Você está aqui:Página Principal>A Folha do Omnibus (Índice Geral)> A Folha do Omnibus 70 

Conheça nosso parceiro Canalbus

Número 70 - Ano 11 - 26 de dezembro de 2002

A FOLHA DO OMNIBUS - www. omnibus.hpg.com.br - Edição 70, ano 11, 26 de dezembro de 2.002. Produção: Osvaldo Teodoro Born. Colaboram nesta edição: Rodrigo Almeida, Willian Correa, Pedro Oliveira, Sérgio Augusto Braga Canuto, Pablo Dalalíbera Silveira, Auto Viação São José dos Pinhais, Leandro Machado de Castro, Alessandro Alves da Costa, Leblon Transporte de Pasageiros, O Estado do Paraná, Abrati, Carga & Cia. É permitida a reprodução das informações e fotos desde que citada a fonte. Endereço para correspondência - Rua Adolfo Stedile, 353 - Bom Retiro - Curitiba - Paraná - Brasil - 80520-540 - omnibusdobrasil @ yahoo.com.br - Fone (41) 9621-0711

Amigos e Associados do Omnibus do Brasil: Chegamos! Fim de ano, Natal e um Novo Ano que se aproxima. Além das tradicionais festas que sempre estão presentes nesta época, existe nesta edição mais um motivo para comemorar: chegamos ao primeiro ano do site e também da publicação da A FOLHA DO OMNIBUS "on line" (muitas pessoas ainda confundem o nome do clube com o nome do informativo!). Sem a intenção de ser o "melhor" ou "maior" site sobre ônibus do Brasil o endereço do Omnibus do Brasil foi pensado com a intenção de deixar disponíveis na internet algumas informações que são coletadas pelos sócios ou amigos do clube e que podem servir como reconstrução histórica do panorama do setor de ônibus no país além de exibir um pouco do que o clube mantém como acervo e divulgar nosso trabalho junto a fabricantes, instituições ligadas ao setor e mídia em geral. Antes de pretender ser o maior ou melhor o que, por si só, já o tornaria excludente, pretendemos sempre ser o site que abre espaço para todos nosso amigos mostrar um pouco de seu trabalho dentro do colecionismo sobre ônibus. Esse espaço, volto a repetir, é de todos nós. Por isso o www.omnibus.hpg.com.br não é o site dessa ou daquela pessoa mas de todos os associados e amigos do clube. No próximo ano com certeza teremos novidades e espero que as contribuições em termos de informações de diversas cidades continuem chegando. Agradeço a todos pela colaboração! A partir dessa edição passaremos a utilizar o termo "colecionismo sobre ônibus" e referir-se a "colecionadores" e não mais "busólogos". Isso não significa que estamos criticando tal nomenclatura e mesmo quem a utiliza (mesmo porque já é bem comum e conhecida na mídia) mas sim buscando uma concepção diferente e mais abrangente do trabalho que todos nós realizamos. Boa leitura a todos. Feliz 2003!

ENDEREÇO DE CORREIO ELETRÔNICO OMNIBUS DO BRASIL

omnibusdobrasil @ yahoo.com.br

PRÓXIMA EDIÇÃO - A partir de 25 de janeiro de 2.003

AQUISIÇÕES

* PARA VOCÊ ENVIAR SUAS INFORMAÇÕES para esta seção deve observar os seguintes requisitos: as informações deverão ser enviadas por e-mail ou por carta indicando o nome da empresa (quando possível completo), cidade sede (e onde os veículos irão operar quando possível), número total de veículos comprados (quando disponível), prefixos dos veículos (IMPORTANTE, deve constar PELO MENOS UM dos prefixos do lote - sem tal informação nada será publicado), marca, modelo da carroceria e número de portas, marca e modelo do chassi (pelo menos indicar se é motor dianteiro, central ou traseiro), outras observações (ar condicionado, vidros, etc). Quando possível envie uma foto POR CARTA para ilustrar a aquisição. Seu nome constará como colaborador da edição, no cabeçalho desta.

