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EM BREVE!

 

 a folha do omnibus 

 Número 108 ^ Ano 15 ^ 10 de julho de 2007

www.omnibus.com.br  

Publicação do Omnibus do Brasil - Instituição de Preservação da Memória do Ônibus 

Produção: Osvaldo Born - Correio eletrônico: omnibusdobrasil@yahoo.com.br - Telefone (41) 9621-0711 

:: É permitida a reprodução das informações/fotos desde que citada a fonte e conservados os créditos :: 

Colaboradores e fontes das informações e fotos desta edição:

Christian Teixeira de Sousa, Egon Rohde, Gustavo Campos, Isaac Matos Preizner, José Augusto de Souza Oliveira, Rafael Carlos Reis Francisco Silva, Rafael H. Ferreira, Ronaldo dos Santos, Secco Consultoria de Comunicação, Sergio Augusto Braga Canuto, Wilian Correa.

 

 

 EDITORIAL

Prezados Leitores: Esta edição é a segunda após a mudança do endereço do site do Omnibus. Registramos desde a mudança em maio a média de 1600 visitantes/mês no site, um número bastante satisfatório para uma atividade como a nossa ligada ao colecionismo. Agradecemos a todos que elogiaram o novo espaço e também aos colaboradores que continuam empenhando-se em enviar informações confiáveis de suas regiões. Espero continuar recebendo a colaboração de todos os envolvidos com o assunto ônibus para construir, a cada dois meses, um informativo interessante e diferenciado em relação às publicações técnicas do mercado. Boa leitura e até a próxima edição.


CONHEÇA O PARCEIRO CANALBUS - No site Canalbus, você poderá programar sua viagem a partir da consulta dos horários de ônibus em 180 diferentes cidades espalhadas pela região sudeste e sul do Brasil. Hotéis, passagens e outras informações também podem ser localizadas rapidamente apenas com alguns cliques. Divulgação de eventos e alguns roteiros turísticos fazem parte das informações disponibilizadas pelo site.

 

 

 GRUPO OMNIBUS DO BRASIL

O Grupo de Discussão Omnibus do Brasil tem como objetivo reunir interessados em transporte coletivo por ônibus que sejam residentes nos estados do Paraná e Santa Catarina, independentemente de onde tenham nascido. Trocando fotos e informações os cerca de 75 associados que compõem o grupo tem a oportunidade de manter atualizados seus dados a respeito de frotas, ver fotos de ônibus novos e antigos, trocar experiências, fazer novas amizades e refletir sobre o assunto que mais lhes interessa como hobby ou na própria vida profissional, e até mesmo expressar pontos de vista diferentes sobre as questões que norteiam o assunto ônibus. Além de manter regras claras de bom funcionamento de suas atividades, evitando as "discussões" e prezando pelo "diálogo", o Grupo Omnibus do Brasil mantém o bom senso entre seus participantes, possibilitando um ambiente sadio para o colecionismo. Interessados na associação ao grupo, desde que residentes nas regiões especificadas acima, devem manter contato pelo e-mail omnibusdobrasil@yahoo.com.br.

QUADRO DE AQUISIÇÕES

Envie por carta ou e-mail informações de aquisições de ônibus na sua região observando os itens abaixo.

Se possível anexe fotos de boa qualidade para ilustrar as informações. Seu nome constará como colaborador da edição.

NOME DA EMPRESA (quando possível completo)

CIDADE SEDE 

NÚMERO TOTAL DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS (quando disponível)

TIPO DOS VEÍCULOS (micro, urbano, intermunicipal ou rodoviário)

CATEGORIA OU SERVIÇO (fretamento, linhas regulares, linhas especiais, serviço leito)

PREFIXOS DOS VEÍCULOS: deve CONTER NO MÍNIMO UM DOS PREFIXOS DO LOTE; sem esta informação nenhum dado será publicado nesta seção

MARCA E MODELO DA CARROCERIA, número de portas 

MARCA E MODELO DO CHASSI (se não for identificado o modelo informar no mínimo se é motorização dianteira, central ou traseira).

OUTRAS OBSERVAÇÕES (ar condicionado, tipo de vidros, caixa de itinerário digital, linhas operadas)

OBSERVAÇÕES QUANTO À TABELA:

2pee - 2.ª porta entre-eixos < > nd - não disponível

EMPRESA - SEDE QUANT CARROCERIA MARCA/MODELO CHASSI MARCA/MODELO PREFIXOS VISTOS DETALHES
ESTADO DO PARANÁ - CURITIBA - URBANOS MUNICIPAIS
Auto Viação Redentor (Curitiba PR) 10 Neobus Mega 2006 3 portas Volkswagen 17.230EOD HA267 (AOV 1799), HA268, HA269, HA270 (AOV 1739), HA271 (AOV 1807), HA272, HA273, HA274, HA275 (AOV 1740) Categoria Alimentador. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
Auto Viação Curitiba (Curitiba PR) 01 Comil Svelto 3 portas Volkswagen 17.230EOD LA053 Categoria Alimentador. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
ESTADO DO PARANÁ - URBANOS METROPOLITANOS DA REGIÃO DE CURITIBA  E URBANOS INTERIOR
Viação Colombo (Colombo PR) 02 Busscar Urbanuss 3 portas Mercedes Benz OF 1722 23.134, 23.135 Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e alteral após segunda porta. Veículos com elevador para cadeirantes.
06 Neobus Mega 2006 3 portas Mercedes Benz OF 1722 23.128, 23.129, 23.130, 23.131, 23.132, 23.133 Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e alteral após segunda porta. Veículos com elevador para cadeirantes.
Viação Graciosa (Curitiba PR) 02 Comil Svelto NS 3 portas Volkswagen 17.230EOD 27.040 Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e alteral após segunda porta. Veículos com elevador para cadeirantes.
Viação Marumbi (Curitiba PR) 01 Comil Svelto NS 3 portas Volkswagen 17.230EOD nd Categoria Metropolitano Convencional. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículos com elevador para cadeirantes.
Viação do Sul (Almirante Tamandaré PR) 01 Neobus Mega Modelos 2006 3 portas nd 26C11 Categoria Convencional Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.
Viação Nobel (Fazenda Rio Grande PR) 01 Busscar Urbanuss Pluss 3 portas Mercedes Benz OF 1722 31A56 (AOV 7509) Categoria Alimentador Metropolitano. Caixa de itinerário digital frontal e lateral após segunda porta. Veículo com elevador para cadeirantes.

Empresa Curitiba Cerro Azul (Curitiba PR) 01 Busscar Urbanuss Pluss 3 portas Mercedes Benz OF 1722 27 Metropolitano DER. Veículo com elevador para cadeirantes. Operará linhas Tunas (PR) - Bocaiúva do Sul (PR).
Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) nd Comil Svelto NS 2 portas Volkswagen 17.260EOT 5756, 5757 (AOS 6042), 5758 Linhas metropolitanas no estado.
Viação Tindiquera (Araucária PR) nd Marcopolo Viale 3 portas Mercedes Benz OF 1722 165, 166, 167, 168 TRIAR - Transporte Integrado de Araucária. Caixa de itinerário digital. Caixa de itinerário digital. Veículo com elevador para cadeirantes.
ESTADO DO PARANÁ - RODOVIÁRIOS E FRETAMENTO
Francovig (Londrina PR) 02 Marcopolo Viaggio G6 1050 Volkswagen 17.230EOD 6103, 6104 (AOO 8648) Fretamento na região de Curitiba (PR).
ASS Turismo (Curitiba PR) 01 Busscar Panorâmico DD Scania K 2007 .
Ministério do Exército / Cindacta II (Curitiba PR) 01 Mascarello Gran Micro 1 porta Agrale (AOR 7361) .
Lopes Sul (PR) 01 Marcopolo Paradiso G6 1350 Mercedes-Benz O400 RSD 2042 (AKN 9134) Ex Brasil Sul (PR) onde tinha o prefixo 1540
01 Marcopolo Paradiso G6 1350 Scania K380 6X2 2046 (IME 1345) Leito Turismo. Vidros colados. Ar condicionado
Lopes Tur (PR) 01 Irizar New Century 390 Mercedes-Benz O500 RSD 1200 (INR 1221) Leito Turismo. Caixa de Itinerário eletrônico Easys. Vidros Colados. Ar condicionado Hispacold. Visto na linha Balsas/Ijui.
Oletur (Araucária PR) 01 Busscar Jum Buss 380 Volvo B10M (LXB 8410) Ex Auto Viação Catarinense (SC), onde tinha o prefixo 9531.
Prefeitura Municipal de Pontal do Sul (Pontal do Sul PR)  01 Comil Campione 3.45 Volkswagen 17.230EOD (AON 1367) .

