO TEODORO BORN

AQUISIÇÕES

* PARA VOCÊ ENVIAR SUAS INFORMAÇÕES para esta seção deve observar: as informações deverão ser enviadas por e-mail ou por carta indicando o nome da empresa (quando possível completo), cidade sede (e onde os veículos irão operar quando possível), número total de veículos comprados (quando disponível), Tipo (rodoviários ou urbanos), prefixos dos veículos (IMPORTANTE, deve constar PELO MENOS UM dos prefixos do lote - sem tal informação nada será publicado), marca, modelo da carroceria e número de portas, marca e modelo do chassi (pelo menos indicar se é motor dianteiro, central ou traseiro), outras observações (ar condicionado, vidros, etc). Quando possível envie uma foto POR CARTA para ilustrar a aquisição. Seu nome constará como colaborador da edição, no cabeçalho desta.

* Viasul (Venâncio Aires RS) - Adquiriu Adquiriu 1 Jum Buss 360 (versão 1997) Mercedes Benz O400RSD. Prefixo 2860 (HVK 6120). Veículo anteriormente operava na Expresso Guanabara (Fortaleza CE). O veículo sofreu modificações no visual ficando similar ao modelo Vissta Buss (A Viasul possui dois veículos desse modelo sobre chassi B12B). Recebeu faróis cromados e novo para-brisa inteiriço.

* Viação Sudoeste (PR) - Adquiriu Marcopolo Viaggio G6 1050 Volkswagen 17.240OT. Prefixo 2003.

* Cattani Sul (Pato Branco PR) - Adquiriu Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400 nd. Veículo a ser entregue em 40 dias, prefixo não disponível.

* Viação Vale do Iguaçu (Pato Branco PR) - Adquiriu Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400 nd. Veículo a ser entregue em 40 dias, prefixo não disponível.

* Auto Viação Agua Verde (Curitiba PR) - Adquiriu 6 Busscar Urbanuss articulados 4 portas Volvo B10M. Prefixo visto JR 600 (AKT 1171)  (categoria troncal). Opera na linha 701 - Fazendinha.

* Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR) - Adquiriu + 2 Caio Apache Vip 3 portas Mercedes Benz OF 1721. Prefixos 26.073 e 26.074. Categoria Metropolitano Convencional.

* Viação Cidade do Aço (RJ) - Adquiriu 6 Busscar Urbanuss 2 portas Volkswagen nd. Ar condicionado. Prefixos RJ 174.001, RJ 174.002, RJ 174.003, RJ 174.005, RJ 174.006 e RJ 174.008. ** Adquiriu 3 Busscar Urbanuss 2 portas Volkswagen nd. Sem ar condicionado. Prefixos RJ 174.0026, RJ 174.030 e RJ 174.031.

* ASS Turismo (Curitiba PR) - Adquiriu Marcopolo Paradiso G6 1800DD Scania K124. Prefixo nd.

* Sanjotur (São José dos Pinhais PR) - Adquiriu + 2 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz OF1721. Prefixos 78 e 79.

* São Gerônimo (PR) - Adquiriu 1 Marcopolo Andare Class Mercedes Benz OF 1721. Prefixo 333.

* MCCM Turismo (Mandirituba PR) - Adquiriu Marcopolo Senior 2000 Volkswagen 9-150. Prefixo nd.

* Pluma Conforto e Turismo (Curitiba PR) - Adquiriu Busscar Jum Buss 400 (retrovisores avançados) Mercedes Benz O400RSD. Prefixo 4305 (placa iniciando com I, ex Cruz Alta RS). Veja nota sobre a empresa na próxima seção. 

* Empresa Campo Largo (Campo Largo PR) - Adquiriu 1 Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF1721. Com elevador para cadeirantes. Prefixo 22A29. Categoria Alimentador.

* Auto Viação Tamandaré (Almirante Tamandaré PR) - Adquiriu 1 Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF1721. Com elevador para cadeirantes. Prefixo 16A72 (prefixo anteriormente já utilizado por veículo remanejado para outra empresa do grupo). Categoria Alimentador.

* Transportes Master (São João de Meriti RJ) - Adquiriu Comil Svelto NS 2 portas Mercedes Benz OF1721. Ar condicionado. Prefixo visto RJ XXX.066.

