Você está aqui:Página Principal> A Folha do Omnibus 120

 a folha do omnibus

expressa 

 Número 120 : Ano 19 : Novembro/Dezembro de 2010

www.omnibus.com.br  

Publicação do Omnibus do Brasil

Edição: Osvaldo Born - Correio eletrônico: omnibusdobrasil@yahoo.com.br - Telefone (41) 9621-0711 

:: É permitida a reprodução das informações/fotos desde que citada a fonte e conservados os créditos :: 

Colaboradores e fontes das informações e fotos desta página:

Wilian Correa - Isaac Matos Preizner - Diogo Vieceli - Marcio Fabian - Daumer Marinho - Eduardo Gomes

Marcio Aparecido da Silva - Kevin Willian - Reinaldo Penhalves

Leandro Henrique Stein - Rodrigo Almeida - Fábio Luiz da Rosa - Natanael de Lima - Lucas Pereira -

Danilo Vieira - Marcelo Santos - Klaus Landgraf - Beto Rock - Giovanni Ferrari Bertoldi

 APRESENTAÇÃO

 

Prezados Leitores: Esta página está sistematizando algumas das principais mudanças que estão acontecendo no transporte coletivo municipal de Curitiba (PR) a partir de 07 de novembro de 2010, data em que a operação do sistema foi iniciada com as empresas vencedoras da licitação. Algumas novidades já vem acontecendo nos últimos meses como a aquisição de novos veículos, mas efetivamente a entrada em circulação dos novos veículos, a nova sistemática de prefixos dos veículos e a alteração das linhas operadas foi iniciada no dia indicado. As mudanças mais visíveis se prolongarão até março de 2010 sendo gradativas. Outras alterações previstas no edital licitatório, mas que devem acontecer ao longo dos próximos dois anos, são a diminuição do número de pasageiros por metro quadrado nos veículos, a diminuição do tempo de viagem e 10% da frota rodando com biocombustível, entre outras. No entanto o capítulo inicial ainda não terminou pois a empresa Auto Viação Agua Verde mantém o pedido de liminar para continuar na operação apesar de boa aprte da frota estar sendo vendida. Qualquer leitor pode colaborar enviando fotos ou informações registrando as alterações. Utilize o e-mail omnibusdobrasil@yahoo.com.br. Participe! Osvaldo Teodoro Born

Na edição 118 onde foram divulgadas informações sobre a operação dos novos Consórcios.

Clique AQUI para ver.

Empresas Operadoras
Consórcio Pontual
Auto Viação Mercês
M
Auto Viação Marechal
A
Transporte Coletivo Glória
B
Auto Viação Santo Antonio
C
Consórcio Transbus
Auto Viação Redentor
H
Araucária Transporte Coletivo
L
Expresso Azul
J
Consórcio Pioneiro
Viação Cidade Sorriso
G
Auto Viação São José dos Pinhais
E
CCD Transporte Coletivo
D
Viação Tamandaré
K
06/11/2010
AUTO VIAÇÃO CURITIBA - Já iniciou a mudança de serviço do veículo LR400, Marcopolo Gran Viale Scania K310 que já foi pintado para a categoria Interbairros, porém ainda não recebeu o novo prefixo. Outro veículo que mudou foi o LA052, Comil Svelto NS Volkswagen 17.240OT que passa a atender o serviço Convencional. O veículo já está sendo pintado na nova cor.
 
TRANSBUS - O Consórcio Transbus recebeu alguns veículos emprestados de empresas municipais e metropolitanas para operação das linhas do ligeirinho que era operado pela Auto Viação Agua Verde. Entre eles 17L16 (reativado), 17L35, HL070, HL071, GL064, GL065, GL066, GL068, GL069, 18L28, 18L29, 19L23, 19L25, LL027, LL028. No caso dos metropolitanos alguns veículos já receberam a inscrição "cidade de curitiba" no lugar da antiga indicação de município e foi retirada a marca "M-RIT".
EXPRESSO AZUL - A nova operadora do transporte municipal adquiriu perto de 100 novos veículos para operação das linhas dentro do Consórcio Transbus. Os veículos são Marcopolo Gran Viale articulados Mercedes Benz O500M e Volvo B12M, Marcopolo Viale Mercedes Benz O500M e Volvo B7R, Marcopolo Torino Modelo 2007 Mercedes Benz OF1722 e Marcopolo Senior Midi Mercedes Benz OF1418.
 
