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 a folha do omnibus 

 Número 119 :: Ano 19 :: 30 de dezembro de 2010

www.omnibus.com.br  

Publicação do Omnibus do Brasil

Edição: Osvaldo Born - Correio eletrônico: omnibusdobrasil@yahoo.com.br - Telefone (41) 9621-0711 

:: É permitida a reprodução das informações/fotos desde que citada a fonte e conservados os créditos :: 

Colaboradores e fontes das informações e fotos desta edição:

Adamo Bazani - Alexandre Sanches - Anderson Castro - André Corrales - Antonio Ferro - Armando Villela -Comunicação MAN Latin America - Daumer Marinho - Derles Borges Pichoff - Diogo Vieceli - Douglas Henrique - Edson Luiz Diniz - Eduardo Gomes - Egon Rohde - Fábio Luiz da Rosa - Fernando Moretto - Gustavo Campos - Isaac Matos Preizner - Jairo Barreiros - João Carlos Schneider - Link Portal da Comunicação / Fresp - Marcelo Santos - Pablo Dalalíbera Silveira - Paulo Chulis - Reinaldo Penhalves - Ronaldo dos Santos - Secco Comunicação - Sergio Augusto Braga Canuto - Transporte Coletivo Glória - Viação Campos Gerais - Victor Hugo Guedes Pereira - Washington Silva Pereira - Wellington Santos - Wilian Correa - Wilson Míccoli

E outras fontes informadas junto aos textos

 

 APRESENTAÇÃO

 

Prezados Leitores: A edição 119 foi construída em paralelo com a edição expressa deste informativo que acompanha semanalmente as principais mudanças no transporte coletivo de Curitiba, após a licitação realizada para as linhas municipais e algumas metropolitanas integradas da região. Portanto para informações mais detalhadas sobre as alterações em Curitiba consulte a página especial com link a partir da home inicial do site. Informo que eu janeiro teremos mais uma edição com informações e fotos que não puderam ser publicadas a tempo nesta edição. Agradecendo pelas colaborações de 2010, desejo uma boa leitura e Boas Festas a todos. Feliz 2011! Osvaldo Teodoro Born

Novos ônibus chegando, novo ano chegando.

 

SITE DO OMNIBUS - VISITAS

NÚMERO DE VISITAS NO SITE OMNIBUS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2010

(Estatística Awstats)

Mês
Visitantes
Julho 2010
7.502
Agosto 2010
9.065
Setembro 2010
9.055
Outubro 2010
7743
Novembro 2010
6585
Novembro 2010
6728

 

 PARCERIA

O site Omnibus do Brasil tem a partir de dezembro uma nova parceria.

A Transisaak está nos apoiando com a inserção de um um banner na página inicial do site com link direto para o site da empresa.

Clique e Confira!

 

 

 

 GRUPO OMNIBUS DO BRASIL

O Grupo de Discussão Omnibus do Brasil tem como objetivo reunir interessados em transporte coletivo por ônibus que sejam residentes nos estados do Paraná e Santa Catarina. Trocando fotos e informações os cerca de 60 associados que compõem o grupo tem a oportunidade de manter atualizados seus dados a respeito de frotas, ver fotos de ônibus novos e antigos, trocar experiências, fazer novas amizades e refletir sobre o assunto que mais lhes interessa como passatempo ou na própria vida profissional, e até mesmo expressar pontos de vista diferentes sobre as questões que norteiam o assunto ônibus. Além de manter regras claras de bom funcionamento de suas atividades, evitando as "discussões" e prezando pelo "diálogo", o Grupo Omnibus do Brasil mantém o bom senso entre seus participantes, possibilitando um ambiente sadio para o colecionismo. Interessados na associação ao grupo, desde que residentes nas regiões especificadas acima, devem manter contato pelo e-mail omnibusdobrasil@yahoo.com.br.

QUADRO DE AQUISIÇÕES

Envie informações de aquisições na sua região. Seu nome constará como colaborador da edição.

NOME DA EMPRESA - CIDADE SEDE - NÚMERO DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS - CATEGORIA OU SERVIÇO - PREFIXOS DOS VEÍCULOS: NO MÍNIMO UM - MARCA E MODELO DA CARROCERIA - N.° PORTAS - MARCA E MODELO DO CHASSI - OUTROS DETALHES

 

EMPRESA - SEDE QUANT CARROCERIA MARCA/MODELO CHASSI MARCA/MODELO PREFIXOS VISTOS DETALHES
ESTADO DO PARANÁ - CURITIBA - URBANOS MUNICIPAIS
Auto Viação Santo Antonio - Municipal / Consórcio Pontual (Curitiba PR)  01 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz O500MA automático CB300 (ATF 7232) Categoria Interbairros Padron. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
CCD - Cristo Rei / Consórcio Pioneiro (Curitiba PR) 02 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz O500MA automático DA300 (ATC 1563), DA301 (ATC 1562) Categoria Alimentador Padron. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Auto Viação São José - Municipal / Consórcio Pioneiro (Curitiba PR)  01 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M EA076 (ATD 4306) Categoria Alimentador Comum. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
 
Auto Viação São José - Municipal / Consórcio Pioneiro (Curitiba PR)  05 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz O500M automático EC300, EC301, EC302, EC303, EC304 Categoria Convencional / Troncal Padron. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Auto Viação São José - Municipal / Consórcio Pioneiro (Curitiba PR)  01 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz O500M automático EA300 Categoria Alimentador Padron. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  02 Marcopolo Torino Modelo 2007 Escolar Mercedes Benz OF1722M JS001 (ASX 9124), JS002 (ASX 9110) Categoria SITES Comum. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  27 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M JA001 (ASX 2950), JA002 (ASX 2409), JA003 (ASX 2991), JA004 (ASX 3102), JA005 (ASX 3034), JA006 (ASX 2930), JA007 (ASX 2993), JA008 (ASX 3039), JA009 (ASX 2920), JA010 (ASX 3029), JA011 (ASX 2412), JA012 (ASX 3106), JA013 (ASX 2411), JA014 (ASX 3121), JA015, JA016 (ASX 2934), JA017 (ASX 3122), JA018 (ASX 3048), JA019 (ASX 3123), JA020 (ASX 2927), JA021 (ASX 2963), JA022 (ASX 2948), JA023 (ASX 2936), JA024 (ASX 2405), JA025 (ASX 2973), JA026 (ASX 3112), JA027 (ASX 3045) Categoria Alimentador Comum. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
 
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  01 Marcopolo Viale 3 portas Volvo B7R automático JA300 (ASX 5953) Categoria Alimentador Padron. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
 
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  02 Marcopolo Gran Viale Articulado 4 portas Mercedes Benz O500MA automático JA600, JA601 (ASX 2964) Categoria Alimentador Articulado. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  02 Marcopolo Senior Midi 3 portas Mercedes Benz OF1418 JA850 (ASY 8851), JA851 (ASZ 4614) Categoria Alimentador Micro Especial. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  02 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz O500M automático JB300 (ASX 2941), JB301 (ASX 7423) Categoria Interbairros Padron. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  05 Marcopolo Gran Viale Articulado 4 portas Mercedes Benz O500MA automático JB600 (ASX 2362), JB601 (ASX 2403), JB602 (ASX 2404), JB603 (ASX 2407), JB605 Categoria Interbairros Articulado. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
 
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  02 Marcopolo Gran Viale Articulado 4 portas Volvo B12M automático JB604, JB606 (ASY 0797) Categoria Interbairros Articulado. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  14 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M JC001, JC002 (ASX 3047), JC003, JC004 (ASX 3119), JC005, JC006 (ASX 3120), JC007 (ASX 3118), JC008 (ASX 2956), JC009 (ASX 2394), JC010 (ASX 2423), JC011 (ASX 2924), JC012 (ASX 2917), JC013 (ASX 2408), JC014 (ASY 0794) Categoria Convencional Comum. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR) 01 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz O500MA automático

