Você está aqui:Página Principal>A Folha do Omnibus (Índice Geral)> A Folha do Omnibus 100 

Conheça nosso parceiro Canalbus

 a folha do omnibus 

 Número 100 :: Ano 14 :: 17 de novembro de 2005  

www. omnibus.hpg.com.br :: Produção: Osvaldo Teodoro Born :: Publicação do Omnibus do Brasil - Instituição de Preservação da Memória do Ônibus :: Correio eletrônico: omnibusdobrasil @ yahoo.com.br :: Telefone: (41) 9621-0711 (celular) :: É permitida a reprodução das informações/fotos desde que citada a fonte e conservados os créditos :: Colaboradores e fontes das informações e fotos desta edição: ACAV :: Anderson Lima :: Cidade Viagens e Turismo :: Armando Vilella :: Christian Teixeira de Sousa :: Cláudio Luís de Mesquita Carvalho :: Comércio de Balanceadores Dinâmicos Ltda :: Daniel Custódio :: Daumer Marinho :: Derles Borges Pichoff :: Diogo Vieceli :: Editora Alaúde :: Eduardo Gomes :: Erison Castilho :: Fernando Crocetti :: Fernando Moretto :: Flavio de Assumpção Pereira :: João Manoel da Silva :: José Augusto de Souza Oliveira :: José Ivonaldo :: Lide Comunicação :: Luciano Vicente :: Luciano Xavier :: Paulo Chulis :: Rafael Augusto Arthury de Almeida :: Ronaldo dos Santos :: Secco Consultoria de Comunicação :: Sergio Augusto Braga Canuto :: Tarcisio Rodrigues :: Temístocles Cordeiro Farias Junior :: Thiago V. S. Sena :: Victor Hugo Guedes :: Walter Silva (Fãbus) :: Wilson Degressi Miccoli

 

 EDITORIAL

Prezados Leitores: Mais uma edição especial chega às suas mãos, a de número 100. Número histórico, fruto de um longo trabalho consagrado. Enquanto o país continua perdido em meio a mensalões, valeriodutos, estradas e hospitais em estado lastimável, enquanto o povo continua sua luta diária afim de sobreviver nesta selva vemos um mar de lama se extender cada vez mais, e diariamente, aos recantos mais longínquos deste (ainda) amado país. Livre de ataques terroristas e, por enquanto, dos maiores desastres naturais como furacões, tsunamis e erupção de vulcões, o Brasil sofre, no entanto, de ataques que, proporcionalmente, fazem o mesmo número de vítimas e de feridos, emocionais e físicos. Sofrendo com desvio de verbas, os brasileiros enfrentam as bombas em que se transformaram nossas vias de circulação entre cidades, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Sofremos com a falta de estrutura de nossas cidades, onde pequenas chuvas de verão se transformam em tsunamis urbanos encharcando a esperança de brasileiros de viverem com qualidade de vida. Continuamos morrendo em filas de hospitais públicos, sujos, feios, com atendimento e estrutura precários. Vetada a capacidade de indignação do povo brasileiro que, para combater a violência, preferiu aderir ao "direito" de ter uma arma em sua posse no último referendo nacional, cresce a insatisfação diante de tantas adversidades. Resta a alguns poucos privilegiados a oportunidade de pagar seu carro novo com juros exorbitantes, de pagar pelo direito de casa própria, de ter saúde e educação pagas. Além destes fatos tristes que nos assolam rotineiramente, no final de outubro recebemos com pesar a notícia de perda de nosso "primeiro amigo" do Omnibus do Brasil, o qual nos encaminhou para o "mundo do ônibus" como hobby. Luis Otávio Rodrigues Anchieta, que estava morando em Porto Alegre (RS) há alguns anos, foi brutalmente assassinado em seu apartamento em estranhas circunstâncias. Mais do que um amigo perdemos um articulador que, nos tempos primordiais do hobby, conseguiu nos auxiliar de várias formas na concretização de amizades que perduram até hoje. Criticado por muitos, venerado por outros, Luis estava há algum tempo afastado do Omnibus e de diversos amigos. Esta distância, agora, torna-se ainda maior, até chegar o momento de todos nos reeencontrarmos. Apesar de tudo, desejamos uma boa leitura esperando que este informativo possa trazer-lhes alegria diante de tantas adversidades da rotina diária!                                              

 EDIÇÃO 98

RECEBA EM SUA CASA A EDIÇÃO 98 DA A FOLHA DO OMNIBUS :: A edição 98 - Especial, foi impressa em 1 folha, frente e verso, 4 cores, com fotos. Para receber um ou mais exemplares envie dentro de um envelope um selo de segundo porte, e um envelope em branco (para resposta), mínimo 22 x 30cm para: OMNIBUS DO BRASIL - Rua Adolfo Stedile, 353 - Bom Retiro - Curitiba - PR - 80.520-540

 NOVIDADES NO SITE 

PÁGINA FOLDERS E FOLHETOS - A partir desta atualização começamos a publicar alguns folders e folhetos relativos a transporte coletivo por ônibus. O primeiro folheto publicado é da Viação Nacional com o tema de novo visual da frota e conta com desenho de um Mercedes Benz Monobloco O371RSD. Não há referência temporal do material.

PÁGINA REPORTAGENS E PROPAGANDAS - A página conta com a atualização das propagandas publicadas nesta edição.

PÁGINA DEONIBUS - O articulista Antonio Ferro tem outro artigo publicado em nosso site na página "deonibus". Intitulado "São Bernardo adota ônibus híbrido", destacando a aquisição pela SBC TRans de ônibus híbridos para o sistema municipal de transporte da cidade.

QUADRO DE AQUISIÇÕES

Envie por carta ou e-mail informações de aquisições de ônibus na sua região observando os itens abaixo. Seu nome constará como colaborador da edição.

NOME DA EMPRESA (quando possível completo)
CIDADE SEDE (e onde os veículos irão operar quando possível)
NÚMERO TOTAL DE VEÍCULOS ADQUIRIDOS (quando disponível)
TIPO DOS VEÍCULOS (urbano, intermunicipal ou rodoviário)
CATEGORIA OU SERVIÇO (fretamento, linhas regulares, linhas especiais, serviço leito)
PREFIXOS DOS VEÍCULOS: deve CONTER NO MÍNIMO UM DOS PREFIXOS DO LOTE; sem esta informação nenhum dado será publicado nesta seção
MARCA E MODELO DA CARROCERIA, número de portas 
MARCA E MODELO DO CHASSI (se não for identificado o modelo informar no mínimo se é motorização dianteira, central ou traseira).
OUTRAS OBSERVAÇÕES (ar condicionado, tipo de vidros)
EMPRESA - SEDE QUANT CARROCERIA MARCA/MODELO CHASSI MARCA/MODELO PREFIXOS VISTOS DETALHES
ESTADO DO PARANÁ
Rimatur Turismo (Curitiba PR) 01 Maxibus Intermunicipal Volkswagen 15.180EOD 8850 Fretamento.
nd Comil Campione Mercedes Benz OF 1721 8750 (ILT 4090) Fretamento. Veículo proveniente do estado do RS
02 Comil Campione 3.25 Volkswagen 17.210 8950, 9050 Fretamento. Ex Empresa Senhor dos Passos (RJ)

Empresa Lapeana (Curitiba PR) nd Caio Giro 3400 Volkswagen 17.210EOD 501, 502 (ANE 4258) Linhas regulares.
Pluma Conforto e Turismo (Curitiba PR) nd Busscar Panorâmico DD Scania K420 7001, 7002 Suíte.

  

Reunidas (Curitiba PR) 01 Marcopolo Torino Mod. 99 3 portas Mercedes Benz OF 1722M 30.020 (MID 1797) Categoria Metropolitano Convencional.
Empresa Cristo Rei (Curitiba PR) 06 Neobus Spectrum 2 portas (2 pee) Mercedes Benz OF 1418 DN 601, DN 602, DN 603, DN 604, DN 605, DN 606 Categoria Convencional.