* Verdes Mares (São Francisco do Sul SC) - Adquiriu 2 Comil Svelto NS 2 portas Volkswagen 17.240OT. Prefixos 60.301 e 60.302. Estes veículos operam linhas intermunicipais partindo do centro da cidade de Joinville (SC) para São Francisco do Sul.

* Viação Canarinho (Jaraguá do Sul SC) - Adquiriu 2 Marcopolo Viaggio G6 1050 Volkswagen 17.240OT. Ar condicionado e vidros colados. Prefixos 2208 e 2231.

* Transtusa (Joinville SC) - Adquiriu + Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.240OT. Prefixo visto 031. Categoria Troncal. 

* Biguaçu (Biguaçu SC) - Adquiriu Marcopolo Viale 2 portas Volkswagen 17.240OT. Ar condicionado. Prefixo visto 401 (MCD 6136). O veículo opera na região metropolitana de Florianópolis (SC).

* Viação Santa Maria (Belo Horizonte MG) - Adquiriu Marcopolo Viaggio G6 1050 Scania K124. Categoria convencional. Prefixos vistos 365 (GXM 5278) e 366 (GXM 5279) nas linhas Belo Horizonte (MG) - Campos Altos (MG) e Belo Horizonte (MG) - Pequi respectivamente.

* Viação Passaro Verde (Belo Horizonte MG) - Adquiriu 1 Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz OF1721 e 9 Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz O500R. Os veículos tem prefixos na série 38XX e contam com nova pintura comemorativa aos 50 anos da empresa. Placa vista do lote GZV 7012 (Viaggio). ** Adquiriu 2 Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400RSD. Prefixo visto 3780 (GZV 7019). Veículo visto nas linhas Belo Horizonte (MG) - Ubá e Belo Horizonte (MG) - Ervalia.

* Viação Sol e Mar (Conselheiro Lafaiete MG) - Adquiriu 1 Marcopolo Viaggio Mercedes Benz OF1315. 49 lugares. Placa GKY 2131. Oriundo da empresa Etapa de Conselheiro Lafaiete (MG) onde tinha o prefixo 1500. ** Adquiriu 1 Marcopolo Viaggio GV 850 Mercedes Benz OF1721. 48 lugares. Placa KPX 1108. Oriundo da empresa Paraibuna de Juiz de Fora (MG). *** Adquiriu Busscar El Buss 320 Mercedes Benz OF1318. 45 lugares. Placa GQO 7338. Oriundo da empresa Rota Real de Conselheiro Lafaiete (MG) onde tinha o prefixo 1530. Esta empresa trabalha com revenda de ônibus usados portanto nem todos estes veículo devem ser incorporados à frota.

* Transportes Sandra Ltda (Conselheiro Lafaiete MG) - Adquiriu 1 Marcopolo Viaggio GV 850 Mercedes Benz OF1721. 49 lugares.  Oriundo da Viação Sol e Mar de Conselheiro Lafaiete (MG) onde tinha o prefixo 4800.

* Noruega Turismo (Conselheiro Lafaiete MG) - Adquiriu 2 Marcopolo Viaggio Mercedes Benz OF1315. 45 lugares. Prefixos 2050 (GSH 7134) e 2060. Veículos oriundos da empresa Santa Edwiges de Betim (MG).

* Auto Viação Curitiba (Curitiba PR) - Adquiriu 2 Comil Svelto NS Articulado 4 portas Scania F94 automáticos. Prefixos LR009 e LR010. Categoria Interbairros. A maioria das empresas tem utilizado articulados desta categoria com numeração na série 100.

* Auto Viação Nossa Senhora da Piedade (Campo Largo PR) - Adquiriu para operação na cidade de União da Vitória (PR) 8 Marcopolo Torino 3 portas Mercedes Benz OF1721. Prefixos vistos 205 e 207.

* Transporte Coletivo Grande Londrina (Londrina PR) - Adquiriu Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz OF1721. Prefixo visto 4403. Vistos aproximadamente 15 veículos. Montados na fábrica da Ciferal no estado do Rio de Janeiro.