JC300

Categoria Convencional / Troncal Padron. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  16 Marcopolo Viale 3 portas Volvo B7R automático JC301, JC302, JC303 (ASX 6054), JC304, JC305, JC306, JC307 (ASX 7210), JC308 (ASX 7394), JC309, JC310, JC311, JC312 (ASX 8552), JC 313 (ASX 7378), JC314, JC315, JC316, JC317 (ASX 5949) Categoria Convencional / Troncal Padron. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Expresso Azul - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  17 Marcopolo Senior Midi 3 portas Mercedes Benz OF1418 JC850 (ASY 8842), JC851 (ASY 8850), JC852 (ASy 8847), JC853 (ASZ 0391), JC854 (ASY 8856), JC855 (ASY 0825), JC856 (ASY 0849), JC857, JC858 (ASY 0853), JC859 (ASY 0815), JC860 (ASY 0806), JC861 (ASY 0819), JC862 (ASZ 3371), JC863 (ASZ 3367), JC864 (ASZ 3151), JC865 (ASZ 3189), JC866 (ASZ 3412) Categoria Convencional Micro Especial. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Auto Viação Redentor / Consórcio Transbus (Curitiba PR) 04 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M HA005 (ATC 0937), HA006 (ATC 0945), HA007 (ATC 0934), HA008 (ATC 0932) Categoria Alimentador Comum. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Auto Viação Redentor / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  02 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz O500MA automático

HA300 (ATC 2857), HA301 (ATC 2856)

Categoria Alimentador. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos serão remanejados para o serviço Interbairros onde devem receber os prefixos HB302 e HB301 respectivamente.
Auto Viação Redentor / Consórcio Transbus (Curitiba PR) 01 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz O500M automático HB300 (ATC 0940) Categoria Interbairros Padron. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Empresa Araucária - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR) 02 Marcopolo Torino modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M LC007 (ATA 1528), LC008 (ATA 1517) Categoria Convencional Comum. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Empresa Araucária - Municipal / Consórcio Transbus (Curitiba PR)  01 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz O500M automático LC300 (ATA 1494) Categoria Convencional / Troncal Padron. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Auto Viação Mercês / Consórcio Pontual (Curitiba PR)  01 Marcopolo Viale Ligeirinho Mercedes Benz O500M automático nd Categoria Linha Direta Padron. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Auto Viação Mercês / Consórcio Pontual (Curitiba PR)  01 Neobus Mega 3 portas Mercedes Benz O500M automático MB301 Categoria Interbairros Padron. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Mercês / Consórcio Pontual (Curitiba PR)  05 Neobus Mega Articulado 4 portas Scania K310 automático MB601 (ATC 7983), MB602 (ATC 7982), MB603 (ATC 7985), MB604 (ATC 7990), MB605 (ATC 7987) Categoria Interbairros Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Mercês / Consórcio Pontual (Curitiba PR)  01 Neobus Mega Escolar Mercedes Benz OF1722M MS007 (ATE 4506) Categoria SITES Comum. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Mercês / Consórcio Pontual (Curitiba PR) 01 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz O500M automático MC006 (ATC 3405) Categoria Convencional / Troncal Padron. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
ESTADO DO PARANÁ - URBANOS METROPOLITANOS E MUNICIPAIS - REGIÃO DE CURITIBA
Auto Viação São José dos Pinhais (São José dos Pinhais PR) nd Marcopolo Torino modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 065, 066, 067, 068, 069 Categoria Municipal (São José dos Pinhais). Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Auto ViaçãoSanto Antonio (Colombo PR) 10 Caio Apache Vip II 3 portas Mercedes Benz OF1722M 18G24, 18G25, 18G26, 18G27, 18G28, 18G29, 18G30, 18G31, 18G32, 18G33 Categoria Alimentador Metropolitano. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Auto ViaçãoSanto Antonio (Colombo PR) nd Caio Apache Vip II 3 portas Mercedes Benz OF1722M 18C78 (ATK 3308) Categoria Convencional Metropolitano. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
 
Auto Viação São José dos Pinhais (São José dos Pinhais PR) 01 Neobus Mega Modelo 2006 Articulado 4 portas Mercedes Benz O500MA automático 20R34 Categoria Alimentador Metropolitano Articulado. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Ex CR110 da A. V. N. S. da Luz de Curitiba (PR).
Sanjotur (São José dos Pinhais PR) nd Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 5116 (ATB 1843) Transporte Municipal em São José dos Pinhais (PR). Serviço Linha Saúde. Caixa de itinerário digital frontal. Veículo com elevador para cadeirantes.
Sanjotur (São José dos Pinhais PR) nd Neobus Mega Modelo 2006 3 portas Mercedes Benz OF1722M 2101 Transporte Municipal em São José dos Pinhais (PR). Serviço Linha Saúde. Caixa de itinerário digital frontal. Veículo com elevador para cadeirantes.
Auto Viação São José dos Pinhais (São José dos Pinhais PR) 02 Marcopolo Senior Midi 1 porta Mercedes Benz OF1218 20E12 (ATD 4288), 20E13 (ATD 4303) Categoria Executivo (Aeroporto). Ar condicionado. Caixa de itinerário digital frontal. Veículos com elevador para cadeirantes.
ESTADO DO PARANÁ - RODOVIÁRIOS / URBANOS INTERIOR E LITORAL
Brasil Sul Linhas Rodoviárias (Londrina PR) 02 Marcopolo Paradiso G6 1550LD Mercedes Benz O500RSD 2415, 2440 Ar condicionado. Vidros colados.
Viação Rocio (Paranaguá PR) nd Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 3001 (ASL 8115), 3002 (ASL 8089), 3003 (ASL 8114) Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal. Veículos entregues no início de 2010.
Viação Santana Iapó (Ponta Grossa PR) 04 Comil Svelto NS 2 portas (2pee) Volkswagen 17.230EOD 2711 (ATI 1669), 2712, 2713, 2714 48 poltronas. Bagageiro lateral. Cortinas. Porta Pacotes interno.
Bitur (Bituruna PR) nd Marcopolo Paradiso G71200 nd

2011

Ar condicionado. Vidros colados.
Viação Cidade de Castro (Castro PR) 06 Comil Svelto 2 portas (2.ª entre eixos) Volkswagen 17.230EOD

101, 102, 103, 104, 105, 106

Linhas municipais. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Viação Cidade de Castro (Castro PR) 02 Comil Svelto 3 portas Volkswagen 17.230EOD 107, 108 Linhas municipais. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Viação Graciosa (Curitiba PR) 06 Comil New Campione Volkswagen 18.320EOT 148 (ATI 8965), 149 (ATI 8963), 150 (ATI 3493), 151 (ATI 3495), 152 (ATI 8964), 153 (ATI 3494) Linhas regulares. 44 poltronas. Vidros colados. Ar Condicionado Thermo King. Caixa de itinerário digital Mobitec.
Fergramon (PR) 01 Caio Apache Vip nd (JOZ 5811) Fretamento. Ar condicionado.
Expresso Maringá (Maringá PR) 01 Marcopolo Paradiso G71050 Volvo B9R 2040 (AJH 8833) Linhas regulares. Ar condicionado. Vidros colados.
Expresso Maringá (Maringá PR) 02 Marcopolo Paradiso G71200 Mercedes Benz O500RSD 5601, 5602 Linhas regulares. Ar condicionado. Vidros colados.
Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha (Curitiba PR) 01 Marcopolo Paradiso G71200 Volvo B12R (reec) 2007 50.000 (APM 6497) Serviço Classis. Linhas regulares. Ar condicionado. Vidros colados. Ex 35.097.
Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha (Curitiba PR) 10 Marcopolo Paradiso G71200 Mercedes Benz O500RSD 50.005 (ATK 1160), 50.010, 50.015 (ATK 1192), 50.020 (ATK 1163), 50.025, 50.030, 50.035, 50.040, 50.045 (ATK 1178), 50.050 Serviço Classis. Linhas regulares. Ar condicionado. Vidros colados.
Transisaak (Curitiba PR) 01 Busscar Urbanus S95 Volkswagen (diant) 66 (LCM 3830) Fretamento na região de Curitiba (PR).
Transisaak (Curitiba PR) 01 Comil Campione 3.25 Vision Mercedes Benz OH (reenc) 1022 (ATI 1322) Fretamento na região de Curitiba (PR).
Transisaak (Curitiba PR) 10 Marcopolo Ideale 7700 Volkswagen 17.230EOD 1023 (ATI 4823), 1024 (ATI 4824), 1025, 1026, 1027, 1028, 1029, 1030, 1031, 1032 Fretamento na região de Curitiba (PR).
Viação Ouro Branco (Londrina PR) nd Marcopolo Paradiso G61200HD Mercedes Benz O400RSD ano 2000 15.403 (AJM 5667 - EX 6526), 15.413 (AJM 5674 - EX 6536), 15.423 (AJM 6515 - EX 6546), 15.443 (AJM 5641 - EX 6566), 15.473 (AJM 9120 - EX 6596), 15.483 (AJM 9117 - EX 6606), 15.493 (AJM 9124 - EX 6616) Veículos provenientes da Viação Garcia (PR) cujo prefixo anterior está junto á placa.
Universidade Estadual de Ponta Grossa (Ponta Grossa PR) 01 Comil NewCampione 3.45 Volkswagen 18.320EOT não possui Ar condicionado. Fretamento para alunos e servidores da UEPG. Sanitário. Veículo com porta dupla e elevador para cadeirantes.
Transportes Thomaz (Teixeira Soares PR) nd Volare W9 Agrale 1003 (AST 3605) Fretamento.
Viação Real (Cianorte PR) 01 Marcopolo Viaggio G7 1050