Viação Itaipu (Foz do Iguaçu PR) 01 Caio Apache Vip Volkswagen 15.180 EOD 33.540 Substitui prefixo 462, Caio Vitória Mercedes Benz OF 1318 ano 1991

  

ESTADO DE SÃO PAULO
Guaiúba Transporte (São Vicente SP) 04 Marcopolo Senior Mod. 2000 1 porta Mercedes Benz LO 915 1093, 1095, 1097, 1099 Transporte Executivo em Santos (SP). Ar condicionado. 25 poltronas reclináveis. Porta pantográfica. Vidros fumê. Janelas comuns inteiriças.
Viação Piracicabana ( Piracicaba SP) nd Comil Campione 3.25 2006 Mercedes Benz OF 1722M 60.705 (DJE 1994) x
Breda Turismo (Guarulhos SP) nd Comil Campione 3.45 2006 Scania K310 1734 (DJE 1806), 1739 (DJE 1802) 1734 no padrão EMTU
01 Caio Giro 3600 Mercedes Benz O371RSD (reenc) 2430 Ar condicionado. Vidros colados. Caixa de itienrário eletrônico. Retrovisor avançado. Chassi pertencia a Busscar El Buss 360. 
Transvale/ Expresso Cidade Natureza (Arujá SP) nd Comil Campione 3.45 2006 Mercedes Benz OH 1628L 1004 (BUS 8055) Opera linha Arujá (SP - São José dos Campos (SP)

ESTADO DE SANTA CATARINA
Santo Anjo (Tubarão SC) 02 Marcopolo Paradiso G6 1800DD Scania K420 8x2 16.442, 16.449 Andar superior executivo, andar inferior leito. Operarão linha Florianópolis (SC) - Porto Alegre (RS)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Real Rodovias (Esteio RS) nd Neobus Spectrum 2 portas Mercedes Benz OF 1418 4053 (IMK 8378), 4054 (IMK 8381) Ar condicionado. Vidros colados. Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja.  Operam linhas entre Esteio (RS) e Sapucaia do Sul (RS).
SOUL (Alvorada RS) 10 Comil Svelto NS  Mercedes Benz OF 1722M 7128, 7129, 7130, 7131, 7132, 7133, 7134, 7135, 7136, 7137 Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Na carroceria já possuem plaqueta com a nova logomarca Comil.
SOGIL (Gravataí RS) 22 Marcopolo Viale Mercedes Benz OF 1722M 5051, 5052, 5053, 5054, 5055, 5056, 5057, 5058, 5059, 5060, 5061, 5062, 5063, 5064, 5065, 5066, 5067, 5068, 5069, 5070, 5071, 5072 5072 com elevador para cadeirantes.
Trevo (Porto Alegre RS) 09 Marcopolo Viale 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1722M 6x2 1101 (IMI 0385), 1102 (IMI 0377), 1124 (IMI 0376), 1126 (IMI 0386), 1164 (IMI 0383), 1171 (IMI 0382), 1218 (IMI 0381), 1220 (IMI 0378), 1222 (IMI 0379) Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Operam linha 171 - Ponta Grossa.
01 Marcopolo Viale 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1722M 6x2 1125 (IMI 038) Com elevador para cadeirantes.
02 Marcopolo Torino GV 2 portas (largas) Mercedes Benz OH 1621L ano 1997 1002 (IGR 3146 - ex 2435), 1111 (IGV 4551 - ex 2436) Veículos provenientes da  Tinga (RS). Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Opera linha 173 - Camaquã e 283 - Ipanema Cavalhada, respectivamente.
02 Comil Svelto FD Volkswagen 16.210OD 1157 (IGZ 2279 - ex 2482), 1168 (IGZ 2596 - ex 2483) Veículos provenientes da  Tinga (RS). Caixa de itinerário digital com inscrições na cor amarela. Operam linha 188 - Assunção. 
01 Busscar Urbanuss 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1721 ano 1999 1181 (IIQ 5453 - ex 2487) Veículo proveniente da  Tinga (RS). Opera linha 195 - TV.
01 Busscar Urbanuss 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1721 ano 1998 1182 (IIN 3191 - ex 2488) Veículo proveniente da  Tinga (RS). Opera linha 195 - TV.
Tinga (Porto Alegre RS) 06 Neobus Mega mod. 2004 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1722M 6x2 2429 (IMO 3009), 2430 (IMO 3013), 2431 (IMO 2993), 2432 (IMO 2982), 2433 (IMO 2990), 2434 (IMO 3003) Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Operam linha 210 - Restinga Nova
Estoril (Porto Alegre RS) 03 Marcopolo Torino Mod. 99 2 portas Mercedes Benz OH 1621L ano 2003 (encarroçados em 2005) curto 4307 (IMC 4412), 4308 (IMJ 6448), 4319 (IMJ 6438) Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Operam linha 470 - Bom Jesus.
Navegantes (Porto Alegre RS) 05 Neobus Mega mod. 2004 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1722M 6x2 6113 (IMH 4043), 6119 (IMH 4060), 6122 (IMH 4030), 6123 (IMH 4074), 6125 (IMH 4048) Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Operam linha 704 - Humaitá excetuando prefixo  que 
01 Neobus Mega mod. 2004 3 portas (largas) Mercedes Benz OF 1722M 6x2 6107 (IMH 9752) Com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Opera 620 - Iguatemi - Vila Jardim.
SOPAL (Porto Alegre RS) 11 Neobus Mega mod. 2004 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1722M  6602 (IMQ 5761), 6607, 6620, 6645 (IMQ 4017), 6681 (IMQ 4128), 6684 (IMQ 4021), 6685 (IMQ 4082), 6687 (IMQ 4301), 6699 (IMQ 4064), 6732 (IMQ 4134), 6737 (IMQ 5790) Com elevador para cadeirantes. Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Operam linha B51 e B21.
01 Neobus Mega mod. 2004 3 portas (largas) Mercedes Benz OF 1722M  6733 (IMQ 4330) Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja. Operam linha B51 e B21.
Lotação Linha Medianeira (Porto Alegre RS) 01 Neobus Thunder +  Agrale 9.2 TCA 182 (IMQ 3421) Ar condicionado. Caixa de itinerário digital com inscrições na cor laranja.
Citral (RS) 05 Marcopolo Viaggio G6 1050 Volvo B7R 2601, 2602, 2603, 2604, 2605 Ar condicionado. Caixa de itinerário digital.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Alpha (Rio de Janeiro RJ) nd Ciferal Citmax 2 portas Mercedes Benz OF 1418 48103 (LVD 2211), 48115, 48132 (KUL 5891) x
Vila Real (Rio de Janeiro RJ) nd Caio Apache Vip 2 portas Mercedes Benz OF 1418 11.548 Embarque pela porta dianteira.
Barra do Piraí (Barra do Piraí RJ) 06 Neobus Thunder + 2 portas (largas) Mercedes Benz LO 914 RJ 113.013, RJ 113.019, RJ 113.020, RJ 113.027, RJ 113.028, RJ 113.030 Provenientes da Miramar de Niterói (RJ). Ar condicionado (bagageiro).
05 Marcopolo Viale 2 portas Mercedes Benz OF 1722M RJ 113.002, RJ 113.006, RJ 113.007, RJ 113.008, RJ 113.009 Veículos possuem som ambiente. Substituem 2 Ciferal GLS Mercedes Benz OF 1620 ano 1997 e 3 Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O400RSE ano 2001 (transferidos para a Viação Normandy).

União (Duque de Caxias RJ) 02 Mascarello Gran Micro 1 porta Mercedes Benz LO 915 DC 1183, DC 1185 x
Viação Resendense Intermunicipal Ltda. (Resende - RJ) 02 Caio Apache Vip STD Volkswagen 17.210EOD RJ 192.019, RJ 192.0201 Ar condicionado. Bancos com encosto alto. Primeiros 17.210 EOD da empresa
Viação Agulhas Negras Ltda. (Volta Redonda - RJ) 02 Busscar Urbanuss 2 portas (largas) Mercedes-Benz OH-1621 LE ano 1998 RJ 169.015, RJ 169.017 Veículos procedentes de Belo Horizonte (MG). Bancos estofados. Primeiros Busscar da empresa.
São Miguel (Resende RJ) 07 Neobus Thunder + II  1 porta (larga) Mercedes Benz LO 915 103, 104, 105, 106, 107, 108, 109 Sem vigia traseiro. Escape aéreo cromado.
Viação Progresso (Três Rios RJ) 06 Ciferal Minimax 2 portas Mercedes Benz LO 915 RJ 191.019 (LQZ 1165), RJ 191.022 (LRB 1253), RJ 191.023 (LPR 1198), RJ 191.034 (LUV 0917), RJ 191.042 (LTJ 0892), RJ 191.043 (LRB 1255) Embarque pela porta dianteira.
Viação Petro Ita (petrópolis RJ) nd Marcopolo Torino mod. 99 Mercedes Benz OF 1418 2001 (LCH 4711) Pintura nova.
02 Comil Svelto NS Mercedes Benz OF 1722M 2081 (LUL0792) Pintura nova.
01 Neobus Spectrum Mercedes Benz OF 1722 2087 (LPQ 1077) Pintua nova.
04 Marcopolo Torino mod. 99 Mercedes Benz OF 1722M 2002 (LCW 4722), 2017 (LCH 4726), 2079 (KVM 1171), 2100 (KUA 1466) Pintura nova.
Macaense (Macaé RJ) 01 Neobus Spectrum 2 portas Mercedes Benz OF 1722M Não disponível Ar condicionado. Escape cromado aéreo. Vidros colados. Embarque pela porta traseira.

Viação Normandy do Triângulo (Rio de Janeiro RJ) 10 Neobus Spectrum Mercedes Benz OF 1722M RJ 155.061, RJ 155.062,RJ 155.063, RJ 155.064, RJ 155.065, RJ 155.0066, RJ 155.067, RJ 155.068 48 poltronas. Poltronas reclináveis.
Fácil (Petrópolis RJ) 01 Irizar Intercentury Mercedes Benz O500R RJ 140.010 Ar condicionado. Veículo em teste.
01 Irizar New Century Scania K310 RJ 140.022 Vidros colados. Ar condicionado. Geladeira. TV. Veículo em teste.

