Você está aqui:Página Principal>A Folha do Omnibus (Índice Geral)> A Folha do Omnibus 111 

CONHEÇA NOSSO PARCEIRO CANALBUS

 

 

 a folha do omnibus 

 Número 111 :: Ano 16 :: 6 de novembro de 2007

www.omnibus.com.br  

Publicação do Omnibus do Brasil - Instituição de Preservação da Memória do Ônibus 

Produção: Osvaldo Born - Correio eletrônico: omnibusdobrasil@yahoo.com.br - Telefone (41) 9621-0711 

:: É permitida a reprodução das informações/fotos desde que citada a fonte e conservados os créditos :: 

Colaboradores e fontes das informações e fotos desta edição:

Alexandre Sanches - Christian Teixeira de Sousa - Derles Borges Pichoff - Diego Felipe da Costa - Diogo Vieceli - Eduardo Gomes - Egon Rohde - Eugenio Ilzo - Fernando Crocetti/Neobus Paraná - Gustavo Campos - Isaac Matos Preizner - João Manoel da Silva - Leandro Henrique Stein - Luciano Vicente - Luiz Henrique Ledo Santana - Michel Moraes de Souza - Osmar Cordeiro - Pablo Lodrigo Schlösser - Rafael Augusto Arthury de Almeida - Reinaldo Penhalves - Ronaldo dos Santos - Sergio Augusto Braga Canuto - Thiago Sena - Victor Hugo Guedes Pereira - Wilian Correa - Wilson Miccoli

 

 EDITORIAL

 

Prezados Leitores: Esta edição registra as aquisições de ônibus em diversas regiões do país desde o mês de maio. Como sempre A FOLHA DO OMNIBUS pretende servir como fonte histórica e não como uma publicação que traz as notícias em primeira mão. Infelizmente não temos conseguido manter a periodicidade desejada para a publicação por conta de problemas técnicos do site, que tem ultrapassado o limite de tráfego nos primeiros 20 dias do mês, e também por conta das atividades profissionais. No entanto esperamos continuar contando com a colaboração dos nossos leitores para que nos enviem notícias de sua região. Boa leitura e até a próxima edição de final de ano. - Osvaldo Teodoro Born

 ESPECIAL

135 novos ônibus para a região de Curitiba e Ligeirinho articulado

(Texto URBS com alterações)

Foram entregues oficialmente para o sistema de transporte de Curitiba (PR) e região metropolitana no dia 9 de outubro 135 novos ônibus. Todos têm elevadores, rampas e acomodações internas para o acesso de pessoas com necessidades especiais. Com a chegada dos novos ônibus, 65% da frota de ônibus que circula nas ruas de Curitiba possui equipamentos para acessibilidade universal. Das 395 linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT), que reúne Curitiba e mais 13 municípios vizinhos, 316 têm pelo menos um veículo adaptado, com elevadores ou embarque em nível com rampas — caso dos ligeirinhos e expressos, que fazem o embarque e desembarque nas estações-tubo. Todos os ônibus com as acomodações e equipamentos especiais têm adesivos com o desenho da cadeira de rodas, nos lados, na frente e atrás do veículo. O presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini, participou da entrega dos novos ônibus, testou os elevadores e deu seu parecer: “Dias atrás cheguei ao terminal do Boqueirão e tive a grata surpresa de ver que todos os ônibus ali estacionados eram adaptados para os portadores de necessidades especiais. Nessa questão, Curitiba está muito à frente de todas as cidades brasileiras”, afirmou Nardini.

A entrega de 135 novos ônibus foi mais uma etapa da renovação iniciada em 2006, quando foram substituídos 295 ônibus que atingiram o limite de vida útil, de dez anos. Até dezembro serão trocados mais 59 veículos, totalizando 489 ônibus novos entregues em dois anos. Até fim do ano, a cidade terá renovado um em cada quatro ônibus da frota. Todos os ônibus novos têm sistema de monitoramento por satélite (GPS), elevadores e acomodações internas para pessoas com necessidades especiais, painéis eletrônicos digitais, frontais e laterais, e sistema de áudio MP3 para informações de itinerário e som ambiente.

Entre os novos ônibus, está o ligeirinho articulado que será usado de forma experimental na linha direta Inter 2, além de 10 ligeirinhos, dois ônibus do tipo convencional comum, nove convencionais do modelo micro especial (com capacidade ampliada para 90 passageiros), três interbairros articulados, três interbairros comuns, oito alimentadores articulados, um alimentador micro especial, 60 alimentadores comuns, 13 veículos para o sistema de transporte de alunos com necessidades especiais e mais 25 carros metropolitanos.

Foram mostradas ao público algumas soluçõede equipamentos audiovisuais que devem fazer parte das melhorias para os próximos lotes de veíulos do sistema da região: o GR800, primeiro ligeirinho articulado contava com monitores LCD em seu interior e no ligeirinho AL030 estava sendo mostrada a tecnologia de projeção de vídeo sobre suportes em PVC colocados no vidro traseiro e laterais do veículo.A tecnologia pode ser aprimorada futuramente com a colocação de nanoprojetores diretamente nos balaústres dos veículos.

Para tornar o sistema de transporte mais atrativo e eficiente, a Prefeitura de Curitiba trabalha com projetos de curto, médio e longo prazo. Até o fim do ano serão iniciadas as obras de reformas de 17 terminais do transporte coletivo, e da reforma da Avenida Marechal Floriano, por onde passará a primeira linha de Ligeirão da cidade. Os ligeirões serão ônibus articulados que irão do Boqueirão ao Centro quase na metade do tempo dos biarticulados, porque só vão parar nos terminais ao longo do trajeto. Será preciso desalinhar as estações-tubo ao longo da avenida para permitir a ultrapassagem dos ligeirões. Em 2008 começa a funcionar uma nova linha de ônibus na Linha Verde, avenida que ligará a cidade de norte a sul, com uma primeira etapa do Pinheirinho ao Centro. Também em 2008 deve começar a reconstrução dos terminais do Pinheirinho, Capão da Imbuia e Cabral, que fazem parte do mesmo pacote de obras da Linha Verde: o Programa de Transporte Urbano, com financiamento da prefeitura e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


CONHEÇA NOSSO PARCEIRO CANALBUS

No site Canalbus, você poderá programar sua viagem a partir da consulta dos horários de ônibus em 180 diferentes cidades espalhadas pela região sudeste e sul do Brasil. Hotéis, passagens e outras informações também podem ser localizadas rapidamente apenas com alguns cliques. Divulgação de eventos e alguns roteiros turísticos fazem parte das informações disponibilizadas pelo site.

 

 

 GRUPO OMNIBUS DO BRASIL

O Grupo de Discussão Omnibus do Brasil tem como objetivo reunir interessados em transporte coletivo por ônibus que sejam residentes nos estados do Paraná e Santa Catarina, independentemente de onde tenham nascido. Trocando fotos e informações os cerca de 75 associados que compõem o grupo tem a oportunidade de manter atualizados seus dados a respeito de frotas, ver fotos de ônibus novos e antigos, trocar experiências, fazer novas amizades e refletir sobre o assunto que mais lhes interessa como hobby ou na própria vida profissional, e até mesmo expressar pontos de vista diferentes sobre as questões que norteiam o assunto ônibus. Além de manter regras claras de bom funcionamento de suas atividades, evitando as "discussões" e prezando pelo "diálogo", o Grupo Omnibus do Brasil mantém o bom senso entre seus participantes, possibilitando um ambiente sadio para o colecionismo. Interessados na associação ao grupo, desde que residentes nas regiões especificadas acima, devem manter contato pelo e-mail omnibusdobrasil@yahoo.com.br.

QUADRO DE AQUISIÇÕES

Envie por carta ou e-mail informações de aquisições de ônibus na sua região observando os itens abaixo.

Se possível anexe fotos de boa qualidade para ilustrar as informações. Seu nome constará como colaborador da edição.