Scania F230

5710 (ATF 4156) Linhas regulares.
Auto Escola Santos (Ponta Grossa PR) 01 Mascarello Gran Mini Agrale (AOS 0056) .
Viação Garcia (Londrina PR) 01 Marcopolo Senior Mercedes Benz LO915 7186 Linha Santa Fé (PR) -Ugaraçu (PR).
Prefeitura Municipal de Maringá (Maringá PR) 01 Neobus Spectrum Road 370 Mercedes Benz O500 (ASH 8757) Ar condicionado.
 
ESTADO DE MINAS GERAIS / RODOVIÁRIOS

Expresso TransLíder (Conselheiro Lafaiete MG)

01 Marcopolo Ideale 770 Mercedes Benz OF1722M ano 2008 nd (GWI 3279) Veículo proveniente da empresa TransDumont (Santos Dumont-MG). Fretamento regular e de turismo. 49 lugares. Poltronas com estofamento soft na cor azul. Cabinado.

Expresso TransLíder (Conselheiro Lafaiete MG)

05 Comil New Campione 3.25 Mercedes Benz OF1722M 831 (HOF 0248), 832 (HFD 2227), 833 (HFD 2226), 834 (HFD 2229) e 835 (veículo a ser entregue em janeiro/2011) Fretamento regular e de turismo. 49 lugares. Poltronas com estofamento soft na cor azul. Cabinado. Caixa de itinerário digital.

Eclipse Turismo (Conselheiro Lafaiete MG)

01 Marcopolo Paradiso G61800DD Scania K420 8x2 2011 (HFS 9590) Plumbus. Ar condicionado. Vidros colados. Ex Digital Turismo (Belo Horizonte MG).
ESTADO DE SÃO PAULO - RODOVIÁRIOS/ URBANOS
Transpen (Itararé SP) 06 Marcopolo Paradiso G7 1200 Scania K380

38.000

42 lugares. Ar condicionado. Vidros colados. Operarão nas linhas de Ponta Grossa (PR) a São Paulo (SP)/Santos (SP) e Curitiba (PR) a Campinas (SP) via BR116. Novo lay-out de pintura.

Expresso Amarelinho (SP)
01 Marcopolo Paradiso G61200 Volvo B9R

339

Linha regulares. Ar condicionado.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RODOVIÁRIOS/ URBANOS
Presidente Vargas - Consórcio Unibus (Porto Alegre RS)
06 Comil Svelto Modelo 2008 2 Portas (2pee) Mercedes Benz O500M

2013, 2031, 2040, 2045, 2054, 2058

Veículos com elevador para cadeirantes.

Sudeste - Consórcio Unibus (Porto Alegre RS)
10 Comil Svelto Modelo 2008 2 Portas (2pee) Mercedes Benz O500M Voith Automatico

nd

Veículos com elevador para cadeirantes.

Sudeste - Consórcio Unibus (Porto Alegre RS)
04 Comil Svelto Modelo 2008 2 Portas (2pee) Mercedes Benz O500M Voith Automatico

nd

Veículos com elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Estoril - Consórcio Unibus (Porto Alegre RS)
04 Comil Svelto Modelo 2008 2 Portas (2pee) Mercedes Benz O500M

4309, 4310, 4321, 4322

Veículos com elevador para cadeirantes.

Vap / Viação Auto Petrópolis - Consórcio Unibus (Porto Alegre RS)
09 Comil Svelto Modelo 2008 2 Portas (2pee) Mercedes Benz O500M

nd

Veículos com elevador para cadeirantes.

Vap / Viação Auto Petrópolis - Consórcio Unibus (Porto Alegre RS)
03 Comil Svelto Modelo 2008 2 Portas (2pee) Mercedes Benz O500M

nd

Veículos com elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Navegantes - Consórcio Conorte (Porto Alegre RS)
06 Marcopolo Viale 4 Portas (2 portas na esquerda em nível, 2 na direita) Mercedes Benz O500M

nd

Veículos com elevador para cadeirantes. Ar condicionado. Operação exclusiva no corredor Sertório.

Nortran - Consórcio Conorte (Porto Alegre RS)
07 Marcopolo Viale 4 Portas (2 portas na esquerda em nível, 2 na direita) Mercedes Benz O500M

nd

Veículos com elevador para cadeirantes. Operação exclusiva no corredor Sertório.

Nortran - Consórcio Conorte (Porto Alegre RS)
03 Marcopolo Viale 3 Portas Mercedes Benz O500M

nd

Veículos com elevador para cadeirantes.

Nortran - Consórcio Conorte (Porto Alegre RS)
04 Neobus Mega Modelo 2006 2 Portas (2 pee) Mercedes Benz OF1722M

nd

Veículos com elevador para cadeirantes.

Sopal - Consórcio Conorte (Porto Alegre RS)
04 Marcopolo Viale 3 Portas Mercedes Benz O500M

nd

Veículos com elevador para cadeirantes.

Sopal - Consórcio Conorte (Porto Alegre RS)
nd Marcopolo Viale 3 Portas Mercedes Benz OF1722M

nd

Veículos com elevador para cadeirantes.

Carris Porto Alegrense (Porto Alegre RS)
25 Marcopolo Gran Viale Low Entry 2 Portas (2pee) Volvo B7R (automático)

0715, 0716, 0717, 0718, 0719, 0720, 0721, 0722, 0723, 0724, 0725, 0726, 0727, 0728, 0729, 0730, 0731, 0732, 0733, 0734, 0735, 0736, 0737, 0738, 0739

Veículos com elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Carris Porto Alegrense (Porto Alegre RS)
32 Marcopolo Gran Viale Low Entry 2 Portas (2pee) Mercedes Benz O500U

0747, 0748, 0749, 0750, 0751, 0752, 0753, 0754, 0755, 0756, 0757, 0758, 0759, 0760, 0761, 0762, 0763, 0764, 0765, 0766, 0767, 0768, 0769, 0770, 0771, 0772, 0773, 0774, 0775, 0776, 0777, 0778, 0779, 0780, 0781, 0782, 0783

Veículos com elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Carris Porto Alegrense (Porto Alegre RS)
nd Neobus Mega Modelo 2006 Articulado 3 Portas Mercedes Benz O500MA automático

0740, 0741, 0742, 0743, 0744, 0745, 0746

Veículos com elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

COMPLEMENTAÇÕES - EDIÇÕES ANTERIORES

ERRATAS EDIÇÃO 118: A empresa Lírio do Vale tem sede em Cariacica (ES). O veículo Marcopolo Torino da Viação do Sul (PR) de prefixo 26.104 é novo não tendo sido antes o veículo de teste XY019. Os novos Mascarello Gran Via articulados divulgados para o Parque Tecnológico de Itaipu (Foz do Iguaçu PR) são na verdade do Parque Nacional do Iguaçu e ao todo são 5 veículos. O chassi dos Marcopolo Torino GV adquiridos pela Viação Real (PR) são Mercedes Benz OH1420. A empresa Lancatur (SC) não opera as linhas informadas no Quadro de Aquisições junto aos novos veículos. Nas complementações das informações da Viação Umuarama os veículos 2901 a 2906 são Marcopolo Viaggio G61050. Na coluna "Outras Informações" os veículos de fretamento da Viação Cometa (SP) tem chassi Mercedes Benz O500RS.