IDENTIFICAÇÃO - Na parte externa os veículos receberão embaixo dos prefixos (excetuando na frente) o nome do Consórcio em que se situa a operadora. Na parte interna os veículos do Consórcio Transbus tem adesivos também apenas com o nome do Consórcio, inclusive os emprestados. Já na operadora Auto Viação São José internamente foram vistos adesivos identificando a empresa ao invés do Consórcio.
07/11/2010

O primeiro dia de operação das novas empresas transcorreu aparentemente normal. A maior mudança visível neste domingo foi, com certeza, a completa substituição da Auto Viação Agua Verde que deixou de operar suas linhas às 00h00 e em seu lugar iniciaram operação dos veículos da Expresso Azul. Nos ligeirinhos os veículos emprestados (veja nota do dia de ontem) também ocuparam o lugar da Agua Verde.

Nas outras linhas e veículos que chegam à região central da capital paranaense tudo aparentemente normal como o LC072 da Auto Viação Curitiba atendendo a linha São Braz, roteiro que futuramente passará à Auto Viação Marechal do Consórcio Pontual.

No caso da Agua Verde que tenta a partir de amanhã retornar à operação através de liminar não é certo o destino da frota que inclui veículos com menos de um ano de uso como os Neobus Mega articulados do serviço Interbairros.

Alguns veículos mesmo sem terem trocado de prefixo já receberam o nome do Consórcio na carroceria, caso por exemplo do HR116 da Auto Viação Redentor. Todos os veículos que continuarem na frota deverão ter seus prefixos trocados a não ser quando a nova sistemática já é atendida pelo usado atualmente.

 

 

11/11/2010

Aos poucos vários veículos vão ganhando o nome do Consórcio junto aos prefixos. Já foram vistos carros 22R (Empresa Campo Largo) que devem operar pela Auto Viação Tamandaré ostentando o nome Pioneiro na carroceria. O 16R43 é um dos articulados do serviço alimentador que já recebeu o novo nome. Na Auto Viação Marechal é o AC188 que recebeu o nome Pontual.

O CB300 da Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Santo Antonio), Marcopolo Viale, já está pronto para operar, todos adesivado conforme padrão URBS. Na garagem da Auto Viação Redentor está o EB025 (Carmo) que deve iniciar oepração em linhas interbairros pela nova operadora.

 

Na Auto Viação Mercês 2 dos novos Neobus Mega Articulados Scania K310 já iniciaram operação. E a empresa recebeu também o mesmo modleo de carroceria sobre chassi Mercedes Benz OF para o SITES, todos os novos veículos já com o nome Pontual. Além deles está rodando o MC006, Marcopolo Viale que, por se padron, deve ter o prefixo alterado para MC306. E a identificação interna adotada pelos novos Mercês é do Consórcio Pontual.
No meio de tantas mudanças um Neobus Mega Articulado Mercedes Benz O500MA Interbairros, ex Luz, recebeu a nova pintura para operar no serviço Alimentador pela Auto Viação São José dos Pinhais. Ainda não temos certeza se operará como 20R (Alimentador Metropolitano) ou na série EA600 (Alimentador Municipal).
18/11/2010

20R34 - O veículo acima recebeu o prefixo 20R34, portanto, será alimentador metropolitano não pertencendo à São José municipal do Consórcio Pioneiro.

TAMANDARÉ - O 16A61 foi visto em serviço especial (escolar) já sem a indicação de cidade na lateral onde constava "Almirante Tamandaré", sem o símbolo M-RIT e no lugar da empresa consta o Consórcio Pioneiro indicando que o veículo será repassado à Tamandaré municipal.

GLÓRIA - Recebeu os veículos CS008, CS009, ambos Caio Apache S21 Mercedes Benz OF1418 provenientes da Auto Viação Nossa Senhora da Luz e os biarticulados Marcopolo Torino Volvo B10M prefixos 18D01, 18D03 e 18D04 provenientes da Auto Viação Santo Antonio, estes operando na linha 203- Santa Cândida / Capão Raso.