Breda Rio (Rio de Janeiro RJ) nd Neobus Spectrum 1 porta Mercedes Benz OF 1418 3870 Vidros colados. Ar condicionado.
Viação Sampaio (Rio de Janeiro RJ) 04 Irizar Century Scania K310 360 (CPI 4637), 370 (CPI 4669) Vidros colados. Ar condicionado.
São João Batista Transportes e Turismo Ltda. (Barra Mansa - RJ) 05 Marcopolo Torino mod. 99 Volkswagen 17.210EOD RJ160.016, RJ160.017, RJ160.018, RJ160.019, RJ160.020 Primeiros VW da empresa no serviço intermumicipal. Equipados com bancos com encosto alto, vidros fumê e preparação para som.
nd Mascarello Gran Via 2 portas Mercedes Benz OF 1418 RJ 160.006 (LQM 1274), RJ 160.007 (LRZ 1252), RJ 160.008 (KXB 0251) Embarque pela porta traseira.
ESTADO DE PERNAMBUXO
Caruarense (Caruaru PE) nd Comil Campione 3.65 2006 Scania K310 724 (KJT-7478), 725 (KJT-7438) Ar condicionado. Vidros colados. Caixa de itienrário eletrônico com inscrições na cor vermelha. Operam linha Recife (PE) - Caruaru (PE). 

ESTADO DAS MINAS GERAIS

Viação Norte (Juiz de Fora MG) 05 Caio Apache Vip 2 portas Mercedes Benz OF 1722M 40 (GVI 6087) Bancos de plástico. Caixa de itinerário eletrônico.
Expresso Unir (Pedro Leopoldo MG) nd Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz O500R 2010 (GXM-4918) Conexão Aeroporto (liga Belo Horizonte MG ao aeroporto de Confins). Ar condicionado. Vidros colados (parcial). 46 poltronas.
nd Comil Campione 2006 3.45 Mercedes Benz O500R 2090 (GXM-4912) e 2100 (GXM-4911) Conexão Aeroporto (ligam Belo Horizonte MG ao aeroporto de Confins). Ar condicionado. Vidros colados (parcial). 46 poltronas.

Viação Serro (Belo Horizonte MG) 04 Comil Campione 3.25 2006 Mercedes Benz OF 1722M 1320 (HBN 4016), 1350 Veja foto nesta edição abaixo do Quadro de Aquisições. Nova pintura.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (MG) 01 Comil Campione 3.45 2006 Scania K310 sem (GMF 4689) Vidros colados. Ar condicionado. Retrovisor avançado.
Viação Santos (Bicas MG) 01 Comil Campione 3.45 2006 Scania K310 1701 (GZV 7408) Opera linha Juiz de Fora (MG) - Bicas (MG).
BPA (Belo Horizonte MG) 01 Busscar Vissta Buss HI Scania K310 Ar condicionado. 42 lugares. Opera linha Belo Horizonte (MG) - Corinto (MG). 

São Luiz (Conselheiro Lafaiete MG) nd Comil Campione 3.25 2006 Mercedes Benz OF 1722M 6500 Fretamento e linhas regulares (eventual) Vigia traseiro. 49 lugares.

Viação São Cristóvão (Divinópolis MG) 02 Marcopolo Paradiso G6 1200  Scania K-310 4x2 1650, 1750 Convencional. 42 lugares. Poltronas soft com apoio para os pés. Geladeira. Compartimento para água e café. Caixa de itinerário digital.
01 Marcopolo Paradiso G6 1350 Scania K-360 6x2 1700 Executivo. 44 lugares. Ar condicionado. Poltronas soft com apoio para os pés. Geladeira. Compartimento para água e café. Caixa de itinerário digital.
Empresa Braulino Francisco Oliveira Ltda (Divinópolis-MG) 02 Busscar EL Buss 320 Mod. 2005 Mercedes Benz OF-1722 2588, 2589 x
Viação Edílson (Divinópolis-MG) nd Marcopolo Viaggio GV 1000 Volvo B10M 2200, 2300, 2500 Ex Expresso Gardênia (MG)

ESTADO DA BAHIA

BTU (Salvador BA) nd Busscar Urbanuss nd (diant) 3620, 3633, 3636, 3637 x
Novo Horizonte (Vitória da Conquista BA) nd Comil Campione  3.25 2006 Mercedes Benz OF-1722 908.311 (JPJ 2773), 908.411 (JPU 2785) Linha Sâo Paulo (SP) - Brumado (BA) 

ESTADO DO PIAUÍ

Asa Branca (Teresina PI) 02 Mascarello Gran Via 2 portas Volkswagen 17.210EOD 01.115, 01.116 x
Santana (Teresina PI) 03 Mascarello Gran Via 2 portas Volkswagen 17.210EOD 02.093, 02.094, 02.095 x
01 Mascarello Gran Via 2 portas Mercedes Benz OF 1722M 02.096 x
Cidade Verde (Teresina PI) 04 Busscar Urbanuss Pluss 2 portas Volkswagen 15.180EOD 03.158. 03.160. 03.162. 03.164 Caixa de itinerário eletrônico.
Dois Irmãos (Teresina PI) 04 Mascarello Gran Via 2 portas Volkswagen 17.210EOD 04.144, 04.145, 04.146, 04.147 x
02 Mascarello Gran Via 2 portas Volkswagen 15.180EOD 04.148, 04.149 x
Emtracol (Teresina PI) 09 Busscar Urbanuss Pluss 2 portas Volkswagen 15.180EOD 05.204, 05.205, 05.206, 05.207, 05.208, 05.209, 05.210, 05.211, 05.212 Caixa de itinerário eletrônico. Vigia traseiro.
Emvipi (Teresina PI) 02 Comil Svelto NS 2 portas Volkswagen 15.180EOD 06.043, 06.044 x
Taguatur (Teresina PI) 08 Busscar Urbanuss Pluss 2 portas Mercedes Benz OF 1418 07.403, 07.404, 07.405, 07.406, 07.409, 07.449, 04.457, 04.463 x
Teresinense (Teresina PI) 04 Busscar Urbanuss Pluss 2 portas Volkswagen 17.210EOD 081.080, 081.090, 081.100, 081.110 Caixa de itinerário eletrônico.
Transcol (Teresina PI) 16 Mascarello Gran Via 2 portas Volkswagen 17.210EOD 09.299,09.300, 09.301, 09.302, 09.303, 09.304, 09.305, 09.306, 09.307, 09.308, 09.310, 09.311, 09.312, 09.313, 09.314 x
Piauiense (Teresina PI) 06 Mascarello Gran Via 2 portas Volkswagen 15.180EOD 10.330, 10.333, 10.336, 10.339, 10.342, 10.345 x
Santa Cruz (Teresina PI) 01 Comil Svelto NS 2 portas Mercedes Benz OF 1418 11.006 Vigia traseiro.
Therezina (Teresina PI) 01 Busscar Urbanuss Pluss 2 portas Volkswagen 15.180EOD 12.190 Caixa de itinerário eletrônico. Vigia traseiro.
Sâo Cristóvão (Teresina PI) 02 Busscar Urbanuss Pluss 2 portas Volkswagen 17.210EOD 13.037, 13.039 Vigia traseiro.
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Aguia Branca (ES) nd Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes Benz O500 16.790. 16.840 Nova pintura.
nd Marcopolo Paradiso G6 1200 Mercedes Benz O500RSD 31.340 Nova pintura.

VEÍCULOS COLOCADOS A VENDA

TransMoreira (Contagem-MG) - Colocou a venda seu único Mercedes Benz Monobloco O400RSD, prefixo 550. O veículo possuía na caixa de Itinerário as seguintes linhas/inscrições: TransMoreira Tur, BMB, Cemig, Petrobras, Belo Horizonte x Carmo da Mata, Belo Horizonte x Carmo da Mata x via Cláudio, Belo Horizonte x Cláudio, Belo Horizonte x Crucilândia, Belo Horizonte x Itaguara, Belo Horizonte x Itapecerica, Belo Horizonte x Itapecerica x via Cláudio, Belo Horizonte x Piracema, Belo Horizonte x Ritápolis, Belo Horizonte x São Tiago, Itaguara x Cláudio, Itaguara x Crucilândia, Itaguara x Piracema, Cláudio x Oliveira, Oliveira x Morro do Ferro
Trevo (Porto Alegre RS) - Para a entrada dos novos veículos informados no quadro acima saíra da frota os veículos 1002 (IEP 5835) - Comil Svelto I 2 portas Mercedes Benz OF 1620 ano 1996; 1111 (IFJ 4420) - Marcopolo Torino GV 2 portas Mercedes Benz OF 1620 ano 1996; 1157 (ICY 1738), 1168 (ICZ 0837), 1181 (ICY 0388), 1182 (ICY 7932), Marcopolo Torino GV 2 portas Mercedes Benz OF 1620 ano 1995.
Tinga (Porto Alegre RS) - Repassou para a empresa Trevo (RS) conforme indicado no quadro de aquisições os seguintes veículos: Busscar Urbanuss 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1721 ano 1998 prefixo 2488 (IIN 3191), Busscar Urbanuss 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1721 ano 1998 prefixo 2487 (IIQ 5453), Comil Svelto FD Volkswagen 16.210OD prefixos 2482 (IGZ 2279) e 2483 (IGZ 2596), Marcopolo Torino GV 2 portas (largas) Mercedes Benz OH 1621L ano 1997 prefixos 2435 (IGR 3146) e 2436 (IGV 4551).
Sentinela (Porto Alegre RS) - Retirou da frota o veículo prefixo 4129 (IBH 6966) - Ciferal Padro Rio 2 portas Mercedes Benz OF 1318 ano 1993.
Estoril (Porto Alegre RS) - Retirou da frota os veículos Marcopolo Torino GV 2 portas Mercedes Benz O371UP ano 1996 prefixos 4307 (IFN 8971 - 4127 da sentinela), 4308 (IFN 8995 - 4128 da sentinela), 4319 (IFN 8974 - 4130 da sentinela). Veículos repassados ainda em 2004 para a empresa Sentinela (RS).
Navegantes (Porto Alegre RS) - Retirou da frota 7 Comil Svelto I 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1620 ano 1996 prefixos 6107 (IFE 8252), 6113 (IFE 8122), 6119 (IFE 8607), 6122 (IFE 9104), 6123 (IFE 8153), 6125 (IFF 0414), 6156 (IFE 8046).
SOPAL (Porto Alegre RS) - Retirou da frota 3 Comil Svelto II 2 portas Mercedes Benz OF 1620 ano 1997 prefixos 6602 (IGA 9405), 6607 (IGB 2446), 6733 (IGB 2509); 9 Marcopolo Torino GV 2 portas (largas) Mercedes Benz OF 1620 ano 1996 prefixos 6620 (IFP 3817), 6645 (IFN 0542), 6681 (IFN 0571), 6684 (IFN 0582), 6685 (IFN 0603), 6687 (IFN 0587), 6699 (IFP 3960), 6732 (IFR 5304), 6737 (IFR 5325). 
Lotação Linha Medianeira (Porto Alegre RS) - Retirou da frota Marcopolo Senior mod. 2000 Mercedes Benz ano 2000 prefixo 182 (IJO 3507), com ar condicionado de teto.
VEÍCULOS REMANEJADOS