 

Pluma (Curitiba PR) nd Busscar Panorâmico DD Scania K420 7077, 7009, 7011 Suite Class. Ar condicionado.
Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) nd Marcopolo Paradiso G6 1200 Scania K310  5761, 5762, 5763, 5764, 5765 Ar condicionado.
ESTADO DE MINAS GERAIS - URBANOS / RODOVIÁRIOS

Viação Sol & Mar (Conselheiro Lafaiete MG)

02 Busscar El Buss 320 modelo 2007 Volkswagen 17.230EOD 5000, 6000 49 lugares. Bancos soft. Vigia traseiro. Cabinado. Operam fretamento na região.
Viação São Luiz (Conselheiro Lafaiete MG) 02 Busscar El Buss 320 modelo 2007 Volkswagen 17.230EOD 6800 (HBW 7201), 6900 49 lugares. Bancos soft. Vigia traseiro. Cabinado. 6800 opera linhas Lafaiete (MG) - Piranguinta (MG) e Lafaiete (MG) - Rio Espera (MG). 6900 opera fretamento na região.
Transpratur - Transporte Coletivo Turístico Ltda (Divinópolis MG) 01 Marcopolo Torino Modelo 2007 2 portas Mercedes Benz OF nd .
Cidade BH (Belo Horizonte MG) nd Marcopolo Torino Modelo 2007 Mercedes Benz OF 5723, 5724, 5725, 5726, 5727, 5728 .
Atual (MG) 08 Busscar Jum Buss 360 Mercedes Benz O500RSD 8700 Serviço Executivo - Atualíssimo.
 
Gardenia (Belo Horizonte MG) 10 Marcopolo Paradiso G6 1200HD Scania K380 2905 Ar condicionado.
ESTADOS DO MARANHÃO, CEARÁ E DA PARAÍBA - URBANOS
Nacional (Campina Grande PB) 03 Marcopolo Senior Midi nd 0016, 0017, 0018 .
Transnacional (Campina Grande PB) 03 Marcopolo Senior Midi nd 3221 (MMX 6403), 3231 (MMX 6393), 3245 (MMS 9754) .
Timbira (Fortaleza CE) nd Busscar Urbanuss Ecoss 3 portas nd 36.704 .

Empresa nd (São Luiz MA)

Errata na edição 111: estes veículos são da empresa Taguatur de Teresina (PI)

nd Busscar Urbanuss Ecoss 2 portas Mercedes-Benz OF 1418 07.426, 07.427, 07.429, 07.439 .
ESTADO DE SANTA CATARINA - URBANOS / RODOVIÁRIOS

Gidion (Joinville SC)

03 Busscar Urbanuss Ecoss 3 portas Mercedes-Benz OF 1418 10702 (MDL 1274), 10703 (MDL 1214), 10704 (MDL 1314) Piso taraflex. Caixa de itinerário digital. Operam nas linhas dos terminais Guanabara, Sul, Tupy e Centro.
01 Busscar Urbanuss Ecoss 3 portas Mercedes-Benz OF 1722M/59 10707 (MDL 1284) Piso taraflex. Caixa de itinerário digital. Operam nas linhas dos terminais Guanabara, Sul, Tupy e Centro.
10 Busscar Urbanuss Ecoss 3 portas Volkswagen 17.230EOD 10709 (MDU 1393), 10710 (MDZ 2483) Motorização biodiesel. Piso taraflex. Caixa de itinerário digital. Operam nas linhas dos terminais Guanabara, Sul, Tupy e Centro.
Viação Verdes Mares (São Francisco do Sul SC) 04 Busscar El Buss 320 Ano 2007 Mercedes-Benz OF 1722M/59 Biodiesel 80701 (MGY 9522), 80702 (MGY 5322), 60701 (MGY 5512), 60702 .
Transtusa Transporte e Turismo Santo Antônio Ltda (Rio Negrinho SC) 17 Busscar Urbanuss Pluss Mercedes-Benz OF 1722M/59 01, 02, 03 (MHU 7080), 04, 05, 06 (MDR 5002), 061, 062, 063, 064, 065, 066 (MEG 3142), 067, 068, 069 (MFB 8742), 07 (MDR 4572), 0510 .
Viação Cidade (Araranguá SC) 01 Neobus Spectrum 2 porta Volkswagen 17.230EOD 2705 Operação urbana.
01 Neobus Spectrum 1 porta Volkswagen 17.230EOD 2727 Operação rodoviária. Ar condicionado.
Biguaçu (SC)

03

ERRATA NA EDIÇÃO 109: nd

Busscar Urbanuss Ecoss 2 portas

ERRATA NA EDIÇÃO 109: Veículos adquiridos foram URBANUSS ECOSS e CAIO APACHE S´21

Volkswagen 15.190EOD

ERRATA NA EDIÇÃO 109: Veículos adquiridos tem chassi Mercedes Benz

700 (MGM 2571), 800, 900 (MGM 6791)

ERRATA NA EDIÇÃO 109: Veículos tem prefixos 449, 461 entre outros

Bancos estofados. Empresa do Grupo Praiana (SC)

ERRATA NA EDIÇÃO 109: informações são da empresa Express Sul e não Biguaçu.

     

Transtusa Transporte e Turismo Santo Antônio Ltda (Joinville SC)
05 Busscar Interbuss 2005 Mercedes-Benz 61,62, 63, 64, 65, 66 .
 Gidion (Joinville SC) 01 Busscar El Buss 340 Ano 2007 Mercedes-Benz OF 1722M/59 Biodiesel 20707 Piso taraflex. Caixa de itinerário digital. Ar condicionado. Opera em linhas de fretamento.
06 Busscar El Buss 340 Ano 2007 Mercedes-Benz OF 1722M/59 20701 (MGM 1651), 20702 (MGM 1611), 20703 (MCZ 2272), 20704, 20705, 20706 Piso taraflex. Caixa de itinerário digital. Ar condicionado. Opera em linhas de fretamento.
02 Comil Campione 3.45 Volkswagen 16.210 CO Euro II ano 2001 20101 (MEW 8250), 20102 (MEW 8200) Ex Viação Verdes Mares (São Francisco do Sul/SC) do Grupo Gidion.

 

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - URBANOS / RODOVIÁRIOS
Viação Satélite Ltda (Cariacica ES) 50 Busscar Urbanuss Ecoss 3 portas Volkswagen 15.190EOD 15731, 15747,15.809 Caixa de itinerário digital frontal e comuns na lateral e traseira.. Poltronas semi-estofadas.
Viação Netuno (Fundão ES) nd Busscar Urbanuss Ecoss 3 portas Volkswagen 15.1900EOD 25.165 Caixa de itinerário digital frontal e comuns na lateral e traseira.. Poltronas semi-estofadas.
ESTADO DO RIO DE JANEIRO - URBANOS / RODOVIÁRIOS
Empresa Viação Ideal S. A. (Rio de Janeiro RJ) 03 Marcopolo Ideale 770 1 porta Mercedes-Benz OF 1722M/59. 19 Ar condicionado. Caixa de itinerário digital. Cabinado. Poltronas reclináveis. Janelas tradicionais (vidro não colado). Cortinas. Bagageiro/porta pacotes. Preparado para receber Rio Card.
Viação Normandy do Triângulo LTDA. (Paracambi RJ) 05 Marcopolo Ideale 770 1 porta Mercedes-Benz OF 1722M/59 RJ 155.001, RJ 155.016, RJ 155.065. Ar condicionado. Caixa de itinerário digital. Cabinado. Poltronas reclináveis. Janelas tradicionais (vidro não colado). Cortinas. Bagageiro/porta pacotes. Preparado para receber Rio Card.
Auto Viação Tijuca S. A. (Rio de Janeiro RJ) nd Marcopolo Senior Midi 2 portas (2pee) Mercedes-Benz OF 1418/52

50102, 50111, 50112

Embarque pela porta dianteira. Sem posto do cobrador. Preparado para receber Rio Card.
Viação Santo Antonio (Barra do Piraí RJ) 04 Marcopolo Torino Modelo 2007 2 portas (2pee) Volkswagem 15.190EOD 2234, 2236, 2238, 2240. Operam linhas Centro-Santo Antônio; Centro-Belvedere e 2 carros na Centro-Minuano.
04 Marcopolo Senior Modelo 2000 Volkswagem 9.150 OD 2250 2250 Ex Viação Santa Luzia RJ195.012. Opera linha Morro Da Caixa D`Agua - Centro.

