Você está aqui:Página Principal>A Folha do Omnibus (Índice Geral)> A Folha do Omnibus 117 

 

 a folha do omnibus 

 Número 117 :: Ano 18 :: 25 de setembro de 2009

www.omnibus.com.br  

Publicação do Omnibus do Brasil

Edição: Osvaldo Born - Correio eletrônico: omnibusdobrasil@yahoo.com.br - Telefone (41) 9621-0711 

:: É permitida a reprodução das informações/fotos desde que citada a fonte e conservados os créditos :: 

Colaboradores e fontes das informações e fotos desta edição:

Adamo Bazani - Alexandre Sanches - André Corrales - Armando Villela - Busscar Ônibus - Carlos Ribeiro - Christian Teixeira de Sousa - Daumer Marinho - Derles Borges Pichoff - Diogo Vieceli - Douglas Henrique da Conceição de Souza - Egon Rodhe - Eliziar Maciel Soares - Elton Gomes - ExLibris Comunicação Integrada - Fernando Crocetti / Neobus Paraná - Francisco Becker - Francovig - Gustavo Campos - Isaac Matos Preizner - João Manoel da Silva - Marcelo Santos - Marcos Gritten - Natanael de Lima - Osmar Cordeiro - Pablo Dalalíbera Silveira - Paulo Chulis - Pixel Café Comunicação - Ricardo Bascke - Rimatur Turismo - Ronaldo dos Santos - Scania Latin America - Secco Comunicação - Sergio Augusto Braga Canuto - Tiago Alves Alexandre - Victor Hugo Guedes Pereira - Volkswagen Caminhões e Ônibus - Welder dos Santos Dias - Wilian Correa

 

 APRESENTAÇÃO

 

Prezados Leitores: Esta edição da A FOLHA DO OMNIBUS mostra as aquisições de empresas de ônibus em Curitiba e região relativas ao primeiro semestre de 2009 além de destacar também novidades em outras regiões brasileiras. A publicação chega a sua maioridade iniciando o 18.º ano de existência. Informações não faltam mesmo diante do cenário de crise no primeiro semestre. A empresa Rimatur Turismo de Curitiba, por exemplo, adquiriu nada menos que 89 veículos 0km neste ano. Nas empresas de transporte urbano também houve grande renovação merecendo destaque a Auto Viação Santo Antonio de Colombo (PR), Auto Viação Redentor e Transporte Coletivo Glória, estas de Curitiba (PR), pela grande quantidade de veículos novos incorporados. Boa leitura e obrigado pelas colaborações. Osvaldo Teodoro Born

Expressiva renovação da frota de diversas empresas podem ser conferidas na coluna de aquisições desta edição

 

 ESPECIAIS

NIMBUS ESTÁ DE VOLTA AO LAR - A Viação Colombo (Colombo PR) recentemente re-adquiriu um Nimbus TR3 com chassi Mercedes Benz LPO1113 ano 1975 que já fora da frota da empresa na década de 70. O veículo foi localizado em Itaiópolis (SC) após ter sido vendido por uma concessionária Mercedes Benz de União da Vitória (PR) que até há pouco tempo o utilizava para transporte de seus funcionários. O veículo foi fotografado na concessionária por Wilian Correa e a foto chamou a atenção do proprietário da Viação Colombo pois o estilo de pintura era o mesmo que tinha a empresa no tempo em que as identidades visuais das empresas de transporte metropolitano da região de Curitiba (PR) eram personalizadas. A concessionária Divesa Mercedes Benz de Curitiba intermediou o negócio e o veículo foi trazido pelo experiente motorista Ronaldo dos Santos. O veículo está em bom estado no lado externo e mantém várias plaquetas originais dos fabricantes. Ele será reformado mas ainda não está definido qual será seu destino podendo ser um carro socorro ou atender transporte especial. O Nimbus se junta a outro irmão idêntico na empresas, o famoso carro 101 que já participou de várias EXPONI - Exposição de Ônibus Novos e Antigos e outros eventos de veículos antigos, até mesmo no estado de São Paulo. A FOLHA DO OMNIBUS em nome de todos os historiadores e entusiastas do setor, parabeniza a Viação Colombo e todos que participaram do fato, direta e indiretamente, pela aquisição e pelo interesse na preservação da história do ônibus. Nas fotos abaixo visual externo atual e plaquetas de fabricação do veículo.

Na foto abaixo o veículo localizado em União da Vitória (PR).

O carro que já é preservado pela Viação Colombo, de prefixo 101, está nas fotos abaixo.


ÔNIBUS DA LINHA VERDE INICIAM OPERAÇÃO EM CURITIBA

No início do mês de maio iniciaram operação os veículos que atendem o novo eixo de transporte da cidade de Curitiba (PR), a Linha Verde, canaleta exclusiva construída ao longo do antigo leito da Rodovia BR 116, trecho urbano que cortava a capital paranaense e que agora abriga uma nova avenida.

Canaleta exclusiva corta o antigo traçado da Rodovia BR 116 na região sul de Curitiba (PR)

Os ônibus, 6 Scania e 12 Volvo (4 são reserva), são articulados de 20 metros de comprimento, embarque em nível e os da marca Scania possuem 4 eixos, ou seja, são trucados no segundo módulo. No início de setembro 6 ônibus (3 Volvo e 3 Scania) da Viação Cidade Sorriso passaram a rodar com diesel B100, a partir de reaproveitamento de óleo de fritura.

Articulado Scania 8x2 na estação final da Praça Carlos Gomes - Área de embarque
Articulado Scania 8x2 na estação final da Praça Carlos Gomes - Área de embarque (esquerda) e desembarque (direita)

O eixo é atendido pela nova linha do expresso 550 - Pinheirinho - Carlos Gomes e deve reduzir em dez minutos o tempo de viagem até o centro de Curitiba. Linhas alimentadoras permitem integração nas 5 novas estações-tubo São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal.

Vista da Estação Marechal Floriano Peixoto

Além destas a nova linha faz parada nas estações UTFPR, Almirante Gonçalves e Parolin na Avenida Marechal Floriano Peixoto e tem ponto final na rua Lourenço Pinto a 100 metros da Praça Carlos Gomes.

Vista da Estação UTFPR (apenas desembarque)
Vista interna Terminal Pinheirinho com a área em nível para biarticulados e ligeirinhos (terminal ainda em obras)

A nova linha vai transportar 32 mil passageiros por dia e deve desafogar o fluxo nas linhas do eixo sul, que atendem cerca de 260 mil pessoas diariamente. Nos horários de pico, os coletivos terão intervalos de 4 minutos. Em função da integração, algumas linhas mudaram de nome e tiveram alterações no itinerário. A linha Jardim Esmeralda, que atende o Xaxim, por exemplo, se dividiu em duas linhas com outros nomes: Xaxim-Capão Raso e Xaxim-Linha Verde. Já o Interbairros 6 foi substituído por outra linha na região norte, a Maracanã-Linha Verde. Várias outras linhas tiveram alterações com o intuio de otimizar o transporte nas rgiões atendidas pelo novo eixo de transporte.

Vista interna Terminal Pinheirinho com a área em nível para embarque na Linha Verde (terminal ainda em obras)
Vista interna Terminal Pinheirinho com a área em nível para desembarque na Linha Verde (terminal ainda em obras)
Totem da estação Vila Fanny
Aspecto da entrada de uma das estações, que agora são mais altas e com piso de concreto

Além das canaletas exclusivas e estações-tubo houve investimento para reposicionamento das estações na Avenida Marechal Floriano permitindo a ultrapassagem dos articulados visto que a linha do biarticulado Boqueirão utiliza a mesma avenida.

Um dos novos veículos Volvo do eixo
Linha alimentadora permite integração na própria estação-tubo

Vale frisar, no entanto, que neste caso da Linha Verde houve mal planejamento das ações por parte das instituções públicas envolvidas. Os veículos, por exemplo, haviam sido entregues há praticamente 1 ano enquanto as obras nas avenidas por onde a linha passa caminhavam a "passo de tartaruga". Além disso continuam no mesmo ritmo as obras na continuação do eixo Boqueirão que darão espaço para ultrapassagens em toda a Marechal Floriano permitindo a operação de articulados em ligação direta entre os terminais utilizando as mesmas canaletas.


NOVAS ESTAÇÕES-TUBO PARA A INTER II

Vista da Estação Praça das Bandeiras no Bom Retiro
Vista da Estação Centro Cívico / Assembleia

Os passageiros do transporte coletivo de Curitiba (PR) que utilizam a linha do ligeirinho Inter 2 já contam com estações-tubo maiores. A mudança é uma adaptação aos novos ônibus articulados, com três portas, que começaram a operar na cidade neste ano. As novas estações ficarão em média com 11 metros de largura. As anteriores tinham 7 metros. A linha é a que tem a maior demanda do sistema de transporte da capital. Por dia, são transportados 77.298 passageiros. Também estão sendo colocadas plataformas de concreto em frente a cada parada. As estações serão adaptadas para melhorar a climatização e o fluxo de embarque e desembarque de passageiros. Passaram por reformas as estações-tubo Xaxim, Salgado Filho, Jardim das Américas, Colégio Militar, Praça das Nações, Agrárias, Centro Cívico / Assembleia, Centro Cívico / Tribunal de Justiça, Teffé, Praça das Bandeiras, Detran, Praça das Mercês, Santa Quitéria, Terminal Cabral, Terminal Capão da Imbuia e Terminal Hauer.

De acordo com a prefeitura, com o aumento de mais de 50% no tamanho das estações, foi possível criar uma nova porta de embarque para os ônibus articulados. Com a reforma também haverá a elevação e aumento da altura dos tubos. Estão sendo trocadas as partes elétricas das estações, que ficarão mais modernas. O acesso às estações-tubo será adaptado para pessoas com deficiência onde ainda não existiam acessos adequados. Calçadas antiderrapantes também fazem parte da reforma.

Dos 70 veículos que fazem a linha direta do Inter 2, 40 devem ser articulados. Os ônibus fazem um percurso circular de quase 38 quilômetros em cada viagem, passando por 12 bairros, no sentido horário e anti-horário. Os seguintes bairros fazem parte do itinerário da linha: Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico. A ampliação da capacidade da linha faz parte do Programa de Transporte Urbano, da Prefeitura de Curitiba, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

SITE DO OMNIBUS - VISITAS

NÚMERO DE VISITAS NO SITE OMNIBUS EM 2008/2009

(Estatística Awstats)

Mês
Visitantes
Setembro 2008
9853
Outubro 2008
10908
Novembro 2008
12282
Dezembro 2008 (até 30/12)
10398
Janeiro 2009
12.149
Fevereiro 2009
13.254
Março 2009
14.701
Abril 2009
13.407
Maio 2009
12.984
Junho 2009
12.229
Julho 2009
12.578
Agosto 2009
11.725

 

 GRUPO OMNIBUS DO BRASIL

O Grupo de Discussão Omnibus do Brasil tem como objetivo reunir interessados em transporte coletivo por ônibus que sejam residentes nos estados do Paraná e Santa Catarina, independentemente de onde tenham nascido. Trocando fotos e informações os cerca de 75 associados que compõem o grupo tem a oportunidade de manter atualizados seus dados a respeito de frotas, ver fotos de ônibus novos e antigos, trocar experiências, fazer novas amizades e refletir sobre o assunto que mais lhes interessa como hobby ou na própria vida profissional, e até mesmo expressar pontos de vista diferentes sobre as questões que norteiam o assunto ônibus. Além de manter regras claras de bom funcionamento de suas atividades, evitando as "discussões" e prezando pelo "diálogo", o Grupo Omnibus do Brasil mantém o bom senso entre seus participantes, possibilitando um ambiente sadio para o colecionismo. Interessados na associação ao grupo, desde que residentes nas regiões especificadas acima, devem manter contato pelo e-mail omnibusdobrasil@yahoo.com.br.

QUADRO DE AQUISIÇÕES

Envie informações de aquisições na sua região observando os itens abaixo.

Se possível anexe fotos de boa qualidade para ilustrar as informações. 

Seu nome constará como colaborador da edição.

NOME DA EMPRESA (quando possível completo)

CIDADE SEDE 

NÚMERO TOTAL DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS (quando disponível)

TIPO DOS VEÍCULOS (micro, urbano, intermunicipal ou rodoviário)

CATEGORIA OU SERVIÇO (fretamento, linhas regulares, linhas especiais, serviço leito)

PREFIXOS DOS VEÍCULOS: deve CONTER NO MÍNIMO UM DOS PREFIXOS DO LOTE; sem esta informação nenhum dado será publicado nesta seção

MARCA E MODELO DA CARROCERIA, número de portas 

MARCA E MODELO DO CHASSI (se não for identificado o modelo informar no mínimo se é motorização dianteira, central ou traseira).

OUTRAS OBSERVAÇÕES (ar condicionado, tipo de vidros, caixa de itinerário digital, linhas operadas)

OBSERVAÇÕES QUANTO À TABELA:

2pee - 2.ª porta entre-eixos < > nd - não disponível

EMPRESA - SEDE QUANT CARROCERIA MARCA/MODELO CHASSI MARCA/MODELO PREFIXOS VISTOS DETALHES
ESTADO DO PARANÁ - CURITIBA - URBANOS MUNICIPAIS
Auto Viação Marechal (Curitiba PR) 06 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 AN611, AN612, AN613, AN614, AN615, AN616 Categoria Micro Especial Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Marechal (Curitiba PR) 03 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722 AC188, AC189, AC190 Categoria Convencional. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Auto Viação Marechal (Curitiba PR) 02 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722 AS013, AS014 Categoria Escolar SITES. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital.
Auto Viação Marechal (Curitiba PR) 05 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722 AA005, AA006, AA007, AA008, AA009 Categoria Alimentador. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR) 01 Neobus Mega Modelo 2006 3 portas Mercedes Benz OF1722M BS019 Categoria Escolar SITES. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital.
Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR) 25 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722 BA119, BA120, BA121, BA122, BA123, BA124, BA125, BA126, BA127, BA128, BA129, BA130, BA131, BA132, BA133, BA134, BA135, BA136, BA137, BA138, BA139, BA140, BA141, BA142, BA143 Categoria Alimentador. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Empresa Cristo Rei (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 BN411 Categoria Alimentador Micro Especial. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR) 01 Caio Millennium II Articulado 4 portas Mercedes Benz O500MA (automático) BR108 (ARQ 3919) Categoria Interbairros Articulado. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e laterais.
Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Curitiba PR) 03 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722 CB027 (ARH 1380), CB028, CB029 (ARH 1124), CB030 (ARH 1126) Categoria Interbairros. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Opera na linha Interbairros I (não integrada).
Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Curitiba PR) 03 Caio Millennium II Articulado Ligeirinho Mercedes Benz O500MA (automático ZF) CR802 (AQW 4230), CR803 (AQW 4232), CR804 (AQW 4231)
Categoria Linha Direta Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com som MP3.
Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Curitiba PR) 02 Caio Apache Vip I Ligeirinho Mercedes Benz O500M (automático) CL039 (AQY 3832), CL040 (AQY 1192) Categoria Linha Direta. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com som MP3.a porta. Veículo com som MP3.
Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Curitiba PR) 01 Neobus Mega Modelo 2006 3 portas Mercedes Benz OF1722M CS011 Categoria Escolar SITES. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital.
Empresa Cristo Rei (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 DN401 Categoria Alimentador Micro Especial. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Auto Viação Nossa Senhora do Carmo (Curitiba PR) nd Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M EA186 (ARJ 5563), EA187, EA188, EA189, EA190, EA191, EA192, EA193, EA94, EA195, EA196, EA197, EA198, EA199, EA200 Categoria Alimentador. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Viação Cidade Sorriso (Curitiba PR) 02 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 GN607, GN608 Categoria Convencional Micro Especial. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Viação Cidade Sorriso (Curitiba PR) 03 Neobus Mega Modelo 2006 3 portas Mercedes Benz OF1722M GS030, GS031, GS032 Categoria Escolar SITES. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital.
Viação Cidade Sorriso (Curitiba PR) 15 Neobus Mega Modelo 2006 3 portas Mercedes Benz OF1722M GA167,GA168, GA169, GA171, GA172, GA173, GA174, GA175, GA176, GA177, GA178, GA179, GA180, GA181 Categoria Alimentador. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Viação Cidade Sorriso (Curitiba PR) 06 Neobus Mega Modelo 2006 3 portas Volkswagen 17.260EOT GA160, GA161, GA162, GA163, GA164, GA165 Categoria Alimentador. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Viação Cidade Sorriso (Curitiba PR) 01 Neobus Mega Modelo 2006 3 portas Volvo B7R GA166 Categoria Alimentador. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Auto Viação Redentor (Curitiba PR) 02 Caio Millennium II Articulado 4 portas