COMPLEMENTAÇÕES DA EDIÇÃO 118

TORINO DA SEÇÃO FOTOS - A pedido de Wilson Miccoli complementamos a informação da seção "Fotos" da edição 118. O Marcopolo GIV LN Mercedes Benz de prefixo 2012 (LWT 8136) da empresa Reunidas na cidade de Canoinhas (SC) fotografado por Paulo Chulis tem como designação na plaqueta do fabricante modelo "Torino Alumínio" por ter carroceria em duralumínio e rebitada.

EXPRESSO NORDESTE (PR) - Acrescenta-se como prefixo dos novos Comil Versatile II divulgados na edição 118 o prefixo 3625. Logo abaixo fotos de 2 dos veículos. (Errata: a foto foi publicada na edição 121)

IAPÓ (PR) - Ao todo o lote teve 13 Comil Svelto NS 2 portas (2pee) adquiridos na série 2700. 9 deles foram informados na edição 118 incluindo o prefixo 2715 e os restantes nesta edição por terem chegado agora em dezembro.

TRANSPORTE COLETIVO GLÓRIA - Além do veículo BT007 a empresa adquiriu também o BT008 (ASP 7977), idêntico Busscar Urbanuss Pluss Tour Mercedes Benz O500U.

SANJOTUR - Foto de um dos novos veículos informados na edição 118, já com o novo lay-out de pintura adotado pela empresa.

PLACAS E FOTOS DE VEÍCULOS INFORMADOS NO QUADRO DE AQUISIÇÕES DA EDIÇÃO 118:

Auto Viação Curitiba - LR400 (ASD 6224)

Sanjotur - 5099 (ARY 6576)

Mercês - MT012 (ATB 2654)

OUTRAS INFORMAÇÕES

 

SANTA TEREZA SUBSTITUI EUCATUR NOS METROPOLITANOS - Começaram a operar no dia 23/10 os veículos da empresa Santa Tereza (PR) no lugar da frota Eucatur (PR). A Eucatur vendeu todas as linhas metropolitanas de Cascavel (PR) para o Grupo Gulin. Os carros da Santa Tereza vieram de empresas do grupo de Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR). As linhas metropolitanas da Eucatur vendidas são: Cascavel - Boa Vista da Aparecida / Cascavel - Juvinópólis / Cascavel - Capitão Leônidas Marques.


HIBRIBUS NO RJ - A Sulbrave, empresa representante da Marcopolo na região de Curitiba e reformadora de ônibus, trocou as janelas do Volvo 7700 Hibribus que seguirá nesta nova configuração para testes no Rio de Janeiro (RJ).


VOLVO B - Outro veículo em testes é o novo Volvo com motorização dianteira, o modelo de chassi B270F que a empresa disponibilizará de modo inédito em 2011 na sua linha de produtos. Rodrigo Almeida fez as fotos do protótipo próximo da empresa no bairro CIC em Curitiba (PR).

 

NOVA COR - A Viação Piraquara (Piraquara PR) repassou da categoria Troncal Metropolitano para o serviço Metropolitano Convencional o Busscar Urbanuss Articulado Volvo B10M que recebeu o novo prefixo 29.093 (ex 29R63) sendo o primeiro articulado a atender este serviço e ter a cor branca no sistema.


 

RODONOTAS

 

COMETA NA OPERAÇÃO DAS LINHAS DA BAIXADA SANTISTA - A Viação Cometa (SP) assumiu as linhas que ligam São Paulo (SP) à Baixada Santista na terceira semana de outubro. Essas linhas eram operadas anteriormente pelo Expresso Brasileiro (SP). Com relação à frota de veículos a empresa instalou itinerário FRT LightDot Branco, de 80 colunas nos carros 2006 para cima. O destino destes carros será o serviço de fretamento da Cometa. Os carros 0717 e 0719 já foram pintados de Cometa fretamento, e devem começar a rodar nas próximas semanas. Ainda não é sabido se continuarão com as lotações originais da Expresso Brasileiro (50 lugares com sanitário/52 lugares sem sanitário) ou se serão adequados ao padrão de lotação da Cometa.


MINIÔNIBUS VOLKSBUS LIDERA VENDAS NO MÉXICO PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO - Pelo segundo ano consecutivo, a MAN México lidera as vendas de miniônibus no mercado mexicano. Com uma participação de 47% em seu segmento, foram comercializadas mais de 400 unidades que estão apoiando o desenvolvimento do transporte urbano pelas cidades de todo o país. O modelo de chassi Volksbus 8.150 EOD, preferido pelos empresários mexicanos, vem modernizando diversas frotas de ônibus alimentadoras e são reconhecidos por sua qualidade, robustez e fácil operação e manutenção. Desenvolvidos no Brasil para países emergentes desde 1993, os Volksbus contam com o melhor pós-venda mexicano e a primeira rede de concessionárias dual-brand (VW e MAN) do grupo na América Latina, com diversos pontos de atendimento espalhados pelo país, equipados com a melhor tecnologia de ponta. Para Juan Manuel Chong, gerente de Vendas e Marketing da MAN México, o mercado de ônibus em nosso país é bastante diversificado, exigente e permite diversas aplicações. Além disso, o país vem fazendo muitos investimentos em transportes e os clientes estão renovando suas frotas. "Para isso a MAN México está oferecendo as melhores opções de produto e uma linha completa para atender a esse segmento", afirma o executivo.
Os produtos MAN também são destaque no transporte de passageiros no México. Com uma opção para as grandes cidades projetadas com o sistema BRT (Bus Rapid Transit), o chassi MAN Lion's City com piso baixo foi recentemente apresentado a autoridades de transporte e empresários locais, cumprindo com as mais rígidas regras de acessibilidade universal, agilidade e eficiência. Ainda de olho nesse segmento, a companhia vendeu as primeiras unidades do modelo Lion's Mex, ônibus com chassis MAN e carroceria montada no México pela empresa brasileira Comil. O produto é baseado no modelo Lion's Coach, originalmente fabricado pela MAN Veículos Comerciais na Alemanha.


GRUPO VIAÇÃO GARCIA EM NOVAS MÃOS - O Presidente do Grupo Luft, Mário Luft, operadora logística do estado de São Paulo, em conjunto com um grupo de investidores adquiriu recentemente o controle da Viação Garcia, Viação Ouro Branco e Empresa Princesa do Ivaí além de 37 garagens do grupo, 562 ônibus, 97 caminhões e 50 equipamentos de apoio (carros, empilhadeiras para cargas). O negócio ainda terá que passar pela anuência da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), pois envolve a concessão pública do serviço. O novo proprietário assumiu o comando das empresas no último dia 1.° de dezembro. A Viação Garcia tem mais de 75 anos de história e agora rompe os laços que a ligavam com as famílias fundadoras do negócio.