Veículo antes de receber a pintura da Santo Antonio

Viação Barra do Piraí Turismo Ltda. (Barra do Piraí RJ) 08 Neobus Spectrum City 2 portas Mercedes-Benz OF 1722/59 M RJ113.001, RJ 113.003, RJ 113.005, RJ 113.010, RJ 113.011, RJ 113.012, RJ 113.016, RJ 113.017 Caixa de itinerário digital. Operam linhas Barra do Piraí-Ipê, Barra do Piraí-Paracambi (Via Morsing), Barra do Piraí-Piraí.
Viação Santa Luzia LTDA. (Barra do Piraí RJ) 04 Neobus Thunder + II 1 porta Mercedes-Benz LO 915/42.5 RJ 195.008, RJ 195.010, RJ 195.011, RJ 195.012 Caixa de itinerário digital. Circuito interno de gravação. Porta copos para o motorista. Preparação para som. 31 lugares. Janelas estilo rodoviário. Preparado para receber Rio Card.
Viação Madureira Candelária LTDA. (Rio de Janeiro RJ) nd Mascarello Gran Midi 2 portas (2pee) Volkswagem 15180 EOD 75590 Sem posto do cobrador. Preparado para receber Rio Card.
Viação Rubanil LTDA. (Rio de Janeiro RJ) nd Mascarello Gran Midi 2 portas (2pee) Volkswagem 15180 EOD 73087, 73089. Sem posto do cobrador. Preparado para receber Rio Card.
Viação Novacap LTDA. (Rio de Janeiro RJ)   37 Caio Foz Super 2 portas (2pee) Mercedes-Benz OF 1418/52 51516, 51567, 51576 .
20 Caio Apache Vip 2 portas Mercedes-Benz OF 1722/59. 51514, 51520, 51522, 51524, 51525, 51533, 51552 .
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - URBANOS / RODOVIÁRIOS
SOSAL - Sociedade de Ônibus de Santana do Livramento (Santana do Livramento RS) nd Busscar Urbanuss Ecoss 2 portas nd 031 .
ESTADO DE SÃO PAULO - URBANOS / RODOVIÁRIOS
Viação Santa Luzia LTDA. (São José do Rio Preto SP)   Ciferal Cit Max 3 portas Mercedes-Benz OF 1418/52 1074, 1076 Cortinas.
Consórcio Intervias Veneza LTDA. (Embu SP) nd Marcopolo Viale 2 portas Volkswagem 15190 EOD. 13430 Caixa de itinerário digital.
Metra (São Bernardo do Campo SP) 25 Busscar Urbanuss Pluss 3 portas nd 7914, 7916  

 

COMPLEMENTAÇÕES - EDIÇÕES ANTERIORES

ERRATA - Na edição 107 informamos no Quadro de Aquisições sobre novos ônibus da Gidion (Joinville SC). A informação está incorreta, não houve essa aquisição que nos fora passada por colaborador da região. Da mesma forma nas aquisições da Transtusa (Joinville SC) os veículos 0701 a 0710 não existem. Pedimos desculpas aos leitores e reiteramos a solicitação aos colaboradores que nos enviem informações confirmadas preferencialmente com veículos que já estejam rodando.

ERRATA II - Os veículos adquiridos pela Expresso Maringá (Maringá PR) divulgados na última edição 107 tem chassi Mercedes Benz O500R e não RS como informado.

ERRATA III - Na edição 103 informamos no Quadro de Aquisições sobre novos ônibus da Auto Viação Agua Verde (Curitiba PR). Fizemos uma errata na edição 107 mas o veículo JA025 é realmente Busscar Urbanuss e não Viale como informado, sendo que o chassi está correto.


EDIÇÃO 103 - Na edição 103 publicamos as novas aquisições da Gidion S. A. Transporte e Turismo (Joinville SC). Complementamos agora com fotos e algumas placas dos veículos:

- 7 Busscar Urbanuss Pluss 3 Portas Ano 2006 Mercedes-Benz OF 1722M/59: prefixos 10601 (MFA 4911), 10602 (MHZ 8360), 10603 (MFA 8191) – Biodiesel, 10604 (MFA 8151), 10605 (MFA 6291), 10606 (MFS 6981), 10607 (MFS 6891) - Biodiesel

- 10 Busscar Urbanuss Ecoss 3 Portas Ano 2006 Mercedes-Benz OF 1722M/59: prefixos 10608 (MDK 4803), 10609 (MDK 4793), 10610 (MDK 4743), 10611 (MDK 4753), 10612 (MDK 4823), 10613 (MDK 4493), 10614 (MDK 4763), 10615 (MDK 4013), 10616 (MDK 4733), 10617 (MBC 9640)

- 11 Busscar Urbanuss Ecoss 3 Portas Ano 2006 Mercedes-Benz OF 1418/59: prefixos 10618 (MCY 6894), 10619 (MCY 5814), 10620 (MCY 6844) – Biodiesel, 10621 (MCY 7044) – Biodiesel, 10622 (MCY 5884), 10623 (MCZ 7404), 10624 (MCY 6954), 10625 (MCY 6994), 10626 (MCY 6984), 10627 (MCY 7014), 10628 (MCY 7054)

 

EDIÇÃO 107 - Complementando as informações sobre aquisições da edição 107:

- Transisaak (Curitiba PR): Na edição 107 informamos nova aquisição de 2 Marcopolo Paradiso G6 1200 Volkswagen 18.320EOT. Agora publicamos fotos dos novos ônibus:

Cattani Sul (Pato Branco PR) - Informamos a aquisição de um novo veículo rodoviário e nesta edição publicamos a foto do mesmo.

 

Rimatur (Curitiba PR) - Na edição 107 divulgamos nova aquisição de 3 Marcopolo Viaggio G6 1050 Scania K310 da empresa. Informamos agora a placa de um dos veículos, prefixo 6000 (AOS-8356) e fotos dele:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

FINALMENTE NAS RUAS - O tão esperado Marcopolo Gran Viale interbairros finalmente ganhou as ruas de Curitiba (PR). O veículo com chassi Volvo B12M e pertencente à Auto Viação Mercês passou a operar a linha Interbairros II no final de junho.

MERCEDES DE TESTE - O Marcopolo Viale com chassi articulado Mercedes Benz O500MA encerrou período de testes na Empresa Cristo Rei de Curitiba (PR) no final de junho e agora está passando por revisão na concessionária Divesa da região.

CAMPANHA DOE CALOR – Desde maio está nas ruas de Curitiba (PR) a nova campanha DOE CALOR, fruto da parceria entre Prefeitura Municipal de Curitiba e o Setransp, sindicato que reúne 29 empresas urbanas da capital paranaense e região metropolitana. Neste ano os veículos ficam estacionados para arrecadar agasalhos, cobertores, sapatos entre outros itens. Os veículos são identicados com adesivos nas laterais e os pontos de arrecadação são informados por cartazes fixados internamente em boa parte da frota da região. Abaixo informamos os locais de coleta das doações que vai das 07h00 às 17h30min excetuando no domingo cujo horário é das 09h00 às 14h00:

SEGUNDA-FEIRA: Praça da Ucrânia, Terminal Portão, Praça Rui Barbosa, Jardim Botânico, Terminal Cabral e Shopping Cidade.