Mercedes Benz O500MA (automático)

HR119, HR120 Categoria Interbairros Articulado. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e laterais.
Auto Viação Redentor (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 HN403 Categoria Alimentador Micro Especial. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Auto Viação Redentor (Curitiba PR) 01 Caio Apache Vip II portas

Mercedes Benz OF1722

HS019 Categoria Escolar SITES. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital.
Auto Viação Redentor (Curitiba PR) 25 Caio Apache Vip II portas

Mercedes Benz OF1722

HA280, HA281, HA282, HA283, HA284, HA285, HA286, HA287, HA288, HA289, HA290, HA291, HA292, HA293, HA294, HA295, HA296, HA297, HA298, HA299, HA300, HA301, HA302, HA302, HA303 Categoria Alimentador. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Auto Viação Redentor (Curitiba PR) nd Caio Millennium II Articulado 4 portas

Mercedes Benz O500MA (automático)

HR805 (Errata na edição 125: este veículo nunca existiu) Categoria Linha Direta Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com som MP3.
Auto Viação Agua Verde (Curitiba PR) 02 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 JN400, JN401 Categoria Alimentador Micro Especial. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Auto Viação Agua Verde (Curitiba PR) 01 (Errata na edição 118: são 4 unidades, prefixos até JA038) Busscar Urbanuss Ecoss II 3 portas Mercedes Benz OF1722M JA035 Categoria Alimentador. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Primeiro Ecoss da região.
Auto Viação Agua Verde (Curitiba PR) 01 Busscar Urbanuss Pluss 3 portas Scania K230 JC170 (ARO 4479) Categoria Troncal. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Auto Viação Curitiba (Curitiba PR) 01 Marcopolo Svelto Modelo 2008 3 portas Volkswagen 17.260EOT LC073 (ARH 2182) Categoria Troncal. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Auto Viação Curitiba (Curitiba PR) 01 Marcopolo Viale Ligeirinho Scania K230 (automático) LL031 (AQW 3421) Categoria Linha Direta. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com som MP3.
Auto Viação Curitiba (Curitiba PR) 01 Marcopolo Svelto Modelo 2008 Escolar Volkswagen 17.230EOF LS003 Categoria Escolar SITES. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário frontal e lateral após segunda portadigital .
Auto Viação Mercês (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 MN405 Categoria Alimentador Micro Especial. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Auto Viação Mercês (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 MN611 Categoria Convencional Micro Especial. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Auto Viação Mercês (Curitiba PR) nd Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722 MA012 Categoria Alimentador. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
ESTADO DO PARANÁ - URBANOS METROPOLITANOS DA REGIÃO DE CURITIBA
Transtupi (Araucária PR) 02 Comil Svelto Modelo 2008 3 portas Mercedes Benz OF 232, 233 Categoria Triar Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal. Veículo com elevador para cadeirantes.
Leblon Transporte de Passageiros (Fazenda Rio Grande PR) 01 Caio Millennium II 3 portas Volvo B7R (automático) 15A78 (ARR 8731) Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com elevador para cadeirantes.
Expresso Azul (Pinhais PR) nd Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 17G29 Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Santo Antonio (Colombo PR) 05 Caio Millennium II 3 portas Volkswagen 17.260EOT (automático) 18C73, 18C74, 18C75, 18C76, 18C77, Categoria Troncal Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes. 5 deles substituem Marcopolo Torino GV 3 portas ano 1998, sendo 3 com chassi Volvo B58 de prefixos 18C49, 18C50 e 18C5 e 2 de chassi Volvo B10M de prefixos 18C47 e 18C48.
Auto Viação Santo Antonio (Colombo PR) 09 Caio Apache Vip II 3 portas Mercedes Benz OF1722M 18G13, 18G14, 18G15 (ARI 6905), 18G16, 18G17, 18G18, 18G19, 18G20, 18G21 Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Santo Antonio (Colombo PR) 04 Caio Millennium II Ligeirinho Articulado Mercedes Benz O500MA (automático) 18R90, 18R91, 18R92, 18R93 Categoria Linha Direta Metropolitano Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral.
Auto Viação Santo Antonio (Colombo PR) 02 Caio Millennium II Articulado 4 portas Mercedes Benz O500MA (automático) 18R48, 18R49 Categoria Alimentador Metropolitano Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
Empresa Araucária (Araucária PR) 02 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 19A47, 19A48 Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
Auto Viação São José dos Pinhais (São José dos Pinhais PR) nd Marcopolo Torino modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 20.188, 20.189, 20.190, 20.191, 20.192 Categoria Metropolitano Troncal. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
Empresa São Braz (Curitiba PR) nd Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 21A34 (ARL 7189), 21A35, 21A36, 21A37, 21A38, 21A39 (ARL 7183), 21A40, 21A41, 21A42 (ARL 7199) Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
Empresa Campo Largo (Campo Largo PR) 02 Marcopolo Torino Modelo 1999 3 portas Mercedes Benz OF1721 ano 2002 22.062 (AKU 4696 - Ex 201), 22.063 (AKU 4695 - Ex 202) Categoria Alimentador Metropolitano. 22.062 com elevador para cadeirantes. Ex Empresa Piedade (PR).
Empresa Campo Largo (Campo Largo PR) nd Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 22A47 Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
Viação Castelo Branco (Quatro Barras PR) 01 Neobus Mega Modelo 2006 3 portas Volkswagen 17.230EOD 25.119 Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
Viação Castelo Branco (Quatro Barras PR) 06 Neobus Mega Modelo 2006 3 portas Mercedes Benz OF1722 25.120 25.121, 25.122, 25.123, 25.124, 25.125 Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.

Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR)

(Errata na edição 118: a sede atual é Curitiba)

07

 

Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722

26A20, 26A21, 26A22, 26A23, 26A24, 26A25, 26A26, 26A27

(Errata na edição 118: o 26A27 não faz parte deste lote)

Categoria Alimentador Metropolitano. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.

Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR)

(Errata na edição 118: a sede atual é Curitiba)

01 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722 26.102 Categoria Convencional Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com elevador para cadeirantes. 

Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR)

(Errata na edição 118: a sede atual é Curitiba)

01 Comil Svelto NS 3 portas Volkswagen 17.210EOD 26.100 (AWT 0021) Categoria Convencional Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com elevador para cadeirantes. Ex veículo de teste XY019.

Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR)

(Errata na edição 118: a sede atual é Curitiba)

01 Neobus Spectrum City nd 26.101 (ARQ 9431) Categoria Convencional Metropolitano Micro Especial. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com elevador para cadeirantes. 

Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR)

(Errata na edição 118: a sede atual é Curitiba)

01 Neobus Mega Modelo 2006 3 portas Volkswagen 17.260EODT 26C12 Categoria Troncal Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.   
Viação Graciosa (Curitiba PR) 04 Marcopolo Torino Modelo 99 3 portas nd 27.044 (ALT 8437 ex 87), 27.045 (ALT 9355 ex 88), 27.046 (ALT 8513 ex 89), 27.047 (ex 90) Categoria Metropolitano Convencional. Veículos anteriormente operavam linhas do litoral do estado do Paraná.
Viação Marumbi (Curitiba PR) nd Comil Svelto Modelo 2008 2 portas Volkswagen 17.230EOD 28.040 (ARO 9854), 28.041 (ARO 9855) Caixa de itinerário digital. Veículos com elevador para cadeirantes. Porta pacotes internos. Bancos altos. Operação em linhas do litoral do estado do Paraná.
Viação Piraquara (Piraquara PR) 02 Comil Svelto Modelo 2008 3 portas Volkswagen 17.230EOD 29088 (ARG 3750), 29.089 Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
Viação Piraquara (Piraquara PR) 01 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 29A88 (ARK 8709) Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
ESTADO DO PARANÁ - RODOVIÁRIOS / URBANOS INTERIOR DO ESTADO
Giselletur (Curitiba PR) 01 Marcopolo Torino GV 1 porta (originalmente 3) Mercedes Benz OF1620 350 (AGZ 5963) Ex carro 661 da VCG de Ponta Grossa (PR).
Universidade Estadual de Ponta Grossa (Ponta Grossa PR) 02 Comil Svelto NS 1 portas Volkswagen 17.260EOT nd Fretamento para alunos e servidores da UEPG. Veículos entregues em abril.
Universidade Estadual de Ponta Grossa (Ponta Grossa PR) 01 Comil Campione 3.65 Volvo B9R (ARD 3695) Ar condicionado. Fretamento para alunos e servidores da UEPG. Veículos entregues em março.
Transtupi (Araucária PR) nd Comil Versatile II Mercedes Benz OF1722 1050 Ar condicionado. Fretamento.
Brasil Bonito Turismo (Curitiba PR) 01 Busscar Panoramico DD II Scania K420 8x2 1020 (BBT 0093) Ar condicionado. Vidros colados. Turismo.
Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) 03 Comil Svelto Modelo 2008 2 portas Volkswagen 17.260EOT 5951, 5952, 5953 Operação em linhas da região de Registro (SP).
Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) 10 Marcopolo Paradiso G61350 Volvo B12R 5930, 5931, 5932, 5933 (ARD 1116), 5934, 5935 (ARD 5036), 5936, 5937, 5938, 5939 Serviço Executivo. Ar condicionado. Vidros colados. 3 Monitores LCD. Linhas rodoviárias regulares. Veículos entregues em abril. Operam no lugar dos veículos 5550 a 5559 (deslocados para outras regiões, veículos de mesma configuração, ano 2005, na rota São Paulo (SP) - São Miguel do Oeste (SC).
Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) 02 Marcopolo Paradiso G61550LD Volvo B12R 5941 (ARE 6631), 5942 Serviço Leito. Ar condicionado. Vidros colados. Linhas rodoviárias regulares.
Francovig (Londrina PR) 08 Comil Versatile II Volkswagen 17.230EOD 6302 (ARG 9219), 6303 (ARG 9224), 6304 (ARG 9227), 6305 (ARG 9212), 6306 (ARG 9218), 6307 (ARG 7946), 6308 (ARG 9249), 6309 (ARG 9271) Fretamento Aetrha.
Empresa Princesa do Ivaí (Londrina PR) nd Volare W9 Agrale 20.905 Linhas rodoviárias regulares.

Viação Garcia Ltda (Londrina PR) 22 Busscar Urbanuss Pluss Mercedes Benz OF1722M 7505, 7535 Linhas regulares. Pintura dos para-choques passa a ser na cor verde. Veículos entregues em abril.
Viação Garcia (Londrina PR) nd Irizar PB Volvo B12R 7815 Ar condicionado. Vidros colados. Linhas rodoviárias regulares.
Parque Tecnológico de Itaipu (Foz do Iguaçu PR) 03 Mascarello Gran Via 2 portas (2pee) Volvo B7R Piso Baixo nd Fretamento para turistas do Parque Tecnológico de Itaipu.
Parque Tecnológico de Itaipu (Foz do Iguaçu PR) 05 Busscar Urbanuss Pluss Tour 3 portas (1 de serviço) Volvo B7R nd Fretamento para turistas do Parque Tecnológico de Itaipu.
Viação Capital da Água (Piraquara PR) 02 Neobus Spectrum City 2 portas (2pee) Agrale 502, 503 Fretamento escolar. Veículos com elevador para cadeirantes.
Viação Capital da Água (Piraquara PR) 01 Neobus Spectrum Intercity Agrale 501 Fretamento escolar.
Viação Jóia (Ibaiti PR) 01 Irizar New Century Scania K (reencarroçado) 38.000 (AKL 2105) Serviço Leito. Linhas rodoviárias regulares. Ar condicionado. Vidros colados. Ex 32.020.
LC Turismo (Curitiba PR) 01 Comil Campione 3.85 Volvo B10M 1300 Turismo. Ar condicionado. Veículo operam serviços a partir de Siqueira Campos (PR). Veículo ex Turismo São José (Wenceslau Braz PR).
Rimatur Turismo (Curitiba PR) 02 Marcopolo Viaggio G7 900 Volkswagen 17.230EOD V- Tronic. nd 44 lugares. Turismo.
Rimatur Turismo (Curitiba PR) 20 Comil Versatile II Volkswagen 17.230EOD
2901 (AQZ 0687), 2902 (AQZ 0673), 2903 (AQY 9258), 2904 (AQZ 0690), 2905 (AQY 9259), 2906 (AQZ 0671), 2907 (AQZ 0675), 2908 (AQZ 0667), 2909 (AQZ 8135), 2910 (AQZ 5305), 2911 (AQZ 8168), 2912 (AQZ 8167), 2913 (AQZ 8134), 2914 (AQZ 6927), 2915 (AQZ 6929), 2916 (AQZ 9401), 2917 (AQZ 9398), 2918 (AQZ 6928), 2919 (AQZ 6930), 2920 (ARA 3014)
Fretamento contínuo. 48 lugares.
Rimatur Turismo (Curitiba PR) 50 Marcopolo Ideale 770 Volkswagen 17.230EOD 2921 (ARN 4681), 2922 (ARN 4680), 2923 (ARN 4682), 2924 (ARN 4597), 2925 (ARN 4684), 2926 (ARN 4593), 2927 (ARN 4596), 2928 (ARN 4542), 2929 (ARN 4671), 2930 (ARN 8311), 2931 (ARN 4594), 2932 (ARN 5488), 2933 (ARN 5486), 2934 (ARN 5489), 2935 (ARN 4595), 2936 (ARN 5485), 2937 (ARN 5481), 2938 (ARN 7480), 2939 (ARN 5487), 2940 (ARN 5490), 2941 (ARN 5483), 2942 (ARN 5425), 3001, 3002, 3003, 3004, 3005, 3006, 3007, 3008, 3009, 3010, 3011, 3012, 3013, 3014, 3015, 3016, 3017, 3018, 3019, 3020, 3021, 3022, 3023, 3024, 302, 3026, 3027, 3028, 3029, 3030 (Errata na edição 118: o último prefixo é 3028) 48 lugares. Fretamento contínuo.
Rimatur Turismo (Curitiba PR) 12 Renault Master Minibus - 180 (ARF 9299), 182 (ARF 9305), 184 (ARF 9304), 186 (ARF 9303), 188 (ARG 2052), 190 (ARG 2054), 190 (ARG 2054), 192 (ARH 2775), 194 (ARN 5482), 194 (ARN 5482), 196 (ARN 5484), 198 (ARN 7493), 200 (ARN 9462), 202 (ARN 9464) Ar condicionado. Fretamento contínuo. 16 lugares.
Rimatur Turismo (Curitiba PR) 05 Volare W9 Agrale 2943 (ARQ 7660), 2944 (ARQ 7661), 2945 (ARQ 7663), 2946 (ARQ 7662), 2947 (ARQ 7659) Executivo. Fretamento contínuo.28 lugares.
Viação Umuarama (Umuarama PR) nd Marcoopolo Paradiso G61200 (Errata na edição 119: o modelo é Viaggio G61050) Mercedes Benz O500 2906 Ar condicionado.
Prefeitura Municipal de Guaíra (Guaíra PR) 01 Neobus Thunder Plus - (ARO 9244) Ar condicionado.
JCR (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrum Intercity Agrale 40 Fretamento.
Volkmann Tur (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrum Road Agrale nd Fretamento.
Hans Herbert Duck (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrum Road Volkswagen 17.230EOD nd Fretamento.
Expresso Cidade Foz (Foz do Iguaçu PR) 01 Maxibus Dolphin 2 portas Volkswagen 16.210CO 4116 Linhas municipais na cidade.