NOME DA EMPRESA (quando possível completo)

CIDADE SEDE 

NÚMERO TOTAL DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS (quando disponível)

TIPO DOS VEÍCULOS (micro, urbano, intermunicipal ou rodoviário)

CATEGORIA OU SERVIÇO (fretamento, linhas regulares, linhas especiais, serviço leito)

PREFIXOS DOS VEÍCULOS: deve CONTER NO MÍNIMO UM DOS PREFIXOS DO LOTE; sem esta informação nenhum dado será publicado nesta seção

MARCA E MODELO DA CARROCERIA, número de portas 

MARCA E MODELO DO CHASSI (se não for identificado o modelo informar no mínimo se é motorização dianteira, central ou traseira).

OUTRAS OBSERVAÇÕES (ar condicionado, tipo de vidros, caixa de itinerário digital, linhas operadas)

OBSERVAÇÕES QUANTO À TABELA:

2pee - 2.ª porta entre-eixos < > nd - não disponível

EMPRESA - SEDE QUANT CARROCERIA MARCA/MODELO CHASSI MARCA/MODELO PREFIXOS VISTOS DETALHES
ESTADO DO PARANÁ - CURITIBA - URBANOS MUNICIPAIS
Auto Viação Marechal (Curitiba PR) 01 Comil Svelto NS Ligeirinho Scania K230 AL030 (APF 6511) Categoria Linha Direta. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com som MP3.
Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR) 04 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M BA112 (APB 5822), BA113 (APD 5816), BA114 (APB 5821), BA115 (APD 5820) Categoria Alimentador. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR)  02 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M BB020 (APB 8272), BB021 Categoria Interbairros. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
 
Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR)  08 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 BN601 (APD 8657), BN602, BN603 (APD 8664), BN604 (APD 8659), BN605 (APD 8665), BN606, BN607 (APBD 8667), BN608 (APD 8663) Categoria Convencional Micro Especial. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR)  01 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 BN406 Categoria Alimentador Micro Especial. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR)  03 Busscar Urbanuss Pluss Articulado 4 portas Scania K310 BR408 (APF 5089), BR409 (APF 5090), BR410 (APF 0921) Categoria Alimentador Articulado. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR) 05 Neobus Mega Modelo 2007 Escolar Mercedes Benz OF1418 BS013 (APD 8661), BS014 (APD 9467), BS015 (APD 8660), BS016 (APD 8658), BS017 (APD 9182) Categoria Escolar SITES. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Curitiba PR) 04 Busscar Urbanuss 3 portas Mercedes Benz O500M CC186, CC187, CC188, CC189 Categoria Troncal. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Curitiba PR) 02 Neobus Spectrum City 2 portas (2pee) Mercedes Benz OF1418 CH004 (APH 2562), CH005 (APH 2561) Categoria Inter Hospitais. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Curitiba PR) 01 Busscar Urbanuss Escolar Mercedes Benz OF1418 CS010 (APG 3863) Categoria Escolar SITES. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Auto Viação Nossa Senhora da Luz (Curitiba PR) 01 Busscar Urbanuss 3 portas Mercedes Benz OF1722M CC185 (AOZ 3915) Categoria Convencional. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Empresa Cristo Rei (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrun City 3 portas Mercedes Benz OF1418 DN609 (API 4231) Categoria Convencional Micro Especial. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Empresa Cristo Rei (Curitiba PR) 01 Neobus Mega Modelo 2007 Escolar Mercedes Benz OF1418 DS007 (API 4232) Categoria Escolar SITES. Veículo com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.
Empresa Cristo Rei (Curitiba PR) 03 Busscar Urbanuss Pluss Articulado 4 portas Mercedes Benz O500MA DR115 (APF 0348), DR116 (APF 0349), DR 117 (APF 0347) Categoria Alimentador Articulado. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Substituem DR110 (AEV 3468) e DR111 (AEV 7503) - Marcopolo Torino LN Artciulado 4 portas Volvo B58 ano 1994 / DR112 (AGO 9074) - Caio Alpha Articulado 4 portas Volvo B58 ano 1996. Errata na edição 112: categoria Interbairros Articulado.
Empresa Cristo Rei (Curitiba PR) 01 Busscar Urbanuss Pluss Articulado Ligeirinho 3 portas com embarque em nível Mercedes Benz O500MA DR800 (APH 3543) Categoria Linha Direta Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Bancos semi-acolchoados. Veículo com som MP3.
 
Empresa Cristo Rei (Curitiba PR) 03 Busscar Urbanuss Pluss Articulado 4 portas Mercedes Benz O500MA DR407, DR408, DR409 Categoria Linha Direta Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Errata na edição 112: categoria Alimentador Articulado.
Auto Viação Nossa Senhora do Carmos (Curitiba PR) nd Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz OF1722M EA184 (APF 3485) Categoria Alimentador. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
Viação Cidade Sorriso (Curitiba PR) 11 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M GA137 (APB 6014), GA138, GA139 (APB 5799), GA140 (APB 5984), GA141 (APB 5996), GA142, GA143 (APB 5801), GA144 (APB 5804), GA145 (APB 5802), GA146 (APB 5803), GA147 (APB 6012) Categoria Alimentador. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
 
Viação Cidade Sorriso (Curitiba PR) 02 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M GB045 (APB 5987), GB046 (APB 5986) Categoria Interbairros. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
Viação Cidade Sorriso (Curitiba PR) 01 Busscar Urbanuss Pluss Articulado Ligeirinho 3 portas com embarque em nível Volvo B12M GR800 (APF 0787) Categoria Linha Direta Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e laterais após segunda e terceira porta. Bancos semi-acolchoados. Veículo com som MP3.
Viação Cidade Sorriso (Curitiba PR) 04 Neobus Mega Modelo 2007 Escolar Mercedes Benz OF1418 GS025, GS026 (APB 5994), GS027 (APB 5812), GS028 (APB 5817) Categoria Escolar SITES. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
Auto Viação Redentor (Curitiba PR) 10 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M HA257 (APC 2497), HA258 (APB 4223), HA259 (APB 4225), HA260 (APB 4221), HA261 (APB 5342), HA262 (APB 5814), HA263 (APB 5815), HA264 (APB 4226), HA265 (APB 5332), HA266 (APB 5334) Categoria Alimentador. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
Auto Viação Redentor (Curitiba PR) 03 Busscar Urbanuss Pluss Ligeirinho Scania K230 HL112 (APB 5338), HL113 (APB 5339), HL114 (APB 5341) Categoria Linha Direta. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com som MP3.
Auto Viação Redentor (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 HN604 (APB 5813) Categoria Convencional Micro Especial. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Redentor (Curitiba PR) 05 Busscar Urbanuss Pluss Articulado 4 portas Scania K310 HR112, HR113, HR114, HR115, HR116 Categoria Interbairros Articulado. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
 
Auto Viação Redentor (Curitiba PR) 02 Neobus Mega Modelo 2007 Escolar Mercedes Benz OF1418 HS016 (APB 5336), HS017 (APB 7103) Categoria Escolar SITES. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
 
Auto Viação Agua Verde (Curitiba PR) 02 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M JA029 (APF 3357), JA030 (APF 3359) Categoria Alimentador. Veículos com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta.  
Auto Viação Agua Verde (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrum City 3 portas Mercedes Benz OF1418 JN603, JN604, JN605, JN606 Categoria Convencional Micro Especial. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Curitiba (Curitiba PR) 01 Comil Svelto NS Ligeirinho Scania K230 LL030 (APB 3744) Categoria Linha Direta. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com som MP3.
 