TERÇA-FEIRA: Praça do Batel, Shopping Agua Verde, Praça Santos Andrade, Shopping Jardim das Américas, Avenida Kennedy esquina com rua Nestor Victor e na Avenida Anita Garibaldi em frente à Justiça Federal.

QUARTA-FEIRA: Carrefour Ecoville, Clube Curitibano, Igreja Nossa do Perpétuo Socorro, Sociedade Morgenau (Avenida Senador Souza Naves), NO 20.º BIB na Avenida Erasto Gaertner e no Shopping Estação.

QUINTA-FEIRA: Terminal Campina do Siqueira, Shopping Curitiba, Igreja das Mercês, Praça Rui Barbosa, Prefeitura e na Boca Maldita.

SEXTA-FEIRA: Terminal Santa Felicidade, Rua da Cidadania do Portão, Praça do Japão, Avenida Nossa Senhora da Luz esquina com Rua Augusto Stresser, Shopping Muller e na Regional Boqueirão.

DOMINGO: Feira de Artesanato do Largo da Ordem.

Observação: os veículos ficam com as portas abertas. Foram fechadas apenas para as fotos.


GRAN VIALE BIARTICULADO -
Continua realizando testes em Curitiba (PR) o Marcopolo Gran Viale Biarticulado Volvo B12M. Os testes são realizados pela Volvo sem passageiros. O veículo permaneceu por cerca de 30 dias no eixo Leste-Oeste e, em seguida, no eixo Boqueirão do expresso por mais uma semana.

 

 

RODONOTAS

COMIL AVANÇA EM CURITIBA - A Comil, uma das principais fabricantes brasileiras de carrocerias para ônibus, com sede em Erechim (RS), projeta ampliar nos próximos três anos a sua participação no mercado de veículos urbanos de Curitiba de 10% para 15%. Esse crescimento representa a venda de aproximadamente 45 ônibus. A frota de urbanos da capital paranaense e região metropolitana é de 2.800 veículos e a média de renovação anual é de 300 ônibus. A estratégia de expansão da empresa, baseada na apresentação dos ônibus na garagem do cliente e na qualidade dos serviços de assistência técnica e pós-vendas, já lhe rendeu a conquista de novos clientes na região sendo que os novos ônibus começam a chegar em julho.


APONTADOR - O Apontador, site de mapas do Brasil (www.apontador.com.br), pertencente à empresa Webraska do Brasil, recentemente voltou a oferecer seus serviços de localização e rotas gratuitamente a todos os internautas. O site abriu seu conteúdo em novembro de 2006 após migrar para a revolucionária Web 2.0, conceito que traduz a segunda geração da Web e que fortalece a formação de comunidades. Desde então, o Apontador registrou um crescimento viral entre os internautas, que somam mais de um milhão de usuários únicos por mês. Hoje é possível traçar rotas dentro de uma determinada cidade, a partir dos pontos de origem e chegada, localizar um ponto no mapa, pesquisar informações sobre o tempo e o trânsito, além de traçar rotas rodoviárias para mais de cinco mil cidades em todo o País. Dentro de tantas inovações tecnológicas, os usuários do Apontador têm uma comunidade à sua disposição, para contribuírem com informações, o que agrega ainda mais valor aos serviços oferecidos. Uma vasta e seleta lista de categorias facilitam o cadastro e a divulgação de qualquer espécie de ponto de interesse, como problemas viários, imóveis à venda com localização a partir de fotos aéreas e vídeos do YouTube, eventos de confraternização, notícias com vídeos e integração com portais, indicações de restaurantes, bares, entre outros. Isso é possível por meio da inovação que o Apontador implementou no mercado: o LBSid (Location Based Services), conceito que pode ser traduzido como um CPF de localização para usuários e que ajuda no aspecto de colaboração e integração com outras aplicações.


1000 TORINO´S

Menos de cinco meses após o início de sua produção, na unidade da Ciferal, em Xerém (RJ), o novo ônibus urbano Torino, da Marcopolo, já superou a marca de 1.000 unidades comercializadas. "O número de unidades vendidas comprova os atributos e as qualidades do Torino, que em seus 23 anos de existência, continua um modelo moderno e atual, com grande sucesso no Brasil e no exterior", diz o diretor comercial da Marcopolo para o mercado brasileiro, Paulo Corso. "A Marcopolo adotou novos conceitos de funcionalidade e conforto e, ao mesmo tempo, manteve o Torino com a sua identidade de veículo robusto, confiável e competitivo. Essas características fazem do veículo um produto de excelente relação custo/benefício, reconhecida pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros", salienta. Além dos 1.000 veículos já entregues, a Marcopolo possui outras 1.000 unidades com produção prevista, de acordo com os pedidos dos clientes. "O programa nacional de Road Show, realizado de janeiro a junho e no qual apresentamos o novo Torino a clientes e frotistas de 12 das principais cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, também colaborou para o sucesso de vendas", destaca Carlos Casiraghi, diretor da unidade de negócio Ônibus da Marcopolo. O projeto para o desenvolvimento da quinta geração do Torino envolveu as equipes de engenharia, de produção e das áreas comercial e de marketing da Marcopolo da unidade de Ana Rech (RS) e da Ciferal (Xerém, RJ) em cerca de 11 meses para definição do novo design, fabricação dos primeiros protótipos e dos processos produtivos a serem aplicados nas duas plantas. O veículo recebeu importantes mudanças e aperfeiçoamentos que resultaram na ampliação do conforto e da segurança para passageiros e motorista, visual moderno e harmonioso, maior robustez e resistência de sua estrutura. O Torino é o primeiro modelo da Marcopolo a utilizar um novo posto para o cobrador, que combina funcionalidade e ergonomia. Os cuidados com a redução dos custos operacionais, do tempo de manutenção e de maior leveza do veículo foram importantes focos no trabalho de desenvolvimento do modelo. A Marcopolo aplicou modernos conceitos para tornar mais rápidos e mais baratos os serviços de reparação. O processo de fabricação, com saias laterais feitas em painéis móveis, marca uma nova era em termos de manutenção e reposição de peças externas da carroceria dos ônibus. Além disso, permite a redução do peso do veículo, com menor consumo em operação. Os cuidados com a redução dos custos operacionais, do tempo de manutenção e de maior leveza do veículo foram importantes focos no trabalho de desenvolvimento do modelo. A Marcopolo aplicou modernos conceitos para tornar mais rápidos e mais baratos os serviços de reparação. O processo de fabricação, com saias laterais feitas em painéis móveis, marca uma nova era em termos de manutenção e reposição de peças externas da carroceria dos ônibus. Além disso, permite a redução do peso do veículo, com menor consumo em operação.