* Gran Eufrásia Turística Ltda (RJ) - Adquiriu 2 Ciferal Turquesa Volkswagen 16.210CO. Prefixos 110 e 1220. Categoria Fretamento. Oriundos da empresa Miramar de Niterói (RJ). ** Adquiriu 1 Comil Piá 1 1 porta Volkswagen 9.150OD. Prefixo 060. Veículo é da primeira série do Piá, provavelmente estava em alguma concessionário na data da compra.

* Viação Nossa Senhora da Aparecida (Barra do Piraí RJ) - Adquiriu 1 Marcopolo Viale 1 porta Volkswagen 17.240OT (sem ar condicionado). Prefixo RJ 187.005.

* Expresso União (Patrocínio MG) - Adquiriu Marcopolo Viaggio G6 1050 Scania K124. Prefixo visto 10.034 (GSH 6586). Opera na linha Montes Claros (MG) -Pirapora (MG). Outro veículo do lote tem placas GSH 6576. Categoria Convencional, sem sanitário. ** Adquiriu Marcopolo Paradiso G6 1200HD Scania K124. Vidros colados. Retrovisores avançados. Placas vistas GSH 6578, GSH 6581 e GSH 6588.

* Viação Piracicabana (Piracicaba SP) - Adquiriu Marcopolo Paradiso G6 1200HD Scania K124. Vidros colados. Retrovisores avançados. Prefixo visto 40.503 (DAD 3629).

* Viação São Miguel Ltda (Resende RJ) - Adquiriu 5 Marcopolo Viale Volkswagen 17.210OD. Ar condicionado, som ambiente, vidros colados. Prefixos 070, 071, 072 (GXA 6403), 073 e 074. Veículo emplacados em Minas Gerais.

* Tursan - Turismo Santo André (filial - Resende RJ) - Adquiriu Marcopolo Viaggio G6 1050 Volkswagen 17.210OD. Ar condicionado e retrovisores elétricos. Prefixos vistos 99.203 e 99.204. Categoria Fretamento. Atendem a empresa Michelin.

* Viação Falcão (Quatis RJ) - Adquiriu Marcopolo Torino GV Scania F113. Oriundos do RJ. Prefixos vistos RJ 179.002, RJ 179.010, RJ 179.013 e RJ 179.020. Todos placas LCB.

* Auto Viação Jabour (Rio de Janeiro RJ) - Adquiriu Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1721. Ar condicionado. Embarque pela porta dianteira. Prefixo visto 86.023 (LOJ 5299). Nova pintura.

* Empresa Viação Algarve - EVA (Rio de Janeiro RJ) - Adquiriu Marcopolo Senior 2000 Mercedes Benz nd. Prefixos vistos 86.574, 86.615 e 86.660.

* Três Amigos (Rio de Janeiro RJ) - Adquiriu Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1417. Prefixos vistos 44.555 e 44.502.

* Expresso Pégaso (Rio de Janeiro RJ) - Adquiriu Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1721. Ar condicionado. Embarque pela porta dianteira. Prefixos vistos 87.044 (LOE 8172) e 87.012 (LOJ 9131).

* ERIG Transportes (Rio de Janeiro RJ) - Adquiriu Marcopolo Torino 99 2 portas Mercedes Benz OF1417. Prefixos vistos 57.067 (LOG 8868).

*TREL (Duque de Caxias RJ) - Adquiriu Neobus Spectrum 2 portas Mercedes Benz OF1721. Ar condicionado. Bancos reclináveis. Prefixos vistos RJ 165.052, RJ 165.054 e RJ 165.055.

* Limousine Carioca (Duque de Caxias RJ) - Adquiriu Marcopolo Torino 99 2 portas Mercedes Benz OF1721. Prefixo visto RJ 129.009 (LOG 3632).

* Transportes Santo Antonio (Duque de Caxias RJ) - Adquiriu Marcopolo Torino 99 2 portas Mercedes Benz OF1721. Prefixos vistos DC 3160 (LOJ 7927) E RJ 161.006 (LOE 8786).

* Viação União (Duque de Caxias RJ) - Adquiriu Caio Apache Vip 2 portas Mercedes Benz OF1721. Prefixo visto DC 1141 (LOJ 0675).