Expresso Maringá (Ponta Grossa PR)

(Errata na edição 118: a sede é Maringá PR)

06 Busscar El Buss 320 Mercedes Benz OF1418 5423 , 5424 , 5425 , 5426 , 5427, 5428 Linhas rodoviárias regulares do setor de Curitiba (PR).
Riobrantur (Rio Branco do Sul PR) 03 Neobus Spectrum Road 340 Mercedes Benz OF1722 1400, 1500, 1600 Fretamento contínuo.
Transporte Coletivo Cidade Canção (Maringá PR) 20 Busscar Urbanuss Pluss 3 portas nd 5807 Linhas municipais. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos entregues em fevereiro.
Viação Rocio (Paranaguá PR) nd Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1418 3901, 3902, 3903, 3904 Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal.
Viação Rocio (Paranaguá PR) nd Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722 3906, 3907 Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal.
Viação Marumbi (Curitiba PR) nd Comil Svelto Modelo 2008 2 portas Volkswagen 17.230EOD 15 (ARP 3245) Caixa de itinerário digital. Veículos com elevador para cadeirantes. Porta pacotes internos. Bancos altos. Operação em linhas do litoral do estado do Paraná.
Viação Graciosa (Curitiba PR) 04 Comil Svelto Modelo 2008 2 portas Volkswagen 17.230EOD 69 (ARJ 9031), 70 (ARJ 9032), 71 (ARK 0590), 72 (ARK 0591) Caixa de itinerário digital. Veículos com elevador para cadeirantes. Porta pacotes internos. Bancos altos. Operação em linhas do litoral do estado do Paraná.
Capanema Tur (Curitiba PR) 01 Comil Campione 4.05HD Scania K380 1935 Turismo. Ar condicionado. Vidros colados.
Empresa Princesa do Norte (Santo Antonio da Platina PR) nd Marcopolo Paradiso G61350 Mercedes Benz O500RSD 66.114 (ARJ 6877), 66.120 Linhas rodoviárias regulares. Ar condicionado. Vidros colados.
Empresa Princesa do Norte (Santo Antonio da Platina PR) nd Marcopolo Paradiso G61200 Mercedes Benz O500RS 66.109 (ARA 9839) Linhas rodoviárias regulares. Convencional.
ASS Turismo (Curitiba PR) 01 Marcopolo Paradiso G61800DD Scania K420 8x2 2011 Turismo. Ar condicionado. Vidros colados. Fretamento esclusivo CVC.
ASS Turismo (Curitiba PR) 01 Busscar Panoramico DD II Scania K420 8x2 2012 Turismo. Ar condicionado. Vidros colados.
ESTADO DE MINAS GERAIS / GOIÁS - URBANOS / RODOVIÁRIOS

Viação Cidade Sorriso (Uberlândia MG)

nd Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 4516 Linhas municipais. Veículos com elevador para cadeirantes. Empresa do Grupo que controla também a Viação Cidade Sorriso de Curitiba (PR).

Expresso São Luiz (Goiânia GO)

12 Marcopolo Paradiso G61550LD Volvo B12R 7310 Linhas rodoviárias regulares. Caixa de itinerário eletrônico. Ar condicionado. Veículos entregues em abril. Empresa passou a operar com alguns destes veículos a nova linha Alta Floresta (MT) - Recife (PE) via Brasilia.

Empresa Gontijo (Belo Horizonte MG)

02 Marcopolo Paradiso G61200 Volvo B12R 5880, 5885 Veículos em testes em linhas rodoviárias regulares. 46 lugares. Caixa de itinerário eletrônico. Ar condicionado. Poltronas leito turismo soft na cor verde. Vigia traseiro. Geladeira. Veículos entregues em maio.

Expresso Translider (Conselheiro Lafaiete MG)

03 Busscar El Buss 320 Mercedes Benz OF1722M nd Veículos entregues em maio.

Viaçao São Luiz (Conselheiro Lafaiete MG)

02 Comil Campione 3.25 Vision Mercedes Benz OF1722M 7800, 8000 Fretamento e turismo na região. Cabinado. Caixa de itinerário eletrônico. Poltronas soft na cor verde. Vigia traseiro. Veículos entregues em maio.
 

Comércio Lubrificantes Peças Ltda (Conselheiro Lafaiete MG)

01 Comil Svelto Modelo 2008 2 portas Mercedes Benz OF 771 Opera linha Conselheiro Lafaiete (MG) - Congonhas (MG).

Viação Conquista (Itaguara MG)

01 Marcopolo Paradiso GV1150 nd 590 (GVI 3784) Ex Viação São José (Formiga MG)

Empresa Bareza (Cataguases MG)

01 Marcopolo Ideale 770 Mercedes Benz OF1418 771 .
ESTADO DA BAHIA - URBANOS
Barrama (Salvador BA) nd Comil Svelto Modelo 2008 3 portas Agrale MA 15.0

0803, 0804, 0805

Veículos com elevador para cadeirante. Bancos esfofados com encosto alto. Veículos entregues em março.

Viação Vitória Ltda (Vitória da Conquista BA) 03 Comil Svelto Modelo 2008 3 portas Agrale MA 15.0

8024, 8025, 8026

Linhas regulares municipais. Veículo com elevador para cadeirante na portal central. Piso de alumínio. Poltronas de encosto alto. Caixa de itinerário digital com inscrições na cor branca. Balaústres e corrimões encapados na cor verde limão.

Viação Vitória Ltda (Vitória da Conquista BA) 02 Comil Svelto Modelo 2008 2 portas Agrale MA 15.0

8022, 8023

Linhas regulares municipais. Veículo com elevador para cadeirante na segunda porta. Piso de alumínio. Poltronas de encosto alto. Caixa de itinerário digital com inscrições na cor branca. Balaústres e corrimões encapados na cor verde limão.

 
Viação Vitória Ltda (Vitória da Conquista BA) 02 Caio Apache Vip II 2 portas Agrale MA 15.0

8020, 8021

Linhas regulares municipais. Piso de alumínio. Poltronas de encosto alto. Caixa de itinerário digital com inscrições na cor branca. Balaústres e corrimões encapados na cor cinza. Poltrona especial para obeso.

Viação Vitória Ltda (Vitória da Conquista BA) 01 Caio Foz Super 2 portas Agrale MA 15.0

8019

Linhas regulares municipais - urbano sem cobrador. Piso de alumínio. Poltronas de encosto alto. Caixa de itinerário digital com inscrições na cor branca. Balaústres e corrimões encapados na cor cinza.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Vitória da Conquista BA) 04 Comil Svelto Modelo 2008 1 porta Mercedes Benz OF

nd

Transporte escolar e de funcionários. Piso de alumínio. Poltronas de encosto alto. Os veículos serão distribuídos da seguinte forma: 2 ficarão no Campus de Vitória da Conquista, 1 vai para o Campus da UESB de Itapetinga e 1 para o Campus de Jequié.

 
ESTADO DE SANTA CATARINA - RODOVIÁRIOS
Santa Luzia (SC) 01 Busscar El Buss 320 FT Mercedes Benz OF1722M

2091 (MFO 6433)

Fretamento.

Coletivo Transpenha de (Penha SC) 02 Neobus Spectrum City Volkswagen 15.190EOD

(MGU 7404), (MHI9453)

.

Coletivo Transpenha de (Penha SC) 01 Neobus Thunder Pluss Volkswagen

902 (MFH 0257)

24 lugares. Ar condicionado. Sanitário.

Coletivo Rodovel (Blumenau SC) 01 Caio Apache Vip II 2 portas Mercedes Benz OF1722M

2221 (MFS 6033), 2222 (MFS 5983)

Serviço alimentador. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com elevador para cadeirantes na porta central. Veículo s entregues em fevereiro. 2222 pera linhas no Terminal Fonte. 2221 opera linha 310 - Interbairros II.

Consórcio Siga Rodovel (Blumenau SC) 01 Mercedes Benz Sprinter Mercedes Benz 413 CDI

2903 (MEV-9187)

Serviço Blufácil. Ar condicionado. Veículo entregue em fevereiro.

Gidion S.A. Transporte e Turismo (Joinville SC 01 Busscar Urbanuss Pluss LF 5 portas
Iveco

90.004 (MCF 2771)

Veículo em teste. Movido a gás natural. Vidros colados. Bancos estofados. Rampa de acesso a cadeirantes. Parceria Busscar, Petrobras e Gidion. Atenderá linha municipal Itaum - Centro.
Transtusa Transporte e Turismo Santo Antônio Ltda (Joinville SC 01 Busscar Urbanuss Pluss 3 portas Hibrido HVR 0420 Veículo em teste. Vidros colados. Bancos estofados. Rampa de acesso a cadeirantes. Ar condicionado. Ex 0450 da empresa
Zanattatur (Laguna SC)
01 Busscar Urbanuss Mercedes-Benz OF 1721 ano 1999

4100

Ex Rio de Janeiro.

Zanattatur (Laguna SC)
01 Busscar Urbanus Volkswagen 16.180CO

9695

Ex Biguaçu (Florianópolis SC)

Transgeraldo Ltda. (Tubarão SC)
04 Marcopolo Torino Modelo 2007 portas Mercedes-Benz OF 1418/52

565 , 566 , 567, 568

Veículos com elevador para cadeirantes. Veículos adquiridos em fevereiro.

Imperatriz (Florianópolis SC) nd Neobus Mega Modelo 2007 2 portas Mercedes Benz OF1418

0928 (MHG 9573)

.

N/A Transportes (São Francisco do Sul SC) 01 Busscar Jum Buss Mercedes Benz ano 1999

(AJH 6309)

.

Teftur Agência de Viagens (Itajaí SC) 01 Comil Campione 3.45 Volkswagen

2011 (AGP 3002)

Ar condicionado. Vidros colados. Rodas de alumínio.

Richter Turismo (SC) 01 Marcopolo Paradiso G61200 Volvo B9R ano 2007

2010 (MGG 8645)

.

ESTADO DE SÃO PAULO - URBANOS
Translitoral (Guarujá SP)
10 Caio Apache Vip I 3 portas Mercedes-Benz OF 1418/52

481 (DPF 3554), 483 (DPF 3555), 485 (DPF 3556), 487 (DPF 3557), 489 (DPF 3558), 491 (DPF 3547), 493 (DPF 3548), 495 (DPF 3551), 497 (DPF 3552), 499 (DPF 3553)

Veículos com caixa de itinerário digital. Piso de alumínio. Porta central com elevador para cadeirantes. Bancos semi-estofados e para obesos totalmente estofados.

COMPLEMENTAÇÕES - EDIÇÕES ANTERIORES

ERRATAS EDIÇÃO 116: Os 04 veículos Busscar Urbanuss Ecoss II da Transtusa Transporte e Turismo Santo Antônio Ltda (Joinville SC) tem chassi Mercedes Benz OF1722M e podem ser considerados como integrantes do lote de 20 veículos que foram divulgados na edição 115 (prefixos 0817, 0820, 0821 e 0822). O prefixo 8800 da Viação Cometa (São Paulo SP), carro em testes com chassi Volvo B9R, é Marcopolo Paradiso G61200. Os novos ligeirinhos articulados da Auto Viação Redentor (Curitiba PR) de prefixo HR803 e HR804 tem chassi Volvo B12M. A foto do Volare da Coletivo Rodovel (Blumenau SC) é de autoria de Elton Gomes e não Douglas Henrique da Conceição de Souza. Os novos veículos adquiridos pela Teixeira (Divinópolis MG) tem chassi Mercedes Benz OF1722M.

- Viação Castelo Branco (Campina Grande do Sul PR) - O prefixo 25.117 referenciado na edição 116 já estava ocupado desde maio por um Neobus Mega Volkswagen 17.230EOD, sendo assim os prefixos dos novos são 25.113, 25.114, 25.115, 25.116 e 25.118.

- Novos Graciosa - Publicamos na edição 116 informações sobre novos veículo para a Viação Graciosa (PR) para operação no litoral paranaense. Agora publicamos a foto de um deles na linha Guaratuba (PR) - Paranaguá (PR).

- Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Curitiba PR) - Os novos Caio Apache Vip I Mercedes Benz O500M tem placas: CC198 (AQV 4713), CC199 (AQV 4652), CC200 (AQV 4715).

- Zecatur (Capanema PR) - Divulgamos na edição 115 a nova aquisição da empresa Zecatur (PR) e agora publicamos foto do veículo 6008.


OUTRAS INFORMAÇÕES

CAIO DEMONSTRA FOZ SUPER - Neste primeiro semestre a encarroçadora Indusccar Caio apresentou à gerenciadora do transporte coletivo de Curitiba (PR) e região, a URBS, seu modelo de "micrão" Foz Super de 3 portas configuração para operação nas linhas do sistema. Após a demonstração o veículo retornou à fábrica.


VIAÇÃO REAL COM NOVAS LINHAS - Houve mudança na operação de linhas metropolitanas no norte paranaense. As linhas abaixo antes operadas pela empresa Andorinha agora passaram para a Viação Real de Cianorte (PR).

Paranavaí (PR) - Santo Antônio do Caiuá (PR)
Paranavaí (PR) - Inajá (PR)
Nova Esperança (PR) - São João do Caiuá (PR)
Nova Esperança (PR) - Paranacity (PR)
Nova Esperança (PR) - Inajá (PR)
Terra Rica (PR) - Diamante do Norte (PR)
Loanda (PR) - Diamante do Norte (PR)


REMANEJADO LUZ - A Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Curitiba PR) remanejou um Caio Apache S21 STD 3 portas Mercedes Benz OF1722M ano 2004 de convencional para alimentador. O veículo recebeu o novo prefixo CA991 (AMG 3193 - Ex CC173)


REMANEJADOS EXPRESSO MARINGÁ - A empresa remanejou mais 3 veículos de Maringá (PR) onde operavam na Transporte Coletivo Cidade Canção para operação em linhas intermunicipais na região de Curitiba (PR). Os carros são Caio Apache 3 portas Mercedes Benz OH1621L, prefixos 4956 (ALA 8944 - Ex 5337 TCCC), 4957 (ALA 8911 - Ex 5336 TCCC) e 4958 (Ex 5345 TCCC).


NOVA PINTURA DAS JARDINEIRAS - As Jardineiras da marca Comil que continuam circulando na Linha Turismo de Curitiba (PR) mesmo após a chegada dos novos Busscar Urbanuss Pluss Tour 2 andares receberam nova cor seguindo o novo padrão verde-limão do lay-out. O movimento da linha tem crescido muito após a implantação dos novos ônibus e já foi liberada pela URBS a aquisição pelas empresas de novos DD.


GRACIMAR - A empresa, empresa que opera fretamento na região do ABC Paulista, mudou a pintura dos seus veículos há alguns anos. No entanto ainda mantém dois veículos ainda na antiga identidade visual, ambos Monoblocos Mercedes O371R.


TRANS BRASIL - A antiga empresa Transacreana, atual Trans Brasil, voltou a operar a linha Foz do Iguaçu (PR) - Belém (PA) com horário diário às 17h20min partindo de Foz. Um dos carros em operação é o das fotos, ex Medianeira onder tinha o prefixo 20084. A pintura manteve-se a mesma apenas mudando-se o nome.


NOVOS ADESIVOS NOS ÔNIBUS DE CURITIBA - Neste primeiro semestre os novos ônibus incorporados à frota da região de Curitiba (PR) já ostentam o novo adesivo da URBS nas laterais. Na lateral esquerda (posto do motorista) o novo adesivo é acompanhado pelo de acesso a cadeirantes. Na lateral das portas o adesivo URBS vem logo após a primeira porta. Também houve mudança no adesivo do brasão da cidade aplicado na traseira que agora passou a ser colorido.