REDE EXCLUSIVA DE CONCESSIONÁRIAS VOLARE GANHA PRIMEIRAS SEIS LOJAS NO BRASIL

Objetivo é ter 100 pontos de venda em todo o País até o final de 2011

Com a inauguração de seis novas concessionárias no Brasil, a Volare cria a Rede Exclusiva da marca. As lojas fazem parte do projeto de reestruturação da rede de atendimento que tem como objetivos criar 53 novas lojas, ampliar a cobertura e elevar ainda mais a qualidade e o padrão de atendimento aos clientes da marca.

As novas lojas já estão funcionando de acordo com os padrões da Rede Exclusiva Volare e estão localizadas em Aracaju (SE), Betim (MG), Canoas (RS), Manaus (AM), Osasco (SP) e São Vicente (SP). Segundo Mateus Ritzel, gerente nacional de vendas da Volare, as concessionárias exclusivas criam um novo padrão de atendimento, com serviço exclusivo e especializado, instalações mais confortáveis, além de disponibilidade de veículos e peças para pronta entrega, nos moldes do varejo automotivo.

“A Volare tem como o seu mais importante diferencial ser uma montadora de miniônibus e atuar no mercado com o fornecimento de veículos completos para pronta entrega e adequados aos mais variados segmentos de mercados. Com a rede exclusiva, ganhamos maior presença e abrangência nas principais regiões do País para atender a demanda do mercado e proporcionar a qualidade e a agilidade que cada cliente exige e merece. Nosso objetivo é atingir 100 pontos de venda até o final de 2011”, afirma o executivo.

De acordo com Mateus Ritzel, a localização das revendas foi definida com base em estudos sobre o comportamento do mercado e projeção de crescimento para os próximos anos de regiões potenciais para cada segmento-alvo da marca. “Procuramos priorizar a proximidade aos clientes, com lojas em pontos de fácil acesso. Como no varejo automotivo, todas as concessionárias terão veículos de linha expostos, o que vai fazer com que a maioria das vendas ocorra pelo sistema de pronta entrega. Nossa expectativa é que os pedidos sob encomenda representem apenas 20% do total produzido”, explica Ritzel.



SISTEMA DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO (GPS) CHEGA AOS ÔNIBUS DE JUNDIAÍ

A Prefeitura da cidade de Jundiaí (SP), por meio da Secretaria de Transportes e das empresas concessionárias do transporte coletivo local, já iniciou o processo de implantação do Sistema de Controle de Desempenho da Frota. A medida prevê a instalação de equipamentos de GPS (Global Positioning System) em todos os ônibus da cidade e no início de novembro o prefeito Miguel Haddad e o secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella apresentaram o novo sistema, que tem como finalidade incrementar a fiscalização e o controle dos horários e itinerários dos ônibus e, ainda, garantir maior eficiência e agilidade na operacionalização do Sistema Integrado de Transportes Urbanos (SITU), melhorando o atendimento aos usuários do transporte público.
A implantação ocorre por etapas. A previsão é de que toda a frota, constituída por 285 ônibus, esteja equipada e possa ser monitorada até a segunda quinzena de dezembro. Inicialmente, o sistema foi implantado em 20 ônibus que fazem as linhas 540 (Terminal Eloy Chaves/Almerinda Chaves), 986 (Terminal Cecap/Teminal Rami/Via União dos Ferroviários) e a 521 (Terminal Vila Arens/Jardim Guanabara). Também estão sendo cadastrados os 2.500 pontos de ônibus de Jundiaí, todos os itinerários e as 70 linhas em operação.
“O GPS vai nos permitir ter um verdadeiro RX do nosso transporte coletivo, para que possamos saber em profundidade o que acontece no sistema, sempre com o objetivo de aprimorar o atendimento”, disse o prefeito Miguel Haddad. O secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella, disse que esse aprimoramento vai influir, de forma positiva, também no trânsito da cidade. “Teremos informações que vão ajudar nas operações, para melhorar o trânsito”, completou.

Como vai funcionar

As melhorias nos serviços serão graduais, mas a intenção é que o sistema de monitoramento promova ganhos sensíveis na operação do SITU. O equipamento instalado no ônibus calcula a cada segundo as coordenadas de geoposicionamento do veículo via satélite e as envia pela rede de telefonia móvel para a central, onde reside o banco de dados e é realizado todo o monitoramento. As posições de cada ônibus são comparadas com as informações dos horários, pontos e linhas cadastrados no banco de dados do sistema, criando relatórios, alarmes e demais recursos, disponibilizados em um site de internet, que pode ser acessado por todos os operadores da central e unidades operacionais.
O sistema de monitoramento vai emitir informações básicas da frota, como por exemplo se determinado ônibus passou pelo ponto e em qual horário, e permitirá um controle maior das rotas, da velocidade dos carros e dos horários. A central do sistema fica na própria Setransp, duas unidades operacionais estão sendo instaladas nas garagens das empresas concessionárias e as outras sete serão distribuídas nos terminais de ônibus do SITU.

Vantagens

Um dos pontos fortes do monitoramento é fornecer informações que permitem mais eficiência, resultando em melhorias para o usuário. Será possível detectar precocemente, por exemplo, a necessidade de mais ônibus em determinada linha, se algum ônibus quebrou ou se envolveu em acidente, assim os ônibus reservas podem ser disponibilizados mais rapidamente, o que vai reduzir o tempo de espera por parte dos usuários. Também será mais fácil detectar os congestionamentos e os horários mais complicados, para aplicação de soluções imediatas.

A última etapa da implantação do sistema de monitoramento será mais visível para os usuários do SITU, pois a intenção é disponibilizar informações também para os passageiros, por meio de painéis instalados nos terminais (serão quatro em cada terminal), da internet ou ainda do telefone celular. Com esse sistema será possível ao usuário saber se há atrasos na sua linha, em quanto tempo o ônibus chegará ao ponto, entre outros dados. Esse conjunto de benefícios certamente facilitará muito o dia-a-dia de quem utiliza o transporte coletivo na cidade.

Na avaliação do empresário Luiz Genioli, a Viação Leme, a instalação do GPS é mais um passo na busca pela excelência no transporte coletivo. “Jundiaí vem se destacando em várias áreas e, com esse trabalho conjunto entre as empresas e a Prefeitura, vamos buscar mais eficiência. E quanto mais eficiente é o transporte, mais atraimos passageiros”, confirmou. Miguel Haddad ainda destacou que essa modernização não significará reajuste na passagem dos ônibus e vem se somar a outras importantes melhorias já implantadas, como as Linhas Expressas, o Ganha Tempo, modernização da frota, ampliação do número de carros articulados e com acessibilidade universal, entre outros.

Uniformes

A Secretaria de Transportes também apresentou os novos uniformes para serão utilizados pelos os funcionários da área operacional e também da área de manutenção dos terminais de ônibus. O objetivo é facilitar a identificação desses profissionais, que atuam diretamente com os usuários. Os trajes têm cores cinza e vermelha (operação dos terminais) e cinza e laranja (manutenção dos terminais) e possuem faixas refletivas para ajudar na visualização noturna.


EMPRESÁRIOS DO TRANSPORTE PROFISSIONAL DE PESSOAS QUEREM DEFINIÇÕES POLÍTICAS PARA A COPA 2014

Profissionais do setor de transporte de pessoas por fretamento receiam adquirir equipamentos caros e ampliar a frota sem a garantia de retorno do investimento na Copa de 2014.

O País inteiro já se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014. Por ser uma das cidades-sede do mundial a cidade de São Paulo é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Para o evento são aguardados pelo menos 500 mil visitantes. A realização de um mundial desse porte atrai a atenção de 240 países, 500 estações televisivas, além dos quase 30 bilhões de espectadores, ou seja, será uma grande vitrine para o Brasil e um fator expressivo na geração econômica do País.

De acordo com dados da São Paulo Turismo (SPTuris), pelo menos 11,3 milhões de turistas visitam a cidade anualmente. E não é para menos, São Paulo apresenta a melhor infraestrutura em aeroportos e em malha rodoviária, é referência em hospedagem, gastronomia e é muito ativa culturalmente.