* Transportadora Tinguá (Nova Iguaçu RJ) - Adquiriu Caio Apache Vip 2 portas Volkswagen 17.210OD. Vidro fumê. prefixo visto RJ 156.091 (LOG 8175), RJ 156.038 (LOJ 9794 - embarque pela porta dianteira), RJ 156.057 (LOI 2997 - caixa de itinerário digital).

* Turismo Três Amigos (São João de Meriti RJ) - Adquiriu Comil Piá IIMercedes Benz LO 914. Prefixo visto RJ 502.020 (LOJ 2918). ** Adquiriu Comil Campione 3.45 Mercedes Benz O500R. Prefixo RJ 502.139. *** Adquiriu Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz O400. Prefixo RJ 502.009 (LOI 9727). **** Adquiriu Busscar Micruss Mercedes Benz LO 914. Prefixo RJ 502.111 (LNP 9658).***** Adquiriu Busscar Vissta Buss LO Mercedes Benz O400. Prefixo RJ 502.128 (LNQ 3251).

* Voyager (São Paulo SP) - Adquiriu Comil Versatile NS Volkswagen 17.210OD. prefixo visto 86.502 (CZX 5587). Transporte Especial na cidade de São Paulo (SP).

* Via Norte (São Paulo SP) - Adquiriu Caio Piccollo Mercedes benz LO 914. Ar condicionado. Prefixo visto 203.433 (CZX 8315).

* Campo Limpo (Embu SP) - Adquiriu Caio Apache Vip Volkswagen 17.210OD. Lay-out de pintura EMTU. Prefixos vistos 3295 (CZX 0114) e 3210 (CZX 1116).

* Pirajuçara (Embu SP) - Adquiriu Caio Apache Vip VMercedes Benz OF1721. Lay-out de pintura EMTU. Prefixo visto 417 (CZC 3877).

* Guarulhos Transportes (Guarulhos SP) - Adquiriu Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1721. Prefixo visto 559 (LNC 4041). Veículo oriundo do estado do Rio de Janeiro. ** Adquiriu Ciferal Turquesa 2 portas Mercedes Benz OF1417. Prefixo visto 566 (KMM 6881). Veículo oriundo do estado do Rio de Janeiro. *** Adquiriu Comil Piá II Mercedes Benz LO 915. Prefixo visto 233.

* Auto Ônibus Moratense (Francisco Morato RJ) - Adquiriu Comil Svelto NS 2 portas Mercedes Benz OF1721. Vidro fumê. Porta dianteira curta e traseira larga. Prefixos vistos 1020 (DAH 8141), 1017 (DAH 8135) e 1023 (DAH 8132 - padrão de pintura EMTU).

* Viação Transdutra Ltda (Arujá SP) - Adquiriu Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1417. Vidro fumê. Lay-out de pintura EMTU. Prefixo visto 506 (BUS 7956). ** Adquiriu Busscar Urbanuss Pluss 2 portas Mercedes Benz OF1721. Vidro fumê. Lay-out de pintura EMTU. Prefixo visto 499 (BUS 7939). 

* União do Litoral Transportes e Turismo Ltda (São Sebastião SP) - Adquiriu Comil Campione 3.85 Scania K124 6x2. Ar condicionado. Prefixo visto 3700. ** Adquiriu Marcopolo Paradiso G6 1800DD Scania K124 6x2. Ar condicionado. Vidros colados. Bancos de couro. Geladeira, DVD. CD player. 40 poltronas. Categoria Executivo. Prefixo 3800.

* Auto Viação São Sebastião Ltda - AUTOVIASS (São Sebastião SP) - Adquiriu 3 Neobus Thunder + Agrale. Prefixo visto 1190.