NOVO VISION

A Comil, uma das principais fabricantes brasileiras de carrocerias para ônibus, com sede em Erechim (RS), lançou recentemente no mercado seu modelo Vision para complementar a linha Campione, voltada ao segmento rodoviário. A carroceria chega para satisfazer os clientes que valorizam o design característico de um modelo Vision, com pára-brisa maior e frente mais baixa. “A empresa estabeleceu como prioridade oferecer ao cliente o carro que ele deseja”, destaca o diretor presidente da empresa, Deoclécio Corradi. Até mesmo o lançamento do veículo foi especial. O novo ônibus está percorrendo todo o território brasileiro, chegando à garagem de seus clientes potenciais.
Desde o final de 2006, a Comil reposicionou sua equipe de vendas e buscou a maior aproximação com os transportadores para entender qual o tipo de carro que eles estavam buscando. É por esse motivo que a linha Campione traz inovações em uma série de itens, os quais também estão presentes no Vision. Para proporcionar maior conforto aos passageiros e aumentar o volume de carga, o bagageiro foi ampliado, tornando-se o maior da categoria. A porta de entrada do veículo é ampla e os degraus foram redimensionados facilitando o acesso dos usuários. Além disso, as escadas foram equipadas com corrimão. O interior recebeu novas padronagens com opção de cinco diferentes desenhos para revestimento de poltronas e cortinas, todos com cores vivas e atuais. As poltronas foram remodeladas e estão disponíveis nos modelos convencional, convencional soft, leito turismo e leito. “A nossa intenção era obter um ambiente de total conforto para que os passageiros desfrutem a viagem tranquilamente com a adequada climatização, acomodação e iluminação do salão”, informa Corradi.
Além da comodidade, a linha Campione também foi projetada para obter um ganho na segurança. A sinaleira da parte traseira possui lente de policarbonato, o que aumenta a resistência e a luminosidade. Os faróis de luz baixa, com lâmpada H7, refletor em alumínio e lente em vidro temperado foram desenhados a partir de uma construção elíptica, a mais moderna tecnologia disponível para o fim. A sinaleira lateral agrega as funções de pisca e retrorefletor. A sinaleira dianteira agrega função de luz de posição e direção. Somando-se aos faróis de luz alta, o conjunto de iluminação supera a performance dos demais produtos disponíveis no mercado. Em relação ao design, as novidades foram muitas. A cabine do motorista ganhou novos acabamentos com linhas mais elaboradas. O painel tem opção de ser equipado com computador de bordo para controle das funções operacionais do veículo. O cokpit do motorista foi cuidadosamente estudado para oferecer conforto, visibilidade e acesso facilitado aos elementos do painel. A fibra superior dianteira do modelo Vision recebeu novo sistema de saída de ar direto ao motorista, melhorando em muito a climatização da cabine.
O revestimento lateral inferior do ônibus é feito em chapas de alumínio, sem perfis verticais de junção, e os pára-lamas são inteiriços, o que torna o ônibus mais liso. O teto do veículo é revestido em peça única de fibra, que agrega no seu design a função de calha d´água. Os alçapões de teto são os maiores do mercado. Outro diferencial importante é o sanitário que privilegia a higiene, a ergonomia e o aproveitamento de espaço.Além de todas as melhorias que agregam conforto e segurança, o acesso à manutenção do veículo também foi facilitado. A tampa frontal é aberta verticalmente, permitindo total acesso às peças e sistemas instalados naquele local. A tampa traseira possui mecanismo pantográfico com a maior abertura entre as carrocerias e o ângulo de instalação do mecanismo de movimentação da tampa viabiliza sua abertura em locais apertados.
A chegada do Campione Vision ao mercado contribuirá com o resultado da empresa estimado para este ano. A Comil projeta elevar em 13% o volume total de vendas em 2007. No ano passado, o faturamento chegou a R$ 265 milhões, volume superior aos R$ 258 milhões obtidos em 2005.


MASTERSOLVE - A empresa que é uma das patrocinadoras da Exponi 4 oferece ao mercado o Stop Diesel, equipamento que protege e monitora em tempo real todo o funcionamento de um motor a diesel, bem como:

- Sistema de arrefecimento (nível e temperatura da água);

- Sistema de lubrificação (pressão do óleo);

- Rotação do motor;

- Velocidade do veículo.

Se algum desses parâmetros ultrapassar o limite estabelecido, automaticamente o sistema irá efetuar o corte do combustível no tempo previsto impedindo que o motor trabalhe fora de seu ciclo ideal de funcionamento. O Stop Diesel emite sinais sonoros ou luminosos repassando ao motorista a situação do motor antes de ocorrer o bloqueio.

Este produto pode auxiliar a proteção do motor em tempo real, impedindo sua quebra, queima de junta e fundição do bloco. O O uso de Stop Diesel chega a proporcionar de 5 a 10% de economia de combustível visto que o motor trabalhará somente em condições ideais reduzindo também os gastos com manutenção e troca de peças e, com isso, aumentando a vida útil do motor e do veículo.

O endereço do site da Mastersolve onde o leitor poderá obter mais informações sobre os produtos e a empresa é www.mastersolve.com.br.


MARCOPOLO FORNECE À GONTIJO - A Marcopolo, fabricante nacional de ônibus, vai fornecer 45 ônibus rodoviários Paradiso G6 1200 para a Gontijo, uma das principais operadoras do transporte brasileiro, pertencente ao Grupo Gontijo. Em processo de renovação de sua frota, esta é a primeira aquisição de modelos Marcopolo feita pela operadora, que possui mais de 1.000 veículos. "O fornecimento dessas primeiras 45 unidades para a Gontijo é um verdadeiro marco para a Marcopolo. O Paradiso 1200 é um melhores modelos rodoviários e acreditamos que terão excelente aceitação por parte dos clientes da empresa", disse Paulo Corso, diretor Operação Comercial - Mercado Brasil. A Gontijo transporta anualmente cerca de cinco milhões de passageiros. As unidades adquiridas possuem chassis Scania K124 6x2 e têm 14 metros de comprimento. Líder brasileira na produção de ônibus, a Marcopolo registrou crescimento de 22,6% em vendas no mercado nacional no ano passado. A empresa produziu 5.980 unidades contra 4.876, em 2005. "Esse aumento de participação demonstra o foco da empresa no Brasil e sua flexibilidade para produzir diferentes modelos e atender às mais diferentes necessidades dos frotistas em tempo recorde", comenta Paulo Corso.


SELETIVO DE SANTOS COMPLETA 10 ANOS - O transporte por meio de ônibus seletivo, oferecido pela Prefeitura de Santos, completou recentemente 10 anos de operação com duas marcas importantes: 12 milhões de passageiros transportados nesse período e a aprovação de quase 100% dos usuários. São 44 microônibus com cerca de cinco anos de uso, equipados com ar condicionado, música ambiente e poltronas estofadas e reclináveis, distribuídos nas seis linhas existentes: 201, 202, 203, 203, 205, 206. Têm capacidade para 25 pessoas sentadas e permitem ao usuário a possibilidade de embarcar e desembarcar onde for mais conveniente. Atualmente a tarifa é de R$ 2,90 e pessoas maiores de 65 anos pagam meia passagem. Nesse período houve 3 mudanças de razão social: Viação Guarujá (junho/início do serviço), Translitoral (em 2000) e Guaiúba Transportes (em 2005).


CUIABÁ ADOTA TARIFA SOCIAL - Na cidade de Cuiabá (MT) entrou em vigor recentemente em vigor a Tarifa Social em que a população cuiabana vai pagar R$ 1,00 para andar no transporte coletivo da capital. A Prefeitura adotou a idéia de 'Tarifa Social' para Cuiabá, inédita em Mato Grosso, e o Conselho Municipal de Transporte – CMT aprovou em 21 de dezembro de 2006, proporcionando à população carente a oportunidade de passear e fazer seu lazer nos feriados municipais, estaduais e nacionais pagando 50% do valor da tarifa vigente na grande Cuiabá. "Essa tarifa já acontece em capitais como Curitiba (aos domingos) e em Fortaleza (no último domingo do mês). Por isso resolvemos implanta-la aqui em Cuiabá visando proporcionar um lazer com mais economia para os usuários do transporte coletivo que aproveitam os feriados para passear com a família pagando menos", afirma o secretário Oscar Soares Martins da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano – SMTU. Com a implantação da Tarifa Social, o número de usuários a usar o beneficio nos feriados deve dobrar. Segundo dados da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos-MTU, geralmente nos feriados utilizam o transporte coletivo cerca de 71 mil usuários. Num primeiro momento, esse valor será apenas para os usuários que pagam em espécie. Mas muito em breve, será estendido também para os que utilizam Cartão Transporte-CT. Em 2006 o transporte coletivo avançou muito com renovação de frota, instalação de abrigos entre outros. Em 2007, metas já estão sendo cumpridas como a reforma do terminal do Osmar Cabral, vans do Buscar, microônibus e em breve reforma dos terminais do CPA I e III, adaptação da frota do transporte público para atender os deficientes físicos e 4 ônibus específicos para cadeirantes que comportará até 15 dos mesmos por viagem, implementação de mais 300 novos abrigos para a capital com o objetivo de encerrar a atual gestão em 2008 com pelo menos 90% dos pontos cobertos.