Para os jogos da Copa, as expectativas são tão grandes, que os investimentos que já estão sendo realizados na cidade desde 2007. Tudo para atender a demanda turística com tranquilidade, planejamento adequado e segurança vai garantir maior credibilidade para receber os jogos mundiais.

De acordo com informações da São Paulo Visitors & Bureau, a cidade já tem a maior oferta hoteleira da América do Sul e conta com as principais redes de hotelarias nacionais e internacionais. São 410 hotéis e pelo menos 42 mil apartamentos disponíveis. Até 2014, essa oferta pode chegar a 50 mil quartos – número estimado pela FIFA para todo o território nacional.

A Prefeitura Municipal já anunciou que pretende investir quase R$ 34 bilhões em intervenções que promovam maior mobilidade urbana, mas São Paulo ainda tem grandes desafios a transpor até o início dos jogos. A área de transportes tem sido o “calcanhar de Aquiles” da cidade, uma das mais cotadas para a abertura da Copa.

Para a FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, a realização de um evento desse porte no Brasil é muito positiva porque gera mudanças de paradigma em relação a diversas áreas que estavam esquecidas há tempos. “As deficiências do transporte público e a insuficiência de vias, hoje sobrecarregadas de automóveis, são entraves que precisam ser resolvidos com urgência. O transporte turístico, por exemplo, precisa ser visto como um aliado da cidade para suprir as carências de mobilidade para os visitantes”, relembra.

A tendência aponta para o crescimento das oportunidades de ampliação dos serviços profissionais do transporte coletivo de pessoas. O setor de ônibus por fretamento, por exemplo, terá de aumentar sua frota atual de 4.500 veículos na cidade de São Paulo para atender a demanda gerada com a Copa do Mundo. Porém, os investimentos dependem de quão empenhados estão os dirigentes em promover melhorias ao serviço.“Ninguém vai ampliar a frota se não tiver condições de operar nos pontos turísticos”, afirma Regina Rocha, diretora executiva da FRESP.

Agora é o momento crucial para o poder público encarar os problemas de mobilidade na Capital. “Está na hora de repensar a operação do transporte profissional de pessoas por fretamento, especialmente o turístico, olhando-o mais como solução complementar para os deslocamentos na região metropolitana”, destaca Jorge Miguel dos Santos, diretor executivo do Transfretur – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e para Turismo de São Paulo e Região.

Jorge Miguel ainda ressalta que os empresários do segmento estão com receio de realizar novos investimentos, antes de obterem um parecer do poder público com políticas claras sobre as operações do setor durante o evento. “Essa questão tem afligido os profissionais, que ainda aguardam resoluções concretas para ampliar frotas, comprar novos equipamentos e investir em melhorias para que possam oferecer serviços turísticos com padrões internacionais de qualidade. É preciso encarar a modalidade do transporte coletivo privado como uma opção viável e garantir o espaço para sua atuação efetiva”, afirma o diretor do sindicato.

Ele lembra que os ônibus destinados ao turismo rodoviário já oferecem mais conforto e segurança que os veículos comuns. Entre os diferenciais estão maior espaço interno, ar condicionado, poltronas amplas e reclináveis entre outros atrativos. Durante a Copa, a presença de guias turísticos poderá oferecer ainda o apoio essencial, principalmente, nas questões relacionadas ao idioma.

A FRESP adverte que os investimentos serão elevados e a iniciativa privada somente os fará, se houver condições efetivas de operar com esses novos equipamentos. O empresariado alega que já existe, desde agora, demanda turística na cidade de São Paulo e não somente durante o curto espaço de tempo que ocorrerão os jogos. “Ampliar e renovar as frotas com padrão turístico requer um planejamento de médio e longo prazos. Se o poder público, e isso vale para todas esferas (federal, estadual e municipal), não atentar para isso agora não haverá tempo necessário ou interesse do setor para se preparar para os grandes eventos,” comenta Regina Rocha.

Fonte: Fresp - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo.

 

 


RELATO DE VIAGEM

 

DE CURITIBA AO CAMPOS GERAIS

Por Osvaldo Teodoro Born

“Quando se decide realizar uma viagem pelos Campos Gerais do Paraná existe a certeza de ver belas paisagens pelo caminho. E quando a viagem pode servir também como uma fonte para enriquecer fotos para o acervo ela torna-se ainda melhor. No último dia 12 de novembro o editor deste informativo pegou a estrada com automóvel e fez alguns registros fotográficos entre Curitiba (PR) e Castro (PR), percorrendo as estradas BR277, BR376 e PR151.

Logo na saída de Curitiba encontramos a cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, que mantém ruas bem conservadas na área central, casario antigo misturado aos novos empreendimentos imobiliários oriundos do boom do setor que é similar em todo o país. O caminho segue pela serra de São Luiz do Purunã e encontra os paredões de pedra que se extendem por vários quilômetros até encontrar um "apanhado" maior no parque Estadual de Vila Velha, já em Ponta Grossa (PR). Os cenários na estrada são deslumbrantes. O asfalto em perfeitas condições não poderia ser diferente, visto que entre Curitiba e Ponta Grossa são dois pedágios totalizando R$27,20 ida e volta (R$5,60 em São Luiz do Purunã e R$8,00 em Witmarsum).

A ideia inicial que seria tomar o caminho da Estrada do Cerne direto para Castro (PR) ficou somente no papel visto que as condições desta "estrada da liberdade" está aprisionando os residentes no seu entorno à pena das eternas obras. Relatos no Youtube sobre a precariedade do trecho ainda não asfaltado fizeram este viajante optar pelo caminho mais longo e mais caro, mas óbvio de se chegar por enquanto, aos Campos Gerais. O trecho percorrido é somente a porta de entrada para esta região do Paraná e fica aqui registrado o convite aos "viajantes de carteirinha" que ainda não a conhecem, que possam agendar uma passada por ali, pois as lembranças serão muito boas.

Segue-se pela BR277 até o entroncamento com a BR376 (saída para Palmeira).

 

Em Ponta Grossa (PR) uma rápida parada para fazer fotos dos novos ônibus adquiridos pela - VCG Viação Campos Gerais, o segundo lote com a nova identidade visual adotada pela empresa.
Aos poucos os carros semi novos receberão o novo padrão de layout. Já foram pintados um Caio Apache Vip e um Marcopolo Torino articulado. O lote que chegou deixa para a história os Volvo de motor dianteiro, protótipos construídos para testes e conhecidos como B7F que foram substituídos.
Nas fotos abaixo carro socorro da empresa, Marcopolo Torino Ib Mercedes Benz OF prefixo 269 (ADG 4472). À esquerda Marcopolo Torino GV Mercedes Benz OF (AGZ 6020) cedido à UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Nas fotos a seguir Marcopolo Torino LN Volvo (ACP 4595) que atende projetos sociais da VCG. Este veículo era da Auto Viação Marechal de Curitiba onde operava como ligeirinho. Na esquerda outro veículo de projeto social, Marcopolo Torino GV Mercedes Benz OF (AGZ 5971).
Na primeira foto abaixo fachada do terminal central integrado da cidade de Ponta Grossa e vista do acesso em um terminal de bairro.
 
Na região de Ponta Grossa (PR) estava a venda o Nimbus Haragano Mercedes Benz LPO 1113 (AFJ 5322). Atendendo a trabalhadores da Prefeitura da cidade o Marcopolo Torino LN (ABG 2724). Na saída da cidade rumo a Carambeí o Transempri Caio Apache Vip Volkswagen 440 (DBL 0503). E na região central carro 05 (ASO 7163) da Viação Apoio de Campo Largo (PR)
Antes da despedida da cidade uma parada estratégica na UEPG para fotos da frota: Comil New Campione 3.45 Volkswagen 18.320EOT zerado. Nielson Diplomata Volvo B58 (ADC 5692) ex Princesa dos Campos (PR). A seguir Comil Svelto NS Volkswagen 17.260EOT (ARE 4436) e o micro recém-chegado Mascarello Gran Micro Volkswagen 9-150 (ASY 6626).
 