PASSAREDO RECEBE IRIZAR CENTURY – A empresa Passaredo (SP) recebeu novos ônibus com carroceria Century da Irizar. Estas unidades possuem banheiro, 03 monitores de LCD, geladeira, 46 poltronas e ar condicionado. Irão atender a seu serviço VIP de sua empresa aérea, fazendo o transporte para os aeroportos em Ribeirão Preto (SP e São Paulo (SP). A empresa também aguarda sua primeira unidade PB que está em produção, montada sobre chassi Volvo B9R. A previsão de entrega é final de setembro.


POLITUR É A PRIMEIRA EMPRESA DO NORDESTE A RECEBER NOVO PANORÂMICOS DD

Atuando no mercado há 23 anos, a empresa de ônibus Politur, uma importante companhia de transporte em Fortaleza (CE), especializada em fretamentos, excursões, aulas de Campo e pacotes turísticos, recebeu 3 unidades do novo Panorâmico DD 2009. Sobre chassi Volvo B12R 6X2 MKII, as unidades foram entregues ao cliente equipadas com Poltronas Leito Turismo Super Pullman, Sala Vip no salão inferior, ar condicionado Climabuss A30DPPE/L Confortronick, 03 Rádios CD Player/MP3, 02 DVD, 04 monitor de LCD de 15 “sendo 03 no salão superior com mecanismo retrátil e 01 fixo no salão inferior, sanitário, geladeira, câmeras internas e ré com monitor LCD na cabine”.


O362 A VENDA - A Alliance Indústria Mecânica está vendendo o Mercedes Benz Monobloco O362 ano 1977 das fotos abaixo. Ele pertenceu à antiga CESP onde era utilizado para transporte de funcionários. O veículo também foi utilizado pela Alliance para transportar seus colaboradores, encontra-se com motor, embreagem e escapamentos novos pois até há pouco tempo a empresa não tinha intenção de vendê-lo. Para saber mais sobre o veículo ligue para o Sr. Thiago no telefone (14) 3302-5815.


EX CAMPO LARGO EM CAMPOS (RJ) - Está na Viação Progresso na cidade de Campos (RJ) o Busscar Urbanuss Ligeirinho Scania L94 ano 1999 (AID 3102) que anteriormente operava na Empresa Campo Largo (Campo Largo PR) na linha direta entre esta cidade e a capital paranaense e tinha o prefixo 22L05.


PRINCESA DOS CAMPOS - Transferiu do setor de Registro (SP) para a rgião dos Campos Gerais no Paraná alguns Marcopolo Torino GV 2 portas Scania F113. Entre eles o prefixo 4731 (BWY 8720). Também vale o registro que remanejou o veículo 5121, Marcopolo Paradiso G6550LD Volvo B12R do serviço Leito para Executivo. Desta forma os veículos de configuração Leito na empresa são agora os de prefixos 5400, 5401, 5402, 5480, 5851, 5852, 5941 e 5942.


MAIS UM NIMBUS - Está a venda na região de Curitiba (PR) um Nimbus TR3 Mercedes Benz LPO1113 ano 1976 que atendia programas sociais em União da Vitória (PR). O veículo está com a maio parte das características originais escetuando lanternas traseiras e luminárias além do salão que foi transformado para operação como sacolão volante.


ESCOLARES VIAÇÃO COLOMBO - A empresa recebeu provenientes da Viação Capital do Oeste de Cascavel (PR) vários Marcopolo Torino GV Mercedes Benz OF1620 e OF1721 para serem utilizados para transporte escolar da Prefeitura Municipal de Colombo (PR). Entre outros os veículos de placas (AHK9253), (AHK 9872), (AHK 9934) e (AHY 9166).


PB VOLVO - O Expresso Nordeste (Campo Mourão PR) adquiriu 6 Irizar PB Volvo B12R 420, com previsão de entrega nos meses de novembro e dezembro. Os veículos atenderão os serviços Leito Cama e Executivo que rodarão nas linhas de Curitiba (PR) - Goioerê (PR) e Curitiba (PR) - Campo Mourão (PR). Depois de 12 anos a Nordeste volta a comprar chassi Volvo em grande quantidade, sendo que em 2007 havia adquirido um B9R. Além disto estão programados mais 4 PB ainda sem chassi definido. Com este lote de 10 veículos serão ao todo 20 unidades da carroceria PB na empresa. Os primeiros são sobre chassi Scania K380 e operam na linha Curitiba (PR) - Campo Mourão (PR).


TRANSNORTE TEM NOVA PINTURA - A empresa Transnorte (Montes Claros MG), operadora do transporte regular ligando a capital Belo Horizonte ao norte e nordeste do estado e atendendo linhas também na Bahia e Rio de Janeiro, recebeu recentemente 6 novos ônibus, sendo 4 na configuração Executivo e 2 na Leito com carrocerias Century da Irizar e chassis Volvo B12R. Os veículos da classe Leito apresentam uma novidade – a mudança da identidade visual da empresa: “Fizemos uma modernização no projeto atual, mantendo a grande curva na lateral, mais suave e sem aquela divisão uniforme. Assim a Transnorte não perde sua identidade e apresenta um projeto mais harmônico”, disse Armando Villela, designer criador do novo desenho da empresa mineira. Ele também revelou que nos ônibus executivos o desenho será o mesmo, mas as cores serão invertidas - onde está o azul claro estará o escuro e vice-versa


TRANSFERÊNCIA - A empresa Sanjotur (São José dos Pinhais PR) recebeu provenientes da Auto Viação Nossa Senhora do Carmo (Curitiba PR) alguns Marcopolo Torino GV 3 portas Mercedes Benz OF1721 ano 1998 que serão utilizados nas linhas municipais de São José dos Pinhais. Veículos placa (AIA 4528) - Ex EA125 da Carmo, (AIA 4821) que recebeu prefixo - Ex EA126 da Carmo.


REMANEJAMENTO - A Auto Viação Nossa Senhora do Carmo (Curitiba PR) repassou da categoria convencional para alimentador o Marcopolo Viale 3 portas Volvo B7R prefixo EC997 que recebeu o novo prefixo EA959. Repassou também da categoria convencional para interbairros o Marcopolo Viale 3 portas Volvo B7R prefixo EC998 que recebeu o novo prefixo EB998.


RCR RECEBE PRIMEIRO PB DO NORDESTE

A empresa RCR de Recife (PE) é a primeira empresa da região o Nordeste a receber a carroceria modelo PB da Irizar. Foram entregues 2 unidades de 14 metros montadas sobre chassis Scania K380 6x2. As unidades contam com sanitário, monitores LCF, geladeira e poltronas leito turismo.

RODONOTAS

SÉRIE G7: PRIMEIRAS ENTREGAS

As primeiras unidades do novos ônibus marcopolo geração 7 começaram a serem entregues aos clientes no início de setembro. As empresas a incorporarem os veículos recém-lançados às suas frotas foram a Viação Santa Luiza, de Carlos Barbosa (RS) e a Guanabara de Fortaleza (CE). A Viação Santa Luiza adquiriu duas unidades do Paradiso 1050. Com chassi Volvo B9R 4x2, os ônibus serão utilizados no transporte de passageiros para turismo e de universitários das cidades da região. Já o Grupo Guanabara realizou a aquisição de 130 veículos, dos quais 18 foram entregues no primeiro lote, em Fortaleza, também no início de setembro. Os veículos são do modelo Paradiso 1200, com chassi Mercedes Benz O500RS e começaram a ser utilizados nas linhas interestaduais da região norte e nordeste. Segundo o diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo, Paulo Corso, a receptividade dos novos modelos tem sido ótima e já ultrapassaram 600 unidades os pedidos até agora.


NOVO SITE TRANSPEN - Foi disponibilizado no último dia 18 a nova página eletrônica da empresa Transpen. O endereço é www.transpen.com.br. Acesse e confira as novidades. Em breve também serão lançados novos ites da Viação Jóia e Transfada.


AEROPORTOS RECEBEM NOVO URBANUSS PLUSS

A Busscar entregou em maio para a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), as primeiras unidades de um lote com 121 carroçarias de uma versão especial do modelo Urbanuss especialmente projetada pela Busscar para o projeto da Infraero, atendendo a Lei da Acessibilidade e equipadas com chassis Volkswagen 17.260EOT. Os novos ônibus irão equipar os principais aeroportos brasileiros, visando melhorar as condições de embarque e desembarque dos passageiros. Esse projeto faz parte do programa de modernização dos aeroportos brasileiros conduzido pelo Governo Federal. Com um aspecto mais refinado e algumas mudanças tecnológicas, como nos conjuntos ópticos (novo desenho dos faróis dianteiros e das lanternas traseiras), o modelo Urbanuss Pluss II mantém as suas linhas estéticas inovadoras que o consagraram no mercado urbano. Essa versão especial vem configurada com piso baixo até o centro do salão (low entry), além das áreas da frente e traseira redesenhadas, incorporando linhas contínuas e cantos arredondados. As lanternas traseiras em led's resultam em maior durabilidade, menor manutenção e menor consumo de energia, além de maior segurança. As portas alinhadas a região externa (tipo flor da pele), demonstram um aspecto moderno, elegante e facilitam a limpeza do veículo. Também merece destaque a iluminação interna, através do inovador sistema de luminárias com led´s distribuídas no centro e nas laterais do teto. Dutos de ar condicionado com novo design proporcionam a sensação de maior espaço e amplitude, substituindo as tradicionais calhas com fluorescentes. A carroceria possuí espaço reservado para a fixação da cadeira de rodas com cinto de segurança. Cada veículo tem capacidade para transportar até 56 passageiros com todo o conforto de um veículo com piso baixo tipo low entry, além de ar condicionado Climabuss A30T Pluss, poltronas estofadas em tecido e sistema de som ambiente. O novo layout de pintura da frota foi desenvolvido pela área de comunicação visual da Busscar. A operação dos novos veículos fica a cargo da Muriaé Serviços Aeroportuários. 4 veículos foram destinados ao Aeroporto Internacional de Curitiba Afonso pena em São José dos Pinhais (PR).


NOVO BIARTICULADO VOLVO - A Volvo lançou neste primeiro semestre uma nova opção de chassi para ônibus urbanos. O modelo B9Salf já era vendido para exportação e agora passa a compor a gama de opções para o mercado interno. O veículo possui piso baixo integral e a posição do motor é vertical após o posto do condutor.


O ADEUS A UM DOS PIONEIROS - Faleceu no último dia 05/09 o empresário João Gulin, de 92 anos. Vítima de falência múltipla dos órgãos, Gulin foi um dos pioneiros do transporte coletivo de Curitiba (PR). Da década de 50, quando montou uma das primeiras empresas do setor, a Transporte Coletivo Glória, Gulin expandiu o grupo para três empresas de transporte. Além da Auto Viação Redentor, que atua no transporte coletivo da capital, fazem parte do grupo empresarial de Gulin outras duas empresas de transportes, a Expresso Princesa dos Campos e Viação do Sul. Juntas, as três empregam aproximadamente 3,4 mil funcionários. (Fonte: Jornal Gazeta do Povo)


IRIZAR ESTÁ ENTRE UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR NO BRASIL - A Irizar é uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo pesquisa realizada pelas revistas Você S/A-Exame, da Editora Abril. Pela segunda vez consecutiva a empresa consta do levantamento divulgado em cerimônia realizada no dia 09/09/09 em São Paulo (SP). A Irizar saiu da 132ª posição em 2008, passando para 32ª posição no guia de 2009. O IQAT (Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho), que mede a satisfação dos funcionários com a empresa, foi muito alto – 92,0. Dentre os 402 funcionários 96,2% se identificam com a empresa, 91,4% estão satisfeitos e motivados, 90,3% acreditam ter desenvolvimento e 91,8% aprovam os seus líderes. No quesito felicidade no trabalho, dentro das empresas do Grupo de Metalurgia e Siderurgia, do qual a Irizar faz parte, está classificada em 2º lugar com IFT=82,00% (o 1º lugar do Grupo tem IFT=84,9%). No ranking das 10 melhores empresas para se trabalhar do interior paulista, a Irizar está posicionada em 8º lugar. O Guia 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar é considerado o estudo mais detalhado do ambiente de trabalho das empresas brasileiras. É realizado há 13 anos pela Editora Abril, um dos maiores e mais influentes grupos editoriais da América Latina. A Irizar é fabricante de carrocerias de ônibus rodoviários, turismo e fretamento, com fabrica em Botucatu no estado de São Paulo, tendo 12 anos de existência no Brasil. Sua matriz está situada na Espanha, no país Basco e produz ônibus rodoviários há 120 anos.


TRANSISAAK RECEBEU PRÊMIO DA PETROBRÁS


SCANIA RELANÇA SÉRIE F DE CHASSIS - A Scania voltou a oferecer ao mercado opções de chassi com motorização dianteira. São os novos F230 e F270. Os chassis da Série F possuem motor DC9, de 9 litros e cinco cilindros, e segundo a Scania, apresentam o torque mais forte da categoria, de 1050 Nm na versão de 230 cavalos, e 1250 Nm na de 270. Equipados com caixa de câmbio de seis velocidades, turbocompressor e arrefecimento do ar de admissão (intercooler), os novos produtos F 230 e F 270 podem ser configurados com limitador de velocidade. O posto do motorista foi desenvolvido de modo a privilegiar a ergonomia, com pedais de acelerador, embreagem e freios projetados com altura diferenciada e alavanca de câmbio em nova posição. No computador de bordo integrado ao painel do motorista, localizado entre o velocímetro e o tacômetro para facilitar a visualização, estão disponíveis dados sobre a viagem (distância, velocidade, consumo, tempos de operação) e outros instantâneos (consumo, pressão de óleo, freio e turbina). Também são exibidos indicadores de manutenção e mensagens de advertência.


CAIO INDUSCAR LANÇA NOVO MICRÃO FOZ SUPER - Arrojado, ousado, destemido, mas sempre com o tradicional sorriso no rosto. Esse é o conceito do novo Foz Super da Caio Induscar. Tendência para o presente e para o futuro, o veículo traz linhas limpas e delicadas, mas fortes. Re-lançado na Transpúblico 2009, o micrão Caio passou por um face lift, que o deixou mais moderno, com aparência de veículo urbano e intermunicipal. Frente e traseira externa inovadoras, com um novo layout dos faróis, espelhos retrovisores externos com linhas simples e de baixo custo, iluminação em LED. O veículo possui peças internas em plástico, com excelente acabamento, diminuindo o seu peso. Para aumentar o conforto, oferece poltronas dos passageiros com revestimento em vinil ou almofada em vinil e opcional de poltrona do motorista com amortecimento hidráulico. Fazem parte das especificações do micro: balaústres verticais alternados, em tubos de alumínio polido e garras de PVC; para-brisa dianteiro inteiriço, laminado e incolor; piso em chapa lavrada ou ecoflex; uma ou duas portas de acesso, tipo fole, com acionamento pneumático e revestimento externo em chapa de alumínio (em partes). São alguns dos opcionais: anteparos das portas e motorista em tubos de aço encapsulado; balaústres alternados em tubos de aço encapsulados; desembaçador de para-brisas com ar frio e quente; itinerário eletrônico; vigia traseiro fechado. Pode ser encontrado nas versões urbano, executivo e turismo, o veículo pode ser encarroçado nos mais diversos tipos de chassis.


GOVERNO DO PARANÁ RECEBE LOTE DE ESCOLARES - Já foi entregue boa parte dos mais de mil ônibus escolares adquiridos pelo Governo do estado do Paraná. A secretária da Administração e da Previdência do governo estadual, Maria Marta Lunardon destaca que, dos 1.100 ônibus que estão sendo adquiridos neste ano pelo Governo do Paraná, 666 já estão com 178 prefeituras, realizando o transporte de alunos. A compra de 1.100 ônibus pelo Governo do Paraná representa um investimento de R$ 133,4 milhões. Os veículos estão sendo cedidos a municípios com menos de 100 mil habitantes que tenham alunos em zona rural. O uso deve ser exclusivo para o transporte escolar rural. Esta ação do Governo Estadual vem se somar aos recursos que são transferidos às Prefeituras Municipais, através do Programa Nacional de Transporte Escolar e do Programa Estadual de Transporte Escolar. O processo de compra dos ônibus, finalizado no final de 2008, deu-se pelo "Sistema de Registro de Preço", que obrigatoriamente é um sistema efetuado mediante um processo licitatório, na modalidade Concorrência Pública, independentemente do valor estimado da aquisição/contratação. As especificações técnicas, desses ônibus, obedeceram todas as normatizações que o Conselho Nacional de Trânsito preconiza para o transporte escolar, uma vez que são veículos especiais para o transporte de estudantes da Educação Básica.