Auto Viação Curitiba (Curitiba PR) 01 Comil Svelto NS Escolar Volkswagen 17.230EOD LS002 (AOY 9830) Categoria Escolar SITES. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Mercês (Curitiba PR) 01 Caio Apache Vip SC Escolar Volkswagen 17.230EOD MS006 Categoria Escolar SITES. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
ESTADO DO PARANÁ - URBANOS METROPOLITANOS DA REGIÃO DE CURITIBA
Piedade (Campo Largo PR) 05 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz OF 1418 423, 424 Transporte municipal na cidade de Campo Largo (PR). Veículos com elevador para cadeirantes.
Piedade (Campo Largo PR) 05 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz OF 1722M 168 (AOZ 6932), 169 (AOZ 8896), 170 (AOZ 8907), 171 (AOZ 8897), 172 (AOZ 6934) Transporte municipal na cidade de Campo Largo (PR). Veículos com elevador para cadeirantes.
Leblon Transporte de Passageiros (Fazenda Rio Grande PR) nd Busscar Urbanuss Pluss Ligeirinho Volkswagen 17.260EOT 15L25 (APB 8239), 15L26 (APB 8245), 15L27 (APB 8240), 15L28 (APB 8246) Categoria Linha Direta Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral . Veículo com som MP3.
Leblon Transporte de Passageiros (Fazenda Rio Grande PR) nd Busscar Urbanuss Pluss 3 portas Volkswagen 17.260EOT automático 15A70 (APB 2572), 15A71 (APB 2390) Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com elevador para cadeirantes.

 

 

Leblon Transporte de Passageiros (Fazenda Rio Grande PR) 03 Busscar Urbanuss Pluss Articulado 4 portas Volkswagen 17.230EOD 15R46 (AOX 7871), 15R47 (AOX 7868), 15R48 (AOX 7867) Categoria Alimentador Metropolitano Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Operação direta entre terminais, não possuindo posto do cobrador. Veículos com elevador para cadeirantes.

 

 

Auto Viação Tamandaré (Almirante Tamandaré PR) 02 Busscar Urbanuss Pluss Articulado 4 portas Mercedes Benz O500MA 16R48 (APF 5044), 16R49 Categoria Alimentador Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
Expresso Azul (Pinhais PR) 01 Marcopolo Torino Modelo 99 3 portas Mercedes Benz OF1722M ano 2004 17.003 (AMD 7057) Escolar. Ex 23.119 da Viação Colombo (Colombo PR)
Expresso Azul (Pinhais PR) 01 Neobus Mega Modelo 2004 3 portas Mercedes Benz OF1722M ano 2005 17.004 (AMW 9854) Escolar. Ex 23.122 da Viação Colombo (Colombo PR)
Expresso Azul (Pinhais PR) 05 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz OF1722M 17A68 (APC 3380), 17A69 (APC 3374), 17A70 (APC 3371), 17A71 (APC 3375), 17A72 (APC 3370) Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
Expresso Azul (Pinhais PR) 02 Marcopolo Gran Viale Articulado 4 portas Scania K310 17R32, 17R33 Categoria Alimentador Metropolitano Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Santo Antonio (Colombo PR) 01 Busscar Urbanuss Pluss Articulado 4 portas Mercedes Benz O500MA (Errata na edição 112: o chassi é Scania K310) 18R41 (APG 7659) Categoria Alimentador Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo com elevador para cadeirantes.
Empresa Araucária PR) 02 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 19A41 (APF 4290), 19A42 (APF 4288) Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículos com elevador para cadeirantes.
Auto Viação São José dos Pinhais (São José dos Pinhais PR) 02 Marcopolo Gran Viale Articulado 4 portas Volvo B12M 20R31, 20R32 Categoria Alimentador Metropolitano Articulado. Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículos com elevador para cadeirantes.
São Braz (Curitiba PR) 01 Caio Apache Vip SC 3 portas Mercedes Benz OF1722M 21A31 Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículos com elevador para cadeirantes.
 
São Braz (Curitiba PR) 01 Neobus Spectrum City 2 portas Mercedes Benz OF1418 21C05 Categoria Convencional Metropolitano Micro Especial II.
Empresa Campo Largo (Campo Largo PR) 05 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 22.053 (APF 5627), 22.054 (APF 5625), 22.055 (APF 5646), 22.056 (APF 5638), 22.057 (APF 5640) Categoria Convencional Metropolitano II. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículos com elevador para cadeirantes.
Empresa Campo Largo (Campo Largo PR) nd Busscar Urbanuss Pluss Ligeirinho Scania K230 22L19 (APB 7181), 22L20 (APB 9731) Categoria Linha Direta Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral Veículos com sistema de som MP3.
 
Empresa Campo Largo (Campo Largo PR) 03 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 22A41 (APE 7045), 22A42 (APE 7040), 22A43 (APE 7043) Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículos com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Antonina (Almirante Tamandaré PR) 01 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 24.047 (APF 0438) 24.048 (APF 0399) Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
Viação Castelo Branco (Campina Grande do Sul PR) 03 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 25.109, 25.110, 25.111 Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes. Veículos da empresa passam a adotar pintura branco-califórnia.
Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR) 02 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 26.088 (APA 4852), 26.090 (APA 4851) Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR) 01 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Volkswagen 17.230EOD 26.089 (AOX 2208) Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR) 01 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Volkswagen 17.230EOD 26C11 (AOW 7238) Categoria Convencional Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
Viação Piraquara (Piraquara PR) 04 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 29A83, 29A84, 29A85, 29A86 Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículos com elevador para cadeirantes.
Viação Piraquara (Piraquara PR) 02 Comil Svelto NS 3 portas Mercedes Benz OF1722M 29.081, 29.082 Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículos com elevador para cadeirantes.
Nobel Transporte de Passageiros (Fazenda Rio Grande PR) 03 Busscar Urbanuss Pluss 3 portas Mercedes Benz OF 1722 31A57, 31A58 (APE 3348), 31A59 (APE 3349) Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
ESTADO DO PARANÁ - RODOVIÁRIOS / URBANOS INTERIOR DO ESTADO
Scheid (Francisco Beltrão PR) nd Mascarello Gran Midi 3 portas Volkswagen 17.230EOD 11 Opera linhas municipais na cidade.
Transporte Coletivo Cidade Canção (Maringá PR) 04 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1418 5701 (APC 3352), 5702, 5703, 5704 Caixa de itinerário digital Mobitec. Piso de alumínio. Operam linhas municipais na cidade.
 
Transporte Coletivo Cidade Canção (Maringá PR) 02 Marcopolo Senior Midi 3 portas Mercedes Benz OF1418 5764, 5765 Caixa de itinerário digital Mobitec. Piso de alumínio. Operam linhas municipais na cidade.
Transporte Coletivo Cidade Verde (Maringá PR) 07 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1418 12m 0901, 0902, 0903, 0904, 0905, 0906, 0907 Caixa de itinerário digital Mobitec. Piso de alumínio. Veículos com elevador e 2 espaços para cadeirantes. 28 lugares.
Transporte Coletivo Cidade Verde (Maringá PR) 05 Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz OF1721 5105, 5117, 5119, 5120, 5122 Caixa de itinerário digital Mobitec. Piso de alumínio. 34 lugares. Veículos remanejados da Transporte Coletivo Cidade Canção (PR) onde possuíam o mesmo rpefixo excetuando o 5115 que foi trocado para 5122. 5105 possui elevador para cadeirantes.
Transporte Coletivo Cidade Verde (Maringá PR) 02 Marcopolo Torino Modelo 99 3 portas Mercedes Benz OF1721 5201, 5202, 5216, 5227 Caixa de itinerário digital Mobitec. Piso de alumínio. 32 lugares. Veículos remanejados da Transporte Coletivo Cidade Canção (PR) onde possuíam o mesmo rpefixo excetuando o 5203 que foi trocado para 5227. 5105 possui elevador para cadeirantes.
Expresso Nordeste Ltda. (Campo Mourão PR) 02 Caio Millennium 2 portas Mercedes Benz O500M 2030 Serviço Metropolitano. Operando na linha Apucarana (PR) - Mandaguari (PR).
Viação Campos Gerais (Ponta Grossa PR) 07 Neobus Mega Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1722M 1007, 1009, 1011 (APB 4319), 1013, 1015, 1017, 1019 .
Viação Campos Gerais (Ponta Grossa PR) 09 Neobus Spectrum City 2 portas (2pee) Mercedes Benz OF1418 1021, 1023, 1025, 1027, 1029, 1031, 1033, 1035, 1037 .
Viação Itaipu (Foz do iguaçu PR) 05 Mascarello Gran Via 3 portas Volkswagen 17.230EOD 33.550 Operação de linhas urbanas nesta cidade.
Viação Itaipu (Foz do iguaçu PR) 05 Mascarello Gran Via 3 portas Volkswagen 17.230EOD 33.542 Operação da linha metropolitanasFoz do Igauaçu (PR) - Santa Terezinha de Itaipu (PR).
Expresso São Bento (Curitiba PR) 01 Busscar Urbanuss Pluss 3 portas Mercedes Benz OF1722 28 Operação de linhas intermunicipais na região de Agudos do Sul (PR).
Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) 03 Comil Svelto NS 2 portas Volkswagen 17.260EOT 5782, 5783 (APD 0969), 5784 Operação de linhas metropolitanas no interior do estado do Paraná.
Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) 02 Mascarello Gran Via 2 portas Volkswagen 17.260EOT 5780, 5781 Operação de linhas metropolitanas no interior do estado do Paraná.
Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) 05 Marcopolo Paradiso G6 1200 Scania K 310 5785, 5786, 5787 (APC 2044), 5788, 5789 Ar condicionado.
Viação Iapó (Ponta Grossa PR) 05 Mascarello Gran Flex 2 portas Volkswagen 17.230EOD 2404, 2405, 2407, 2408, 2409 Serviço Metropolitano.
Viação Iapó (Ponta Grossa PR) 03 Comil Versatile Volkswagen 17.230EOD 2401, 2402, 2403 Serviço Convencional. Fretamento.
Araucar (Curitiba PR) 01 Comil Campione 3.65 Vision Scania K310 5020 (APD 1381) Fretamento na região de Curitiba (PR).
Araucar (Curitiba PR) nd Mascarello Gran Midi 1 porta Agrale 021 (APH 1394), 022, 023, 024 (APH 1417), 025 (APH 1386) Fretamento na região de Curitiba (PR).
Via Rápida (Apucarana PR) 01 Marcopolo Paradiso G6 1550LD Scania K380 1077 (ASL 0377) Turismo.
Expresso Medianeira (PR) nd Comil Campione 4.05HD Scania K380 2063, 2064 Ar condicionado.
 