SCANIA COMEMORA 50 ANOS DE BRASIL - Estabelecida no Brasil em 2 de julho de 1957, a Scania completou recentemente 50 anos de atividades no País. Com mais de 240 mil caminhões e ônibus produzidos, a montadora é líder histórica em vendas nacionais de caminhões pesados, tendo conquistado a liderança anual por 15 vezes nos últimos 20 anos. Atualmente, cerca de 40% da frota circulante de caminhões pesados é da marca Scania, segundo números do Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam 2006. A empresa estabeleceu-se primeiramente como Scania Vabis do Brasil – Motores Diesel, inaugurando sua fábrica de motores em 1959. Um ano depois, a Scania assumiu a produção completa de seus caminhões e ônibus. Em 1962, todas as atividades foram transferidas definitivamente para São Bernardo do Campo (SP), local ocupado até hoje. Uma das fundadoras da indústria automobilística nacional, a Scania foi responsável por diversos marcos na história do transporte de passageiros e cargas. Em 1968, os ônibus Scania traziam para o Brasil a suspensão a ar. A responsabilidade pelo fornecimento regular de componentes (bombas de óleo) a partir da fábrica do Brasil para todo o mundo, em 1969, era fato inédito no País. E em 1974, a primeira cabina avançada nacional foi logo batizada de “cara-chata”, opção que se tornou posteriormente padrão no transporte de cargas. Hoje, a Scania ocupa uma área de 350 mil metros quadrados em São Bernardo do Campo, com 130 mil metros quadrados construídos. Possui 2,9 mil funcionários e capacidade para produzir 20 mil veículos por ano. No mercado doméstico, a empresa responde por 25% das vendas de caminhões pesados (acima de 40 toneladas) e por 43% dos ônibus rodoviários, no acumulado de janeiro a maio deste ano. Além de atender o Brasil, a fábrica brasileira da Scania exporta para mais de 50 países.


REFORMA DE PNEUS: UM BOM NEGÓCIO PARA OS TRANSPORTES - Minimizar os custos é um dos grandes objetivos das empresas, independentemente do porte. No caso específico do setor de transportes, combustível e pneus representam os maiores gastos. Como muitas vezes, não é possível economizar no primeiro, uma boa saída é a utilização de pneus reformados como alternativa. Segundo ABR – Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus, um reformado possui rendimento quilométrico semelhante ao novo, com custo 70% menor. Segundo Hersílio de Moura, presidente da entidade, dois terços do total de pneus caminhão/ônibus, utilizados, são reformados Além disso, “os pneus reformados possuem rendimento quilométrico semelhante ao novo, com custo 70% menor e proporcionam uma redução de 57% no custo por quilômetro”, afirma. Os reformados podem ser utilizados nos mais diversos veículos: caminhões, ônibus, automóveis, motocicletas, off road, agrícolas e, até mesmo, aviões. Ao todo, são produzidos por ano, cerca de 19.300.000 unidades. Essa é uma prática muito aplicada em todo o mundo, principalmente nos mais desenvolvidos. O Brasil é o segundo mercado mundial dessa indústria ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos.


ACESSO FÁCIL - Esteve em Curitiba (PR) para demonstrações pela concessionária Rodoservice o Volare Acesso Fácil, modelo minibus da fábrica gaúcha que possui sistema de ajoelhamento na suspensão traseira, rampa de acionamento manual e piso baixo após o segundo eixo facilitando o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Na avaliação do editor desta A FOLHA DO OMNIBUS o modelo possui características bastante interessantes agilizando até mesmo o acesso de usuários comuns pois os degraus ficam na parte interna do veículo, além do acionamento da rampa ser bastante simples e prática pelo sistema manual.


ROTA VOLKSBUS - Esteve passando por Curitiba e foram apresentados pela concessionária Servopa os ônibus integrantes da Rota Volksbus, sendo esta uma das 2 caravanas que estão percorrendo o Brasil demonstrando os produtos da marca. Após uma semana de apresentações diretamente nas garagens dos clientes foi oferecido um jantar de confraternização a todos eles que puderam trocar idéias no ambiente da Servopa.

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JARDINEIRA SOCIAL - Recentemente foi entregue pela Paranabus, reformadora de ônibus com sede em Colombo (PR) a jardineira Marcopolo Torino LN articulado Volvo B58 que irá operar na região de Uberaba (MG) atendendo projetos de cunho social. O veículo que foi inteiramente reformado e adaptado interna e externamente, anteriormente operou linhas do sistema expresso em Curitiba (PR) e linhas regulares em Foz do Iguaçu (PR).

OPINIÃO

ÔNIBUS FRETADO TIRA 15 CARROS DA RUA


O turismo é uma das atividades que mais gera benefícios para a economia do Brasil. Por outro lado, nosso País gasta 4% do PIB anual com ocorrências de trânsito, acidentes viários e congestionamentos. Investir na qualidade e segurança dos serviços de transporte de passageiros é essencial para aumentar o fluxo de turistas e gerar mais oportunidades de negócios.
Nos grandes centros urbanos, o aumento crescente de problemas no trânsito e a precariedade do transporte público consolidam, cada vez mais, o transporte de passageiros por ônibus de fretamento como um serviço indispensável. Ao contrário do sistema público, o fretamento é um serviço privado que opera segundo as leis e normas vigentes de operação e segurança, ditadas por cinco órgãos diferentes de legislação e fiscalização. O serviço de fretamento para o transporte de passageiros surgiu no final da década de 50, no ABC paulista, fomentado pela forte industrialização da região. O fretamento é destinado à condução de grupo definido de pessoas, com contrato específico, sem cobrança individual de passagens, em duas modalidades: Fretamento contínuo que serve, principalmente, ao transporte de passageiros para indústrias, shoppings centers, executivos, escolas, universidades e zona rural, é prestado a pessoas jurídicas, para um número preestabelecido de viagens. Já o Fretamento eventual, pode ser contratado por pessoas ou grupos para a realização de uma viagem com finalidade específica ou turística como excursões, turismo, traslados entre hotéis e aeroportos, city tours, passeios culturais, dentre outros eventos.
Nos dias atuais, o transporte de passageiros por fretamento tornou-se uma alternativa indispensável para os habitantes das grandes metrópoles nas viagens de trabalho, turismo e estudo. Para se ter uma idéia, hoje, mais de 30% das empresas com mais de 100 funcionários utilizam este meio de transporte, que, segundo Jorge Miguel dos Santos, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento para Turismo de São Paulo (Transfretur), "além de proporcionar mais qualidade de vida, cada ônibus fretado substitui 15 automóveis particulares das ruas".
Segundo Santos, no Brasil existem 4.900 empresas de fretamento regularizadas, "diferentemente dos 'clandestinos' que não respeitam a lei, nossos associados contam com grande solidez administrativa, profissionalismo e responsabilidade. Seus ônibus são confortáveis e circulam em perfeitas condições de manutenção. Os motoristas são treinados para garantir a alta qualidade do serviço e do atendimento", informa.
Seja no transporte eventual ou contínuo, a facilidade, o conforto, a segurança e a agilidade do fretamento do transporte de passageiros contribuem para a qualidade de vida das pessoas. "Os passageiros dos ônibus de fretamento desfrutam de viagens agradáveis, pautadas pela pontualidade, economia de tempo, entre outras vantagens", acredita.
Além do bem-estar dos passageiros, o fretamento contribui também para elevar os níveis de produtividade e assiduidade nas empresas e escolas, fomentar a atividade turística e gerar mais empregos diretos e indiretos, exercendo um efeito multiplicador de investimentos.
Movimentando um mercado de R$ 3 bilhões anuais, as empresas de fretamento regularizadas prestam serviços para vários segmentos, estão plenamente capacitadas para o transporte rodoviário de passageiros e trabalham dentro do conceito de responsabilidade social. Seus deveres e obrigações são pautados pelo Código Civil e do Consumidor.