REDENTOR - Recebeu o BR017, articulado Caio Millennium Volvo B12M da Transporte Coletivo Glória. A empresa também está com os veículos ex Auto Viação Nossa Senhora do Carmo Marcopolo Viale Volvo B7R prefixos EB025, EB038 e EB998 para operação na linha Interbairros 6.

LINHAS - Desde o dia 08/11 a Auto Viação Nossa Senhora do Carmo está operando a linha 338 - Centenário / Hauer no lugar da Auto Viação Marechal. A linha 221 - Rio Verde (não licitada) passou a ser operada apenas pela metropolitana Auto Viação Santo Antonio enquanto que a linha 222 - Vila Esperança passou integralmente à Transporte Coletivo Glória mas poderá ser repassada à Auto Viação Marechal. As tabelas das linhas B25 - Maracanã / Bairro Alto e B42 - Maracanã / Linha Verde que eram operadas pela Auto Viação Nossa Senhora da Luz passam a ser atendidas pela Auto Viação Santo Antonio. A Auto Viação Redentor deixou de atender as linhas linhas 302, 303, 500 e 503 no dia 16/11.

ALTERAÇÕES NOS LAY-OUTS INTERNOS - Visando adequação às normas que regiam o edital da licitação alguns veículos estão recebendo alterações na disposição interna dos bancos, especificamente aqueles destinados a gestantes, idosos e pessoas com necessidades especiais. Deverão ser feitas alterações nas caixas de itinerário com mudança na cor das inscrições, no caso dos modelos de lona.

MUDANÇAS - Outros veículos que já receberam o nome do Consórcio substituindo o da empresa na carroceria: AR801, VD975, VD978, VD989, VD993, 16R41, 16R43, 16R47 (teve o adesivo da M-RIT removido), 16R49, 22R12, 22B01, 24R12.

 

23/11/2010

TAMANDARÉ - Os veículos 16C36 e 16C37, ambos Marcopolo Viale, tiveram retirada de sua lateral as inscrições de cidade (Almirante Tamandaré) e o símbolo M-RIT indicando que devem ser incorporados à nova empresa Tamandaré municipal pois já ostentam o nome do Consórcio Pioneirol. Os ônibus estão atendendo a linha 205 - Barreirinha que deve ser operada em breve integralmente pela Glória.

LUZ - CB029, Neobus Mega Mercedes Benz OF1722 já ostenta o nome Pontual embaixo dos prefixos, sendo um dos primeiros veículos que já Pertenciam à Auto Viação Nossa Senhora da Luz a receber a nova inscrição. O veículo CN400 já foi visto em operação nas linhas São João e Colina Verde que eram operadas pela Glória.

MARECHAL - O alimentador Neobus Spectrum City Mercedes Benz OF1418 prefixo AN400 foi repassado para o serviço convencional com o prefixo AC850, já ostentando nova cor. No entanto o veículo ainda não está atendendo linhas.

LINHAS DA REGIÃO 800 - A linha 861 passou a ser operada nesta semana pela Glória e a 860 - Vila Sandra passou para a Santo Antonio que, na verdade, apenas substitui a antiga operada Luz comprada por ela. Em breve a Marechal deve operar a linha 870 - São Braz.

CURITIBA - O ex LR400, Marcopolo Gran Viale Articulado Scania K310 que recebeu a nova cor verde e chegou a rodar com o mesmo prefixo de alimentador já recebeu o novo e correto LB605. Prefixou os novos veículos do serviço convencional LC007 (ATA 1528) e LC008 (ATA 1517), ambos Marcopolo Torino Modelo 2007 Mercedes Benz OF1722. Re-prefixou os seguintes veículos: LC519 (ex LA052), LC518 (ex LB018), LC517 (ex LA049). Provavelmente os dois últimos devam ser mudados pois não estão na série correta.

AGUA VERDE - A antiga operadora que deixou o sistema iniciou a venda de seus ônibus. 6 veículos, pelo menos, já deixaram a frota, sendo eles, segundo Wilian Correa, os escolares JS003 e JS004 e mais 4 alimentadores Busscar Urbanus Mercedes Benz OF1721 que seguirão para a cidade de Campos (RJ). Outros ônibus podem ter como destino o estado do Acre. JL018, JL019 e JL020 também já foram vendidos.