SÃO GERALDO PARA NACIONAL - A Viação São Geraldo (MG) remanejou um lote de Marcopolo Paradiso GV 1150 Mercedes Benz O400RSD 14 metros ano 1999 (categoria Milennium), modelo 99 para a Viação Nacional. Os veículos atenderão linhas repassadas da São Geraldo para a Nacional:Belo Horizonte (MG) - Salvador (BA), Porto Seguro (BA) - Goiânia (GO). Alguns dos prefixos dos veículos repassados (aproximadamente 20 ônibus) são 6203, 6219, 6241e 6223.

REDENTOR REMANEJA VEÍCULOS - A Auto Viação Redentor (Curitiba PR) remanejou recentemente 3 veículos da categoria convencional para alimentador. Todos Caio Apache Vip de prefixos HA927 (ex HC 100), HA 926 (HC 099) e outro veículo cujo prefixo anterior era HC 098.

OUTRAS INFORMAÇÕES

ERRATA EDIÇÃO 99 - Foi apenas 1 veículo adquirido pela Melissatur (Curitiba PR), de prefixo 1400, ao invés de 2 conforme publicamos na edição passada. 

GRACIOSA PERDE VEÍCULO - Obra de marginais, um dos veículos da Viação Graciosa (Curitiba PR), de prefixo 13, recentemente acabou queimado tendo perda total, na cidade de Itapoá (SC). Por pouco outro veículo que estava ao lado também não teve o mesmo destino pois o marginal já havia despejado gasolina neste também, mas acabou afugentado por uma vizinha ao local onde estavam os ônibus.

RECIFE RECEBE NOVOS ÔNIBUS - Nas próximas edições estaremos detalhando as mais recentes aquisições de empresa na cidade de Recife (PE). A Cidade Altas fez sua primeira compra de articulados com 20 unidades Comil Svelto com chassi Volkswagen 17.210EOD que a partir de 24 de outubro começaram a operar as linhas Maranguape I e II, Rio Doce - Conde da Boa Vista e Rio Doce - Principe. A empresa Caxangá adquiriu 10 unidade do Busscar Urbanuss Mercedes Benz OF 1722M, a Transcol comprou 10 unidade Ciferal Citmax Volkswagen 15.180EOD e a Borborema adquiriu 8 unidades Marcopolo Torino modelo 99 Volkswagen 17.210EOD, estes veículos utilizados no SEI Perimetral.

RIO CLARO - A cidade de Rio Claro (SP) tem nova pintura para seus veículos de transporte municipal. A antiga combinação de cores com fundo verde e prata (foto à esquerda) foi substituída pelo fundo branco e faixas em 2 tons de azul com algumas inscrições na cor preta (foto à direita).

COMPLEMENTANDO EDIÇÃO 99 - Os novos veículos da Viação Cidade Sorriso (Curitiba PR) divulgados na edição 99 tem prefixos GS020 (ANB 0154), GS021 (ANA 5892), GS022, GS023 (ANB 0156); Abaixo foto do veículo 132 da Viação Tindiquera (Araucária PR) informado no Quadro de Aquisições da edição 99.

 

PARAIBUNA - A empresa Paraibuna (Juiz de Fora-MG) em Divinópolis (MG), está tendo como apoio a garagem da Trancid-Transporte Coletivo Cidade de Divinópolis Ltda, e na linha Rio de Janeiro (RJ) x Divinópolis (MG), estão sendo utilizados os modelos Caio Giro 3400 Volkswagen 18.310 OT, com vidros colados fumê e ar condicionado de teto.

TESTE - O veículo XY016, Marcopolo Viale Articulado 4 portas Scania L94 automático, encerrou o período de testes na Viação Colombo (Colombo PR), e passou a novamente operar a linha Interbairros II pela Transporte Coletivo Glória (Curitiba PR). Houveram alterações nas inscrições do veículo que, no entanto, continuou com a pintura de fundo da categoria Interbairros. Foi retirado o símbolo do Metropolitano [M] nas laterais e traseira. Foi retirado o nome da empresa [Colombo] embaixo dos prefixos. A partir de 10 de novembro passou a operar a linha Interbairros IV, agora pela Auto Viação Curitiba (Curitiba PR), tradicional cliente Scania da região. Na foto abaixo em operação pela Viação Colombo (Colombo PR) no ponto final, terminal central de Colombo (PR), da linha B72 - Curitiba - Colombo Via Rodovia da Uva.

VIAÇÃO SERRO - A tradicional Viação Serro (Belo Horizonte MG) recebeu recentemente 4 Comil Campione 2006 Mercedes Benz OF 1722. A empresa está completando em 2005 45 anos de fundação.

REDENÇÃO - A empresa Redenção (CE) que faz o transporte desde a capital do Ceará até a famosa praia de Jericoacoara está com nova pintura em seus ônibus.

ATUAL - A empresa Atual (MG) adquiriu 10 novos ônibus sendo 6 Comil Campione 2006 3.45 e 4 Caio Giro 3600, trucados, com vidros colados e ar condicionado.

CIDADE VIAGENS E TURISMO - Iniciou operações a empresa Cidade Viagens e Turismo Ltda no município de Balneário Arroio do Silva (SC). Inicialmente operando com 3 veículos na frota, modelos Ciferal GLS BUS ano 1997 com chassi Mercedes Benz OF 1620, a empresa aguarda em breve a chegada de mais 3 ônibus, modelos Busscar Urbanuss Mercedes Benz OF 1721 ano 1999. A linha que a empresa está operando é Balneário Arroio do Silva (SC) a Araranguá (SC), além de fretamentos na região.

RODONOTAS

SANTOS JÁ TEM RODANDO O NOVO CAIO FOZ - Discretamente a Caio colocou no mercado seu novo micro-ônibus desingado Foz. Uma unidade está rodando na empresa Executiva que atua no transporte municipal de Santos (SP).


BALANCEADOR SEM CHUMBO PARA PNEUS - A Comércio de Balanceadores Dinâmicos Ltda. traz ao Brasil o Balanceador Dinâmico Wizard, que é o último conceito em balanceamento de rodas. A novidade no mercado se destaca pela ausência do tradicional contra-peso encaixado ou auto-colante no aro. O produto é um composto não-tóxico e ecologicamente correto, que age dentro do pneu ou câmara de ar (sem poder abrasivo), e atua por inércia e eletrostática, fazendo com que o pneu fique permanentemente balanceado e tenha uma maior autonomia, sem a necessidade de rebalanceamentos durante sua vida útil. Mantendo a geometria do veículo constantemente alinhada e a calibragem correta dos pneus, com o uso do Balanceador Dinâmico Wizard, os pneus terão um melhor rendimento, e para os mais exigentes, as rodas ganharão um incremento no visual sem a ausência dos chumbos. O Balanceador Dinâmico Wizard está disponível para camionetes, jipes e veículos pesadados de aro 15 até 24,5 polegadas, sendo ideal para usuários finais, frotistas, auto-peças, auto/truck-centers, recapadoras, borracharias, postos de combustíveis e lojas de acessórios. Estabelecimentos como recapadoras de pneus que geralmente não dispõem desse serviço, têm um atrativo a mais já que os balanceadores dispensam o uso de aparelho dispendioso para aplicação do mesmo, e não necessitam de mão-de-obra especializada. O produto pode ser instalado antes da montagem do pneu, ou após, sem a necessidade de desmontar o conjunto roda-pneu para a instalação. A tarefa da instalação reduz consideravelmente o tempo de aplicação, se comparado ao sistema convencional com a vantagem de não precisar parar mais o veículo para rebalancear nem futuros gastos com novos rebalanceamentos. No caso de camionetes a instalação leva menos de 10 minutos para as quatro rodas. Maiores informações podem ser obtidas no site www.bdw.com.br ou através do telefone (51) 3231-0880.