As empresas que apresentaram os menores preços e venceram o processo licitatório foram: Iveco Latin América Ltda, que fornecerá 470 ônibus de 23 lugares e Mascarello Carrocerias e Ônibus Ltda que fornecerá 630 ônibus de 31 lugares cada O valor total investido na compra dos 1.100 ônibus foi de R$133.300.000,00. Estes veículos estão sendo entregues gradativamente ao Governo do Estado, dependendo da capacidade produtiva das empresas. No momento do recebimento o DETO - Departamento Estadual de Transporte Oficial, procede a verificação dos veículos, observando as especificações do contrato, bem como a existência de itens como pneus estepe, baterias, identificação lateral, sinalização, entre outras. Se todos os itens estiverem em conformidade, os ônibus ficam estacionados em frente ao Palácio Iguaçu para que os trâmites de registro e emplacamento sejam efetuados.Com o registro efetuado a documentação dos ônibus são entregues às prefeituras, e como exigências o Governo do Estado solicita o pagamento de seguro dos veículos por dois anos e o treinamento dos motoristas. A Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social/SETP, elaborou um curso de aperfeiçoamento/treinamento para os motoristas das Prefeituras que conduzirão os ônibus acima mencionados. Estes cursos são ministrados sem nenhum ônus às Prefeituras.

Desta forma, com estas duas ações que estão sendo exigidas das Prefeituras, pagamento do seguro e a realização do curso de aperfeiçoamento pelos motoristas, o Governo do Estado visa garantir a integridade dos ônibus, uma vez que são patrimônio do Estado, e principalmente a integridade física dos alunos que serão conduzidos neles. Os ônibus são repassados às Prefeituras na forma de comodato, e para formalizar este empréstimo é assinado pelo Prefeito Municipal e Secretária de Estado da Educação o Termo de Cessão de Uso de Bem Móvel.

A partir de estudos em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento-LACTEC, foram pesquisados os seguintes itens para servir de base aos critérios de distribuição dos ônibus aos municípios, sendo eles: número de alunos transportados; localização georreferenciada de alunos e escolas; rotas de transporte escolar existentes; rede viária municipal (urbana e rural); condições dos veículos, e condutores e empresas contratadas.

Assim, os critérios de distribuição dos 1.100 ônibus aos municípios foram:

Critérios Gerais:
- Trabalhar com frota própria;
- Ter menos de 100 mil habitantes;
- No mínimo 02 ônibus por município e máximo 05.

Critérios Específicos:
- População municipal total (IBGE 2008);
- População rural (Censo 2000);
- Área municipal (km²);
- Nº de alunos transportados;
- Nº de ônibus existentes;
- Nº de ônibus com mais de 20 anos;
- Índice de Desenvolvimento Humano-IDH.

Abaixo algumas fotos dos novos veículos:


VOLKSWAGEN LANÇA 17.260EOD

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, empresa da MAN Latin America, apresenta mais duas opções aos frotistas de ônibus do Brasil e de mais 30 países que importam seus produtos. São os novos chassis VW 17.260 EOD e VW 17.260 EOD V-Tronic. Os veículos, disponíveis sob encomenda a partir deste mês, possuem motorização dianteira e trazem a robustez já consagrada do modelo VW 17.230 EOD com um novo trem de força, que atende perfeitamente três aplicações: urbana, fretamento e articulado.

Hoje, os ônibus com motor dianteiro representam 55% de todos os veículos vendidos no Brasil e foi pensando nesse grande mercado que a montadora passou a oferecer mais esse produto. "Com os novos modelos, queremos atender as necessidades básicas dos operadores e fortalecer ainda mais a marca Volksbus no segmento de ônibus motor dianteiro, hoje responsável por 40% do nosso volume de vendas", diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas , Marketing e Pós- Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da MAN Latin America.

Por serem robustos e com potência e torque elevados, os novos chassis são ideais para operações urbanas, com grande volume de passageiros e más condições das vias. Além disso, se tornam uma excelente solução para frotistas de fretamento que buscam na motorização dianteira uma solução para a sua aplicação, especialmente devido ao seu menor investimento inicial e custo operacional inferior quando comparado com modelos de motor traseiro.

Os veículos são ainda uma ótima opção para aplicação articulado, que requer grande capacidade de passageiros e altos níveis de produtividade. A utilização do motor dianteiro em articulados já foi um grande sucesso nos modelos VW 17.210 OD e VW 17.230 EOD porém, devido à legislação ABNT NBR 15570, que impõe novas regras para o transporte de passageiros, a montadora está atualmente direcionando essa aplicação apenas para os mercados de exportação. "Nos ônibus articulados, uma versão de maior potência poderia proporcionar melhorias no desempenho e redução nos custos operacionais", diz Alouche.

Potência e torque

Os novos chassis possuem motorização eletrônica MWM 6.12 TCE com seis cilindores; potência de 260 cv; sistema de injeção Common Rail e polia adicional para ar condicionado opcional. A caixa de transmissão ZF que já equipa os veículos da família V-Tronic, lançada em agosto de 2008, passa a equipar também o novo VW 17.260 EOD na versão mecânica. O escalonamento das marchas da caixa de transmissão em conjunto com as relações de eixo traseiro garantem ao veículo maior agilidade nas ruas e estradas.


MARCOPOLO LANÇA CARTÃO COM INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA PARA PASSAGEIROS DE ÔNIBUS RODOVIÁRIOS

A fabricante Marcopolo desenvolveu um cartão de instruções de segurança para ser utilizado nos veículos, exatamente como ocorre com os aviões. O cartão é fornecido, em arquivo PDF, via Internet, à todas as empresas que adquirirem os modelos rodoviários Marcopolo e pode ser impresso, plastificado e colocado nas poltronas de veículos para utilização pelos passageiros. O inédito cartão contém orientações relativas à utilização dos cintos de segurança, melhor forma de acomodação de malas e volumes no porta-pacotes e abertura das saídas de emergência localizadas nas partes dianteira e traseira do teto, nas janelas e na própria porta do veículo. Para os cintos de segurança, as informações envolvem colocação, ajuste e abertura de forma correta e eficiente.
O cartão de instruções de segurança faz parte de uma ação de responsabilidade social da empresa para tornar conhecidos dos passageiros os aspectos relativos à segurança e funcionamento de seus veículos. “Nosso objetivo é colaborar para que, em caso de necessidade, o usuário saiba como proceder e operar os equipamentos, preservando a sua segurança e bem-estar”, explica Paulo Corso, diretor comercial mercado interno da Marcopolo. O lançamento dos cartões de instruções coincide com o início de produção dos modelos da Geração 7, recentemente lançados no mercado. “A preocupação com a segurança é uma das tradições da Marcopolo e essa consciência coletiva resultou no desenvolvimento do cartão com instruções, que pode ser colocado em todas as poltronas dos ônibus, de forma simples e instrutiva. O encarte permite que os passageiros tenham a oportunidade e até a obrigação de saber como usar o porta-pacotes, o cinto de segurança e onde estão localizados os pontos de fuga em caso de acidente”, salientou o executivo.
Com ilustrações didáticas e redação clara e objetiva, o cartão mostra os pontos onde estão localizadas todas as saídas de emergência e os procedimentos para abri-las de forma prática e eficiente. Para o espaço de porta-pacotes, o cartão de instruções orienta como o passageiro deve proceder para acomodar bagagens e volumes de forma segura e de fácil remoção. “Nossa preocupação é proporcionar a melhor orientação aos passageiros para que tenham sempre uma viagem com os mais elevados padrões de conforto e segurança”, finaliza Corso.


VOLARE APRESENTA MINIÔNIBUS V5 NO 51º CONGRESSO NACIONAL DE HOTÉIS

A Volare, um dos maiores fabricantes nacionais de miniônibus, apresentou o modelo V5 desenvolvido especialmente para o segmento de turismo no 51º Congresso Nacional de Hotéis – Conotel -, que se realizou de 17 a 19 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ). Entre as inovações tecnológicas, o veículo possui acesso sem fio à Internet (wireless) e sistema de radionavegação (GPS).

Primeiro miniônibus brasileiro de transporte de passageiros equipado com acesso sem fio à Internet, o Volare V5 diversas novidades para o segmento de turismo com o objetivo de ampliar ainda mais o conforto e a segurança para os usuários. O modelo é equipado com poltronas de couro tipo Executivo, porta-copos, porta-revistas e porta-pacotes com iluminação, ar-condicionado, aparelho de DVD, rádio com CD e monitores de televisão de 15 polegadas.

Com capacidade para transportar 13 passageiros, o V5 possui inovações como sensores de estacionamento e duas telas instaladas no painel de instrumentos que auxiliam nas manobras em marcha à ré, sistema de radionavegação (GPS), que proporciona facilidade na escolha de caminhos alternativos para melhor circulação no trânsito das grandes cidades brasileiras, itinerário eletrônico, janela inteiriça e vidros colados, mais seguros e que diminuem a transmissão de ruído para o interior do veículo.

O Volare V5 é equipado com motor eletrônico MWM 4.12 Euro III (que atende às novas exigências para emissão de poluentes e preservação ambiental), com potência de 150 cv a 2.200 rpm e torque de 550 Nm. Assim como os demais veículos da linha Volare, o V5 tem como diferenciais a robustez, a economia e a baixa manutenção.


CUTCSA ADQUIRE LOTE DE TORINO DA MARCOPOLO

A Marcopolo fechou a venda de 200 novos ônibus urbanos do modelo Torino para a CUTCSA – Companhia Uruguaia de Transportes Coletivos S.A. –, principal empresa do segmento no Uruguai. A entrega das primeiras unidades ocorreu no dia 27 de agosto, em cerimônia com a presença de executivos da empresa, do presidente uruguaio e demais autoridades políticas locais.
Os novos veículos somam-se a outros 250 fornecidos em 2008 (dos modelos Torino e Ideale), o que se constitui em mais uma importante venda realizada nos últimos anos pela Marcopolo para a América do Sul. A utilização de novos ônibus vai permitir a melhoria na qualidade do serviço oferecido nas linhas urbanas de transporte da capital Montevideo.
A CUTCSA é uma das mais tradicionais companhias de transporte urbano do Uruguai e está comemorando 72 anos de atividades. A empresa possui frota de mais de 1.000 ônibus, utilizados em 100 diferentes linhas intermunicipais e urbanas, dos quais cerca de 80% são modelos Marcopolo.
Os 200 ônibus Torinos utilizam o chassi Mercedes-Benz OH1518 e têm 10,75 m de comprimento. Os veículos, destinados ao transporte urbano, incorporam poltronas do modelo urbano, com capacidade para 33 a 36 passageiros, e portas dianteira e traseira convencionais (em duas folhas).


MARCOPOLO SUSPENDE PRODUÇÃO EM PORTUGAL

A Marcopolo encerrou, no final de agosto, as atividades em sua fábrica na cidade de Coimbra, em Portugal. A empresa atua no país desde 1990, quando iniciou a produção de ônibus na referida fábrica. A presença no mercado europeu possibilitou o acesso a fornecedores e fabricantes de componentes do setor, o que resultou no aprimoramento dos produtos da marca e na elevação do padrão de qualidade, essencial para atingir competitividade internacional e participar do mercado global. Em 2008, foram produzidas 165 unidades, equivalente a 0,8% da produção consolidada da Marcopolo, de 21.811 ônibus. Os serviços de assistência técnica e de pós-venda serão integralmente mantidos.


BIARTICULADO PARA O SISTEMA TRANSMILENIO

A Marcopolo participou, no início de agosto, da entrega em Bogotá na Colômbia, dos primeiros ônibus biarticulados Marcopolo Gran Viale para o programa TransMilenio. Com 27,2 metros de comprimento e capacidade para 243 passageiros, os veículos serão utilizados para o transporte massivo da cidade colombiana.
Projeto desenvolvido em conjunto pelas áreas de engenharia da Marcopolo e da Superpolo (joint venture da empresa para fabricação de ônibus na Colômbia com o Grupo Fanalca), os ônibus biarticulados Gran Viale utilizam chassis Volvo B12M. A Superpolo é o principal fornecedor de ônibus para o TransMilenio. Desde o início do projeto, em 1999, foram entregues mais de 700 unidades e a sua utilização permitiu o aperfeiçoamento dos sistemas de locomoção dos usuários da Grande Bogotá. O fornecimento dos primeiros biarticulados alia alta tecnologia com inovação para aumentar ainda mais a eficiência do transporte coletivo da cidade.


NOVA GERAÇÃO 7 DA MARCOPOLO

Resultado de um trabalho de mais de três anos de pesquisas de campo e desenvolvimento e investimentos de cerca de R$ 30 milhões, os novos modelos da Geração 7 de ônibus rodoviários da Marcopolo foram apresentados neste dia 24 de junho, em São Paulo, e começam a sair da linha de montagem da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul, a partir de agosto, mês de comemoração dos 60 anos da empresa.

A família, que já contava com os já tradicionais Paradiso1200 e Viaggio 1050, ganha dois novos modelos – Paradiso 1050 e Viaggio 900 – e cria um novo padrão de qualidade, conforto, segurança, robustez e economia. Os novos veículos foram desenvolvidos para diferentes modelos de chassis das principais montadoras.

Diferente de outros ônibus já produzidos no Brasil, os novos Marcopolo G7 foram desenvolvidos com dois focos principais: o atendimento das necessidades e demandas de passageiros e motoristas; e a redução de custos e o aumento de capacidade de transporte para os operadores. Os objetivos são valorizar o prazer de viajar de ônibus, independente do percurso ou duração, e proporcionar ganhos operacionais para os empresários.

Segundo o diretor-geral da Marcopolo, José Rubens de la Rosa, os modelos da Geração 7 vão muito além de um design bonito e futurista. “Nossos projetistas e engenheiros trabalharam para que todas as mudanças e novidades se traduzissem em benefícios para passageiros, motoristas e frotistas. O resultado são veículos mais confortáveis, seguros e que geram redução de cerca de 10% no custo de combustível, além de menor gasto de pneus e freios e manutenção facilitada”, enfatiza de la Rosa.

No design, a identidade Marcopolo

Os primeiros estímulos visuais conferem aos veículos um padrão de acabamento e qualidade automotiva, com linhas equilibradas, fluidas e harmonia de detalhes, com destaque para os conjuntos ópticos dianteiros e traseiros com tecnologia em LEDs. Internamente, remetem às aeronaves, de estilo limpo, “hi-tech”, com ambiente agradável, porém, sofisticado e confortável.

Externamente, os modelos G7 têm desenho inovador e forte personalidade, que consolida a nova identidade de marca, constituída por formas velozes, robustas e aerodinâmicas. Além de permitir a fácil identificação dos produtos Marcopolo em quaisquer situações, traduz as informações essenciais e valoriza a originalidade, o lettering, a logomarca e a chamada "Expressão Empática".

Segundo os designers responsáveis pela concepção dos novos ônibus, a escolha e identificação desta “Expressão Empática” foi uma etapa-chave no processo de criação, pois essa identidade influenciou todos os demais elementos que constituem a nova família de produtos.

Conjunto óptico arrojado, grade dianteira e área envidraçada sem saliências, combinados com a fluidez de linhas – dos espelhos externos ao parachoque traseiro – permitiu obter, em testes práticos em túnel de vento, realizados na CTA – Centro Tecnológico Aeroespacial, um dos menores coeficientes aerodinâmicos já alcançados por um ônibus – cx 0,42 – próximo dos alcançados por veículos de passeio. Este coeficiente está diretamente relacionado à redução do consumo de combustível.