Artigo - Jornalista responsável: Clarice Pereira / FRESP

SEÇÃO NOSTALGIA

SANTO ANTONIO - O veículo ao lado agora opera transporte escolar na região de Curitiba. Anteriormente pertenceu à Auto Viação Santo Antonio (Colombo PR) onde teve os prefixos 18C34, 18034 e 2253 operando o sistema troncal entre Curitiba (PR) e o terminal Maracanã em Colombo (PR).
MERCADÃO I - O Marcopolo Veneza II da foto ao lado atualmente transporta verduras do CEASA para alguns bairros de Curitiba (PR). Está aos poucos sendo reformado para continuar em operação por muitos anos.
ISOTEC - O veículo ao lado é um Marcopolo Torino I Mercedes Benz OF1315 ano 1988 que transporta funcionários da empresa ISOTEC. Anteriormente pertenceu à Viação Colombo (Colombo PR) onde teve, entre outros, os prefixos 23.025 e 2769.

CASTELO - O veículo ao lado atualmente atende um vereador da região metropolitana de Curitiba (PR). Anteriormente o veículo pertenceu à Viação Castelo Branco onde teve os prefixos 25.023 e 3759 entre outros. O modelo é Marcopolo Torino LN sobre chassi Mercedes Benz OF1318 ano 1990.

SAUDOSOS - Os monoblocos O364 representaram uma série de ônibus integrais da Mercedes Benz que deixaram bastante saudade, seja pelo design "diferente" de tudo que existia na época no Brasil, seja pelo suave ruído de seu motor. A Jordana Turismo mantém em estado impecável de conservação alguns exemplares destes monoblocos no transporte escolar dentro de Curitiba (PR).
RARIDADE - O veículo ao lado é raro se considerarmos a combinação entre a carroceria Torino I da Marcopolo e o chassi LPO da Mercedes Benz. Atende transporte escolar na cidade de Almirante Tamandaré (PR).
EX PRESIDENTE - O veículo ao lado é um Nielson Diplomata Mercedes Benz LPO da década de 70 e que já pertenceu à empresa Presidente (SC) e atualmente roda em Curitiba (PR).
UNICENTRO- Este Nielson Diplomata Volvo está em operação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná e tem placas (MCJ 4480).
NO TEMPO DO AMÉLIA - O Caio Amélia com chassi Mercedes Benz LPO ao lado atualmente transporta fiéis de uma igreja evangélica em Curitiba (PR) e Pinhais (PR). Sua placa é (BWA 6195) e aos poucos vem sendo reformado mantendo suas características originais.
EX REDENTOR - O veículo ao lado atende alunos da Escola Dom Orione de Curitiba (PR), e pertence à Jordana Turismo. Anteriormente o veículo pertenceu à Auto Viação ex Redentor onde operava o sistema Expresso (HE022) e Interbairros (HB997).
COLETIVOS ITAJAÍ - O veículo das fotos acima é um Marcopolo Torino I com chassi Mercedes Benz OH que opera em Itajaí (SC). O veículo mantém a chamada pintura GEIPOT da época em que iniciou operações. Como é possível perceber o ônibus está em impecável estado de conservação.
RARA COMBINAÇÃO - O veículo das fotos abaixo é um raro Nielson Diplomata sobre chassi Mercedes Bensz LP, uma rara combinação para a idade desta carroceria.

 

PUBLICAÇÕES DO SETOR DE ÔNIBUS

ONIBEN - A edição 38 de junho/julho do informativo da Auto Viação Santo Antonio (Colombo PR) destacou o Clube dos 20, grupo de 12 funcionários que tem mais de 20 anos de "casa" na empresa. Além disso informou a marca expressiva alcançada pelo veículo 18A74, Marcopolo Torino Modelo 99 3 portas Volvo B10M que atingiu recentemente 1 milhão de quilômetros sem abrir o motor e com caixa de mudanças original. Mais 10 veículos seguem o mesmo caminho.

 

JORNAL DO T C GLÓRIA - A edição 26 do informativo da Transporte Coletivo Glória de Curitiba (PR) destacou a recente pesquisa de satisfação realizada com usuários das linhas da empresa. Está previsto o número total de 1810 entrevistas realizadas em todas as linhas da empresa.

 

 

REI DA ESTRADA - Na edição 127 de maio/junho de 2007 a revista da Scania destacou no setor de ônibus os ônibus do Pam, veículos do consórcio responsável pelo transporte dos atletas dos Jogos Pan-Americanos que acontece no Rio de Janeiro a partir do dia 16 de julho. A revista informou ainda que em setembro será iniciado teste de um ônibus Scania movido a álcool na cidade de São Paulo (SP).

 

INFORMAR - A edição 91 de maio do informativo da Auto Viação Marechal (Curitiba PR) informou a realização do curso de Desenvolvimento Gerencial para cerca de 30 colaboradores das empresa Auto Viação Marechal e Transporte Coletivo Glória para que estes aprimorem os seus conhecimentos sobre as características da empresa onde atuam e de suas ações operacionais.

ABRATI - A revista da ABRATI de número 49 mostra um pouco da história da empresa Gardenia (MG). Informa também a aquisição de 72 novos ônibus pelo Grupo Auto Viação 1001 e mostra um pouco sobre as caravanas Rota Volksbus.
TRANSPORTE MUNDIAL - CATÁLOGO ÔNIBUS 2007 - A recente edição 2007 do Catálogo Ônibus além de informar todas as especificações técnicas dos ônibus - carrocerias e chassis - disponíveis no país, ainda traz interessantes artigos sobre a situação do transporte coletivo por ônibus no Brasil.
ANUÁRIO DO ÔNIBUS 2007 - A publicação especial da revista Technibus traça um perfil do sistema de transporte por ônibus no país e informa todas as características dos ônibus fabricados atualmente, enfatizando a renovação dos urbanos nas grandes cidades.

 

INTERCÂMBIO

 

FOTOS

ARAUCÁRIA - O amigo Natanael de Lima nos encaminhou duas fotos para publicação, a primeira retratando a mais recente identidade visual dos ônibus de fretamento da Araucária Transporte Coletivo (Araucária PR) e também de um dos urbanos mais antigos, porém muito bem conservado, que atende a linha metropolitana do TRIAR - Transporte Integrado de Araucária.

FLORIANÓPOLIS - Recentemente o amigo Rafael Augusto Arthury de Almeida esteve visitando a cidade de Florianópolis (SC) onde pode, com a ajuda do tempo e da sorte, fazer fotos de alguns raros veículos que oepram pelas empresas da cidade. A primeira é do primeiro modelo Mega da Neobus com chassi Volkswagen 16.180CO da Insular. Ao lado Caio Alpha 3 portas Scania F113 da Canasveiras. Em seguida Mascarello Gran Via da Imperatriz com chassi Mercedes Benz OF 1418. Depois Marcopolo Torino LN com chassi Mercedes Benz OH1520 da Paulotur e Marcopolo Torino Modelo 99 3 portas com chassi Mercedes Benz OF 1721 da Canasvieiras que já operou pela Tamandaré/Piedade no Paraná (veja edição 107). Nos rodoviários raro Marcopolo Paradiso GIV Scania da Santo Anjo e Busscar Panorâmico DD Volvo B12R 8x2da Auto Viação Catarinense.


SÃO CAETANO DO SUL - O editor desta A FOLHA esteve recentemente em São Caetano do Sul (SP) onde fez algumas fotos, estando algumas selecionadas abaixo.

Este veículo pertenceu anteriormente à Auto Viação Redentor de Curitiba (PR).

Este veículo pertenceu anteriormente à CTC (RJ).


ORIGEM - Caso você saiba a origem destes veículos envie-nos informações e/ou fotos para que possamos identificá-los.

Ciferal Padron Cidade Mercedes Benz OH - Placa KMN 1536. Atualmente atende o Programa Cárie Zero da Prefeitura Municipal de Curitiba (PR).

Marcopolo Torino GV Mercedes Benz OF - Placa LAU 2475. Atualmente atende o a Prefeitura Municipal de São João do Triunfo (PR).

Este Monobloco Mercedes Benz O371U de placas (BYG 8732) atende transporte escolar na região de Curitiba (PR).

Este Caio Alpha com placas (JMY 4558) tem o raro chassi Ford e atualmente pertence à empresa Trans MSS (PR).

Este Ciferal GLS 3 portas com chassi Mercedes Benz e placas (CBR 6977) também opera transporte escolar na região de Curitiba (PR).

Este Neobus Thunder está a venda na região de Curitiba. Sua placa é (LOH 3780).