       

Instalação do Balanceador Dinâmico Wizard com aplicador e fonte de ar comprimido


NOVO VOLKS -  A Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou um novo rodoviário equipado com o motor traseiro. O modelo, batizado de 18.320EOT, incorpora o novo motor ISC, da Cummins e estará disponível no mercado no primeiro trimestre de 2006. Seu custo deve ser 15% maior do que o modelo anterior, 18.310OT, modelo destinado ao segmento de fretamento e turismo e transporte rodoviário de curtas e médias distâncias. Lançado em 2003, a Volkswagen vendeu 84 unidades no primeiro ano, 211 em 2004 e, no período Janeiro-Agosto de 2005, 198. A grande novidade é a nova geração eletrônica da Cummins de 6 cilindros, 315 cavalos de potência a 2.000 rpm e torque 8% maior que o da versão mecânica. O novo Cummins ISC é o mesmo que equipa o novo caminhão pesado Titan da família Constellation. Ricardo Schalch, supervisor de vendas da Cummins explica que esse motor tem origem no da série C, de 8.3 litros e 6 cilindros, que equipava o modelo anterior, com sistema de injeção com fluxo de ar na pré-câmara de combustão, depois substituído pelo common-rail. Segundo ele, a Cummins levou um ano no desenvolvimento desse produto.


NOVA REVISTA - O Setor de Biodiesel ganha primeira publicação específica, a revista "Biodiesel & Agronegócios". Depois dos sucessivos avanços brasileiros na produção e distribuição de biodiesel em 2005, o mercado recebe agora a primeira e única publicação segmentada da área: a "Revista Biodiesel & Agronegócios". O novo título passa a circular todos os meses no Brasil e no Mercolsul a partir do dia 7 de novembro. O lançamento oficial ocorreu na Feira Internacional do Setor Sucroalcooleiro-Feisucro, (que aconteceu entre os dias 7 e 10 de novembro, no Anhembi em São Paulo SP), durante o Congresso Internacional de Biodiesel, evento paralelo à feira. "A Revista Biodiesel & Agronegócios vem atender a uma necessidade do mercado de agrupar as informações relevantes sobre pesquisas, novas tecnologias e empreendimentos da área", relata o editor e publisher da revista, jornalista Rogério Menani. "Vamos abordar também a inclusão social promovida pelo biodiesel, assim como as vantagens geradas ao meio ambiente em consequência de sua utilização", complementa. De acordo com o plano de mercado da nova publicação, uma de suas vantagens é a capacidade de chegar ao público específico do setor, diretamente a profissionais e empresas de alto envolvimento com o tema e que buscam informação e contatos na área. A primeira edição da Revista Biodiesel & Agronegócios já se aprofunda nos mais variados assuntos dentro da temática da agroenergia. As novas plantas de produção, os equipamentos indicados e os profissionais que fizeram história estão contemplados nesse número. Assinaturas, colaborações e contatos comerciais podem ser feitos diretamente na redação da revista, com Rogério Menani, pelo tel. (16) 3242-1766, ou ativage@terra.com.br.


RASTREADOR MULTIMÍDIA - A Sascar, empresa do segmento de segurança automotiva com tecnologia celular, apresentou na 15ª edição da Fenatran (24 a 28 de outubro) o Sascar AVD, primeiro sistema multimídia de gerenciamento operacional e logístico de cargas e frotas do Brasil. O equipamento integra transmissão de áudio, vídeo e dados, em alta velocidade, para ampliar a segurança do motorista e do frotista. Além disso, proporciona ainda mais subsídios ao rastreamento e monitoramento realizados pela central de operações da empresa. O Sascar AVD captura e transmite imagens e voz a partir do acionamento de ações não programadas, como start do botão de pânico, bloqueio do veículo, abertura indevida das portas da cabine, desvio de rota, desengate de cavalo-carreta e  entrada em área de risco, entre outras. O sistema pode, ainda, armazenar imagens de até quatro câmeras e gerar um arquivo “caixa preta” com informações das ocorrências internas do veículo. O equipamento multimídia também interpreta parâmetros de dirigibilidade, como freadas bruscas, direção perigosa, superaquecimento do motor, uso do pedal de embreagem e velocidades com baixo  RPM e, nestas situações, pode disparar uma mensagem de voz com orientações ao motorista sobre os melhores e mais seguros procedimentos. Outro componente exclusivo do Sascar AVD é o giroscópio (tipo de bússola eletrônica), que permite a localização dos veículos em locais totalmente cobertos, por meio da utilização de módulo Siemens, que adota tecnologia GSM/GPRS/EDGE (MC 75) para recebimento e transmissão de dados e modem quadriband.


NOVO MEGA - A Neobus surpreende o mercado e novamente renova seu modelo urbano Mega na linha 2006. Mudanças radicais na frente, traseira e no interior. O novo design externo do Mega segue as linhas adotadas recentemente no Thunder +. Destacam-se faróis redondos colocados praticamente sobrepostos em posição vertical na parte frontal junto à tampa de refrigeração. Na traseira as lanternas são agora circulares, envoltas por uma peça de contorno única. Nova tampa e novo para-brisa traseiro completam as mudanças. Na lateral destaque para a janela do motorista, renovada. O design deixa a impressão que imperou o conservadorismo nas novas linhas adotando soluções comuns a outros modelos do mercado como é o caso do formato das lanternas.


PRINCESA DOS CAMPOS APRESENTA NOVO SITE - O Expresso Princesa dos Campos adotou novo visual e navegação em seu site www.princesadoscampos.com.br. Agora, a empresa oferece também, no endereço eletrônico, uma galeria com fotos dos ônibus desde a fundação da empresa.