Um dos aspectos que destaca a originalidade de desenho da Geração 7 é a integração da parte superior da frente e do teto, com linhas aerodinâmicas e em formato de gota. Este novo design reduz o arrasto e permite que o equipamento de ar-condicionado fique embutido, constituindo-se em um dos maiores ganhos aerodinâmicos e de redução de consumo. Os espelhos externos, que também possuem papel aerodinâmico importante, tiveram sua forma otimizada, ficando mais integrados à carroceria, com melhorias em sua fixação e visibilidade para o motorista.

Nas laterais, as novidades são os novos aros de rodas dianteiro e traseiro em peça única de alumínio estampado e as novas tampas dos bagageiros. O formato e leves saliências dos aros de rodas conferem força ao visual do veículo.

As tampas dos bagageiros receberam novos desenhos, puxadores, mecanismo de acionamento e sistema de vedação. Mais leves e com maior vão-livre de abertura, facilitam as operações de colocação e retirada de bagagens e permitem maior acesso ao compartimento. Os novos puxadores, com padrão automobilístico, têm melhor empunhadura e acionamento mais suave.

A traseira dos novos Geração 7 ganhou novo desenho, com destaque para o conjunto óptico, parachoque e tampa traseira. As novas lanternas e sinalizadores de direção com LEDs ampliam a visibilidade e a segurança.

O parachoque tem formato que acompanha o desenho da lateral e do vigia traseiro, é feito em plástico especial que, no caso de pequenas colisões, deforma, absorve impactos e volta ao formato original, diminuindo os danos causados na carroceria.

Em alumínio, a nova tampa traseira é mais leve, possui melhor vedação e utiliza o mesmo sistema de fechamento das tampas do bagageiro e porta de acesso. Isso garante acionamento mais suave e permite que o veículo tenha uma única chave para abertura de todas as fechaduras.

Menores custos e maior ocupação

Os principais diferenciais dos novos veículos da Geração 7 também estão ligados às vantagens operacionais que proporcionam para os frotistas. A Marcopolo lança dois novos modelos não disponíveis na geração anterior, o Viaggio 900 e Paradiso 1050, que foram concebidos com saias laterais mais baixas (menor bagageiro), o que reduz peso, custo operacional e aumenta a capacidade para transporte de passageiros.

“Os dois veículos ampliam as opções da linha de rodoviários e nasceram com o mesmo foco dos demais modelos da Geração 7: atender às novas características do transporte de passageiros – menor volume de bagagens no compartimento inferior – e proporcionar vantagens operacionais para os frotistas. O Viaggio 900 tem como aplicação o fretamento e o Paradiso 1050, o transporte rodoviário”, salienta Rubens de la Rosa

Entre os diversos itens introduzidos nos novos ônibus da Geração 7 para redução do desgaste de componentes e do custo operacional estão os kits para refrigeração de freios e pneus, instalados nas caixas de roda. O sistema utiliza a aerodinâmica (fluxo natural de circulação do ar com o veículo em deslocamento) para refrigerar esses componentes, aumentando a sua durabilidade.

Outra novidade é a normalização da tomada de ar para o filtro do motor em posição elevada (em veículos de motor traseiro). Posicionada ao lado do vigia traseiro, na coluna, permite a captação de ar mais limpo, o que deverá aumentar a vida útil dos filtros e diminuir o custo operacional.

Sustentabilidade

Os modelos da Geração 7 também foram concebidos com foco na redução dos impactos ambientais durante os processos de fabricação, com a utilização de um maior numero de matérias-primas e peças recicláveis.

A boa performance aerodinâmica contribuiu para a redução da emissão de CO2, na medida em que o ônibus utiliza menos combustível por quilômetro rodado, também com menor desgaste de componentes, como freios, pneus e outros agregados.

De acordo com ensaios de laboratório, em velocidades entre 80 e 100 quilômetros por hora o arrasto aerodinâmico representa 50% do consumo de combustível de um veiculo. Na Geração 7, as forças resultantes a esta velocidade – 193 kgf – são até 10% menores que nos modelos concorrentes mais eficientes em todo o mundo.

Conceito Estrutural

O desenvolvimento de um novo conceito construtivo otimizado – já de acordo com a nova resolução 316 do Contran, publicada no final de maio e que entrará em vigor nos próximos meses é outro diferencial dos novos ônibus. Com este novo conceito e a maior utilização de materiais nobres, como o alumínio e plásticos especiais, a engenharia da Marcopolo conseguiu construir uma estrutura mais resistente e, ao mesmo tempo, cerca de 500 kg mais leve (dependendo da configuração do veículo).

O desenvolvimento do projeto da estrutura foi totalmente feito por cálculo por Elementos Finitos (FEA), com o objetivo de garantir a resistência à fadiga, detectando os pontos de maiores e menores esforços, o que possibilitou o dimensionamento adequado dos componentes estruturais para cada diferente modelo. Complementar aos cálculos teóricos, a empresa investiu em testes de campo por mais de 15 meses, garantindo assim a durabilidade da estrutura e dos componentes do veiculo.

Os principais componentes estruturais utilizam aços com ligas especiais, que possibilita reduzir o peso total do conjunto. Com isso, conforme o modelo de carroceria, no Geração 7, é possível transportar mais passageiros na mesma aplicação, em relação aos modelos comercializados atualmente.

Conjuntos óticos em LEDs

A Geração 7 passa a utilizar LEDs em substituição às lâmpadas convencionais nos indicadores de direção dianteiros e traseiros. Os veículos contam com LEDs também nas luzes traseiras de posição e freio, delimitadoras e “brake-light”. Esta tecnologia representa um significativo avanço para o segmento brasileiro de ônibus e garante maior segurança e visibilidade, pois permite que sejam vistos a uma distância maior.

No projeto de desenvolvimento dos conjuntos ópticos dianteiros e traseiros foram investidos R$ 4,5 milhões. Os LEDs possuem vida útil maior que as lâmpadas comuns, diminuindo a frequência de manutenção e os custos, além de atenderem as normas internacionais. Outra característica inédita de conforto e segurança é a opção da luz diurna (daytime running), que amplia a segurança, mantendo os faróis acessos mesmo durante o dia.

“O resultado obtido cria um novo referencial no mercado brasileiro. O inédito desenho e formato das luzes dianteiras e traseiras de sinalização farão com que os modelos da Geração 7 sejam facilmente identificados à distância, mesmo durante a noite”, explica Edson Mainieri.

Sofisticação, modernidade e conforto

O interior dos novos Marcopolo Paradiso e Viaggio modifica os paradigmas existentes até então com relação a aliar conforto e funcionalidade, beleza e sofisticação, praticidade e fácil manutenção. O desenvolvimento dos detalhes internos teve como ponto de partida uma pesquisa etnográfica e colocou a segurança e o conforto dos passageiros e motorista como prioridades.

Levantamento estatístico de informações com esses passageiros e motoristas, a pesquisa de campo foi realizada com mais de 500 passageiros, dos mercados brasileiro e internacional. A aplicação de perguntas qualitativas e quantitativas, abordagens pessoais e estudos de observação, permitiu analisar a postura, os hábitos e o comportamento dos usuários durante as viagens.

“Isto possibilitou definir novos parâmetros para superar as expectativas e os desejos dos passageiros, em itens como tamanho e formato das poltronas, espaçamento entre as mesmas, iluminação, textura dos materiais e espaço para bagagens de mão, entre outros”, comenta Edson Mainieri, diretor de Engenharia.

“Com a pesquisa, pudemos constatar que os passageiros estão usando bagagens menores e acomodando no salão de passageiros e não no bagageiro tradicional. Por este motivo, foi aumentada a área de acesso nas escadas, a abertura da porta da parede de separação e a altura e profundidade do porta-pacotes”, explica Mainieri.

“O diferencial é que esta pesquisa não foi encomendada, os próprios projetistas, engenheiros e designers, além de profissionais de marketing da Marcopolo, fizeram o levantamento das informações, durante as viagens e em contato direto com os passageiros e motoristas”, finaliza.

Os novos conceitos para a concepção do interior introduzidos com a Geração 7 transformam o passageiro no principal beneficiado. A largura e a altura internas foram ampliadas, gerando uma serie de melhorias como poltronas mais largas (1.060mm), maior altura interna (1,93m) e maior volume para os porta-pacotes.

Um dos aspectos mais relevantes da pesquisa e que levou à concepção de um salão de passageiros diferente dos atuais, foi a tendência de aumento do tamanho e volume das bagagens de mão e conseqüente diminuição do uso do bagageiro externo. Para atender a essa nova tendência, a Marcopolo concebeu um novo porta-pacotes mais amplo e profundo. Alem disso, o novo porta-pacote conta com um pega-mão incorporado o que garante mais segurança ao usuário que caminha pelo salão de passageiros.

Ao entrar nos novos modelos da Geração 7, o passageiro encontra uma nova escada, mais larga, ampla e segura, a qual convida o usuário a subir e facilita o acesso por meio de pontos de apoio bem localizados.

A nova parede de separação é outra exclusividade Marcopolo nos G7. De conceito inovador, trata-se da primeira porta deslizante com vidros temperados curvos transparentes. Possui abertura mais larga que as atuais e um inédito sistema de correr, ocupando menos espaço e preservando o posto do motorista. Com acabamentos diferenciados e grande área envidraçada, o design limpo melhora a visibilidade dos passageiros e amplia a iluminação natural do salão, complementada com o exclusivo teto solar (nos modelos com motor traseiro), com saída de emergência incorporada.

O salão de passageiros reserva outras novidades importantes. Otimizada, a iluminação interna indireta é mais forte e uniforme, sem perda do conforto visual. Isto foi conseguido graças a utilização um projeto de iluminação que privilegiou um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo funcional, com possibilidade de escolha de diferentes cenários de iluminação de acordo com a aplicação e o serviço.

Reposicionados, os novos conjuntos de sinalização das poltronas ganharam iluminação diferenciada e numeração maior, com pictogramas de fácil identificação. As luzes de leitura passam a ser em LEDs e as saídas individuais de ventilação bem como as teclas dos porta-focus foram otimizadas.

Os novos modelos G7 possuem um exclusivo sistema de áudio e vídeo, com monitores de LCD fixos ou escamoteáveis, alem de saídas de som individuais para cada passageiro (Kit Business opcional). O sistema de som proporciona a mesma qualidade sonora em todo o ambiente, contando com alto-falantes posicionados nos porta focos e a opção de ajustes de volume; também será oferecida a opção de saídas individuais para fone de ouvido, localizadas entre as poltronas ou nos porta focos.

Poltronas para envolver o usuário

A nova família de poltronas Executiva e Semileito da Geração 7 foi totalmente desenvolvida para proporcionar mais conforto e ergonomia aos passageiros. Concebidas com base na pesquisa realizada com os usuários, apresentam inovações únicas, como a utilização de espumas especiais (visco elástico) na região da cabeça e do pescoço, novos apoios de pernas e pés, além de apoios de braço mais largos e macios.

Além da ergonomia, o novo design das poltronas merece destaque especial, tanto pelo acabamento que harmoniza com o salão de passageiros, como por apresentar novas padronagens de tecido e cortes de capas exclusivos. “Pela pesquisa realizada, mapeamos todas as zonas da poltrona passíveis de interferência ergonômica. Isto permitiu o atendimento dos percentis extremos da população com eficácia e materiais adequados”, explica Edson Mainieri.

O trabalho da área de design e engenharia teve como objetivo “a empatia com os passageiros” e buscou soluções inovadoras. O resultado foram novos opcionais, tais como: espumas especiais e diferenciadas, porta-copos individuais integrados às poltronas, porta-objetos, audiofones e tomada para laptop, entre outros itens.

"Um aspecto marcante e fundamental da nova família de poltronas é a criação de um conceito modular de montagem. Isso permite que, mesmo depois de fixadas no ônibus, peças e componentes possam ser substituídos sem a necessidade de remoção das poltronas do lugar. Com capas, espumas e componentes substituíveis e de fácil manutenção, as novas poltronas possibilitam ganhos operacionais para os frotistas e conforto para os passageiros", comenta Edson Mainieri.

As novas poltronas também ganharam sistema de acionamento da reclinação do encosto muito mais suave e prático, com cinco diferentes posições, descansa-braço central mais macio e largo e apoio para pés com sistema de catraca, que possibilita ajuste de posição dos pés de acordo com a altura do usuário.

As novas poltronas foram concebidas com foco na sustentabilidade. O revestimento traseiro, em peça única de plástico reciclado, melhora o acabamento e elimina processo de “ensacamento” na fabricação. A base do assento também é feita em plástico injetado e sistema de molas que sustenta a espuma de dupla densidade.

Para o motorista, atenção especial

A cabine do motorista dos modelos Marcopolo Geração 7 recebeu atenção especial dos projetistas e designers da empresa na concepção de suas formas, na aplicação de novos e inéditos materiais e na adoção de recursos somente utilizados em automóveis. O objetivo é ampliar o conforto, a segurança e o prazer de dirigir.

A nova parede de separação garante maior privacidade e ganho de espaço para o motorista, tornando o seu posto mais ergonômico e acessível.

No painel de instrumentos está o diferencial da marca. Com sistema e formato inovadores, possui satélites laterais que podem ser aproximados ou afastados do volante, de acordo com a preferência e necessidade do motorista. Esta funcionalidade permite que o condutor regule a distância das teclas para acionamento de todos os equipamentos/sistemas e não precise desviar a atenção da estrada ou mudar de posição na poltrona.

O sistema satélite é único e incorpora um novo Multiplex, dispositivo que controla todos os sistemas do ônibus eletronicamente, com teclas de fácil alcance e ícones retroiluminados. Conta ainda com um display informativo e opcionalmente, um monitor de até 7 polegadas com imagens do salão de passageiros e/ou câmera traseira para auxílio nas manobras de marcha-ré.

A Geração 7 da Marcopolo foi criada com o objetivo de estabelecer novos referenciais para o mercado brasileiro e internacional. Os veículos proporcionam, ao mesmo tempo, vantagens para o passageiro, com maior conforto, sofisticação e praticidade, para o motorista, pela dirigibilidade e ergonomia, e para o frotista, pela maior ocupação dos veículos, menor custo operacional e manutenção facilitada.

Crédito das fotos: Biazus/Planet Propaganda - Texto: Secco Comunicação (com edição Omnibus)

No Paraná as empresas Rimatur Turismo e Transisaak já encomendaram unidades dos modelos G7. Veículos já entregues aos clientes estão nas fotos abaixo.

 


NOVO DOUBLE DECKER DA BUSSCAR

 

A Busscar lançou no primeiro semestre deste ano o seu novo ônibus de dois andares Panorâmico DD. Inspirado nas linhas de design do Vissta Buss Elegance 360, premiado em 2008 com o “IF Design Award” (considerado o “Oscar” do design europeu), em Hannover, Alemanha, o novo Panorâmico DD teve sua frente totalmente redesenhada, incorporando os faróis e as lanternas em LED desenvolvidas especialmente pela Busscar. Os sistemas de LED aplicados nas lanternas, luzes de freio, luzes de posição e setas oferecem maior segurança devido ao seu curto tempo de resposta e maior durabilidade. Os espelhos retrovisores externos também foram redesenhados, incorporando as funções de seta e luz de posição. A traseira também recebeu um novo visual, com linhas modernas e de grande refinamento, trazendo itens como acabamento da tampa traseira em inox, luzes de ré embutidas no pára-choque e vigia traseiro com vidros colados. Nas laterais, o novo desenho das janelas na região próxima à cabine confere maior harmonia e elegância ao conjunto, marcas registradas de seu antecessor. Foram eliminados todos os perfis de acabamento, criando superfícies contínuas, esteticamente agradáveis e de fácil limpeza. A cabine foi totalmente redesenhada, oferecendo bastante espaço, conforto e uma ótima visibilidade para motoristas e auxiliares. Novos painéis na cabine e piso superior oferecem maior funcionalidade e design sofisticado, conferindo ao conjunto um requinte diferenciado. O piso inferior recebeu novos dutos de ar condicionado e nova iluminação no teto, aumentando ainda mais o conforto e o requinte deste espaço.