Hora de partir rumo à próxima parada, Carambeí, via PR151, não sem o pagamento de mais um pedágio no valor de R$6,60 (ida e volta R$13,20). Na parada para lanche turistas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul a bordo do Busscar Panoramico DD Volvo B12R 8x2 prefixo 909 (INN 9938) da VLS Turismo de Erechim (RS) e carro 2009 (MFF 0705) da Richter de Joinville (SC), Marcopolo Paradiso G61550LD Volvo B12R.
Em Carambeí (PR) aspectos da entrada da cidade (trevo de acesso) e vista da rodoviária, infelizmente vazia no momento da foto. A seguir vista da estrada de acesso à Batavo com flores em vários pontos e vista dos Campos Gerais. Descanso para os olhos.
Atendendo escolares da cidade um Caio Vitória Rodoviário Mercedes Benz (BWP 5747). Na foto à esquerda Volare V8 da Copastur, prefixo 02 (ANB 3243).
Busscar Jum Buss 380 Scania K113 prefixo 9005 (ADS 4630) da Amaraltur, Marcopolo Viaggio GIV Volvo B10M prefixo 9000 (AGC 9373) também da Amaraltur foram uns dos poucos rodoviários encontrados em Carambei.
Marcopolo Torino LN Ford da Costa Sul (AEU 7714) ex Foz do Iguaçu (PR) e Marcopolo Torino I Mercedes Benz OF da Costa Sul (AHM 2497), carro que segundo o dono chega a percorrer 100 quilômetros em estrada de chão diariamente.

Mercedes Benz Monobloco O371U (BYG 9004) e Caio Foz Super Volkswagen 15.190 Escolar (ARA 9140), este da Prefeitura Municipal de Carambeí.

Vicino da Mad. Brandes (AMB 2662) e Marcopolo Volare V6 da Jota Dias (AOM 5289).
Marcopolo Viaggio GIV Volvo B10M da Romatur, prefixo 9808 (AAI 6374) e escolar Mascarello Gran Mini Mercedes Benz LO 812 de prefixo 75 (ARF 3161).
Marcopolo Viaggio GIV Scania S113 da VCN, prefixo 0588 (AIW 4050) e Marcopolo Viaggio GIBV Scania K112 Prefixo 0892 (BWO 7929) também da VCN.

Carro 1401 da Viação Iapó, Marcopolo Torino GV Mercedes Benz OF1620 (AGV 7746) e Marcopolo Torino LN Mercedes Benz OF Ex Transporte Coletivo Cidade Canção de Maringá (PR), placa (ACN 6745).

Incasel de motor traseiro desmanchado (AEA 2956) e Nielson Diplomata Scania S112 da Banda Católica Divina Graça (AAB 4212).
Na saída da cidade um Marcopolo Veneza II que provavelmente não voltará à ativa...

Despedida de Carambeí, chega a hora de retomar a PR151 para Castro (PR). Continua a beleza nos entornos da estrada.

Chegando ao destino hora de visitar a rodoviária da cidade de onde partem algumas linhas "de mato", ônibus com pouca ou nenhuma caracterização.

Na foto à direita área central de Castro bom uma bela vista do rio que corta a cidade. Embaixo vistas da rodoviária da cidade, luminoso da desconhecida empresa Nossa Senhora da Guia e ponto de apoio da Viação Iapó.

Em Castro Marcopolo Viaggio GV850 Mercedes Benz , prefixo 2002 (JMC 2901) da GPK Turismo e Marcopolo Viaggio GIV Volvo B58 da Carinhotur, prefixo 3592 (GLW 5584).
Marcopolo Torino LN Mercedes Benz OF (BTA 5267) e Caio Vitória I Mercedes Benz OF (BSG 6967).
Nielson Diplomata Volvo B58 (JTJ 8595) e Mercedes Benz Monobloco O400 da GPK Turismo prefixo 2010 (JMA 5668).

Abaixo Nielson Urbanus Mercedes Benz OF (CLK 4599) e Marcopolo Torino GV Mercedes Benz OF (KMI 8865).

Busscar Urbanuss Volkswagen 16.210 Euro II Prefixo 168 (AJH 6028) e Comil Svelto FD Volkswagen 17.210 prefixo 203 (AJK 0373) da Viação Cidade de Castro.
Incasel Mercedes Benz OF (ACB 4531) e Marcopolo Viaggio GIV Mercedes Benz OF (AHS 4825), ambos sem identificação externa.
Busscar Urbanus II Volkswagen (KTT 5848) e Caio Amélia Mercedes Benz OF (AGH 3605).
Comil Condotierre (MNC 2422), Busscar El Buss 340 Scania F113 da G. Machado prefixo 1057 (JJD 5267), ambos na rodoviária de Castro.
Nielson Diplomata Mercedes Benz OF (ADP 4459) e Marcopolo Viaggio GIV Mercedes Benz OF(AIU 7426).
Marcopolo Senior GV da M V Selmer com prefixo 1207 (CXA 6420) e Busscar Urbanus II KPE 4640).
Busscar Urbanus II da Picoli, prefixo 011 KUN 2027) e Busscar Urbanuss Mercedes Benz OF1721 prefixo 101 (CPJ 3654) da Brasil Bonito.
Comil Piá II Volkswagen 9.150 da GPK Turismo, prefixo 2006 (AMR 0513) e carro 9706, Comil Delta da Itararé Turismo, pego no susto.

 

Chegara ao fim a viagem que, por motivos profissionais foi interrompida antes da hora. Hora de voltar para casa com boas fotos e lembranças para recordar por muitos anos.


SEÇÃO NOSTALGIA

EX LUZ - O veículo abaixo, Busscar Urbanus II Mercedes Benz O371UP ano 1990 (AAQ 1366), já foi o CB995 e CC995 da Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Curitiba PR) e agora está em Santa Catarina onde o amigo Egon o flagrou.
EX CARMO -O veículo abaixo já foi o EA064, Marcopolo Torino Ib Mercedes Benz OH ano 1987 (AAV 5946), da Auto Viação Nossa Senhora do Carmo (Curitiba PR) e agora está em São Pedro do Iguaçu, interior do Paraná.
EX ? - Na cidade de Telemaco Borba, interior do Paraná, Marcelo Santos encontrou este Nimbus TR Mercedes Benz LPO ano 1976 (ADY 7092) que, pelos resquícios de pintura, pode ter atendido o sistema de Curitiba (PR).

 

 

FOTOS / MINIATURAS / DESENHOS / GRUPOS

 

VINSA VENDE - Pablo Dalalibera Silveira nos enviou fotos de 2 ônibus da Vinsa que estão a venda na garagem de Ponta Gross (PR), sendo um deles semi-novo, o micrão. O da foto da esquerda é um Mascarello Gran Midi Agrale ano 2008 (APJ 1034) e o outro um Busscar Jum Buss 340 Volvo B58 ano 1993 (BWS 5627) que já pertenceu à frota da Mundi Turismo (SP).

RENOVAÇÃO DA PINTURA - Como pode ser visto no Quadro de Aquisições desta edição a Viação Cidade de Castro (Castro PR) renovou a pintura de seus veículos, com design de Armando Villela. Na foto abaixo, enviada por Pablo Dalalibera Silveira, a visão das 3 pinturas adotadas desde a fundação em 1989, sendo que o Marcopolo Torino LN é conservado pela empresa como um dos primeiros incorporados à frota.
INDICAÇÃO DE LEITURA

 

AUTOBUS - O site www.revistaautobus.com.br agora também tem a opção de uma revista que pode ser visualizada em formato flip ou PDF.

A edição 3 destaca:

- Fetransrio e Etransport, com os lançamentos da carroceria Neobus para BRTs e do protótipo da MAN Volkswagen de ônibus articulado com previsão de chegar ao mercado no segundo semestre de 2011.

- No cenário internacional coluna destaca o Movi, novo sistema de Cancun.

- Reportagem sobre a aquisição dos primeiros ôniobus a Etanol de São Paulo (SP).

- Nova carroceria Solar da Caio, para fretamento.