PONTO PARA REFLEXÃO - (Reproduzido do Jornal Correio Braziliense do dia 29/09/2005) Um dia, ele acordou angustiado. Mais que de costume. Não agüentava ver aquela gente sofrer tanto no ponto de ônibus. Se chovia, o povo corria para a casa mais perto. Se fazia sol, tentava se esconder nas brechas de alguma sombra. Para sentar, restavam pedras, pedaços de madeira. Como era terrível ver mulheres grávidas sentadas em tocos de pedras! E os deficientes físicos? Era um desalento. Como aquele povo sofria! isso o incomodava. Da porta da casa humilde, ele – também humilde – assistia revoltado àquelas cenas. Situações humilhantes que ele mesmo vivia. E todo dia era a mesma coisa. Mal o dia amanheceu, lá estava ele, com uma idéia fixa na cabeça e nenhum centavo no bolso. Mas nada o impediu. Chamou uns pedreiros conhecidos. Perguntou-lhes o que seria necessário para reformar aquela parada de ônibus. E de lá saiu para lojas de construção. No bolso da calça surrada, apenas a carteira de identidade de idoso, que lhe garante passagem gratuita no transporte urbano. Nada mais. Nem assim se intimidou ou se envergonhou. Comprou todo o material de construção de que precisava. “Só sacos de cimento foram dez”, contabiliza. Gastou R$ 2,5 mil – além do material, conta-se aí a mão-de-obra. Dividiu a compra a perder de vista. Deu a palavra, a única coisa que possui de valor na vida, como garantia. Os comerciantes acreditaram nele. Os pedreiros também. Escolheu cerâmica de marca boa – trabalhada, com detalhes em preto, cinza e coral. Levou também um espelho. Espelho? “O povo humilde também gosta de se ver, de se ajeitar e ficar bonito”, explica. Vasos com flores foram comprados para a decoração. Quatro pedreiros, durante dez dias, transformaram o lugar num canteiro de obras. O povo, perplexo, assistia às modificações. E indagava: Foi o prefeito quem mandou fazer isso? Não, não foi o prefeito. Nem o vereador. Não foi a associação de moradores. Não foi o padre ou o pastor. Ou qualquer coisa que o valha. Há sete meses, o ponto de ônibus da quadra 55 do Jardim Santa Lúcia, em Águas Lindas 2 (GO), é o mais novo cartão-postal da cidade. Chuva? Nunca mais. Sol? Nem pensar. Cansaço à espera do ônibus? Foi-se o tempo. Hoje, o povo se senta nos bancos revestidos com cerâmica trabalhada. As moças, vaidosas, retocam a maquiagem e ajeitam o cabelo enquanto a condução não vem. Cena comum também é ver marmanjo conferindo o visual. A população, orgulhosa e envaidecida, agradece. “Quando eu quero dizer onde moro pro povo, falo assim: ‘Minha casa fica perto do lindo ponto de ônibus com espelho’’, gargalha escancaradamente a vendedora ambulante Miraci Graça Lima, de 60 anos. Toda prosa, a dona-de-casa Antônia Tomaz, 40, exibe-se: “Eu agora só falo que moro na rua da ‘parada modelo’…”   O responsável por tudo isso? Um aposentado goiano de 72 anos, ex-operador postal dos Correios, renda mensal de R$ 400, evangélico, 4ª série primária, viúvo, oito filhos, nove netos, dois bisnetos e cinco bicicletas – seu principal meio de condução – roubadas. Idelfonso Morais é o autor da transformação daquela parada de ônibus. E o que fez mudou a cara do lugar. A rotina dos seus moradores. E até a auto-estima de quem ali por perto vive. “Já usei muito o espelho da parada. Nunca mais saí desajeitada”, comemora a estudante Valéria Souza, 17. Até a mirradinha Ketlen Elisabeth, 9, é só elogios: “Ficou lindo”. O barbeiro Manoel Afonso da Silva, 60, não se contém: “É a melhor parada de ônibus de Águas Lindas, a mais bonita. Nem no Plano Piloto tem uma parecida”. O padeiro José Souza, 43, palpita: “Dá orgulho pegar ônibus nesse ponto”. Seis meses depois da “inauguração” do novo símbolo da cidade de Águas Lindas, o homem que da indignação realizou uma obra (sem se corromper, sem superfaturamento, sem mensalão, sem ano eleitoral) reconhece: “Fiz um benefício à comunidade. Estou endividado, devendo Deus e o mundo, mas ajudei essas pessoas que não têm mais a quem pedir ajuda”. Desesperançoso, continua: “Fiz o que as autoridades deveriam ter feito e nunca fizeram. O povo aqui vive largado, esperando milagres. E todo mundo só precisa de cidadania”. Um dos freqüentadores contumazes do ponto de ônibus, o vendedor de picolé Francisco Sales, de 65 anos, atesta a péssima qualidade da parada anteriormente. “Se o seu Idelfonso não tivesse ajeitado, ela ia cair a qualquer momento. Tava desabando em cima da gente”, conta. A dona-de-casa Eurides Andrade, 26, é testemunha do caos: “Eu me lembro que, grávida, vinha pegar ônibus aqui e não tinha onde me sentar. O jeito era descansar em cima de uma pedra quente”.   No fim da manhã de ontem, Eurides estava lá, novamente. Agora confortavelmente sentada nos bancos revestidos de cerâmica. Com os dois filhos pequenos (o menor ainda nos braços), ela esperava o ônibus para Ceilândia. “Nossa, meu Deus, não tem nem comparação. Olha que belezura…”, extasiava-se. Idelfonso ouve. Finge (finge mal) que não escuta e se emociona: “Ver as pessoas contentes não tem preço. Os políticos podiam pensar assim também”. O homem que construiu a nova parada de ônibus acordava às 5h da manhã para limpar o espaço. Agora, por causa da difícil situação financeira (que se agravou com as dívidas do “empreendimento público” a que se atreveu fazer), mudou-se para uma rua mais distante. Mora sozinho num quartinho alugado e paga R$ 50 para viver ali. Mas nunca deixa de visitar e cuidar do seu ponto de ônibus. “Meu, não”, corrige ele. “O ponto pertence a Deus e aos moradores. O ponto é do povo”.   No fim da tarde de ontem, o chefe de gabinete da prefeitura de Águas Lindas, Solon Rodrigues Leite, de 54 anos, falou ao Correio por telefone. Ele ainda não conhecia o novo cartão-postal da cidade, mesmo inaugurado há tanto tempo. “Estou aqui no ponto de ônibus. É admirável a atitude do morador. A prefeitura vai analisar todos os gastos que ele teve. Não iremos deixar de ajudá-lo”, promete. Enquanto espera a promessa, Idelfonso só quer que o povo seja feliz usando a parada que reformou sozinho. Corre o boato que ele deseja encontrar uma mulher virtuosa para alegrar seus dias. “Só se for uma serva de Deus”, decreta o viúvo. Naquele ponto de ônibus, o bochicho é bom demais… E viva o cidadão Idelfonso! - Marcelo Abreu - Correio Braziliense, 29/09/2005.


VIAGGIO III EUROPEU - A Marcopolo S.A. lançou na Busworld 2005, que acontece na cidade de Kortrijk, na Bélgica, a terceira geração do ônibus Viaggio, modelo de maior sucesso da empresa na Europa. A feira, a mais importante do segmento em todo o mundo, aconteceu de 21 a 26 de outubro. O lançamento da terceira geração do Viaggio consolida-o como principal modelo da Marcopolo no mercado europeu. O Viaggio III foi completamente reestilizado e recebeu diversos aprimoramentos interna e externamente, que o tornam mais moderno e ampliam o conforto e a segurança para os passageiros e o motorista. Mudaram as laterais, a parte frontal e traseira do modelo, ou seja, mais do que uma simples maquiagem o Viaggio III foi totalmente redesenhado sob novos conceitos. Um dos diferenciais do modelo é a estrutura da carroceria em aço inoxidável no lugar do aço convencional. A utilização do aço inox traz diversas vantagens, como maior maleabilidade e flexibilidade na construção da estrutura, menor peso e melhores respostas à torção, o que amplia a vida útil da carroceria. Internamente, o Viaggio III ganhou novos bancos, porta-pacotes e painéis laterais que ampliam a distância entre as poltronas e o conforto dos passageiros. A padronagem dos tecidos dos bancos e dos revestimentos internos também é nova. Montado com as opções de chassis Volvo, Scania, Mercedes-Benz e MAN, entre outros, o novo Viaggio é produzido em três diferentes versões - 330, 350 e 370. O modelo exposto no estande da Marcopolo era o Viaggio 370, com comprimento de 12 metros e capacidade para transportar 51 passageiros, mais motorista e auxiliar.


SIMCA - "Simca: A história desde as origens" é o novo livro disponível no mercado. De autoria de Paulo Cesar Sandler e Rogério de Simone, possui 256 páginas no formato 22x28 cm, diversas ilustrações e capa dura. A Simca, bem como seus modelos inesquecíveis, apesar de seu grande sucesso, teria um fim abrupto e triste. No segundo semestre de 1966, depois de vários meses de rumores, a Chrysler norte-americana assumiu o controle da fábrica no Brasil. Os americanos já eram donos da Simca européia e não estavam se importando muito com a operação brasileira, por sua pequena dimensão. A Simca lançou em novembro, no Salão do Automóvel, sua grande arma para combater os Itamaratys e Aeros renovados: o Esplanada e o Regente, ainda com o selo Simca. É muito visível, principalmente nas maquetes que foram conservadas pela família de Jean Jacques Pasteur, que a parte dianteira do carro era quase uma cópia das séries 1300 e 1500 francesas – que faziam muito sucesso: finas linhas horizontais e faróis encaixados. O Esplanada ainda os modernizaria mais, verticalizando o conjunto óptico. Mas algo deu errado. As vendas despencaram, de modo terrível. O espectro do cadafalso começava a se delinear. A diretoria de Jean Jacques Pasteur precisava provar que podia vender os carros Simca, mas o que ocorria era exatamente o contrário. O ano de 1966 havia sido excelente para toda a indústria, que passara de 185.000 para 220.000 veículos produzidos. Destes, eram apenas 5.287 novos Simcas.  A queda significava quase 50% da média da Simca: quase duas mil unidades. Pela primeira vez, se reduzia a participação da Simca no mercado, historicamente sempre em torno de 6%. Nesse ano, ficou em 4%. Como comparação, o Aero Willys e seu irmão mais luxuoso, o Itamaraty – em 1966, a Willys fabricaria pela primeira vez duas versões do carro – conseguiram produzir e vender mais de 11 mil unidades, ou seja, quase 100% a mais do que o Simca. No mesmo mês de novembro de 1966, logo após o Salão do Automóvel, Eugene Cafiero, na época diretor de assuntos internacionais da Chrysler, veio ao Brasil. Assumiu de vez todas as operações no país. Tratava-se de uma emergência, diante das quedas nas vendas; pois tudo que a Chrysler havia investido no EmiSul e no Esplanada, por pouco que fosse, resultara em um sangramento de dólares.  De um dia para o outro, o engenheiro Pasteur e sua equipe foram despedidos. Foi um dos episódios mais constrangedores da indústria automobilística nacional. Nesse mesmo dia, fechou-se o departamento de competições. A Chrysler entrou "de sola", como se dizia na época, de um modo que deixou traumas. Com a diretoria, foram embora cerca de 400 empregados – de uma força de trabalho de 1.700 pessoas. Alguma coisa ocorreu, no entanto: os métodos de produção que os americanos traziam criaram um esforço que hoje se chama "ganho de produtividade". Em três meses, a produção foi aumentada de 18 para 20 carros por dia. Alguns veículos foram então enviados a Detroit, sede da Chrysler, para testes. Os americanos introduziram modificações tanto no acabamento como na parte mecânica, seguindo seus padrões de qualidade. Em agosto de 1967, a Chrysler assumiu de vez a situação. Achou que podia convencer o consumidor, de uma vez por todas, que ao colocar seu nome tanto nas peças publicitárias, como na razão social da fábrica, mudaria a imagem negativa da Simca. Foi algo impiedoso, pois isso só aumentou a idéia negativa quanto aos modelos produzidos anteriormente, muito semelhante ao que ocorrera quando Pasteur lançou o Simca 1961 segunda série. Racionalizou-se a linha, sendo eliminados o Présidence, o Rallye, a Jangada e o Profissional. A fábrica em São Bernardo continuaria a funcionar, e sobreviveria até nossos dias, agora propriedade da Volkswagen. A Chrysler também não deu certo em terras brasileiras. Mas era o fim da Simca do Brasil. "Acabaram com o Simca Chambord" como já dizia o refrão da música “Simca Chambord” do Camisa de Vênus. Este livro pode ser adquirido nas grandes livrarias ou pelo site www.alaude.com.br.