INTERBAIRROS VI - Deve ser operada pelas empresas Redentor, Expresso Azul e Curitiba.

OUTRAS - GR802 foi visto na garagem da Glória nesta semana.

Os serviços devem ser identificados nas seguintes séries de acordo com o tipo de veículo:

001 a 299 - Comum
300 a 499 - Padron (automático)
500 a 599 - Semi-padron
600 a 699 - Articulado
700 a 849 - Biarticulado
850 a 949 - Micro Especial (micrão)
950 a 999 - Micro comum

 

30/11/2010

MAIORES MUDANÇAS NAS LINHAS - No dia 29/11 ocorreram as maiores mudanças em linhas desde a entrada em operação do novo sistema baseado na licitação. Diversas linhas passaram a ser operadas por outras empresas. A situação durante esta semana pareceu estar bem confusa com as adequações acontecendo aos poucos. Entre as questões de adequação estão ônibus trocados entre as empresas rodando com dados de nome e prefixo da antiga operadora, interna e externamente. Caixas de itinerários - tanto digitais como de lona - ficaram vazias em muitos ônibus sendo substituídas por papeis ou placas no para-brisa. Carros de serviços diferentes daquele da linha também foram comuns além de carros de outros tipo (micro, micro especial, comum) que aquele designado para a linha.

 

SÃO JOSÉ - O EA300, alimentador Marcopolo Viale Mercedes Benz O500M está atendendo a linha São Francisco. Os EC300, EC301 e EC302, também Marcopolo Viale Mercedes Benz O500M atendem a linha 561 - Guilhermina. os Marcopolo Torino Modelo 2007 Mercedes Benz OF1722M prefixos EA073, EA074 e EA075 (ATD 4276) atendem a linha 338 - Centenário - Hauer e o EA077 (ATD 4280) a linha 512 - Itamarati. O antigo EA185 com isto, retorna à linha 335 - Centenário - Boqueirão.

GLÓRIA - Os seus novos Marcopolo Viale também já iniciaram operação. O BB301, sobre chassi Mercedes Benz O500M está atendendo a linha 030 - Interbairros III.

TAMANDARÉ - Outro alimentador - igual ao da foto acima referente ao dia 18/11 - de prefixo 16A62, deve ser incorporado à frota municipal da empresa. A empresa passou a operar a linha 472 - Uberaba, ex Marechal com o 16C36 e 16C37, Marcopolo viale Scania L94. O veículo ex Campo Largo 22R17 está atendendo a linha 050 - Interbairros V. Veículos que devem integrar a frota municipal: 16R42, 16R43, 16R47 e 16R49.

CCD - Iniciou operação de tabelas da linha 021 - Interbairros II (AH) que eram da Campo Largo. Também inicou operação da linha 516 - Canal Belém / Salgado Filho. Utiliza veículos do serviço alimentador e interbairros DA024, DA025, DA030, DA031, DA032, DB026 e DN400 para operação das linhas convencionais ex Marechal, 474 - Jardim Itiberê e 468 - Jardim Centauro.

MARECHAL - Está atendendo a linha 040 - Interbairros IV e tabelas da 020 - Interbairros II (H) que eram da Viação Antonina. Passou a operar a linha 815 - Tuiuti / Barigui (inclusive com articulado) e 812 - Montana. Nesta linha foram vistos os carros BA103, AA008, BA105 e CC140. Passou a atender as linhas 870 - São Braz e 876 - Savóia com alguns carros padron e outros comuns, incluindo um dos novos Marcopolo Viale de prefixo na série AC300. Passou a operar a linha 385 - Cristo Rei. Passou a operar a linh 222 - Vila Esperança com veículos da Glória.