* Viação São Bento de São José dos Campos (São José dos Campos SP) - Nova denominação da Expresso de Ônibus São Bento Ltda.  Adquiriu 4 Ciferal GLS Bus Mercedes Benz OF1620. Oriundos da Costamar Transportes de Ubatuba (SP). Prefixos 2207, 2209 (CBS 6113), 2211 (CBS 6119, ex prefixo 350 da Costamar) e 2213 (ex prefixo 370 da Costamar. ** Adquiriu 1 Marcopolo Volare. Ar condicionado. Prefixo 2200 (GVP 7618). *** Adquiriu veículo teste da Volkswagen Busscar Urbanuss Pluss 2 portas Volkswagen 17.240OT. Prefixo 2217 (CYN 9021). **** Adquiriu veículo teste da Volkswagen Busscar Urbanuss Pluss 3 portas Volkswagen 17.240OT. Prefixo 2215 (CYN 7263). Veículo operou em Belo Horizonte na cor vermelha. ***** Adquiriu 3 Caio Apache Vip 2 portas Volkswagen 17.210OD. Vidros fumê. Bancos estofados, Piso de borracha. Prefixos 2219 (CPI 4116), 2221 (CPI 4091) e 2223 (CPI 4114).

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE LINHAS, FROTAS E REMANEJAMENTOS

* Auto Viação Nossa Senhora da Piedade (Campo Largo PR) - Substituindo a Empresa União (veja edição anterior) a nova empresa da cidade de União da Vitória (PR) adotou pintura de fundo amarelo com faixas horizontais (não retas, em formas de "ondas") na cor prata. Alguns veículos deixarão a operação na Grande Curitiba para atender a nova empresa: 16A54, 16A72 e 16A73 da Auto Viação Tamandaré e 22A21 e 22A27 da Empresa Campo Largo. Alguns veículos da própria Piedade de Campo Largo foram transferidos. Nesta operação a empresa deve disponibilizar ao todo 20 veículos. Veja Nota na área DESTAQUE.

* Viação Elite (Volta Redonda RJ) - No ano de 2002 recebeu 5 Ciferal Padron Cidade Mercedes Benz OF1318. Oriundos de Niterói (RJ). Prefixos RJ 176.001 (KOD 9599), RJ 176.003 (KOE 0637), RJ 176.004 (KOE 0636), RJ 176.009 (KRD 6645) E RJ 176.010 (KRD 6646). Na mesma época recebeu 2 Comil Svelto NS Mercedes Benz OF1417. Prefixos RJ 176.007 e RJ 176.008.

* Pluma Conforto e Turismo (Curitiba PR) - A identidade visual atual e oficial dos veículos da Pluma pode ser vista nos veículos 3504, 3654, 4304 e 4305. O fundo da carroceria é branco, a águia é dourada, é aplicado o número de telefone em formato grande nas laterais e as curvas na pintura (vermelha e azul) deixaram de ser duas para apenas uma. As rodas são na cor prata (alguns veículos tem recebido pintura azul nas rodas).

* Climabuss - A Auto Viação Catarinense (Florianópolis SC) alterou para testes o equipamento do veículo 2066 (Busscar Jum Buss 360 Volvo B12B) trocando a marca Thermo King pela CLIMABUSS (do grupo Busscar).

* Novas linhas - Na região da Grande Curitiba (PR) 2 novas linhas alimentadoras foram implantadas: H20 - Angélica - Capão Raso e F25- Jardim Veneza.

* Remanejamento - Veículos trocados entre empresas metropolitanas da Grande Curitiba (PR) - 22049 e 22048 da Empresa Campo Largo (Campo Largo PR) anteriormente foram os 16C22 (AJK 1839) e 16C21 da Auto Viação Tamandaré (Almirante Tamandaré PR).  São veículos Busscar Urbanuss 3 portas Scania K94.

* Novidades no banco de dados de nosso endereço eletrônico:

 - Confira a NOVA relação das empresas que operam transporte coletivo na região da Grande Belo Horizonte (MG) na área BANCO DE DADOS. Foram acrescentados novos dados e a tabela está com novo visual gráfico. Qualquer dado que vier a enriquecer as informações será bem vindo! Acesse a página Banco de Dados. Contamos com a colaboração do amigo VITOR RODRIGO DIAS nesta área.

- Confira novos dados sobre Curitiba acessando o link TRANSPORTE URBANO DA REGIÃO DA GRANDE CURITIBA onde poderão ser encontrados dados da operação atual e alguns de registro histórico das décadas de 80 e 90.