SEÇÃO NOSTALGIA

QUANDO A NEVE NÃO É O MAIS INTERESSANTE - Na segunda vez em que, na história recente, a neve caiu em Curitiba (PR), uma das fotos da Revista Paraná em Páginas da época (1975) destacava tal fato. Mas para os colecionadores de plantão a foto trazia um detalhe ainda mais interessante: o Caio Bela Vista prefixo 785 da Auto Viação Mercês (Curitiba PR). A foto foi novamente colocada na edição da revista em julho de 1990.

DEUS DIPLOMATA - Uma das mais famosas carrocerias de ônibus da história do ônibus brasileiro ainda roda em muitas empresas no país, especialmente no serviço de fretamento turístico. No caso do veículo da foto acima, ele é encarroçado sobre chassi Volvo e pertence atualmente à Deusatur, empresa com sede em Água Branca (PI). Provavelmente, pela placa do mesmo, AEX 2820, já pertenceu a empresa paranaense.

CATÁLOGO - Há alguns anos era muito comum encontrar nos catálogos dos encarroçadores fotos de seus modelos já com as pinturas de empresas clientes. Tal fato contemplava aos colecionadores algumas fotos que, ao longo dos anos, acabaram se tornando verdadeiras relíquias como o veículo da foto abaixo, Nielson Diplomata Volvo da Viação Nasser (SP). Atualmente a utilização de fotos de ônibus já vendidos é mais rara e geralmente os catálogos mostram fotos de ônibus com pinturas personalizadas das fábricas. Já ouvi de alguns amigos colecionadores que tal mudança deveu-se a opção das encarroçadoras que preferem não mais colocar tais fotos diante da impressão de uma possível "seleção" de alguns clientes em "detrimento" de outros. Uma pena pois os catálogos de antigamente eram muito mais apreciados pela variedade.

ARTICULADO RODOVIÁRIO - Está a venda em Curitiba um Nielson Diplomata articulado Volvo B58 ano 1981. Anteriormente o veículo pertenceu à uma empresa de transporte do estado de Santa Catarina (que adota pintura similar à do antigo visual da Expresso Princesa dos Campos) e, originalmente, era da Auto Viação Catarinense. Perfeitamente conservado, o veículo está com a maior parte das peças originais podendo ser utilizado ainda durante muitos anos. Apesar de não ter "dado certo" nas estradas brasileiras quando testado por diversas empresas no início da década de 80, o articulado rodoviário é muito comum na Europa, inclusive em versão Double Decker (!). Caso tenha interesse no veículo entre em contato com a revenda através do telefone (41) 3369-7000.

MARCOPOLO III - Com certeza uma das mais famosas propagandas da Marcopolo em todos os tempos, publicada, entre outras, na Revista Visão de 31 de agosto de 1976, a peça publicitária mostra um Marcopolo III da Expresso Caxiense (RS), um Marcopolo Junior para exportação, um Marcopolo II da Brusquetur (SC) e um urbano Veneza I nas cores da Transporte Coletivo Grande Londrina (PR).

STRIULLI - Acima à direita propaganda publicada em Catálogo Telefônico da década de 60 mostrando um Striulli urbano da Expresso Boa Vista de São Gonçalo (RJ).

VIBEMSA - Esquecido em um sebo de Curitiba (PR) o Guia Turístico Intur Bahia 76 tem em um de seus espaços publicitários propaganda da Vibemsa - Viação Beira Mara de Salvador (BA).

FLEXBUS - Publicada na coluna Retrovisor da revista Quatro Rodas Frota S/A, o texto evidencia que motores bicombustível não são novos em nossa história. Em 1981 já rodara em Curitiba (PR), um ônibus Volvo a diesel e álcool. O veículo tinha o prefixo 8-94 e pertencia à Auto Viação Curitiba.

FROTA PÚBLICA - A revista Paraná & Cia destacou na edição 28 de março de 1997 uma entrevista com João Simões, ex-secretário do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba. No meio da reportagem referência a Roberto Requião (atual Governador do Estado do Paraná) que tentou estatizar a frota de ônibus em 1987 e, segundo a revista, teria fracassado. Na foto lateral do primeiro articulado da frota pública adquirido na época (1987), prefixo 8003 com carroceria Marcopolo Torino GIV Volvo B58.

 

Na mesma edição pequena coluna dá destaque à Pluma (Curitiba PR) que teria lucrado em 1996 US$ 55 milhões, mantendo frota de 604 ônibus e esperando crescimento de 15% no ano da publicação (1997).

EXPRESSO  REAL CARIRIENSE - Abaixo um excelente exemplo de peça publicitária publicada na Revista Região em 1972. Com linguagem pouco comum na época, bastante descontraída, esta empresa de ônibus anunciava que a viagem de São Paulo (SP) a Crato (CE) não demoraria mais 8 dias e sim, apenas 42 horas dispondo de ônibus leito e semi-leito. A Expresso Caririense tinha sede em Juazeiro do Norte (CE).

TRADIÇÃO  - A AB Turismo não era uma das maiores operadoras de transporte turístico da capital paranaense, mas com certeza sua tradição foi construída na estreita relação com uma das maiores instituições financeiras do Paraná e do Brasil: o Banco Banestado. As cores dos ônibus da AB, tons de verde em faixas que traduziam a sintonia da época em identidade visual eram reconhecidos de longe. Mais um ícone que agora reside em nosssas memórias, destacamos nesta edição propaganda da AB Turismo no Guia Veiga Turismo de março de 1991.

 

EVENTO

BBF - Além da EXPONI 2 promovida pelo Omnibus do Brasil, outro evento deve chamar a atenção das pessoas ligadas ao setor de ônibus em 2005: a Bus Brasil Fest - Antigos. Organizado pela Equipe Portal do Ônibus, o evento pretende repetir o sucesso de maio de 2.004 quando aconteceu a primeira edição do evento trazendo a mostra ônibus raros de diversas empresas de transporte coletivo do país. A data da próxima Bus Brasil Fest - Antigos será no dia 19 de novembro, a partir das 10h00, na garagem da Expresso Redenção, rua Eugenio de 

Freitas, número 525, na Vila Guilherme em São Paulo (SP). Simultaneamente haverá exposição de álbuns e concursos de réplicas artesanais, de pinturas em tela, a óleo, aquarela, ou acrílico e de desenhos, manuais ou digitais dentro da seguinte classificação: Antigos (1900/1941), Clássicos (1942/1962) e Modernos (1963/1983). O ingresso custará R$ 5,00 tendo parte da arrecadação destinada à CRECHE FREI FREDERICO, entidade de São Paulo (SP). O evento conta, ainda, com o apoio da Transfretur e Editora Ibtom (revista In Bus Transport). Para maiores informações sobre o evento visite o site www.portaldoonibus.com.


CIRCUITO EXECUTIVO - No último dia 12 de novembro, sábado, o Omnibus do Brasil esteve acompanhando o evento promovido por Ronaldo dos Santos e Rafael Augusto Arthury de Almeida, um passeio pelo Circuito Italiano da cidade de Colombo (PR). O trajeto foi percorrido a bordo do ônibus Neobus Thunder + categoria Executivo da Viação Colombo (PR). Guiado por Ronaldo, motorista da empresa, contou com a participação de diversos associados do grupo de discussão Omnibus do Brasil, colecionadores da região de Curitiba, além do representante da encarroçadora Neobus na região, Fernando Crocetti. O passeio incluiu visita a 2 vinícolas da região, almoço em restaurante com comida típica e roteiro até a Gruta Bacaetava 

(foto da entrada acima). Antes do início do passeio os participantes puderam tirar fotos de ônibus na Viação Colombo e, ao término do passeio, conheceram e tiraram fotos na garagem da Auto Viação Santo Antonio, também com sede em Colombo (PR). Em um dos pontos do roteiro o representante da revista In Bus Transport, Ronaldo dos Santos, distribuiu a edição 11 que tem diversos destaques no setor de ônibus na região de Curitiba (PR), inclusive reportagem com a cobertura da Exponi 2 realizada dia 27 de agosto na garagem da Transpen. Além da In Bus houve distribuição da revista comemorativa aos 30 anos da Viação Colombo, revista comemorativa aos 30 anos da Viação Piraquara, brinde Neobus além da A FOLHA DO OMNIBUS, edição especial impressa de número 98. Abaixo fotos do grupo que acompanhou o Circuito Italiano.

Da esquerda para a direita Wilson Degressi Miccoli, Francisco Becker, André Corrales, Rafael Augusto Arthury de Almeida, Ronaldo dos Santos, Wagner Domingos iwanesken, Osvaldo Teodoro Born, Germano Trierwailer, Leandro Henrique Stein, Daumer Marinho e Isaac Matos Preizner.