* Empresa Cristo Rei (Curitiba PR) - Adquiriu + 1 Marcopolo Senior 2000 2 portas Mercedes Benz LO. Prefixo DN 022. Categoria Circular-Centro.

* Auto Viação Marechal (Curitiba PR) - Recebeu Marcopolo Torino 99 3 portas Mercedes Benz motor traseiro (chassi/plataforma nd). Prefixos Vistos AC 164 e AC 165. Substituem Caio Vitória 3 portas Volvo B58E ano 1992.

* Empresa Unida Mansur e Filhos (Juiz de Fora MG) - Adquiriu Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz OF1721. Prefixos vistos 617 (GVI 5299) e 619 (GVI 5301). ** Adquiriu Busscar El Buss 340 Mercedes Benz OF1721. prefixo visto 729 (GVI 5306). Há muito tempo a empresa não adquiria veículos da marca Busscar. Todos os veículos operam nas linhas: Conselheiro Lafaiete (MG) - Piranga (MG), Conselheiro Lafaiete (MG) - Viçosa (MG), Conselheiro Lafaiete (MG) - Muriaé (MG), Belo Horizonte (MG) - Porto Firme (MG) via Lafaiete e Belo Horizonte (MG) - Piranga (MG) via Lafaiete.

ERRATAS DA ÚLTIMA EDIÇÃO

* Leblon Transporte de Passageiros (Fazenda Rio Grande PR) - Os dois novos ligeirinhos Caio/Scania (15L13 e 15L14) divulgados na edição anterior são do modelo Caio Millennium e não Apache S'21.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE LINHAS, FROTAS E REMANEJAMENTOS

* Aeroporto - Curitiba - A ligação entre o Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais e a cidade de Curitiba (PR) passou a ser feita por micros Marcopolo Senior Mercedes Benz LO 914 com ar condicionado, vidros colados e televisão. Os 6 novos veículos de prefixos 20 E 01 a 20 E 06 (Executivo) foram adquiridos pela Auto Viação São José dos Pinhais e receberam nova identidade visual para a linha. A empresa lançou também um novo folder mostrando detalhadamente tabela de horários e o itinerário que inclui pontos fixos na Receita Federal, Rua 24 Horas de Curitiba, Biblioteca Pública do Paraná além de atender várias ruas centrais. O usuário poderá desembarcar onde desejar durante o trajeto. A freqüência passou a ser de 20 minutos. Tal fato somado ao conforto dos novos veículos tem aumentado a demanda progressivamente em dezembro.

* Viação Cometa - O nosso amigo Sergio Augusto Braga Canuto enviou uma das primeiras fotos dos novos veículos adquiridos pela Viação Cometa de São Paulo (SP).

* Fazenda Rio Grande - O município de Fazenda Rio Grande (PR) localizado na região metropolitana de Curitiba passou a ter sua ligação direta com o terminal Pinheirinho (região sul da capital paranaense) feita com 10 veículos articulados 4 portas Volvo B10M. 5 deles tem carroceria Marcopolo Viale (15 R 30 a 15 R 34) e 5 Comil Dopio (15 R 35 a 15 R 39). Os veículos não possuem catraca e cobrador.

* ANIVERSARIANTES DO PERÍODO - Rodrigo Costa Carvas - 11/01 . Se você faz aniversário neste período e não teve seu nome relacionado atualize seus dados junto ao clube. FELICIDADES AO ANIVERSARIANTE!!!

* ATENDIMENTO A PEDIDOS - Continuamos precisando do auxílio dos amigos do clube para atender pedidos de duas pessoas, uma delas um associado e outra que fez contato com o Omnibus procurando informações. Qualquer informação ou material que você conseguir repassaremos com a devida fonte para quem fez a solicitação. Desde já meu agradecimento. Entre em contato: omnibusdobrasil@yahoo.com.br.