SANTO ANTONIO X LUZ - Veículos que estão com a Auto Viação Santo Antonio, provenientes da Auto Viação Nossa Senhora da Luz: alimentadores CA008, 009, 010, 011, 012, 991, CR400, CR401 e GR403 (emprestado Cidade Sorriso); convencionais CC144, 145, 146, 147, 148, 153, 154, 155, 156, 167, 170, 171, 172, 191, 192, 193, 194, 195, 196, 197, 198, 199, 200; ligeirinhos CL019, 020, 024, 025, 027, 028, 029, 038, 039, CR804, HR800 (emprestado Redentor), HR802 (emprestado Redentor); interbairros CB300, CR100, 101, 102, 105, 109, GR111 (emprestado Cidade Sorriso). A metropolitana Santo Antonio assumiu por completo as tabelas da linha 221 - Rio Verde (não licitada).

REDENTOR - Informação ainda não confirmada de que os veículos ex Auto Viação Nossa Senhora do Carmo, Marcopolo Viale Volvo B7R prefixos EB025, EB038 e EB998 teriam recebido prefixos HB497, 498 e 499.

ARAUCÁRIA X AUTO VIAÇÃO CURITIBA - A empresa voltou à operação da linha 010 - Interbairros I (H) após muitos anos com os veículos LB997 e LB998, ambos Comil Svelto NS Scania F94. Remanejou alguns veículos, do serviço alimentador para convencional: LC023 é o ex LA049, LC024 é o ex LA051 (veículo com elevador) e LC025 é o ex LB018, todos Comil Svelto NS Scania F94. Deve retirar da frota, excetuando 1 unidade, os veículos LA031 a LA038, Busscar Urbanuss Volkswagen 16.210 Euro II. Os novos convencionais Marcopolo Torino Modelo 2007 Mercedes Benz OF1722M receberam prefixos LC007 e LC008. Iniciou operação da linha 860 - Vila Sandra em substituição à Luz. LC501, LC056, LC072 e LC058 foram os primeiros convocados para a operação. Passou a operar a também a linha 674 - Vila Nossa Senhora da Luz, ex Redentor e as linhas 861 - Tramontina, 385 - Rua XV - Barigui e 380 - Detran - Vicente Machado, ex exclusiva da Luz, sendo esta última juntamente com a Expresso Azul e Luz.

 

CIDADE SORRISO - Assumiu a linha 475 - Canal Belém, ex Marechal, com Caio Apache Vip prefixo GC063. E opera também as linhas 663 - Vila Cubas e 616 - Portão - Linha Verde (Santa Bernardethe) ex Redentor

OUTRAS - A linha 365 - Jardim Social - Batel passou a ter 2 operadoras, Mercês (com o veículo MC861) e Luz (antiga). A linha 812 - Montana, ex Auto Viação Curitiba, teve nestes primeiros dias de mudança operação por veículos da Luz, Marechal e Glória. Mudaram também as linhas 811 - Saturno (carros da Glória), 822- Gabineto (carros convencionais da Luz e Marechal), 828 - Campo Comprido - Capão Raso (carros da Expresso Azul e Curitiba e saída da Redentor), 821 - Fernão Dias (carros da Mercês), 829 - Universidade Positivo (carros da Marechal e Luz). Os carros relacionados a mais de uma empresa podem, na verdade, pertencer a apenas uma diante dos repasses de veículos que estão acontecendo. CN021 e CR802 estão na garagem da Marechal. AC139 e AC142 na garagem da Cidade Sorriso.

SANTO ANTONIO X LUZ - Veículos que estão com a Auto Viação Santo Antonio, provenientes da Auto Viação Nossa Senhora da Luz: alimentadores CA008, 009, 010, 011, 012, 991, CR400, CR401 e GR403 (emprestado Cidade Sorriso); convencionais CC144, 145, 146, 147, 148, 153, 154, 155, 156, 167, 170, 171, 172, 191, 192, 193, 194, 195, 196, 197, 198, 199, 200; ligeirinhos CL019, 020, 024, 025, 027, 028, 029, 038, 039, CR804, HR800 (emprestado Redentor), HR802 (emprestado Redentor); interbairros CB300, CR100, 101, 102, 105, 109, GR111 (emprestado Cidade Sorriso).

PRÓXIMAS - As linhas 331 - Mercúrio, 461 – Santa Barbara, 466 - Estudantes, 470 - Guabirotuba, 516 – Canal Belém / Salgado Filho terão mudanças na operação no dia 02/12 e no dia 06/12 as linhas B06 e C63 (não licitadas) também mudam.