PUBLICAÇÕES DO SETOR

IN BUS - A edição 11 deu destaque para o novo rodoviário Campione 2006 da Comil :: Uma página inteira mostrou a Exponi 2 realizada pelo Omnibus do Brasil no final de agosto em Curitiba (PR) :: A nova carroceria Lince, novo rodoviário da Maxibus também se fez presente nesta edição, inclusive trazendo todos os ângulo do modelo :: E ainda outro lançamento ganhou as página da revista: o novo Gram Midi da Mascarello :: A equipe da revista fez um teste com o Scania K310 com carroceria Irizar que está sendo utilizado pela Expresso Regional, veículo cedido pela Scania :: O jubileu - 25 anos - do projeto Padron também mereceu espaço na In Bus 11 :: E por falar em aniversário a coluna internacional conta um pouco dos 70 anos da encarroçadora européia Neoplan (atual Neoman) :: Podem ser vistos, ainda, o novo Busscar Articulado utilizado para o projeto Transantiago, novos Marcopolo G6 1550 LD da Transpen e o sistema de transporte da cidade de Goiânia (GO) :: Na coluna Viagem pela História a última parte da história da encarroçadora Grassi.
INFORMAR - A edição de agosto do Informar, informativo da Auto Viação Marechal (Curitiba PR) destacou na capa a Exponi 2 realizada pelo Omnibus do Brasil. Com o título "Exposição de Ônibus reuniu mais de 300 visitantes em Curitiba", o texto, ilustrado com fotos de Daumer Marinho, evidenciou o crescimento do evento em relação à edição passada, de 2004, e a responsabilidade social concretizada pela doação de alimentos à Fundação Iniciativa. A edição de setembro foi comemorativa aos 50 anos da empresa completados no dia 27 de outubro.

JORNAL DA PRINCESA - Na edição 185, de outubro, o destaque do informativo do Expresso Princesa dos Campos (Ponta Grossa PR) foram os novos clientes de fretamento da empresa.

NEGÓCIOS EM TRANSPORTE - A edição 30 de outubro de 2005 destacou no setor de ônibus o início da operação do projeto Transantiago no Chile.

WEBTRANSPO - A edição 12 destacou a FENATRAN - Salão nternacional do Transporte de Carga e Logística que aconteceu em São Paulo (SP) entre 24 e 28 de outubro.

VIA ACAV - Na edição 90 de julho de 2005 a publicação destacou os novos ônibus Volkswagen adquiridos por empresas de Teresina (PI). Veja abaixo reprodução das fotos publicadas.

FROTA & CIA - A edição 87 destacou no setor de ônibus as opções em motores mecânicos que cumprem a norma Proconve 5 (Euro III). A inauguração de 4 Center Bus Mercedes Benz no Rio de Janeiro foi outro destaque da revista. 

  

INTERCÂMBIO

SITES E GRUPOS

NOVO GRUPO - Um novo grupo de discussão para o colecionismo sobre ônibus está no ar. O "Brasil em Transporte" não possui restrições quanto a assunto (urbano/rodoviário), e nem quanto a determinadas regiões do país, sendo, portanto, de âmbito nacional. Para se cadastrar entre em http://brasil.50webs.com. O proprietário do grupo é Eduardo Miron que deixa seu endereço de correio eletrônico a disposição para contatos: eduardomiron@yahoo.com.br.

INTERNETBUS RETORNA - O site Internetbus, criado em 1998 por Wilson Degressi Miccoli, está de volta, agora em novo endereço: www.internetbus-onibus.com.br. Tendo sido o primeiro site relacionado a ônibus, colocado no ar em abril de 1998, o Internetbus acabou "fora do ar" em 2004 por falta de subsídios financeiros. Neste relançamento o site apresenta os novos veículos Marcopolo da empresa Aguia Branca (ES). 

CORRESPONDÊNCIAS

EXPONI 1) Gostei muito do site de vocês, gostaria que visitassem a minha pagina para ver as miniaturas que fiz em madeira. O site é: planeta.terra.com.br/arte/dodgestreetfury.” - Marcos Fernando Tonelli - dodgestreetfury@terra.com.br

COLABORAÇÃO 2) "Gostaria de pedir a colaboração dos integrantes do Grupo Omnibus que puderem e estiverem interessados em ajudar o Banco de Sangue do Hemepar, algumas cirurgias estão sendo desmarcadas pela falta de sangue no banco, os interessados deve dirigir-se ao HEMEPAR: Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da Rua XV, Telefone (41) 3281-4000. Informar que foi Convidado/Convocado pela Sra. Ivete; caso desejem é possível fazer a doação em nome do Grupo Omnibus. Para ficar mais fácil de achar e só pegar o RUA XV/BARIGUI ou o ITUPAVA/COHAB e descer no segundo ponto após a REITORIA da UFPR; quem vai de carro e só pegar o roteiro da 307-Bairro Alto/Santa.Felicidade sentido Bairro Alto a partir do Circulo Militar, logo após o Hospital Osvaldo Cruz entrar na primeira a direita.  Os moradores de outras cidades que tiverem interesse podem entrar no site: www.saude.pr.gov.br/cidadao/d_sangue.shtml.” - Leandro Henrique Stein

CADASTRO 3)  “ (...) vocês poderiam me passar o endereço do representante aqui em Teresina (PI). Muito obrigado pela atenção.” -  Clemilton Rodrigues"  - clemiltonrodrigues@yahoo.com.br]

Prezado Clemilton: Informei via e-mail o endereço de correio eletrônico do amigo Thiago que reside aí em sua cidade.

CARIOCA 4) “Eu adoraria participar das festas e exposições que acontecem, mas eu moro no Rio de Janeiro e não dá para eu participar das exposições,das festas de miniaturistas, eu tenho 12 anos e sou um BUSÓLOGO,me chamo Jean e adoro Ônibus.” - jenicacio@ibest.com.br

Prezado Jean: no Rio de Janeiro rotineiramente acontecem eventos similares aos organizados pelo Omnibus do Brasil. Entre em contato com o Cristiano Mendonça (clubedotrecho@ibest.com.br) e/ou Flavio de Assumpção Pereira (flaviodeassumpcao@hotmail.com) para trocar idéias sobre o assunto.

KATOTABUS 5) “Saudações, colegas ! Nesta 1ª fase, katotabus.com.br está com as seguintes fotos: Marcopolo 543 fotos, Busscar 185 fotos: Irizar 57 fotos, Comil 43 fotos. Espero que curtam. As pastas dd1800/pan e 1550 estão show de bola!” - aalvesmoura@aol.com , katotabus@katotabus.com.br.

MB 0355/6 E LOCOMOTIVAS 6) “Gostaria de receber, se possível as próximas edições desta publicação para poder estar sempre atualizado. O meu hobby preferido é colecionar fotos de ônibus (o meu preferido é o MBB O355/6) e de locomotivas. Fiquei muito feliz por ter conhecido este site. Parabéns e que vocês tenham muito sucesso. Um abraço a todos que diretamente ou indiretamente trabalham na confecção desta publicação.” - Aloísio R. Valentim - aloisiovalentim@yahoo.com.br

IMPRESSOS OU PDF 7) “Como faço para receber o exemplar impresso ou em PDF do folha do omnibus. Respondam para o e-mail: flavio2rita@hotmail.com

Prezado Flavio: Não disponibilizamos nosso exemplares em formato PDF, apenas HTML. De edições impressas só temos disponível para envio a 98. Confira no topo desta edição como receber exemplares. 

BRANDÃO 8) Peço que publique as fotos que envio, dos ônibus da empresa Brandão: Marcopolo Torino GIV LN Scania F113, prefixo 3700, na foto operando linha intermunicipal Natal (RN) - Ceará-Mirin (RN); Busscar El Buss 360 Scania S113 ano 1990, prefixo 620, veículo adquirido da empresa Boa Vista (João pessoa PB); e Marcopolo Volare A6 I ano 2002, prefixo 57.135 operando linha intermunicipal Natal (RN) - Ceará-Mirin (RN)." - Temístocles Cordeiro Farias Júnior

ÔNIBUS ANTIGO DE CAMPINAS

ATENÇÃO: Precisamos de fotos de ônibus da CCTC de Campinas (SP), urbanos das décadas de 70 e 80, preferencialmente com chassi Scania, para atender uma comunidade do Orkut.

ÔNIBUS CIFERAL ARAGUAIA

ATENÇÃO: Precisamos de fotos do CIFERAL ARAGUAIA para atender pedidos de um associado do Omnibus do Brasil. Preferencialmente fotos de frente, traseira e laterais.  

EXPONI 2

EXPONI 2 

Veja mais informações e fotos da EXPONI 2 na edição 99 da A FOLHA DO OMNIBUS no endereço www.omnibus.hpg.com.br/af99.htm.

Recebemos recentemente mais fotos da EXPONI 2, evento ocorrido em agosto deste ano na garagem da Transpen em Curitiba. Desta vez as fotos retratam o público presente no evento. Destaque também para a hall de entrada do evento onde foi realizado o sorteio de diversos brindes.

Pedimos desculpas pela incorreção na edição anterior quanto ao nome de Marli dos Santos que atendeu a recepção do evento.