Brasil Sul (Londrina PR) 02 Marcopolo Paradiso G6 1550 LD Mercedes-Benz O-500 RSD 2000, 2010 Serviço Leito-Cama. 20 lugares. Monitores de TV. DVD. Rádio. Caixa de itinerário digital Mobitec. Ar condicionado.Rodas de alumínio Alcoa. Vigia traseiro.
    
 
Brasil Sul (Londrina PR) 04 Marcopolo Paradiso G6 1550 LD Mercedes-Benz O-500 RSD 2115, 2120, 2125, 2130 Serviço Executivo. 44 lugares. Apoio para as pernas. Monitores de TV. DVD. Rádio. Caixa de itinerário digital Mobitec. Ar condicionado.Rodas de alumínio Alcoa. Vigia traseiro.
Fretam (Curitiba PR) 01 Volare W8 1 porta Agrale 170 (AOR 2939) Ar condicionado.
Vetore (PR) 01 Neobus Spectrum City Intermunicipal 1 porta Mercedes Benz OF1418 Não possui Fretamento particular.
Jordana Turismo (Curitiba PR) 01 Marcopolo Senior Modelo 2007 1 porta Agrale 502 (AAJ 0502) Ar condicionado. Vidros colados. Rodas de alumínio. 29 lugares.
Rimatur Turismo (Curitiba PR) 02 Marcopolo Paradiso G61200 Volkswagen 18.320EOT 6300 (APD 2498), 6400 Operam fretamento contínuo na região de Curitiba (PR) e turismo.
Farmácias e Drogarias Nissei Ltda. (Curitiba PR) 01 Irizar Century Volkswagen 18.310OT não possui (ALO 2973) Veículo atende projetos sociais da empresa. Ex 5038 da Pluma (PR). Rodas de alumínio. Rodoar. Caixa de tinerário light-dot da FRT.
Valdir Tur (Guaíra PR) 01 Comil Campione 3.65 Scania K 004 Ar condicionado.
J. Araújo (Curitiba PR) nd Busscar Vissta Buss LO Mercedes Benz O500 2020 Linhas rodoviárias regulares no estado do Paraná.
Empresa Campo Alto Tijucas (São José dos Pinhais PR) 01 Busscar Urbanuss Interbuss 1 porta Mercedes Benz OF1722M 40 Linhas intermunicipais regulares entre Curitiba (PR) e São José dos Pinhais (PR)
Expresso Nordeste Linhas Rodoviárias Ltda. (Campo Mourão PR) 01 Comil Piá Mercedes Benz LO915 3400 Serviço Convencional.
Expresso Nordeste Linhas Rodoviárias Ltda. (Campo Mourão PR) 01 Comil Versatile Mercedes Benz OF1722 3300 Serviço Convencional.
Expresso Nordeste Linhas Rodoviárias Ltda. (Campo Mourão PR) 01 Irizar New Century Volvo B12R (Errata na edição 112: o chassi é B9R) 4600 Serviço Executivo.
Nordeste Transportes (Campo Mourão PR) nd Busscar Elegance 360 Scania K 4510 (APH 9878) Ar condicionado.
Expresso Nordeste Linhas Rodoviárias Ltda. (Campo Mourão PR) nd Busscar Elegance 360 Mercedes Benz O500RS 4500, 4560, 4570, 4580 Operando na linha Curitiba (PR) - Campo Mourão (PR). Categoria Executivo Class. Ar condicionado.
ESTADO DE MINAS GERAIS - URBANOS / RODOVIÁRIOS
Irmãos Teixeira (Divinópolis MG) 01 Caio Apache S-21 Mercedes Benz OF1721 6010 Opera linha linha Divinópolis (MG) - São José dos Salgados (MG). Veículo substitui Marcopolo Viale prefixo 4310 que foi remanejado para Ouro Branco (MG).
Transcid (Divinópolis MG) 10 Caio Apache Vip 2 portas Mercedes Benz OF1418 210, 2103, 2103, 2202, 2701 Veículos 2202 e 2701 possuem elevador para cadeirantes.
Transcid (Divinópolis MG) 05 Caio Foz Super 1 porta Mercedes Benz LO915E 0602, 0901, 1204, 1604, 1804 .
Comércio Lubrificantes & Peças Ltda (Conselheiro Lafaiete MG) 03 Marcopolo Torino Modelo 2007 2 portas Mercedes Benz OF1722M nd Operação nas linhas Lafaiete (MG0 - Gagé (distrito-MG), Lafaiete (MG) - Congonhas (MG) e Lafaiete (MG) - Congonhas (MG) via Gagé. Possuem porta-pacotes e bagageiros.

Viação Sâo Cristóvão (Divinópolis MG)

02 Marcopolo Torino Modelo 2007 2 portas Mercedes Benz OF1722M 1840 .

Viação Sâo Cristóvão (Divinópolis MG)

03 Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz OF1722M 1870, 1880 Serviço Convencional. Caixa de itinerário digital. 49 lugares.

Rio Doce (Caratinga MG)

09 Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz O500RS 4x2 80701, 80703, 80705, 80707, 80709, 80711, 80713 (HBG-8432), 80715, 80717 (HBG-8434) Operam Rio de Janeiro (RJ) - Governador Valadares (MG) e Rio de Janeiro (RJ) - Coronel Fabriciano (MG). 42 lugares. Ar condicionado. Vidros fumê. Vigia traseiro. Rodas de alumínio.

Viação Sandra (Conselheiro Lafaiete MG)

04 Busscar Vissta Buss LO Mercedes Benz O500R 9400 (GXA 6789), 9450 (GXA 6788), 9500 (GXA 6794), 9550 (GXA 6787) Serviço Convencional. Operam linha São João Del Rei (MG) - Belo Horizonte (MG). 46 lugares.Caixa de itinerário digital.