1) Informações sobre empresas de fretamento da região de Belo Horizonte (MG). Se houver uma listagem de todas com pelo menos o telefone ou endereço de correio eletrônico. Se não houver uma listagem informações sobre a existência de uma instituição (associação, sindicato) que englobe as empresas.

2) Informações, desenhos ou fotos sobre modelo Jaraguá da Caio sobre mecânica Magirus-Deutz do ano de 1968 (aproximadamente) que operava na Viação Taboão e no extinto Expresso São Paulo - São Bernardo do Campo.

* PERSONAGENS DE NOSSO CLUBE - Nosso personagem desta edição é PABLO DALALÍBERA SILVEIRA, segundo associado de nosso clube por volta de 1991/92. Pablo tem 29 anos de idade, reside na cidade de Ponta Grossa, região central do estado do Paraná e tem segundo grau completo além de curso profissionalizante de torneiro mecânico. É diretor do CLUBTUR - Clube de Ônibus de Turismo, Urbano e Rodoviário de Ponta Grossa. Tal instituição fundada em outubro de 1988 manteve até 2000 o informativo L'AUTOBUS. Casado há alguns meses com Nachalli Fernanda Portela Silveira, Pablo atua como fiscal rodoviário da empresa Transfada que possui sede na sua cidade.

Pablo coleciona material sobre ônibus desde 1986 mas, segundo ele, "curte ônibus" desde os 2 anos de idade. Com relação ao assunto ônibus, gosta de todos, independente de marca ou modelo. Clubtur em números: aproximadamente 100 miniaturas de ônibus (metal e papelão, inclusive de produção própria); 3.739 fotos, maioria 10x15cm; 7 quadros; diversos posters, 9 pastas (recortes, foldes e reportagens); 53 conjuntos de negativos (maioria 36 poses); revistas em geral / transporte/ônibus - número próximo a 1000.

Pablo está na foto abaixo ao lado de um Nicola Mercedes Benz LP 111 ano 1973 que pertencia à Viação Campos Gerais de Ponta Grossa (PR) tendo sido fotografado na cidade de Castro (PR). Mensagem dele aos associados e amigos do Omnibus do Brasil:

"Use seu hobby para fazer amizade com quem pensa e gosta do mesmo veículo que você e não para comercialização como vem ocorrendo muito ultimamente".

* Se você deseja ser também um personagem nas próximas edições mande seus dados juntamente com uma foto (não 3x4) nítida contando um pouco sobre sua atuação junto ao colecionismo de material sobre ônibus.

* JORNAL O ESTADO DO PARANÁ - Na edição de 15 de dezembro de 2002 destacou a nova aquisição da empresa J. Araújo, empresa tradicional de Irati (PR). São três unidades Marcopolo Andare Class Mercedes Benz OF1721. Atendem linhas de Irati para Prudentópolis, Inácio Martins e região de União da Vitória. Duas levam o nome J. Araújo e a terceira Estrela Azul.

* CARGA & CIA - As edições recentes da revista Carga & Cia (www.cargaecia.com.br, 41-362-9544) tem dado destaque a notícias sobre ônibus: na edição 40 (setembro) as notícias da Busscar no Tahiti, o Volare com câmbio automático e o Viale 15 metros com chassi Scania de terceiro direcional são alguns; a edição 41 de outubro destacou o 59º International Commercial Vehicle Show com as novidades do setor de veículos comerciais - incluindo ônibus - na Alemanha; na edição de novembro, 42, a Fetransrio, o ônibus urbano europeu DaimlerChrysler Citaro equipado com células de combustível que começa a rodar em 10 importantes cidades da Europa e o lançamento de um livro que aborda o planejamento viário - incluindo transporte coletivo - na cidade de Curitiba.

* ABRATI - A edição 31 (dezembro) da Abrati - publicação da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional de Passageiros destacou o novo visual e nova frota da Viação Cometa (SP).