* Ônibus-conceito Busscar + MCI - A MCI - Motor Coach Industries apresentou durante a Motorcoach Expo 2003 em Orlando (Flórida) 3 novos ônibus-conceito desenvolvidos em parceria com a encarroçadora brasileira Busscar. Os modelos foram baseados nos disponíveis atualmente na linha Busscar. Um dos modelos era um Micruss (micro-ônibus), um Metruss (modelo médio que pode oferecer piso baixo) e um Urbanuss com piso baixo (disponível também em versão articulado). A MCI fabrica e comercializa veículos rodoviários e urbanos e detém a maior parte do mercado rodoviário estado-unidense nos últimos 20 anos. Opera 6 centros de vendas nos Estados Unidos e Canadá.

* Volare longo - A Volare apresentou recentemente seu novo modelo A8 com chassi longo. As primeiras unidades já estão sendo utilizadas em Caxias do Sul no serviço de taxi-lotação. O modelo tem 6,80m, 40 centímetros a mais que a versão tradicional.

* São Paulo proíbe motor dianteiro - Ao longo de 20 anos vimos na cidade de São Paulo (SP) pelo menos 10 tentativas de disciplinar o transporte coletivo de maneiras diferentes. O momento dos troleibus, o momento dos dois andares urbanos, o momentos dos articulados, momento do fura-fila ... e dentre os projetos estavam definições técnicas e projetos estruturais que visavam dar embasamento à implementação dos serviços. O que vimos na prática foram entraves burocráticos e o descumprimento das normas e principalmente adiamento das decisões estratégicas. Desta forma com a troca entre as administrações da prefeitura vimos a falta de continuidade dos projetos. Agora, mais uma vez (como é necessário evidentemente) a prefeita Marta Suplicy tenta implementar mudanças. Uma delas determina o fim das aquisições de ônibus com motores dianteiros na frota municipal a partir de 25/03/2003 (veja cópia de reportagem no Diário de São Paulo na seção DESTAQUE). A diminuição do uso dos motores dianteiros é fruto de uma longa discussão no Brasil. Defensores de seu uso ainda que restrito alegam que em certas regiões como morros com forte inclinação nas vias de acesso inviabilizam o uso de outro tipo de veículo que não seja o de motor dianteiro. Evidentemente que sob o ponto de vista técnico, tais defensores tem razão. No entanto observamos que o motor dianteiro é simplesmente abominado em vários lugares do mundo e que, aos que gostam de comparações ingênuas, dificilmente vemos um na Europa e os que encontramos geralmente são bem antigos, mostra de que eles estão ultrapassados há anos pelas novas tecnologias que permitem que veículos com motores centrais e traseiros os substituam sem problemas mesmo em operações severas. Há uma questão a mais e que define nossa defesa da extinção (senão possível, ao menos diminuição) dos motores dianteiros: a saúde do operador motorista. E neste campo geralmente os defensores do motor dianteiro não tem argumentos: este tipo de veículo prejudica e muito a saúde dos motoristas ao longo do tempo. Ainda que a tecnologia tenha dado conta de diminuir o ruído do motor e reposicionado algumas peças essenciais diminuindo o tamanho dos motores e redirecionando a temperatura para outros campos da parte frontal ele continua sendo um vilão para os ouvidos e o sistema circulatório dos motoristas. E temos que pensar em mais uma dificuldade que causa este tipo de motorização: o acesso do passageiro ao veículo, dificultada e muito e que chega ao exagero em determinados modelos. E aos fabricantes que detém a maior participação no mercado sei que estas OPINIÃO não vai lhes causar incômodo visto que estes mesmos fabricantes oferecem ao mercado motorização traseira de nível de qualidade várias vezes superior. Só esperamos que no caso de São Paulo isso efetivamente se concretize. 

Osvaldo Teodoro Born

* Revista Ônibus - A tradicional publicação da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro em sua edição 18  de fevereiro de 2003 destacou o uso do biodiesel nos veículos de transporte coletivo e as empresas Viação Princesa da Serra e Viação Senhor dos Passos sediadas em Valença (RJ).

* Diário Popular - Em sua edição de 15/03/2003 o jornal destacou a greve de motoristas na Viação Cometa que impediu por algumas horas no dia 14/03 a partida de veículos da empresa em suas linhas regulares.

* Diário de São Paulo  - A proibição dos ônibus de motor dianteiro foi destaque na edição deste jornal no dia 26/03/2003.