Gontijo (Belo Horizonte MG)

50 Busscar Jum Buss 360 Scania K420 6x2 nd Ar condicionado.
Irmãos Teixeira (Divinópolis MG) 02 Marcopolo Viaggio G61050 Mercedes Benz OF500R 48.000, 48.500 Opera linha linha Divinópolis (MG) - Belo Horizonte (MG). Nova pintura.
Turin Transportes (Ouro Preto MG) nd Busscar El Buss 320 Volkswagen 17.230EOD 970, 980 (HBG 0857), 990, 1000 (HBG 0855), 1010 (HBG 0854). Fretamento Gerdau / Açominas em Ouro Branco. Vigia traseiro. 49 lugares.
Unida (MG) 02 Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz OF1722 631, 633 .

Suassuí (Governador Valadares MG)

02 Marcopolo Viaggio G61050 Mercedes Benz OF1722 990 Nova pintura.
ESTADO DE SANTA CATARINA - URBANOS / RODOVIÁRIOS
Expressul (Balneário Camboriú SC) 01 Busscar Ecoss 2 portas Volkswagen 15.190EOD

1000 (MHI 0832)

Bancos estofados. Elevador para cadeirantes.
Viação Praiana (Itajaí SC) 01 Busscar Micruss 1 porta Mercedes Benz LO915

2007 (MHT 6832)

Serviço "Bem bom". Caixa de Itinerário digital Transpublic. Opera linha Itajaí (SC) - Balneário Camboriú (SC).
Viação Praiana (Itajaí SC) 01 Busscar Urbanuss 2 portas Mercedes Benz OF1722M

2703 (MHT4342)

Caixa de Itinerário digital Transpublic.
Camboriú Transporte e Turismo (Camboriú SC) 02 Busscar Urbanuss 2 portas Mercedes Benz OF1418

2100 (MHT 2102), 2200 (MHT 2072)

Bancos Estofados. Caixa de Itinerário digital Transpublic.
Gidion (Joinville SC) 04 (Errata na edição 112: são 05 veículos) Busscar Urbanuss Ecoss 3 portas Volkswagen 17.230EOD

10.712, 10.713, 10.714, 10.715, 10.716

Piso taraflex. Caixa de itinerário digital.
Gidion (Joinville SC) 17 (Errata na edição 112: apenas um veículo foi adquirido) Busscar Urbanuss Ecoss Articulado 3 portas Volkswagen 17.230EOD 10.711 Piso taraflex. Caixa de itinerário digital.
Transtusa Transporte e Turismo Santo Antônio Ltda (Joinville SC) 01 Busscar Micruss 2 portas Volkswagen 9.150EOD

701 (MEN 7315) Errata na edição 112: placa (MDN 7315)

Caixa de itinerário digital frontal e lateral. Veículo roda com biodiesel. Opera linha Norte/Centro via Dona Francisca. 26 lugares.
Verdes Mares (São Francisco do Sul SC)
03 Busscar Urbanuss Pluss 3 portas nd ano 2004 50.404, 50.405, 50.406 .
Santa Teresinha - Brusquetur (Brusque SC) nd Marcopolo Torino Modelo 2007 2 portas Mercedes Benz OF1418 207 Bancos estofados
Paulotur (Florianópolis SC) nd Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1722M 2037, 2039, 2041, 2043, 2045, 2047, 2049, 2051, 2053 e 2055 . Bancos estofados. 49 lugares. Bagageiro. Janelas de veículo rodoviário .
Jotur (Florianópolis SC) 10 Comil Svelto NS Volkswagen 15.190EOD 1256, 1257, 1258, 1259, 1260, 1261, 1262, 1263, 1264, 1265 (MDR 3174) Veículos com caixa de itinerário digital. 1265 com elevador para cadeirantes. Veículos adquiridos em julho.
Verdes Mares (São Francisco do Sul SC)
03 Busscar Urbanuss Ecoss 3 portas nd 50.701, 50.702, 50.703 .
Auto Viação Catarinense (Florianópolis SC)
12 Busscar Elegance 360 Volvo B12R 2733, 2735, 2737, 2739, 2741, 2743, 2745, 2747, 2749, 2751, 2753, 2755 .
TEFTUR Agencia de Viagens e Turismo (Itajai SC)
01 Marcopolo Senior Mercedes Benz 2007 Vidros colados. Ar condicionado.
Globosul (SC)
01 Marcopolo Paradiso G6 1200 Scania K310 1545 (MFB 4981) Vidros colados. Ar condicionado.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - URBANOS / RODOVIÁRIOS
Expresso Embaixador (Pelotas RS)
02 Comil Campione 3.45 Vision Mercedes Benz O500R 223, 224 44 lugares. Operam na linha Pelotas (RS) - Rio Grande (RS)
Viação
União Santa Cruz (Santa Cruz do Sul RS)
01 Busscar Jum Buss 400P Mercedes Benz O500RSD 6x2 1950 (INX 8703) Ar condicionado. Veículos com caixa de itinerário digital. Vidros colados.
Viação
União Santa Cruz (Santa Cruz do Sul RS)
05 Busscar Jum Buss 400P Mercedes Benz O400RSD 6x2 2060, 2070, 2080, 2090, 2110 Ar condicionado. Veículos com caixa de itinerário digital. Vidros colados.
Viação
União Santa Cruz (Santa Cruz do Sul RS)
04 Busscar Panorâmico DD Scania K380 2000 (INY 2109), 2050 (INY 2115), 2100, 2150 Ar condicionado. Veículos com caixa de itinerário digital. Vidros colados.
Viação
União Santa Cruz (Santa Cruz do Sul RS)
12 Busscar Vissta Buss LO Mercedes Benz O500R 4X2 1930, 1940,1960, 1970, 1980, 1990, 2010, 2020, 2030, 2040, 2120, 2130 Ar condicionado. Veículos com caixa de itinerário digital. Vidros colados. 50 lugares.
ESTADO DE GOIÁS - URBANOS / RODOVIÁRIOS
Transbrasiliana (Goiania GO)
nd Marcopolo Paradiso G6 1350 Scania K380 6x2 5709 (NGP 2606), 5711, 5715 (NGO 0196), 5723 Nova pintura. Ar condicionado. Veículos com caixa de itinerário digital. Vidros colados. Vigia traseiro. Operam Rio de Janeiro (RJ) - Belém (PA)
Araguarina (Goiania/GO)
nd Marcopolo Paradiso G6 1200HD Scania K340 4x2 10713 Ar condicionado. Veículos com caixa de itinerário digital. Vidros colados. Vigia traseiro. Opera Brasília (DF) - Anápolis (GO)
Marajó (Goiania/Go)
nd Marcopolo Paradiso G6 1350 Scania K380 6x2 9709 (NGW 5315), Nova pintura. Ar condicionado. Veículos com caixa de itinerário digital. Vidros colados. Vigia traseiro. Operam Brasília (DF) - Belém (PA)
ESTADO DO PIAUÍ - URBANOS
Asa Branca (Teresina PI) 02 Comil Svelto FD 2 portas Volkswagen 16.210 ano 2000 01118, 01119 Veículos remanejados em maio da Cidade Verde onde tinha os prefixos 03.126 e 03.128 respectivamente.
Asa Branca (Teresina PI) 06 Mascarello Gran Via 2 portas (largas) Volkswagen 15.190EOD 12m 011.20, 01.121, 01.122, 01.123, 01.124, 01.125 Veículos iniciaram operação em agosto. Caixa de itinerário digital.
Santana (Teresina PI) 03 Mascarello Gran Via 2 portas (largas)

Mercedes Benz OF1418 12m

(Correção na edição 113: o chassi é OF1722M)

02.102, 02.103, 02.104 Veículos iniciaram operação em setembro. Caixa de itinerário digital.
Cidade Verde (Teresina PI) 02 Busscar Urbanuss Pluss 2 portas (largas) Mercedes Benz OF1418 10m 03.170, 03.172 Veículos iniciaram operação em março. Caixa de itinerário digital.
Cidade Verde (Teresina PI) 02 Busscar Urbanuss Pluss 2 portas (largas) Mercedes Benz OF1418 10m 03.174, 03.176 Veículos iniciaram operação em maio. Caixa de itinerário digital.
Cidade Verde (Teresina PI) 02 Busscar Urbanuss Ecoss 2 portas (largas)