- FIAA - Feira Internacional del Autobus y del Autocar 2010.

- Modelo DINA articulado para BRTs.

Vale a pena conferir também o artigo "Pintou discussão: As cores da discórdia", escrito pelo editor desta A FOLHA DO OMNIBUS e que comenta a recente padronização das cores dos ônibus da cidade do Rio de Janeiro.


 


INTERBUSS - Está disponível a edição 25 da Revista InterBuss, a última do ano, com 64 páginas. Várias matérias especiais e cinco entrevistas são os destaques:

• Especial Scania - a história da montadora sueca no Brasil;
• A CCTC e sua ligação com Campinas, 21 anos depois;
• Colunistas: José Euvilásio Sales Bezerra, Adamo Bazani, Marisa Vanessa, Norberto da Cruz, Fábio Takahashi Tanniguchi e Thiago Bonome;
• Entrevistas especiais com: Luiz Antonio Misse Mota, designer criador de pinturas como a da Cometa, Itamarati, entre outras;
• Entrevista com Paulo Gandolfo, designer de frotas criador das pinturas da VB Transportes, Ouro Verde, Expresso União, Princesa do Norte, entre outras;
• Entrevista com Tadeu Carnevalli, o criador do site Ônibus Brasil;
• Entrevista com João Marcos Turnbull, memória viva do transporte no Brasil;
• Entrevista com Wagner Franco, dono da Apollo Ônibus peças e serviços;
• Diário de Bordo: O sistema integrado de Florianópolis;

• E mais: As vencedoras do Prêmio Melhor Empresa de Ônibus de 2010, em oito categorias.

Para visualizar e baixar a revista:
http://www.portalinterbuss.com.br

Segundo Luciano Roncolato, do site Interbuss, a próxima edição será publicada no dia 11 de janeiro de 2011.

 

 

 

 

 
CORREIO ELETRÔNICO

 

MUDANÇAS EM CURITIBA

1) "Equipe Omnibus do Brasil: Gostaria de elogiar a edição 118, que foi a mais esperada de todas. Parabéns a todos que trouxeram informações para a edição e para o Osvaldo, que editou essa edição. Queria fazer uma observação para o texto da licitação da URBS. Primeiro, na parte do AA600. O primeiro articulado alimentador não seria o AR400, e ele seria o novo AA600, no lugar do AR401 (sendo esse último o AA601)? Na parte das empresas que saíram da RIT, gostaria de adicionar a Empresa de Ônibus Campo Largo e a Auto Viação Antonina, que fazem os Interbairros II e III e o Trabalhador. Algumas dúvidas: Com a extinção do prefixo R, significará a volta do prefixo E (exemplo: BR014 passaria a ser BE600) na categoria Expresso? Na nova prefixagem externa do ônibus, ficará assim: de BT001 Glória para BT001 Pontual? Por fim, quero dizer que a edição 119 será bem trabalhosa, principalmente na parte da Expresso Azul. Espero, também, que haja algumas mudanças nas linhas.” - Fábio Luiz - fabiosblack@bol.com.br

Prezado Fábio: a resposta seguiu por correio eletrônico e obrigado pelos elogios, especialmente nos citando como equipe pois este informativo é feito por todos os que são citados no cabeçalho como colaboradores, o editor apenas sistematiza e organiza a apresentação dos dados.

MINIATURA GONTIJO

2) ““Boa noite eu andei montando alguns modelos de ônibus pelo sistema de dobradura e queria pedir se possível me mandar por email foto de um ônibus da viação Gontijo pra que pudesse monta-lo desde ja obrigado pela atenção" - Pedro Paulo Pereira - mangao.jf@hotmail.com

Prezado Pedro: conforme conversamos indiquei alguns sites para buscar fotos dos Gontijos para a elaboração de sua miniatura.

 

DIPLOMATAS

3) “Olá tudo bem? Eu gostaria de saber quais as diferenças existentes entre as versões JO, Sete Quedas (Diplomata Airbus),e as 2.40 e 2.60 das carrocerias Nielson Diplomata, e em quais anos essas versões foram lançadas e produzidas.em especial as da década de 1970. Por favor me respondam a essa dúvida e se possível me mandem fotos, desses ônibus e de suas respectivas versões para que eu possa ver as diferenças existentes, além dos anos em que elas foram produzidas. Muito Obrigado!” - Tarcilo da Matta Ferreira - tarcilodamatta@hotmail.com

Prezado Tarcilo: pedi ao amigo Pablo Dalalibera para responder pois é grande conhecedor das carrocerias Nielson. E, segundo ele:

- Diplomata 67, 68 e 69, teto arredondado tipo Nicola, com degrau no teto;
- Diplomata 70 - Já de estilo mais quadrado com frente inclinada, grade e faróis redondos sobressalentes;
- Diplomata 73 - Igual ao 70 mas com faróis redondos dentro da máscara quadrada;
- Diplomata 74 - Igual ao 73 só que o teto que tinha degrau no meio foi levado até a cabine; Então o degrau do teto fica sobre a porta ( Diplomata Jo);
-Diplomata 75 - Diferenciou a grade, farol sobre farol ,dois de cada lado, frente inclinada e o mesmo degrau do teto do 74. Muda a posição das lentes traseiras também;
-Diplomata 76 - Igual ao 75 ,mas com traseira alta (primeiro Air Bus);
-Diplomata 77 - O Diplomata Sete Quedas com janelas inclinadas como os demais, permaneceu assim até 78;
-Diplomata 79/80 - O Diplomata Sete Quedas com janelas quadradas e inicio dos Diplomata's Super, tanto motor traseiro no toco alto com porta central, como com porta dianteira recuada ou avançada, alto e trucado;
Até 1982, 1983;
-Diplomata 2,60 nas versões baixa, média e alta, equivalente ao 310, 330 e 350 de 1983 à 1984 (Durou pouco a produção, por isso é mais raro de se achar entre os Diplomatas). Igual ao Sete Quedas, mas com chapéu dianteiro e chapéu traseiro liso (sem as quedas);
-Diplomata série 300- última série dos Nielson Diplomata - Durou até o final de 1989, com diferença apenas nas grades dianteiras e alguns acessórios, nas versões 310, 330, 350 e 380 de convés alto;


DÚVIDAS CURITIBA

4) "Olá. Li a edição 118 e as novidades dos consórcios, porém tenho algumas dúvidas. Uma já é meio antiga: porque não existe o carro 17R34? As outras são de agora: porque aquele padron novo da Mercês recebeu prefixo MC006, não deveria ser MC3XX ? E porque os mascarellos da Graciosa não estão rodando aqui e sim no litoral? Outra que eu soube e fiquei indignado, é que os DD com teto retrátil novos não estão circulando por causa da fiação elétrica baixa. E que venham novos ligeirinhos e biarticulados, estamos precisando.” - Rafael Fernandes - r.1909@hotmail.com

Prezado Rafael: Quanto ao MC006 você tem razão, ele deverá receber prefixo na série 300 por ser padron. Alguns dos DDs novos além de terem alteração na altura do teto retrátil precisavam da liberação da documentação pela Busscar, situação já resolvida sendo que todos eles já comçaram a rodar. As outras respostas já mandei por e-mail.

DÚVIDAS LICITAÇÃO

5) "Olá, estou com uma dúvida,com esse consórcio das empresas, e com os novos prefixos, as empresas metropolitanas não integradas, como Viação Colombo e Castelo Branco, elas terão alterações ou continuarão como estão? Obrigado!” - Jefferson Ramos - r.jeffersonramos@hotmail.com

Prezado Jefferson: não muda praticamente nada na operação dos metropolitanos que não foram incluídos na licitação municipal. Futuramente poderá haver licitação pelo governo do Estado para tais linhas. O que mudou após a licitação foi a tabela de algumas linhas metropolitanas integradas que passaram a ser operadas apenas por empresas municipais (linhas, então, licitadas) ou metropolitanas (não licitadas).


 

A FOLHA DO OMNIBUS 120

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