 

* Na Poltrona - na edição de fevereiro como sempre houveram destaques aos busólogos, colecionadores de material sobre ônibus e aos desenhistas de plantão. Entre eles esteve o desenho de Daniel Custódio, associado do Omnibus do Brasil.

   

* Carga & Cia - A revista publicou na edição 44 informações sobre a nova linha Scania de ônibus urbanos (Caravana Scania) e lançamentos na área de ônibus.

* Revista de Bordo Baggage - Em fevereiro deste ano foi editada a primeira edição da revista Baggage do grupo Reunidas Paulista / Princesa do Norte que pretende ser uma fonte de informação sobre turismo, lazer e mais um meio de comunicação entre os passageiros e as empresas.

* Sites atualizados - Confira as atualizações do TERMINAL ON LINE coordenado por Luis Constantino no endereço www.terminalonline.hpg.com.br e do INFORMATIVO ÔNIBUS coordenador por Antonio ferro no endereço www.deonibus.com.

* União da Vitória: O Jornal O Estado do Paraná de 30 de março destacou a apresentação à população dos novos veículos do transporte coletivo da cidade de União da Vitória operados pela Auto Viação Nossa Senhora da Piedade.

*Avaliação do transporte coletivo de Curitiba - Ao completar 310 anos a cidade de Curitiba dispõe de um sistema de transporte integrado modelo e referência para o mundo todo. mas, por trás da excelência na prática, para o usuário, inúmeras deficiência são vistas. Em reportagem sobre a questão o Jornal O Estado do Paraná do dia 30 de março mostrou algumas opiniões dos usuários e técnicos. Parte da reportagem pode ser vista abaixo:

 

* ANIVERSARIANTES DO PERÍODO - Marcelo Luis Soares - 02/04, Domingos Pinheiro de Oliveira Junior - 03/04, Marcio Miguel - 18/04, Pedro Oliveira - 23/04. Se você faz aniversário neste período e não teve seu nome relacionado atualize seus dados junto ao clube. FELICIDADES AOS ANIVERSARIANTES!!!

* INTERCÂMBIO:

1) "Gostaria de saber onde eu encontro a revista de vocês (revista omnibus) na cidade de Curitiba no Paraná". Roberto Francisco. ruffles_tom@yahoo.com.br.

Prezado Roberto: nosso informativo deixou de ter sua versão impressa em dezembro de 2001. De lá até hoje é editado apenas na internet não havendo versão impressa. Um forte abraço.

2) "(...) saber como fazer parte do clube, se tenho como receber alguma revista ou informativo". Claudio Lopes Costa. clacobhz@bol.com.br.

Prezado Claudio: para ser associado ao clube basta iniciar intercâmbio VIA CORREIO TRADICIONAL com nossa sede. O objetivo do clube é manter intercâmbio de qualquer tipo de material sobre ônibus. Fotos ou informações de sua região serão sempre bem vindas para enriquecer nosso informativo. Quanto a revistas não dispomos de alguma editada pelo clube, apenas produzidas por editoras ou fabricantes do setor de ônibus para troca. Se precisar de algum material em especial comunique-nos e deixaremos a disposição nesta coluna para que nossos associados e demais leitores possam entrar em contato. Um Grande abraço.

3) "Sou o Diogo... amo o transporte de Curitiba e os ônibus daqui. (...) Gostei do seu site." Diogo Lima da Silva. diogodectba@bol.com.br

Prezado Diogo: realmente o transporte de Curitiba é apaixonante. O site é "nosso" pois como pode ver no cabeçalho das edições temos muitos amigos colaboradores. Um abraço.

* ATENDIMENTO A PEDIDOS - Continuamos precisando do auxílio dos amigos do clube para atender pedido de uma pessoa. Qualquer informação ou material que você conseguir repassaremos com a devida fonte para quem fez a solicitação. Desde já meu agradecimento. Entre em contato: omnibusdobrasil@yahoo.com.br.

Informações, desenhos ou fotos sobre modelo Jaraguá da Caio sobre mecânica Magirus-Deutz do ano de 1968 (aproximadamente) que operava na Viação Taboão e no extinto Expresso São Paulo - São Bernardo do Campo.