Mercedes Benz OF1418 12m

(Correção na edição 113: o chassi é OF1722M)

03.178, 03.180 Veículos iniciaram operação em setembro. Caixa de itinerário digital.
Cidade Verde (Teresina PI) 01 Volare V8 2 portas Agrale MA 8.5 Etronic 03.004 Serviço Opcional. Veículo iniciou operação em agosto. Caixa de itinerário digital. Vigia traseiro.
Dois Irmãos (Teresina PI) 03 Mascarello Gran Via 2 portas (largas) Volkswagen 17.230EOD 12m 04.151, 04.152, 04.153 Veículos iniciaram operação em agosto. Caixa de itinerário digital.
Dois Irmãos (Teresina PI) 02 Mascarello Gran Via 2 portas (largas) Volkswagen 15.190EOD 12m 04.154, 04.155 Veículos iniciaram operação em agosto. Caixa de itinerário digital.
Emtracol (Teresina PI) 06 Comil Svelto NS 2 portas (largas)

Mercedes Benz OF1418 12m

(Correção na edição 113: o chassi é OF1722M)

05.218, 05.219, 05.220, 05.221, 05.222, 05.223 Veículos iniciaram operação em setembro. Caixa de itinerário digital. Vigia traseiro.
Emvipi (Teresina PI) 01 Marcopolo Torino Modelo 99 2 portas Mercedes Benz OF1722M 12m ano 2003 06.022 Veículo iniciou operação em julho. Caixa de itinerário digital. Vigia traseiro. Proveniente do estado do Rio de Janeiro.
Emvipi (Teresina PI) 01 Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF1721 12m ano 2001 06.029 Veículo iniciou operação em julho. Caixa de itinerário digital. Vigia traseiro. Proveniente do estado do Rio de Janeiro.
Emvipi (Teresina PI) 02 Mascarello Gran Midi 2 portas Mercedes Benz OF1418 10m 06.047, 06.048 Veículos iniciaram operação em julho. Primeiros Gran Midi de Teresina.
Taguatur (Teresina PI) 10 Busscar Ecoss 2 portas Mercedes Benz OF1418 10m 07.402, 07.403, 07.410, 07.412, 07.413, 07.415, 07.416, 07.417, 07.418, 07.419 Veículos iniciaram operação em junho. Caixa de itinerário digital. Primeiros Ecoss de Teresina.
Taguatur (Teresina PI) 10 Busscar Ecoss 2 portas (largas)

Mercedes Benz OF1418 12m

(Correção na edição 113: o chassi é OF1722M)

07.422, 07.426, 07.427, 07.429, 07.430, 07.431, 07.438, 07.439, 07.440, 07.462 Veículos iniciaram operação em julho. Caixa de itinerário digital.
Teresinense (Teresina PI) 04 Busscar Urbanuss Pluss 2 portas (largas) Volkswagen 17.230EOD 12m 081.140, 081.150, 081.160, 081.170 Caixa de itinerário digital. Vigia traseiro.
Transcol (Teresina PI) 14 Mascarello Gran Via 2 portas (largas) Volkswagen 17.230EOD 12m 09.318, 09.319, 09.320, 09.321, 09.322, 09.323, 09324, 09.325, 09.326, 09.327, 09.328, 09.329, 09.330, 09.331 Caixa de itinerário digital.
Piauiense (Teresina PI) 03 Caio Apache Vip 2 portas Mercedes Benz OF1722M 12m ano 2003 10.153, 10.156, 10.159 Veículos iniciaram operação em fevereiro. Provenientes do estado do Rio de Janeiro. Primeiros Apache Vip de Teresina.
Piauiense (Teresina PI) 06 Mascarello Gran Via 2 portas Volkswagen 15.190EOD 12m 10.348, 10.351, 10.354, 10.357, 10.360, 10.363 Veículos iniciaram operação em agosto. Caixa de itinerário digital.
Santa Cruz (Teresina PI) 01 Comil Svelto NS 2 portas (traseira larga) Mercedes Benz OF1418 10m 11.016 Nova pintura. Veículos iniciaram operação em setembro. Caixa de itinerário digital. Vigia traseiro.
São Cristóvão (Teresina PI) 02 Busscar Urbanuss Pluss 2 portas (largas)

Mercedes Benz OF1418 12m

(Correção na edição 113: o chassi é OF1722M)

13.041, 13.043 Veículos iniciaram operação em março. Caixa de itinerário digital. Vigia traseiro.
São Cristóvão (Teresina PI) 01 Volare W8 Agrale MA 8.5 Etronic 13.007 Serviço Opcional. Vigia traseiro.
ESTADO DE SÃO PAULO - URBANOS / RODOVIÁRIOS
Translitoral (Guarujá SP) 05 Caio Apache Vip 3 portas Volkswagen 17.230EOD 401 (DPF 3398), 403 (DPF 3381), 405 (DPF 3404), 407 (DPF 3351), 409 (DPF 3357) Caixa de itinerário digital. Piso de alumínio. Poltronas estofadas. Veículos entregues em agosto.
Translitoral (Guarujá SP) 05 Caio Apache Vip 3 portas Mercedes Benz OF1722M / 59 411 (DPF 3368), 413 (DPF 3374), 415 (DPF 3392), 417 (DPF 3362), 419 (DPF 3356) Caixa de itinerário digital. Piso de alumínio. Poltronas estofadas. Veículos entregues em agosto.
Translitoral (Guarujá SP) 05 Caio Apache Vip 3 portas Mercedes Benz OF1418 / 52 421 (DPF 3375), 423 (DPF 3369), 425 (DPF 3393), 427 (DPF 3363), 429 (DPF 3387) Caixa de itinerário digital. Piso de alumínio. Poltronas estofadas. Veículos entregues em agosto.
Transportes Ubatuba (Ubatuba SP) 03 Marcopolo Torino Modelo 2007 3 portas Mercedes Benz OF1418 4110 (BWF 8752) 4120 (BWF 8749), 4130 (BWF 8750) Opera linhas municipais na cidade. Caixa de itinerário digital. Veículos com elevador para cadeirantes na porta central.
Viação Piracicabana (Santos SP) 05 Marcopolo Senior 2 portas Mercedes Benz LO915 5751E (DVS 1431), 5752E (DVS 1482), 5753E (DVS 1483), 5754E (DVS 1481), 5755E (DVS 1484) Caixa de itinerário digital. Poltronas estofadas. Piso de alumínio. Veículos entregues entre junho e agosto. Elevador para cadeirantes na porta traseira.
Viação Piracicabana (Santos SP) 25

Marcopolo Torino Modelo 2007 2 portas

Errata na edição 112: os veículos são Marcopolo Senior Modelo 2007 2 portas

Mercedes Benz OF1418

Errata na edição 112: os veículos tem chassi Mercedes Benz LO 915

5726 (DVS 1281), 5727 (DVS 1287), 5728 (DVS 1293), 5729 (DVS 1286), 5730 (DVS 1292), 5731 (DVS 1314), 5732 (DVS 1348), 5733 (DVS 1345), 5734 (DVS 1436), 5735 (DVS 1335), 5736 (DVS 1352), 5737 (DVS 1346), 5738 (DVS 1478), 5739 (DVS 1353), 5740 (DVS 1437), 5741 (DVS 1347), 5742 (DVS 1428), 5743 (DVS 1434), 5744 (DVS 1351), 5745 (DVS 1438), 5746 (DVS 1427), 5747 (DVS 1479), 5748 (DVS 1433), 5749 (DVS 1435), 5750 (DVS 1439) Caixa de itinerário digital. Poltronas estofadas. Piso de alumínio. Veículos entregues entre junho e agosto.
Viação Piracicabana (Santos SP) 16 Marcopolo Torino Modelo 2007 2 portas Mercedes Benz OF1418 5710 (DVS 1288), 5711 (DVS 1291), 5712 (DVS 1283), 5713 (DVS 1297), 5714 (DVS 1295), 5715 (DVS 1317), 5716 (DVS 1296), 5717 (DVS 1299), 5718 (DVS 1285), 5719 (DVS 1284), 5720 (DVS 1289), 5721 (DVS 1350), 5722 (DVS 1349), 5723 (DVS 1337), 5724 (DVS 1338), 5725 (DVS 1344) Caixa de itinerário digital. Poltronas estofadas. Piso de alumínio. Veículos entregues entre junho e agosto.