Duas fotos do Marcopolo Torino LN Mercedes Benz transformado em Jardineira para atendimento do Programa Circuito da Natureza da Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré (PR).

Na foto acima Caio Vitória Mercedes Benz OF ano 1994 com placas (LAF 5368) também a venda na região de Curitiba (PR).

Na foto acima Busscar Urbanus II Mercedes Benz OF ano 1992 com placas (LYC 7056), ex Joinville (SC), também a venda na região de Curitiba (PR).

Na foto Busscar Urbanus S95 3 portas ex Belo Horizonte (MG) tendo a placa GVP 0369.

 


EVENTOS

11 de agosto - 12h30min às 17h00

Promovida pelo Omnibus do Brasil, a Exponi 4 - 4.ª Exposição de Ônibus Novos e Antigos acontecerá no dia 11 de agosto, das 12h30min às 17h00. Clicando na logomarca do evento (acima), você entrará na página especialmente elaborada para a Exponi contendo todas as informações do evento.

A Exponi 4 será realizada na garagem da Viação Colombo na cidade de Colombo (PR). Na página do evento você encontrará as linhas que fazem o trajeto até o local a partir do centro de Curitiba (PR). Há também mapa de acesso com automóvel. Haverá ônibus gratuito saindo da Rodoferroviária de Curitiba (PR) em frente à Diretran, saindo pontualmente 11h40min. Vagas somente com prévio agendamento a partir do dia 02 de agosto pelo telefone (41) 9621-0711. As vagas são limitadas à lotação do veículo.

Frisamos a importância das instituições e empresas abaixo que, acreditando no potencial de realização da Exponi, apoiam e patrocinam nosso trabalho de construção e divulgação do evento.

Representação no Paraná Fernando Crocetti. Telefone (41) 3266-7603

E-mail: fernando.neobus@uol.com.br

www.mastersolve.com.br

 
 

 

EMPRESAS QUE JÁ CONFIRMARAM PARTICIPAÇÃO EXPONDO VEÍCULOS

As empresas que já confirmaram oficialmente participação na Exponi:
- Transporte Coletivo Glória; Auto Viação Marechal; Auto Viação Mercês; Viação Cidade Sorriso; Auto Viação São José dos Pinhais; Auto Viação Santo Antonio; Expresso Azul, Viação Castelo Branco; Rimatur e Viação Graciosa. Alguns ônibus particulares também participarão da Exponi 4.

CAMISETAS DO EVENTO

Devido à procura por camisetas do evento em 2006 durante a Exponi 3, este ano estaremos disponibilizando para venda camisetas de tamanhos M e G relativas à Exponi 4. Nosso intuito não é ter lucro com tal venda, mas apenas repassar os valores de custo que pagaremos e permitir que os interessados guardem mais uma lembrança da data, e divulguem nosso evento em suas regiões. Para adquirir a camiseta deve se realizar depósito antecipado e enviar comprovante do mesmo via e-mail entre os dias 20 e 25 de julho de 2007. A camiseta tem fundo branco e fio de qualidade 26. O valor de cada camiseta é de R$ 18,00. A entrega será no dia e local do evento, devendo o interessado procurar pela equipe organizadora. Não haverá remessa pelo Correio, portanto se o interessado não puder ou não tiver certeza de estar presente no evento, aconselhamos não fazer o pedido. Não esqueça, para garantir a sua camiseta:
- Faça depósito do valor de R$ 18,00 entre os dias 20 e 25 de julho, BANCO DO BRASIL, Agência 3262-X, CC 5127-6, em nome de Osvaldo Teodoro Born;

- Envie por e-mail (omnibusdobrasil@yahoo.com.br) cópia scaneada do comprovante de depósito colocando seu nome completo na mensagem;

- No e-mail indique o tamanho de sua camiseta, "M" ou "G".

Haverá também sorteio de camisetas no dia do evento.

Imagem da camiseta da Exponi 4 2007

 


EXPO 2007 VIVER, VER, REVIVER - Acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro a "Exposição Viver, Ver, Rever 2007". Promovida pelo 1.º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, este ano será no Memorial da América Latina em São Paulo (SP). Este ano o evento trará várias novidades, além de ser realizado em dois dias. Acompanhe aqui na A FOLHA mais detalhes em nossas próximas edições.

 


CONCURSO - Estão abertas as inscrições até o dia 31 de agosto as inscrições para o 39.º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas. Poderão se inscrever empresas de transporte rodoviário de cargas e de transporte rodoviário e urbano de passageiros. O concurso, promovido pela revista Transporte Moderno há 39 anos, tem como objetivo estimular a criatividade e a utilização dos veículos como instrumento de divulgação e marketing das empresas. Mais informações pelo e-mail otmeditora@otmeditora.com.br.

 


MAQUETES/MINIATURAS

Publicamos nesta edição mais uma miniatura desenvolvida por Vilmar Ramos. Para contatos com ele utilize o e-mail vilmarramos@tudoparana.com.br.


CORREIO ELETRÔNICO

 

MINIATURAS 1) "Boa tarde, sou o Fernando, moro em São Paulo e gostaria de saber se vocês sabem de algum site ou loja que venda miniaturas de ônibus, mas que seja de ferro e que abra as portas,etc." - Fernando da Silva Aguiar - faguiar@fm-advogados.com.br

Prezado Fernando: Deixei seu e-mail a disposição dos interessados para contato sobre a questão das miniaturas. No terminal rodoviário do Tietê existe uma loja com várias opções em termos de miniaturas mas com pouca variação de escala e apenas modelos importados.

PARCERIA 2) "Informo que a SFS Ônibus contém informações do Transportes Urbanos de Joinville e São Francisco do Sul, as últimas novidades são as galerias de 3ª e 4ª novidades; pode considerar a SFS Ônibus como site parceiro da A FOLHA DO OMNIBUS." - Gustavo Campos

CONCORRÊNCIA 3) "Oi pessoal do omnibus, me respondam a uma dúvida: é permitido a um grupo empresarial ter o controle acionário (ou marjoritário) de duas empresas de ônibus interestaduais sediadas na mesma cidade, e atuando nos mesmos estados (dois ,ou três estados por exemplo)?? Por favor me respondam a essa dúvida (se possível). Muito obrigado." - Tarcilo da matta ferreira - tarcilodamatta@hotmail.com

Prezado Tarcilo: não há qualquer impedimento legal que um grupo empresarial tenha mais de uma empresa com sede em um mesmo município. A operação das linhas é que é regulado sendo, em alguns casos, necessária que haja a exploração por mais de uma empresa com composição societária diferente.

EXPONI 4 I 4) "Caros amigos organizadores: pretendo participar do EXPONI 4 e como não conheço Curitiba, vai ter alguém do evento auxiliando os busólogos de fora? Por favor me enviem mais detalhes!" - Fernando Almeida - revistabusbrasil@yahoo.com.br

Prezado Fernando: sempre designamos alguém para atender os visitantes no dia do evento a partir da rodoviária. O ponto de encontro é a plataforma 25.

EXPONI 4 II 5) “Sou Luiz Henrique aqui de Apucarana norte do Paraná. Gostaria de saber quais as empresas de transporte rodoviário que vai estar presente na Exponi 4? Pelo o que vi no site, tem bastante urbano. Há alguma possibilidade de levar alguma empresa rodoviária conhecida? Tenta contato com a Cometa, acho que é capaz de ela disponibilizar algum carro. Agradeço desde já a sua atenção!” - Luiz Henrique Pereira

Prezado Luiz: as empresas de transporte rodoviário confirmam a participação mais "em cima da hora" pois dispõem de menos veículos no final de semana. No entanto em todas as 3 edições da Exponi tivemos várias empresas mostrando seus ônibus e com certeza este ano não será diferente. A expectativa fica em torno de 20 rodoviários, ok! Acompanhe como foram as edições anteriores do evento em www.omnibus.com.br/eventos.htm.

EXPONI 4 III 6) "Olá meu nome é Adão Henrique sou apaixonado por onibus como faço para participar da Exponi 4 ? Desde já agradeço!" - Adão Henrique

Prezado Adão: já encaminhei convite para seu endereço, obrigado.