MARCOPOLO FORNECE 39 ÔNIBUS URBANOS TORINO PARA EMPRESA DE TRANSPORTE DO PERU

A Marcopolo, por intermédio de sua representante PeruBras, fez a entrega, em Lima, capital do Peru, no início de julho, de 39 ônibus urbanos Torino para a ETUCHISA – Empresa de Transportes Los Chinos. Os novos veículos serão utilizados para o transporte de passageiros nas principais linhas da cidade peruana. De acordo com Ricardo Rossi, diretor da PeruBras, esta é a primeira venda de ônibus urbanos da Marcopolo para o mercado peruano desde o final da década de 90. “Neste período, fornecemos somente modelos rodoviários. E esta venda representa importante conquista e abre oportunidade para novos fornecimentos no segmento urbano”, destaca o executivo.
Segundo Paulo Andrade, diretor comercial para o mercado externo da Marcopolo, desde 2007 o Peru vem se destacando como um dos mercados com maior crescimento de vendas. “No ano passado, desenvolvemos e exportamos ônibus rodoviários com 15 metros de comprimento, inclusive sofisticados Double Decker”, explica Andrade.
Os ônibus Marcopolo Torino, com chassis Mercedes-Benz OF-1721, têm capacidade para transportar 49 passageiros sentados. Robusto, versátil, de baixo custo operacional e elevado valor de revenda, o modelo possui proteção especial anticorrosiva e piso em alumínio antiderrapante. A ETUCHISA – Empresa de Transportes Los Chinos iniciou operações em 1993 e é hoje uma das principais empresas do Peru. Com frota de 140 ônibus atua principalmente na região metropolitana da cidade de Lima

SEÇÃO NOSTALGIA

PRINCIPE DOS ÔNIBUS - Nas fotos acima ônibus preservado pela Principe Turismo de Joinville (SC), marca GMC, ano 1948.

ITAIÓPOLIS - Na viagem de Ronaldo dos Santos à Itaiópolis (SC) para buscar o Nimbus TR (veja coluna "Especial" desta edição) ele aproveitou para fazer algumas fotos dos ônibus da região. Encontrou já semi-desmanchado este veículo nas duas fotos logo abaixo, que ostenta emblema da Caio e no itinerário ainda é possível ler a inscrição "Porto Alegre". Além deste o antigo proprietário do Nimbus cedeu algumas fotos para reprodução da Transpinotti cujas fotos estão embaixo. O Nielson Diplomata era anteriormente da Marlac Turismo de Curitiba (PR) e o Busscar Urbanus é raro pois é montado sobre chassi Mercedes Benz LPO (reencarroçado). Na viagem Ronaldo também localizou o Marcopolo Torino I Mercedes Benz OF de placas (AFJ4527 - Curitiba PR) de propriedade da Construtora Sconntec.

O362 CONSERVADO - Monobloco O362 (JFO 2256) "Operações Especiais" da Policia Rodoviária fotografado por Alexandre Sanches em Guará, interior do Paraná.

DESFILE PÁTRIO - Monobloco O362 (AIU 6586) do Exército Brasileiro em desfile no dia 7 de Setembro na cidade de Francisco Beltrão (PR).

MINI-LIGEIRINHO - Quando o sistema Linha Direta foi implantado em Curitiba (PR) a idéia inicial era ter apenas uma linha para desafogar o eixo Boqueirão do expresso. No entanto a idéia foi tão bem recebida e os resultados expressivos na época que a rede ampliou-se de um modo que não se previa inicialmente com o atendimento de todos os eixos do expresso além da circular entre os bairros, Interbairros 2 e todos os terminais implantados a partir de 1992. Entre as diversas linhas que foram planejadas mas que acabaram ficando apenas no papel esteve a Circular Centro, uma espécie de mini-ligeirinho que uniria e integraria as diversas estações na região central da cidade. Para ler a reportagem baixe a imagem em seu computador e amplie-a usando qualquer software de visualização de imagens.

FRANCISCO BELTRÃO - O Caio Gabriela Mercedes Benz (AHR 9034) faz transporte escolar em Francisco Beltrão, interior do estado do Paraná.

RARO - O Nielson Diplomata Sete Quedas ostenta rara configuração sobre chassi Mercedes Benz LP e opera transporte escolar pela empresa Zanchett (São José dos Cedro SC).

SÓ JESUS SALVA - O Caio Gabriela (AHQ 5456) acima pertenceu à frota de ônibus municipais de Curitiba (PR) e agora atende a projetos de evangelização.

ALVORADA - Ciferal Alvorada Mercedes Benz O371UP ex MB006 (AAO 1306) da Auto Viação Mercês (Curitiba PR) agora na empresa Empresa de Transporte Pgtur (Palotina PR) sob o prefixo 510.

EX GRACIOSA - O Marcopolo Viaggio GIV Mercedes Benz acima pertenceu à Viação Graciosa (Curitiba PR) e atualmente é utilizado pela Banda "Os Montanari".

NOVA MORADA DO GABRIELA - Na foto abaixo Caio Gabriela Mercedes Benz LPO ex HS018 (ADA 9613) da Auto Viação Redentor (Curitiba PR), atualmente na empresa Morada Amiga (Assis Chauteaubriand PR).

EX PENHA - Wilian Correa localizou alguns veículos Ex Empresa de ônibus Nossa Senhora da Penha (Curitiba PR) na Prefeitura Municipal de Santo Antonio da Platina (PR). São eles Tribus Scania (ACP 2119), (ACVP 3589), (AHW 0260). John Betara localizou o ex 17.075 (ADK 4674).

SANREMO II - Na foto acima Marcopolo Sanremo II Volvo da Companhia Santista de Transporte Coletivo (Santos SP), década de 80.

 

JUNIOR BIODIESEL - Já está chegando ao final a carreira do microônibus Marcopolo Junior Mercedes Benz 608D que faz o transporte interno das turmas no Campus universitário da UEPG de Ponta Grossa (PR). Então, vale o registro antes do possível leilão do veículo que,v ale também o registro, é movido a biodiesel.

 

JARDINEIRA CIFERAL - O veículo que já pertecenu á Auto Viação Nossa Senhora do Carmo de Curitiba (PR) está agora em Paripueira (AL).

 

 

 

MAQUETE CERRO AZUL - Originalmente construída para a Viação do Sul (PR) a miniatura do Marcopolo Torino I Mercedes Benz ganhou o nome da Empresa Curitiba Cerro Azul quando aquela foi vendida. Tal maquete foi incorporada há algum tempo ao acervo do Omnibus do Brasil e é uma das mais raras pois foi construída pela própria Marcopolo.

NIMBUS TL SOBRE LP - Mais um Nimbus TR para esta edição, neste caso com chassi Mercedes Benz LP. O veículos encontra-se em São José das Palmeiras (PR) e possui placas. (AIG 5143).
GRAMADO - Foto de um ônibus de transporte turístico na cidade de Gramado (RS).
 

EX SANTO ANJO - O Nimbus Diplomata abaixo foi localizado em Marechal Candido Rondom (PR) e apesar de recentemente reformado ainda mantém o letreiro luminoso traseiro da empresa Santo Anjo (RS). O veículo tem chassi Mercedes Benz LP e placas (ACP 3361).

 
VENEZA AZULÃO - Também em Marechal Candido Rondom (PR) o Marcopolo Veneza I A (AAS 7907) da Banda Rondonense.

CIFERAL EX SOLETUR - Segundo Wilso Miccoli, apreciador de tudo o que se refere a Viação Cometa e carrocerias que a empresa utilizava, o Ciferal Dinossauro da foto abaixo deve ter pertencido a empresa Soletur. Segundo ele "isso se dá em função do modelo (Dinossauro I traseira curva com Ar Condicionado) e do chapeamento liso (os carros da Soletur eram em sua maioria lisos). As rodas são adaptadas com cubos do Scania 112, provavelmente (o cubo para rodas disco do 112/113 são iguais, mas são diferentes dos modelos das rodas raiadas)". O veículo tem placas (KTK 2300) e chassi Scania BR116.

 

 

GERAÇÃO IV NA ITAPEMIRIM - José Cordeiro mantém em seu acervo a foto de um Marcopolo Biaggio GIV pertencente à Viação Itapemirim (ES), veículo com divulgação da famosa e tradicional Oktoberfest, festa do chopp que acontecen na cidade de Blumenau (SC).

 

 

 

TUBARÃO A SÃO PAULO - Ricardo Bascke nos enviou folder da empresa Reundias (SC) que divulgava em 1983 a linha Tubarão (SC) - São paulo (SP).

 

SEM LUZ - O veículo á esquerda já operou no sistema de transporte de Curitiba pela Auto Viação Nossa Senhora da Luz onde teve os prefixos CL003 e 9132 (ACI 8421). A configuração original era ligeiirinho e o modelo Caio Vitória Volvo B58 ano 1991.

 

 

URUSSANGA - Tiago Alexandre do site www.criciuma-onibus.fotopic.net enviou foto deste Marcopolo Veneza II Mercedes Benz LPO 1113 ano 1978 que pertence à Auto Viação São Jerônimo da cidade de Urussanga (SC), exemplar impecável mantido pela empresa e ainda em operação regular.

EVENTOS

SETEMBRO - 17º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO E VI INTRANS – EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

Local: Expo Unimed Curitiba

Data: 28 de setembro a 2 de outubro.
Endereço: Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Telefone (41) 3317-3107
Informações: ANTP – Associação Nacional Transportes Públicos - Telefone (11) 3371-2299
Site: www.antp.org. br
E-mail: www.congresso17@ antp.org. br


NOVEMBRO - VE2009

VE2009 – 6.º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos - 1.º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos

Local: Espaço CPFL Cultura -Campinas (SP)
Data: 9 a 11 de novembro
Horário: 8h30 às 18h
Site: http://www.abve.org.br
Telefone (21) 2532-1389 -
E-mail inee@inee.org.br / abve@abve.org.br


NOVEMBRO - VIVER, VER E REVER 2009 - A edição deste ano do tradicional evento de São Paulo (SP) acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro no Memorial da América Latina. Mais informações no site www.primeiroclubedoonibusantigo.com.


ACONTECEU - SEMANA DOS BUSÓLOGOS NO GUARUJÁ - Aconteceu de 25 de julho a 2 de agosto no Ferry Boat´s PlazaShopping a Seman dos Busólogos no Guarujá. No evento, organizado por João Manoel da Silva, além da reunião de interessados no assunto houve exposição de fotos e outros materiais sobre ônibus, incluindo um veículo do tipo Jardineira Chevrolet de 1926. A empresa Translitoral, além de patrocinar o evento, montou um telão com museu virtual da empresa contando toda a histórias dos transportes. Durante o evento também houve passeio com os interessados por algumas praias do Guarujá. Colaboraram para a realização o SETPESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) e os associados ao LITORALBUS (Associação dos Busólogos do Litoral Paulista).



ACONTECEU - 3.º ENCONTRO ÔNIBUS DE CURITIBA

Foi realizado pelo Grupo Ônibus de Curitiba no dia 1.º de agosto o 3º encontro do Ônibus de Curitiba. O evento começou às 12h30min no Terminal Campina do Siqueira, região oeste de Curitiba (PR) e contou com um passeio pelo trajeto da Linha Direta Inter II. Para tanto foi cedido pela Auto Viação Agua Verde o veículo JR800, Marcopolo Gran Viale Ligeirinho Articulado Scania K310 para o passeio sendo responsável pela condução do veículo a motorista Kellen de Oliveira, que dirigiu o JR800. Foi feito exatamente o itinerário da linha, passando pelo Portão, excetuando no Cabral quando foi utilizada a via rápida. "A experiência foi muito legal, por reunir uma galera madura e responsável e também por termos observado o andamento das obras de infraestrutura da linha", conta Diego Dubijinski, coordenador do evento e mantenedor do site. Ele completa: "com apenas 20 passageiros, nunca foi tão bom dar uma volta através da linha Inter 2". Por volta das 15h00 o grupo estava de volta ao Terminal Campina do Siqueira onde foram feitas fotos do JR800 e de outros veículos na parte externa. Para Diego "apesar do frio e chuva, vi que tivemos uma participação significativa e a resposta da Água Verde para a execução dessa ideia também foi muito importante e decisiva. Esse encontro serviu como uma nova injeção de ânimo para continuarmos a desenvolver projetos desse âmbito". Para saber mais visite o site www.onibusdecuritiba.com.br.

FOTOS / MINIATURAS / DESENHOS / GRUPOS

L´AUTOBUS - Recentemente o grupo de discussão L´Autobus completou 3 anos de existência. Hospedado no Yahoogrupos o grupo é moderado por Pablo Dalaíbera Silveira, residente em Ponta Grossa, estado do Paraná. Pablo nasceu em 1973 e já com poucos anos de vida lembra de passeios de ônibus com a família e os ônibus que, anos mais tarde, foi descobrir se tratar de Nicola LP321/1111 da empresa VCG. Com 4 anos de vida Pablo foi ao Rio de Janeiro em um Marcopolo III com chassi Scania B110 da Expresso Maringá. Lembra-se também que o gosto por ônibus ia aumentando dia após dia e viagem após viagem como a realizada até Itu (SP) em ônibus da Transpen. O colecionismo começou em 1984 com os primeiros "Jornais Veículo", "Eu Rodo","Rei da Estrada", "O Carreteiro" e "Revista Boléia" que ganhava dos tios. Também em 1984 foram confecccionadas as primeiras "miniaturas" da "Transfada" e da "Pluma". Em 1986 as primeiras fotos, vindas da Scania e em 1987 as fotos recebidas da Volvo. Segundo Pablo "em 1987 fiz uma miniatura doTribus Diplomata da Itapemirim! Um amigo viu, gostou e começou a fazer miniaturas! Outros amigos viram nossas miniaturas e começaram a fazer também!" Surge aí, então, o CLUBTUR, Clube de Ônibus de Turismo e Urbano de Ponta Grossa (PR). Nesse ano de 1988, como visitávamos as empresas de ônibus em busca de fotos e revistas, resolvemos criar o "Informativo Clubtur", jornal que retratava o transporte coletivo da região com fotos e informações sobre as empresas e que servia de cartão de apresentação para que pudessemos solicitar os materiais as empresas! Era um trabalho dificil para quem tinha na época 14 anos de idade e nenhum centavo para imprimir o jornal, feito com fotocópias. Várias vezes o jornal foi "patrocinado" pelo Sr Moacir Orlando Leischsering, gerente operacional da VCG na época e algumas vezes por outros empresários! Já nos primeiros números, sentiu-se a necessidade de mudar o nome do jornal,pois estava com formato e cara nova ! Eu, vendo uma revista de transporte da época, ví uma propaganda de exportações da Marcopolo onde havia a inscrição L'Autobus! Surge assim o nome do nosso grupo em 1988!" Em 1988 começaram os primeiros intercâmbios com colecionadores de outros estados, Nesse mesmo ano foram feitos os primeiros intercâmbios de fotos com João Marcos do Nascimento (SC), Luis Otávio R Anchieta (in memorian - RJ), Pedro Oliveira (RJ) e João Donizete (SP). Em 1991 foi feito contato com o Osvaldo Born do Omnibus do Brasil. Outros colecionadores se somaram ao grupo que hoje conta com vários associados.


ZERADOS PARA RECIFE - Egon Rodhe flagrou novos articulados subindo em direção ao nordeste brasileiro.


"PURA NOSTALGIA" - Isto é o sentimento descrito por Osmar Cordeiro ao realizar viagem no raro Nielson Diplomata 350 Volvo B10M da Expresso Adamantina (SP) na linha Maringá (PR) - Tupã (SP).


VILLELA DESIGN - O amigo Armando Villela nos enviou fotos dos novos Caio Apache Vip II do lote de 107 unidades adquiridas pela empresa Saritur (MG).


CMA - O amigo Eliziar Maciel Soares enviou foto do CMA Scania (KCM 3136) da empresa São Benedito (PI).