ENQUANTO ISSO - Em um desmanche da Via Dutra, na região de Guarulhos (SP) estão sendo desmanchados os ex veículos que atendiam a região de Curitiba 18L22, JC135, JL019, JL020 e JB997.
04/12/2010
MAIS MUDANÇAS - A linha Bairro Alto - Boa Vista vem sendo operada pela Auto Viação Marechal com o AA004, Marcopolo Torino Modelo 1999 Mercedes Benz OF1721.
 
09/12/2010

Mais uma semana de intensas mudanças no sistema, algo que vem sendo difícil registrar por completo. No momento podemos dizer que muitos carros estão fugindo da padronização com a alteração das operadoras de diversas linhas. Alguns deles não sabemos exatamente qual empresa os estão operando a não ser por adesivos ou outros detalhes visto que prefixos ainda pouco tem mudado. Temos visto carros alimentadores operando linhas convencionais, alimentadores articulados atendendo interbairros, interbairros atendendo convencional, convencional atendendo alimentador... dia 08/12 por exemplo estava o CC189, ex Luz, Busscar Urbanuss Mercedes Benz O500M, atendendo a linha alimentadora Vila Esperança que é da Auto Viação Marechal agora. Muitos veículos tem operado apenas com placas no para-brisa ou mesmo papel colado na frente, como pode ser visto na linha Cabral-Bom Retiro passada da Marechal para a Glória.

Os veículos HB499 e GC296, abaixo indicados, dão a ideia de que os veículos repassados entre empresas receberão prefixos finais da série. E já podemos dizer que os veículos estão sendo prefixados sem ordem de idade mas sim pela entrada no novo sistema.

CIDADE SORRISO - Um dos Marcopolo Torino Mercedes Benz OF ex Marechal recebeu o prefixo GC296, Consórcio Pioneiro.

SÃO BRAZ X MERCÊS - MC308 é o novo prefixo do 21C04, Caio Millennium II ex São Braz e que agora roda pela Auto Viação Mercês, Consórcio Pontual.

CCD CRISTO REI - Assumiu a problemática linha Alferes Poli, ex Marechal. Nesta linha que atende a favela da Vila Parolin o número de não pagantes é bem significativo e mesmo com ações policiais a baderna continua. A linha 302 - Centenário - Rui barbosa passou a ser atendida pela Cristo Rei com biarticulados ex Tamandaré., por exemplo o 16D08

REDENTOR - Confirmada a informação de que os veículos ex Auto Viação Nossa Senhora do Carmo, Marcopolo Viale Volvo B7R 8 receberão novos prefixos. O EB998 virou HB499 (e que já era ex EC998, VB037 e EB037). O amigo Daumer Marinhos informou também as placas dos novos Marcopolo Viale Mercedes Benz O500M: HA300 (ATC 2857), HA301 ATC2856. Os Apache S22 (iguais ao da foto abaixo) que tem a mesma numeração (série HA300) ainda não foram re-prefixados.

 