COMPLEMENTAÇÕES - EDIÇÕES ANTERIORES

ERRATAS - Na edição 107 informamos novas aquisições da Biguaçu (SC). Na verdade as aquisições se referem à empresa Express Sul. Na edição 108 publicamos aquisições de uma empresa do Maranhão quando na verdade os veículos eram da empresa Taguatur de Teresina (PI). As informações corrigidas deste lote de veículos está no quadro de aquisições acima no estado do Piauí.


COMPLEMENTAÇÕES DA EDIÇÃO 108 -

- Na edição 108 publicamos as novas aquisições da Auto Viação Redentor (Curitiba PR). Faltou informar o veículo HA276 (AOV 2719). As placas dos demais veículos do lote são: HA267 (AOV 1799), HA268 (AOV 1741), HA269 (AOV 1802), HA270 (AOV 1739), HA271 (AOV 1807), HA272 (AOV 1809), HA273 (AOV 1810), HA274 (AOV 1803), HA275 (AOV 1740).

- Na edição 108 publicamos as novas aquisições da Auto Viação Curitiba (Curitiba PR). Faltou informar o veículo LA054 (AOW 6136).

- Na edição 108 publicamos as novas aquisições da Viação Graciosa (Curitiba PR). Faltou informar o veículo 27.039 (AOV 9881) e a placa do 27.040 (AOV 9880).

- Na edição 108 publicamos as novas aquisições da Viação Marumbi (Curitiba PR). Faltou informar a placa do 28.037 (AOV 9880).

ORIGEM - Na edição 108 publicamos foto do Busscar Urbanus II Mercedes Benz OF ano 1992 com placas (LYC 7056), ex Joinville (SC), a venda na região de Curitiba (PR). Segundo o amigo Gustavo Campos este carro era o de prefixo 19.329 da empresa Gidion. Operava fretamento da linha Universal Leef Tabacos.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

NOVA PENHA - A Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha foi recentemente vendida para o grupo controlado pelo empresário Constantino. E já começaram a aparecer os primeiros sinais da mudança que foram os ônibus remanejados de outras empresas do grupo e vindos da Kaiowa também:
33427 (IHR 2286) ex Expresso Caxiense - GreenBus Marcopolo Paradiso GV1150 Scania K113
35081 (ANI 5391) ex Kaiowa 4015 (ainda com placa de Foz do Iguaçu)
35083 (AKP 5803) ex Expresso Maringá 4908 Marcopolo Paradiso G6 1350 Mercedes Benz O400RSD
35085 (AKP 5784) ex Expresso Maringá 4907 Marcopolo Paradiso G6 1350 Mercedes Benz O400RSD

DESATIVADOS - Com a chegada de novos ônibus divulgada nesta edição a Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR) desativou alguns de seus veículos, entre os quais BA051 (AFF 1546), BA052 (AFF 1416), BA053 (AFF 1436) e BA054 (AFF 1396), todos Marcopolo Torino GV 3 portas Mercedes Benz OF1318 (curtos) ano 1995.

EM TESTES - O novo veículo em testes no sistema de transporte de Curitiba (PR) e região metropolitana é um Comil Svelto 3 portas Volkswagen 17.230EOD que tem como diferencial a suspensão a ar. O veículo também dispõe de elevador para cadeirantes na porta central. O Svelto recebeu o prefixo XY019 e emplacamento (AWT 0021).

EXPRESSUL - A Expressul (Balneário Camboriú SC) colocou Itinerário Eletrônico Transpublic em seu Caio Foz Mercedes Benz LO 915 prefixo 11.

JÓIA LEITO - A Viação Jóia (PR) reformou um de seus carros leito aplicando nova adesivagem externa.

NOVA TRANSFADA - Após a aquisição da Transfada (PR) pelo grupo Roque Fadel alguns carros leitos Marcopolo Paradiso LD Volvo B10M ano 1998, prefixos 15000 e 15005, serão reformados recebendo a nova pintura da empresa e adesivagem. No interior receberão novas poltronas em couro. Os 3 Scania F113 ano 1997 estão à venda, bem como a série 60, 70, 90 ( 9015 e 9025 Marcopolo Viaggio Volvo B10M ano 1991 convencional, 9070 Marcopolo Viaggio Volvo B10M ano 1991 leito e 9090 Busscar El Buss 360 Volvo B10M ano 1991 convencional) e 100, todos B-10-M. Os 3 carros série 17 MB O400 estão passando por um processo de limpeza geral interna e externa devendo voltar a operar as linhas regulares em breve. Na foto abaixo carro 16.000 já na nova pintura adotada para a empresa.

VIAÇÃO GARCIA - Remanejou o carro 7201 Marcopolo Paradiso G6 1200 Scania K360 para o serviço Double Service Executivo-Leito.

RODONOTAS

NOVO TORINO 2007 - Recentemente foi apresentado na cidade de Pato Branco (PR) pela representante Sulbrave o novo modelo 2007 da carroceria urbana Torino da Marcopolo junto a outro modelo rodoviário da empresa. O evento contou com a presença de diversos empresários da região e foi prestigiada pelos senhores Hairton Romani e Wilson Grabarski da Sulbrave Marcopolo.

OPINIÃO


Um caos chamado vida

Recentemente estive envolvido em um acidente com um ônibus rodoviário. Após mais de 20 anos viajando e pelo menos 7 de modo intenso a trabalho (pelo menos 2 vezes ao mês) estive presente pela primeira vez em um fato chocante e que me marcará, provavelmente, pelo resto da vida. Há cerca de 3 anos troquei muitas das viagens aéreas pelas rodoviárias pois nunca me senti seguro nos aviões. No entanto cada vez mais uma série de fatores tem transformado as viagens de ônibus em igualmente preocupantes. Não bastasse as más condições das estradas, a situação precária de certos veículos que fazem transporte regular de passageiros e as condições de trabalho a que muitos motoristas de veículos pesados são expostos, tem aumentado cada vez mais a pura e simples imprudência dos motoristas de todos os tipos de veículos que trafegam por rodovias federais e estaduais. Citei como simples porque a imprudência é um dos fatores sobre os muitos que podem contribuir para um acidente e que pode ser controlado pelos motoristas. E imprudência não é sinônimo somente de alta velocidade ou velocidade incompatível com a rodovia. Ela vai bem além disto e se liga a boa manutenção do veículo (independente se é novo ou antigo), boa saúde e boas horas de sono antes de se pegar a estrada, observação dos limites de seu veículo quanto a potência, carga e outros fatores.

No recente acidente que me envolvi através do ônibus 24.221 da empresa Reunidas (SC) que fazia a viagem entre Joaçaba (SC) e Curitiba (SC), é bem provável que a imprudência quanto ao sono tenha contribuído para causar a tragédia. Uma reta, asfalto relativamente bom neste trecho da Rodovia Federal BR 116 (entre os municípios de Catanduvas (**) e Mafra), área plana e sinalizada. O motorista de um Ford Fusion simplesmente invadiu a pista contrária (pista simples com 2 faixas) e mesmo que o motorista do ônibus tenha tentado retirar o veículo para o acostamento, o automóvel colidiu frontalmente com o ônibus fazendo-o tombar de lado no mato ao lado da rodovia. Sorte dos passageiros que não havia ribanceira neste trecho. Azar dos 3 ocupantes do Fusion que tiveram suas vidas literalmente dilaceradas dentro do que sobrou do automóvel, irreconhecível a não ser por alguns pedaços do veículo distribuídos por todos os cantos do asfalto. Talvez um mal súbito. Talvez defeito mecânico. Mas a hipótese mais provável era o sono mesmo, no veículo que vinha de Guarulhos (SP) com sentido ao sul do estado de Santa Catarina. No ônibus a maioria dos passageiros teve alguma escoriação leve, alguns tiveram lesões mais consideráveis nas pernas e um teve que ser retirado pelo Corpo de Bombeiros pois com o tombamento do veículo acabou prensado em um dos bancos na terceira fileira de assentos.