NOVOS MEGA DA GLÓRIA - Lucas Pereira caracterizou um dos novos Neobus Mega adquiridos recentemente pela Transporte Coletivo Gloria de Curitiba (PR).


CAMPINA GRANDE - O amigo Luciano Xavier esteve recentemente na cidade de Campina Grande (PB) e nos enviou alguns registros dos urbanos de lá para publicação.


SÃO PAULO - O amigo Erison Castilho nos enviou fotos de sua recente viagem a São Paulo (SP). Na primeira foto o serviço Bombom da Viação Itapemirim (ES) que liga a capital paulista aos estados da região nordeste por preços convidativos. Na segunda foto Tecnobus Scania Starbus prefixo 42.017 da Viação Itapemirim. Na segunda linha Busscar Jum Buss 340 Scania K112 (reencarroçado, raro veículo da Gontijo (MG). E por último Marcopolo Paradiso GV1150 Scania K113 da Pluma (PR) na linha Foz do iguaçu (PR) - São Paulo (SP).


GUARATUBA - Foto da empresa Ganusatur que opera na cidade de Guaratuva (PR) do litoral paranaense. O veículo é um Monoblo Mercedes Benz O371U de prefixo 371 (BYG 0825)


GALLEGGIANTE VIAÇÃO REAL - A Viação Real Ltda (Cianorte PR) recentemente incorporou à frota o Comil Galleggiante 3.80 Scania K113 para serviço de turismo. Tal veículo recebeu o prefixo 3694 (AUT 0606) e pouco tempo depois já foi colocado a venda pelo site da empresa.


GARCIA PB - Alvaro Kramar nos enviou estas belíssimas fotos do Irizar PB da Viação Garcia, dentro da Rodoferroviária de Curitiba (PR).


SANTA TEREZA DO OESTE - O amigo Wilian Correa recentemente esteve na cidade de Cascavel (PR) onde fotografou veículos da pequena empresa empresa Santa Tereza que pertence ao Grupo Constantino e com sede em Santa Tereza do Oeste (PR) para onde partem as linhas metropolitanas a partir de Cascavel. Entre outras fotos abaixo estão o Neobus Mega 2 portas Volkswagen prefixo 8701 (APD 5775) e o Busscar Urbanuss 2 portas Mercedes Benz prefixo 3401 (ALY 7067).


SELEÇÃO VARIADA - Alexandre Sanches colaborou com esta edição enviando fotos variadas para publicação.

   

ELK DOS CAMPOS GERAIS - Pablo Dalalíbera Silveira nos enviou 1 foto para publicaçã da parte traseira do Monobloco Mercedes Benz O371RSD (com máscara e traseira da série O400) que pertenceu à Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha (Curitiba PR) e atualmente está na empresa ELK de Ponta Grossa (PR) que possui dois destes veículos.


NOVA PINTURA METROPOLITANO BH - Os novos ônibus urbanos que atendem a região metropolitana de Belo Horizonte (MG) já seguem novos padrões de lay-out, com projeto da identidade visual criado pela Villela Design. Armando Villela, designer responsável pela padronização, enviou algumas fotos que ilustram o novo visual dos ônibus da região.


MINIATURAS - Alexandre Rosa confecciona miniaturas com 100% resina de modelismo, padrão de acabamento superior, com peso similar às maquetes de metal. Atende colecionadores e empresas sendo fornecedor para Irizar e Viação Itapemirim entre outras. Também são confeccionadas maquetes em papel cartão para distribuição a clientes com ótimo custo-benefício. Para saber mais entre em contato com Correa & Rosa Miniaturas Promocionais e para Colecionadores pelos telefones (19) 2121-1015 ou (19) 7804-8215.

SITES E BLOGS

 

BLOG - O blog de Antonio Ferro www.revistaautobus.blogspot.com.br. teve como últimas postagens:

- MERCEDES BENZ DO BRASIL TERÁ NOVO PRESIDENTE;

- RECONHECIMENTO PELO BEM ESTAR (Encarroçadora Irizar);

- VOLVO DO BRASIL APRESENTA NOVO COORDENADOR (Assuntos Governamentais e Onstitucionais);

- VOITH CELEBRA O SUCESSO EM BOGOTÁ;

- AO EMBARCAR, LEIA COM ATENÇÃO (Marcopolo lança folheto de bordo);

- O OF 1418 VESTE O UNIFORME ESCOLAR;

- CURITIBA DÁ A LARGADA AO BIODIESEL;

 


SITE - O site mantido por João Manoel da Silva reserva raridades com o Ciferal Podium Scania da foto abaixo recentemente adquirido pela Alfretur, empresa de turismo da baixada santista. Anteriormente o veículo pertencia à empresa Atlantis. O endereço do site é http://litoralbus.blogspot.com. E não é somente o litoral paulista que está em eivdência no site pois este conta com colaboradores em diversas regiões do estado.


SITE II - Isaac Matos Preizner convida para uma visita ao seu o site, contendo galerias separadas por marca de carroceria. Link: http://imponibus.multiply.com.


SITE III - A SFS Ônibus passou por atualizações nas suas galerias, sendo algumas delas alteradas. Um dos critérios de postagem no site é ter a galeria com 3 fotos ou mais, caso contrário, as fotos ficarão presentes na galeria “outras empresas”. Para visitar acesse www.sfs-onibus.fotopic.net E www.sfs-onibus.blogspot.com


SITE IV - Ja esta no ar a nova atualização do site www.dbpbuss. fotopic.net sendo incluídas fotos das cidades de Carazinho (RS), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Maringá (PR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Passo Fundo (RS). Para visitar acesse www.dbpbuss.fotopic.net


SITE V - O Expresso Brasil foi recentemente atualizado sendo acrescentadas fotos às seguintes pastas: Motta, Xavante, Limousine Carioca, Bassamar e Sant Inês. Para acessar http://sergiocanuto.fotopages.com/


SITE VI - Welder Dias divulga seu endereço onde publica fotos de ônibus tiradas por mim em algumas cidades da Bahia e da região Sudeste do Brasil. Para acessar http://welderbus.fotopages.com.

 

 

OPINIÃO

Restrição aos fretados na contramão da Constituição

Daniel Lacsko Trindade e Juliana Vieira dos Santos*

Os ônibus fretados foram proibidos de circular em quase 70 km2 da cidade de São Paulo – zona quase tão grande quanto o centro expandido – a partir do dia 27 de agosto, com o objetivo declarado pelo Executivo de “melhorar a fluidez do trânsito nos principais corredores da cidade”.

E com isso a Prefeitura vai conseguir jogar os quase 45 mil usuários dos fretados no já saturado sistema público de transporte da cidade (o aumento da frota prometido pela PMSP para evitar o impacto da regulamentação por vir não é significativo) ou aumentar o número de veículos individuais circulando, piorando em muito o caótico trânsito paulistano.

A Prefeitura (leia-se, as concessionárias dos serviços de transporte) ganha na primeira situação, pelo aumento da arrecadação; mas a cidadania perde em qualquer das duas hipóteses.

Essa medida, mais uma rasteira na classe média deste país, baseia-se supostamente na nova Política de Mudança do Clima no Município de São Paulo. Porém, descumpre vários princípios constitucionais da Administração Pública, entre eles, legalidade, desvio de finalidade, publicidade e eficiência.


Muito embora a Prefeitura já tivesse feito anúncio da medida há meses, demorou-se a publicação no Diário Oficial. Apesar dessa ausência de norma, a restrição já tinha data de início e a Prefeitura começou a colocação das placas de trânsito que alertam para o perímetro da Zona Máxima de Restrição aos Fretados, talvez determinada em algum ato secreto. O princípio da publicidade, lembre-se, é uma garantia do cidadão para defender-se da arbitrariedade do Estado.

A respeito, a Lei Complementar nº. 95/98, estabelecendo normas para a elaboração das leis, prescreve que a cláusula “entra em vigor na data de sua publicação” deve ser reservada apenas para as leis de pequena repercussão, devendo as demais contemplarem prazo razoável para que a sociedade dela tenha amplo conhecimento.

Mas a publicidade dos atos administrativos realmente parece não estar em alta no país. E, na cidade de São Paulo (SP), a discussão pública sobre as melhorias para a cidade também padecem do mesmo mal. Os “vários estudos” mencionados pela Prefeitura permanecem desconhecidos e são questionados pelos estudiosos do assunto.


De toda forma, do ponto de vista jurídico, ainda que a portaria tenha sido finalmente publicada, ela não atende ao princípio da legalidade, pois a restrição aos quase 1.000 ônibus fretados que circulam em São Paulo depende de expressa previsão legal, na medida em que coíbe e limita o exercício dos direitos individuais. Repita-se: é apenas mediante lei que o Estado pode condicionar ou limitar o exercício das liberdades individuais dos cidadãos. Um simples ato do executivo municipal não suprirá essa exigência prevista na Constituição Federal.

Além disso, a medida segue na contramão do que está previsto na própria legislação municipal. A Lei nº. 13.241/01, que dispõe sobre a organização dos Serviços do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros na Cidade de São Paulo, determina que o Poder Público observará, entre outras diretrizes, a “prioridade do transporte coletivo sobre o individual”, em perfeita harmonia com a tendência mundial das grandes cidades e com as diretrizes da Agenda 21 e do UN-HABITAT (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos).

A própria Lei Municipal nº. 14.933/09, que institui Política de Mudança do Clima, em seu artigo 3º, inciso VI, prevê a “priorização da circulação do transporte coletivo sobre transporte individual na ordenação do sistema viário”. Já o artigo 6°, especificamente sobre os fretados, prevê a regulamentação para sua circulação, parada e estacionamento, mas com a finalidade de incentivar a utilização desse transporte coletivo em detrimento ao transporte individual.

A medida, da forma como está sendo anunciada pela Prefeitura é tão restritiva que não pode ser entendida como “regulamentação”.

E a restrição anunciada cria embaraço para o transporte público intermunicipal (já que a grande maioria desses ônibus fretados prestam serviços de transportar pessoas de um município a outro), que deve ser planejado e executado pelo Estado, nos termos do artigo 158 da Constituição Estadual e § 3º do artigo 25 da Constituição Federal.

Em atenção a essas questões metropolitanas, a Lei Orgânica do Município de São Paulo estabelece em seu artigo 174, que o sistema local de transporte deverá respeitar “as interdependências com outros Municípios, o Estado e a União”.

O governador José Serra, sobre os problemas metropolitanos, já declarou que eles “existem e debatê-los representa, pelo menos, um passo inicial para se começar a resolvê-los”.

A Prefeitura de São Paula precisa entender que transporte coletivo não é apenas o público ou o municipal, e que são muitos os agentes que têm a contribuir para a melhoria da cidade e ouvi-los pode gerar medidas mais legítimas e mais significativas para o trânsito do que a restrição paliativa e ilegal da circulação dos fretados na cidade.

* Daniel Lacsko Trindade é advogado do Rubens Naves, Santos Jr, Hesketh – Escritórios Associados de Advocacia - rec@rnaves.com.br

** Juliana Vieira dos Santos é mestre em Direito pela Universidade de Harvard , doutoranda na área de Teoria do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e advogada do Rubens Naves, Santos Jr, Hesketh – Escritórios Associados de Advocacia – rec@rnaves.com.br

CORREIO ELETRÔNICO

 

 

NOVA EDIÇÃO 1 1) “Quero perguntar quando irá sair a nova edição do Omnibus! Já têm um tempinho que a última edição saiu...”. - Maikon Belemer - neomaikon@gmail.com

MINIATURAS 2) “Boa tarde amigos do site Omnibus. Estou a procura de miniaturas de ônibus, não importa modelo tamanho e material. Estou em são Bernardo SP, se vocês puderem me informar fabricantes ou associado que tiver disponibilizando miniaturas eu agradeço.” autobusrs@hotmail.com.

LIVRO DESAPARECIDO 3) Primeiramente gostaria de agradecer-lhe imensamente pelo apoio a divulgação de meu trabalho de comercialização de fotos e maquetes durante a Exponi 5, além de parabenizar-lhe pela grandeza do evento que reflete sua competência e de sua equipe parabéns (...) que muito contribui para a memória do ônibus.Aproveito ainda o ensejo para pedir que se alguém achou uma cópia de meu livro: "UM ÔNIBUS CHAMADO RIO" que estava exposto juntamente com as fotos por favor entregar-lhe pois é o protótipo de livro original. Aproveito ainda para confirmar minha presença no próximo evento, bem como avisar que todos aqueles que se inscreveram na promoção das foto-cortesia receberam em breve as fotos-cortesia de suas empresas favoritas. Um abraço,Waldemar Pereira de Freitas Junior Pereira - w.70freitas@gmail.com

EVENTO 4) ”Venho através deste parabenizá-los pela Exponi 5. Adorei muito o evento, tirei muitas fotos, e minhas dúvidas. Parabéns novamente, um grande evento. Aguardo ancioso os próximos.” - Marcos Fabrício Corso - marcoscorso@pop.com.br

SOGIL 5) "Me chamo Carlos Eduardo Quequeto, moro em Porto Alegre, sou motorista de ônibus na empresa Navegantes e tive o prazer de estar em Curitiba no mês de março na 5ª Exponi. Mas o assunto que vou tratar neste e-mail é a viagem comemorativa aos 55 anos da empresa SOGIL de Gravataí-RS. A viagem entre Gravataí e Porto Alegre foi realizada em um Scania-Vabbis B-75 Eliziario Bi-Campeão ano 1965. Aproveito para divulgar a página do meu meu blog onde constam as fotos da data comemorativa: http://portobus.blogspot.com/2009/05/parabens-sogil.html" - Carlos Eduardo Quequeto - eduardoquequeto@uol.com.br

GUARATUBA 6) "Sou um busólogo moro em Guaratuba. Aqui na cidade eu ando com varios ônibus da empresa Ganusatur. Eles tem o marcopolo torino 1 e o 2 e o Mercedes 371." - Italo Francis Gomçalves Moreira - italo_fgm@hotmail.com.

IRIZAR PB 7) "Gostaria de parabenizá-lo pela excelente materia sobre o Irizar PB. Texto fantástico muito informativo, esclarecedor e com imagens perfeitas. Recebi a Revista Ônibus da Fetranspor deste mês [fevereiro] e fiquei surpreso e feliz com a homenagem feita a você, muito bacana esse reconhecimento por ter pessoas como você que preserva a memória do transporte nacional." - Anderson Lopes - derso_anderbus@hotmail.com

TERESINA 8) "Meu nome é Alexsandro, sou de Teresina PI. Gostaria de pedir a vocês que tirassem fotos aqui na minha cidade. Tem cada ônibus interessante que vocês iriam gostar. Por favor também tirem fotos de ônibus lá da cidade de São Luis também e uma cidade que tem muito ônibus especial. " - alexsandro.leite@hotmail.com

PARABENIZAÇÃO 9) "Gostaria de parabenizá-lo pelas materias, numas pesquisas pela NET acabei me defrontando com seu site, no qual encontrei informações valiosas. Eu trabahei no ramo automotivo por 12 anos (oficinas, concessionárias , lojas), e mais 1 ano e 2 meses dentro da fábrica da Volvo, e desde da metade de Janeiro entrei na Versatil tintas, tintas p/ frotas e caminhões (Dupont)" - Alexandro Cordeiro - alexcordeiro2006@hotmail.com

ERRATA 10) "Na edição 116 informa-se que a Redentor (Curitiba) adquiriu 2 Millenniuns II articulados para as linhas diretas da cidade (ligeirinho). Lá, entretanto, informa-se também que ambos são OF 1722M. Essa informação procede ou seria O500MA? Além disso, gostaria de saber se vocês tem uma foto para disponibilizar, somente para matar a curiosidade. " - Leonardo Lisboa - leolis2@yahoo.com.br

TIME AMPLIADO 11) "Eu sou o Vinícius Padilha, moro em Castro (PR), sou mais um dos admiradores de ônibus, gostei muito do site de vocês e gostaria sempre que possível estar informado dos eventos, novidades e encontros que vcs realizam, pois queria fazer parte desse time." - Vinicius Padilha - padilhavi@ibest.com.br