O veículo abaixo, Caio Alpha Mercedes Benz com prefixo da Luz, já recebeu o adesivo ISO da nova operadora Auto Viação Marechal. Seguindo a lógica deve ser re-prefixado como AC29X.
NOVO COLABORADOR - As informações desta página são sistematizadas pelo editor Osvaldo Born, mas sem os sempre presentes colaboradores do site nosso trabalho ficaria bem aquém do que seja importante registrar no atual momento do sistema de transporte curitibano. E o antigo colaborador retornou, Klaus Landgraf, que nos manda as seguintes informações: alguns ônibus da Marechal que já estão com o nome do consórcio no lugar do nome da empresa: AA007, AC178, AC188, AC189, AN602, AN613, AL029, AL031, AL032, AR801. O AC141, emprestado para a Cidade Sorriso, está com o nome Pioneiro. O AC308 tem placa (ATC 0927) e o AC310 tem placa (ATC 0914). CC168, CN011 e CL034 com o nome Pontual, no lugar de Luz. O LA052, ex-Curitba, recebeu novo prefixo, que é LC501 (Transbus). As linhas 875-Bigorrilho e 386-Cajuru estão sendo operada pela Marechal (Consórcio Pontual). A linha 865-Jardim Esplanada, pela Araucária (Consórcio Transbus). As linhas 467-Vila Macedo, 468-Jardim Centauro, 470-Guabirotuba, 474-Jardim Itiberê e 560-Alferes Poli operadas pela Cristo Rei (Consórcio Pioneiro). As linhas 471-Vila São Paulo, 475-Canal Belém e 472-Uberaba, operadas pela Cidade Sorriso (Consórcio Pioneiro). A linha 472-Uberaba também é operada pela Tamandaré (Pioneiro).
12/12/2010
CRISTO REI / CCD - A empresa passou a operar veículos biarticulados com os Marcopolo Torino Volvo B10M vindos da Auto Viação Tamandaré que deixa a operação deste tipo de veículo no sistema.
A empresa também está remanejando alguns veículos de alimentador para convencional. Já foi remanejado o Neobus Mega Mercedes Benz OF1722 prefixo anterior DA026 para DC293 (apesar de não ter vindo de outra empresa recebeu prefixo final de série por ter sido remanejado dentro do próprio "novo" sistema). Seguirão o mesmo caminhos os Marcopolo Torino Modelo 99 Mercedes Benz OF1722 prefixo DA017, DA018, DA019. Os veículos receberam adesivos internos com identificação como CCD e novo adesivo ISO no lado externo.
Os novos Marcopolo Viale Mercedes Benz O500M do serviço Alimentador já estão prontos para rodar e receberam os prefixos DA300 (ATC 1563) e DA301 (ATC 1562).
15/12/2010

CRISTO REI / CCD - Os veículos biarticulados que vieram da Auto Viação Tamandaré são de prefixos 16D01 a 16D08 além do VD999.

MERCÊS - Repassou para a Empresa São Braz o veículo de prefixo MA001, Caio Apache S21 Volkswagen 17.210OD ano 2002 que recebeu o prefixo 21C99 (informação corrigida: o veículo foi remanejado como 21A99). Este veículo possui elevador para cadeirantes. A empresa São Braz por sua vez remanejou o 21C03, para a Mercês, onde recebeu o prefixo MC301. E um dos novos Neobus Spectrum Mercedes Benz OF1418, prefixo MC861 (ATC 7992) está na foto abaixo operando na linha 365 - Jardim Social - Batel.

GLÓRIA - Esta remanejando de categoria o novo Marcopolo Viale Mercedes Benz O500M de prefixo BA300. O veículo está sendo repintado para atender outra categoria. Já colocou para rodar o novo Busscar Urbanuss Pluss Tour prefixo BT007.

MARECHAL - Reprefixou o veículo CC181, Caio Apache Vip (informação corrigida: o veículo é Caio Apache S21 STD) Mercedes Benz OF1722M ano 2004 como AA281. O AR401, Busscar Urbanuss Scania K310 agora é o novo interbairros AB607.

30/12/2010
TABELAS - O processo de transferência entre empresas das linhas foi praticamente completada. Daqui para frente a operação fica como previsto na licitação sendo cada consórcio, independente da empresa, responsável pela operação. Com isso um carro de uma empresa do Consórcio poderá ser enviado para a operação de uma linha, independente de que empresa a atenda normalmente, tornando a operação mais flexível.

CIDADE SORRISO - Os Marcopolo Torino Mercedes Benz OF ex Marechal receberam os prefixos GC296 (ex AC139), GC297 (ex AC141), GC298 (EX AC142) E GC299 (ex AC143). E o GB046, Neobus Mega Mercedes Benz OF1722M foi remanejado apra convencional como GC015.

REDENTOR - Remanejou o Caio Apache Vip Mercedes Benz OF1721 prefixo HC091 para Interbairros com o prefixo HB298.

GLÓRIA - Já está rodando o BC300, Marcopolo Viale Mercedes Benz O500M na linha 205 - Barreirinha, provavelmente remanejado de outra categoria.

MULTICOLOR - Na foto abaixo dois momentos do DA301 na operação da linha convencional 470 - Guabirotuba e diversidades de cores na operação dos convencionais Ex Marechal na Praça Rui Barbosa.

 


Ajude-nos a registrar e divulgar as mudanças. Use a folha de anotações disponível AQUI.