Enquanto aguardava o veículo que nos faria chegar ao destino, das 04h30min às 06h00 da madrugada fiquei imaginando o que teria causado o acidente. O nervosismo e a sensação do forte impacto que me retornavam a todo momento me obrigavam a externar meu sentimento de pena, medo e confusão diante do inesperado. Em alguns momentos a água vinda de passageiros de outros ônibus que pararam para auxiliar era o que me deixava mais aliviado mas nem por isso com a sensação de abandono no meio da estrada desaparecia. Vozes para lá e para cá, caminhões ignorando o acontecido passando em velocidade incompatível, passageiros aos prantos sem saber direito o que acontecera. Tudo foi retornando àquilo que chamamos "normalidade", e em algumas horas estavamos cumprindo nosso destino chegando à rodoviária de Curitiba (PR) mas sabendo que deixamos para trás um misto de incompreensão e dúvida quanto ao que teria acontecido com o motorista do automóvel para causar a tragédia.

Valeu a calma e sensatez do primeiro rapaz que verificou se estava seguro sair do ônibus pela saída de emergência, herói anônimo num momento crucial como aquele. Valeu pelo apoio dos profissionais da empresa Reunidas que me surpreenderam quanto à calma e lucidez com que trabalharam em todos os momentos até que chegássemos ao destino. E ficou uma lição cujo conteúdo eu já havia aprendido antes: a importância do cinto de segurança nos veículos de transporte de passageiros. Alguns passageiros do 24.221 se machucaram por terem sido arremessados contra os bancos ou outros passageiros visto que não estavam com o cinto. Caso o veículo tivesse capotado mais vezes eles poderiam ser arremessados para fora e esmagados pela carroceria. Eu permaneci preso à poltrona pelo cinto até que identificasse uma forma segura de deixar o ônibus tombado. Para os fabricantes fica a pergunta: não existe forma de tornar as janelas e saídas de emergência mais fáceis de serem usadas? E, também, ficou um grande questionamento sobre a posição de direção nos ônibus de dois andares e low-driver. Se este fosse o modelo de ônibus no acidente o motorista não teria sobrevivido para contar sua versão da história.

Osvaldo Teodoro Born

(**) O município é Papanduva e não Catanduvas.

SEÇÃO NOSTALGIA

EX J. ARAÚJO - O Nielson Diplomata Mercedes Benz nas fotos acima ainda conserva o prefixo 110 de quando pertencia ao grupo de empresa J. Araújo. Foi fotografado no interior do Paraná.

 

INTERCÂMBIO

 

FOTOS

ITANHAÉM - O editor desta A FOLHA esteve recentemente em Itanhaém (SP) onde fez algumas fotos, entre elas do Caio Apache Vip 2 portas Volkswagen da Empresa Litoral (SP).


ORIGEM - Caso você saiba a origem deste veículo envie-nos informações e/ou fotos para que possamos identificá-los.

 

Caio Vitória 2 portas Mercedes Benz OF com placas (KSV 7803). Atualmente opera transporte escolar na região de Curitiba (PR).


EVENTOS

 

EXPO 2007 VIVER, VER, REVIVER - Acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro a "Exposição Viver, Ver, Rever 2007". Promovida pelo 1.º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, este ano será no Memorial da América Latina em São Paulo (SP) e trará várias novidades, além de ser realizado em dois dias. Acesse o site www.primeirosclubedoonibusantigo.com para mais informações.

 


ENCONTRO COMETA - A comunidade Viação Cometa no site de relacionamento Orkut realizará no dia 15/12/2007, sábado, uma viagem de fretamento, a bordo de um FLECHA AZUL ORIGINAL, da Viação Cometa S.A., partindo de São Paulo (SP), com destino a Poços de Caldas (MG). Recentemente o grupo conseguiu fretar um veículo deste tipo com 42 passageiros para o evento BBF realizado em Campinas (SP) tendo partido de São Paulo (SP). A viagem terá partida em São Paulo, no começo da manhã, em local e horários a serem definidos. Haverão paradas para embarque no percurso, em Jundiaí (SP) e em Campinas (SP), e o retorno será no mesmo dia, com horário também a ser definido não passando das 22h30min. Para saber mais ou solicitar seu lugar visite a comunidade no orkut, pelo endereço http://www.orkut. com/Community.aspx?cmm=220129 ou direto com a organização da viagem, pelo e-mail willmiccoli@yahoo.com.br com Wilson Roberto Degressi Míccoli.


MAQUETES/MINIATURAS

Publicamos nesta edição mais uma miniatura desenvolvida por Vilmar Ramos. Para contatos com ele utilize o e-mail vilmarramos@tudoparana.com.br.

 

Publicamos também maquete de Marcelo Leonel Felczak. Para contatos com ele utilize o e-mail felcmar@yahoo.com.br.



SITES / BLOGS

www.infobus.blog.uol.com.br - Este é blog de Antonio Ferro na internet. As últimas postagens que você pode conferir no endereço são:

- Primeiro ônibus da joint venture Marcopolo e Tata sai de fábrica;

- Um tributo ao ônibus norte-americano;

- Danúbio Azul renova frota com ônibus Marcopolo;

- O canto do Uiraquitan (o projeto que originou o Marcopolo Veneza Expresso)


COLECIONADOR NA MÍDIA

O colaborador da A FOLHA DO OMNIBUS Gustavo Campos que sempre contribui com notícias da região de Joinville (SC) e Sâo Francisco do Sul (SC) foi destaque, recentemente, no informativo da empresa Gidion. Veja a reportagem abaixo.


CORREIO ELETRÔNICO

 

FOTOS DO SITE 1) “Tenho acessado constantemente o seu site, mas não consigo visualizar as suas fotos. Gostaria que me informa-se qual é o programa necessário ter em meu pc para poder visualizá-las.” - Rolf Spengler - spengler_rolf@yahoo.com.brr

Prezado Rolf: A visualização de todas as fotos na página depende somente de uma boa conexão com a internet. Caso contrário pode ocorrer do tempo limite de carregamento da página expirar e as imagens não terem sido mostradas e em seu lugar ficar o famoso (x) informando ausência do arquivo de imagem.

MARCOPOLO III CATARINENSE 2) " Bom dia amigos sou leitor da folha do onibus e então gostaria de saber onde posso achar fotos dos carros da viação Catarinense sc modelo volvo Marcopolo lll vi uma vez a foto dum deles que faia a linha " BLUMENAU X ITAJAI mas perdi o site ou as fotos foram atualizadas então como sou amante de ônibus ficarei grato pela ajuda de vcs no mais fico por aqui no aguardo da resposta abração.” / “Gostaria também de saber se teria algum site ou página de internet em que eu possa achar fotos mais antigas da empresa Lapeana pois sou um assíduo amante da extinta empresa e gostaria de colecionar mais algumas fotos em meus arquivos.” Paulo (Guaratuba PR) – atualizar-se@bol.com.br

Prezado Paulo: já indiquei via e-mail sites onde você encontra fotos dos carro da Catarinense. Fica o convite para os amigos leitores lhe enviarem mais fotos antigas da saudosa Lapena.a

SANTA CRUZ 3) “Será que alguém pode me ajudar, eu gostaria de saber mais informações sobre a empresa Viação Santa Cruz de Mogi Guaçu, fotos (qualquer foto sobre está empresa) poderia estar me enviando e eu não vou poder estar na Exponi 4 mais desejo sucesso nesta exposição.” - Maicon Barbosa - maicobus@yahoo.com.br

Prezado Maicon: deixo seu e-mail para que os amigos leitores possam entrar em contato atendendo seu pedido.